As sementes de cominho comuns crescem no território da Eurásia, principalmente na zona temperada. É frequentemente usado nas cozinhas dos países europeus como tempero, podendo ser cultivado em uma trama pessoal. No artigo, você se familiarizará com as sementes de cominho comuns, seus benefícios e usos em vários campos de atividade, a que grupo de especiarias pertence, quais são as contra-indicações de uso, como cultivar e armazenar a cultura.
Características da planta
Sugerimos que você se familiarize com as sementes de cominho comuns e aprenda sobre os locais de seu crescimento, bem como quais são os tipos de sementes de cominho.
Como é isso?
Cominho comum na ciência é escrito em latim Carum carvi e pertence à família guarda-chuva. Entre outros itens - anis de campo (selvagem), cominho, cominho, cabras, gunba, ganus.
Nesta planta de dois anos de idade, as hastes eretas únicas ramificam-se bem na parte superior e crescem de 30 a 80 cm de altura. Lá fora são lisos, e dentro são ocos. O sistema radicular é essencial para uma raiz carnuda.As folhas são alongadas, 2-3 vezes dissecadas pinnately, similar às partes superiores das cenouras. O comprimento pode variar de 6 a 20 cm e a largura pode chegar a 10 cm.As folhas das raízes têm pecíolos longos e as folhas que crescem no topo da planta são curtas.
Floresce na primeira metade do verão com um guarda-chuva com pequenas flores brancas ou rosadas. A inflorescência tem 4-8 cm de tamanho e tem de 8 a 16 raios.
Após a floração, um feto é formado - um oviparcus achatado e alongado com um tamanho de 3 × 2,5 mm. Tem uma cor castanha e é dividido em 2 meias-frutas em forma de foice. Eles têm um cheiro forte e picante e um sabor ligeiramente ardente.
Você sabe Sementes de cominho comuns foram encontradas durante escavações arqueológicas no território da Mesopotâmia, o que indica seu uso como tempero no terceiro milênio aC. e
Onde está crescendo?
Na natureza, é encontrado nas florestas e estepes da Europa, na região asiática com clima temperado e em algumas regiões subtropicais da Índia e Paquistão. Pode ser encontrado não apenas nas bordas da floresta e nos prados, às vezes encontrados no abrigo.Mas seu cultivo ocupa muito mais territórios. É cultivada não apenas em muitos países da Europa e Ásia, mas também no norte da África, na Nova Zelândia e na América.
Tipos de sementes de cominho
Este gênero de plantas possui 30 espécies, mas as pessoas usam apenas sementes de cominho comuns. No entanto, no tempero culinário, existem várias ervas mais picantes que têm a palavra "cominho" em seu nome, mas não estão relacionadas ao seu gênero.
Vamos conhecê-los brevemente:
- Alcaravia romana (Cumīnum cymīnum). Tem muitos nomes - zira, azhgon, sementes de cominho Volosh, sementes de cominho indiano, cominho, cominho, kammun, zara. Uma planta do gênero família Umbrella. As sementes são externamente semelhantes às frutas de cominho comuns, mas têm um sabor diferente (com notas de noz) e um forte aroma pungente. Existem duas variedades de sementes de cominho - preto (kirmansky) zira e branco (persa). Este último é mais famoso e é um tempero popular para o pilau. É adicionado a pratos de carne, peixe, legumes e batatas, em bolos e marinadas.
- Cominho preto (Nigēlla satīva). Tem outros nomes - semeando nigella, coentro romano, nigella, kalingi, sedan, seydan. Uma erva anual da família do botão de ouro, que agora é cultivada em todos os lugares. A planta utiliza pequenas sementes triédricas pretas com uma superfície finamente tuberosa.
Eles têm um sabor amargo afiado e aroma delicado. O cominho preto é popular na culinária turca e costuma aparecer em pratos de outros países árabes. Lá eles colocam em quase todos os pratos.
Todas essas sementes perfumadas são usadas não apenas na culinária, mas também como remédio. As sementes de cominho preto (chernushka) e comuns são usadas para a fabricação de cosméticos. Os árabes consideram o óleo de chernushka uma cura para todas as doenças.
Você sabe O curandeiro medieval Avicenna, em seus escritos, menciona muitas receitas médicas baseadas em nigella.
Composição química e vitamínica
A composição e o valor nutricional de 100 g de sementes de cominho são os seguintes:
- proteínas - 19,8 g;
- gorduras - 14,6;
- carboidratos - 11,9 g;
- água - 9,87 g;
- cinza - 5,9 g.
Vitaminas: | Minerais: |
|
|
Além disso, as sementes contêm até 7% de óleos essenciais, flavonóides (incluindo quercetina, kempferol e cumarinas). Entre as gorduras, os ácidos graxos poliinsaturados (linoléico, linolênico, ômega-3 e ômega-6) estão contidos.
Propriedades do cominho para o corpo humano
Cominho comum, devido à sua rica composição, irá beneficiar as pessoas que o usam. No entanto, ao consumir grandes quantidades, deve-se ter em mente que esse tempero tem contra-indicações.
Propriedades úteis de sementes de cominho
- O cominho comum tem os seguintes efeitos positivos no corpo humano:
- melhora a digestão e aumenta o apetite;
- ajuda com acúmulo excessivo de gases;
- usado como diurético;
- alivia a constipação;
- ativa o trabalho das glândulas endócrinas;
- remove escarro e é útil para tossir;
- tem um efeito colerético e é útil para o fígado;
- exibe propriedades anti-sépticas;
- inibe a microflora patogênica, processos de decomposição e fermentação, parasitas;
- fortalece o sistema imunológico;
- possui atividade antioxidante;
- afeta bem os processos metabólicos;
- age suavemente no corpo, alivia cólicas, ajuda com insônia e enxaqueca;
- tonifica o corpo, estimula a atividade física e mental.
Eles podem ser usados por mulheres grávidas, mas em quantidades limitadas, podem ajudar no inchaço e na constipação. Eles podem ser usados para menstruação dolorosa.
Nos homens, essa planta não apenas aumenta a potência, mas também melhora a qualidade do esperma e serve como tratamento auxiliar para problemas com a próstata.
Você sabe Na Idade Média, as sementes de cominho não apenas serviam pratos temperados, mas também preparavam uma poção do amor, colocando-as em amuletos.
Existem muitas receitas para perder peso com esta planta, pois seus frutos e chá melhoram o metabolismo.
Danos e possíveis contra-indicações
Durante a gravidez, você não pode consumir muitas sementes de cominho, pois suas propriedades tônicas afetam o útero e podem causar aborto espontâneo ou parto prematuro.
- As seguintes contra-indicações para a colheita de sementes de cominho são:
- alérgico a este produto;
- exacerbações de pancreatite e doenças do trato gastrointestinal;
- acidez aumentada;
- depois de um ataque cardíaco e com tromboflebite;
- doença de cálculo biliar.
Características do uso de sementes de cominho
Sementes, ervas e pequenas sementes essenciais de cominho são usadas para diferentes fins.
Em cosmetologia
Cominho encontrou aplicação em cosmetologia, graças aos seus elementos úteis. O óleo é popular nesta área.
Possui as seguintes propriedades:
- suaviza as rugas, torna-a elástica, promove a produção de colágeno;
- Ajuda contra estrias na pele;
- tonifica a pele;
- ajuda contra inflamação e erupções cutâneas, descamação, acne;
- torna a pele macia e suave;
- protege contra raios ultravioletas, previne o envelhecimento da pele;
- ajuda com inchaço e celulite;
- fortalece as raízes do cabelo, ajuda contra a caspa.
Com pele oleosa e presença de cravos, recomenda-se lavar com uma decocção de especiarias. Para este fim, 1 colher de chá. as sementes de cominho são derramadas com 250 ml de água fervente e deixadas em infusão por 30-40 minutos. Eles lavam o rosto com esse caldo e não o limpam com uma toalha, mas deixam o caldo secar na pele do rosto.
Na presença de caspa, recomenda-se esfregar essa decocção no couro cabeludo, bem como enxaguar os cabelos após lavar com shampoo.
Você sabe O cheiro de ésteres Carum carvi ajuda a lidar com tarefas mentais, restaura energia, estimula o sistema nervoso. Aroma de alcaravia é combinado com o cheiro de laranjas, manjericão, gengibre, camomila, lavanda, louro, gerânio.
Na medicina popular
O uso mais comum de sementes de cominho após o cozimento é para tratamento.A medicina tradicional oferece as seguintes receitas usando esta erva picante:
- Para imunidade. Tome todos os dias 1 colher de chá de sementes de cominho moídas com água. Crianças de 6 a 12 anos de idade são mostradas com uma dose metade do tamanho - 1/2 colher de chá.
- De mastite. Amasse um bolo de farinha de centeio, sementes de cominho picadas, hortelã fresca e água quente. Aplique um bolo quente na área do peito. O procedimento é realizado por vários dias.
- Para remover toxinas do corpo e perder peso. O chá é preparado a partir das sementes deste tempero, para o qual é derramado 1 hora de tempero em água fervida com um volume de 300 ml e mantido em fogo baixo por 10 minutos. Depois deixe por 60 minutos e beba um terço de um copo 3 vezes ao dia por 15 a 20 minutos. antes de comer. O chá pode ser preparado de outra maneira: 1 hora de sementes moídas despeje 250 ml de água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Beba a infusão antes do café da manhã. Você pode adicionar um pouco de mel para o sabor. Esse chá ajuda na pressão alta, problemas ginecológicos, doenças renais e asma, pois tem um efeito diurético e remove a bile do corpo. Também ajuda com insônia.
- Para fortalecer o sistema nervoso. As sementes moídas no moedor de café são misturadas 1: 1 com o mel. Durante uma década, eles usam 1 hora por dia. Mastigue bem.
- Constipação. Despeje 1 xícara de água fervente 2 colheres de sopa. sementes e deixe ferver por 15 minutos no banho de vapor. O caldo é insistido por 45 minutos. e filtrar através de uma peneira. Beba 125 ml após as refeições 2 vezes ao dia.
- Para náusea. Para fazer isso, apenas mastigue algumas sementes desse tempero.
- Para apetite. Beba uma pitada de sementes de cominho esmagadas com água 30 minutos antes de comer.
- Flatulência. Insista em um copo térmico de água fervente com 1 colher de sopa. semente. Aceito em 30 minutos. antes de cada refeição principal 2 colheres de sopa. eu
- Tosse. Despeje um copo de água fervente 1 colher de sopa. sementes, insistem, legal. Filtre e beba até 6 vezes por dia para 2-3 colheres de sopa. infusão Você pode adicionar açúcar ou mel a ele.
- Adenoma da próstata. É útil consumir chá durante o dia. Para a sua preparação, 1 colher de sopa. frutas despeje 1,5 xícara de água fervente e cozinhe por 5-7 minutos. Em seguida, o caldo é embrulhado por 10 minutos. e filtro.
- Para melhorar a lactação. Em 0,5 l de água, ferva 2 horas de frutas por 5 minutos. Beba 125 ml 3 vezes ao dia antes das refeições.
Importante! Se você tiver problemas de saúde, consulte um médico. O cominho para doenças graves é usado como tratamento adjuvante e não substitui a terapia principal.
Na cozinha
O cominho é mais conhecido em doces, mas pode ser usado para diferentes pratos. Não são usadas apenas sementes, mas também o caule, a raiz, ou seja, todas as partes desta planta picante. Por exemplo, pratos de sobremesa são preparados a partir da raiz.
As frutas com alcaravia são um excelente tempero para produtos de panificação, kvas e cerveja. Eles podem ser colocados em pilaf, salsichas e alimentos enlatados.Eles adicionam sabor picante e aroma a todos os pratos. Além disso, o tempero é combinado com produtos lácteos (iogurte, kefir, queijo cottage, queijo). Para melhorar o cheiro de especiarias, é aquecido em uma panela.
O álcool forte é insistido nas sementes de cominho, enquanto os escandinavos têm vodka cominho. É fabricado como chá e colocado em coleções de chá. O cominho é usado para salgar e conservar legumes. Nesta preservação, você pode colocar não apenas sementes, mas também galhos, guarda-chuvas de plantas.
Galhos de cominho frescos contêm muito caroteno e vitamina C, portanto, recomenda-se incluir verduras nas saladas da primavera em maio.
Frutos de tempero inteiros são jogados ao cozinhar por 10 a 15 minutos. antes do final do processo, para que o tempero revele o aroma e dê sabor ao prato. As sementes moídas são adicionadas ao prato ao final de sua preparação.
Regras de crescimento
As sementes de cominho são resistentes ao frio; portanto, as sementes desse tempero são plantadas no início da primavera ou no outono antes da geada. As sementes germinam a + 6 ... + 7 ° C. Para o plantio, é melhor escolher solos nutritivos bem permeáveis com uma reação neutra. Aproximadamente 2 g de sementes são consumidos por 1 m².
As sementes são semeadas em fileiras com um intervalo entre elas de 35 a 45 cm e a profundidade de semeadura é de 1,5 a 2,5 cm.
Para brotos germinados anteriormente, a área plantada é coberta com um filme. As sementes eclodem em 2-3 semanas. As plantas toleram breves quedas de temperatura. Depois que os brotos crescem, o desbaste é realizado, deixando um espaço entre eles de 15 a 20 cm.O local de pouso é escolhido em um local bem iluminado, a planta não gosta de sombreamento. Bons antecessores são ervilhas, feijões e feijões.
Importante! Ao cultivar especiarias, não triture o solo - isso afeta adversamente a planta.
Mais cuidados com as plantas são os seguintes:
- Após 40 dias, as sementes de cominho florescem e esse processo dura 1,5 meses. Durante esse período, é necessário introduzir fertilizantes fosfato-potássio no solo. A cobertura é realizada com moderação, pois o excesso de fertilizante pode afetar adversamente a planta.
- É importante regar o plantio durante a germinação e perseguição. Em outro período, a rega é opcional.
- É necessário afrouxar periodicamente o solo com a remoção de ervas daninhas que puxam nutrientes e umidade do solo.
- A colheita desta erva picante pode ser colhida no final de agosto ou no início do outono.
Como armazenar sementes de cominho?
Para armazenamento, você precisa tomar um tempero de boa qualidade. As sementes de cominho devem estar secas, ter grãos inteiros e limpos com um aroma rico. Mantenha esse tempero em uma lata de vidro ou lata em local seco, onde não há acesso à luz. Sob condições ideais, o produto pode reter aroma e sabor por até 7 anos.O óleo de semente de cominho é armazenado por um período não superior a um ano, nas mesmas condições que a fruta, em um recipiente hermeticamente fechado. O regime de temperatura ideal não é superior a + 25 ° C.
Importante! O medicamento mantém propriedades medicinais por não mais que 2-3 anos. Em seguida, é permitido ser usado apenas para necessidades culinárias.
O cominho é usado há muito tempo na preparação de muitos pratos e, com sua ajuda, você pode resolver alguns problemas de saúde. As sementes para tratamento devem ser colhidas após consulta ao médico, pois há contra-indicações para especiarias.