As cenouras jovens, que aparecem no mercado no final da primavera, geralmente são vendidas não em peso, mas em maços, junto com tops verdes, o que torna o produto especialmente atraente. No entanto, durante a colheita de outono das cenouras, antes de plantá-las para armazenamento a longo prazo, os topos são removidos. A revisão fala sobre como é descrita a preservação das partes aéreas nas culturas de raízes depois de removidas da terra, por que é necessário cortar os topos das cenouras e como fazê-lo corretamente.
Características do cultivo de cenouras
Apesar de as cenouras estarem presentes nas prateleiras das lojas durante todo o ano, elas são baratas e parecem ser uma das hortaliças mais comuns para os consumidores, cultivar essa safra não é tão fácil quanto parece. Mesmo aquelas raízes que são consideradas as mais despretensiosas e fáceis de cuidar, de fato, só dão uma boa colheita quando certas condições são criadas no jardim. É por isso que os inexperientes moradores de verão, depois de tentarem cultivar um produto doce e rico em caroteno, ficam desapontados com o fato de as raízes terem ficado pequenas, feias ou corroídas pelas pragas do solo.
Você sabe O beta-caroteno, um pigmento laranja que é um precursor biológico da vitamina A, foi isolado pela primeira vez em 1831 a partir de cenouras, que determinavam o nome do elemento: o nome latino da planta é "carota".
Para evitar que isso aconteça, é necessário garantir:
- Preparação completa do material das sementes antes do plantio, incluindo imersão, germinação e tratamento com estimulantes do crescimento; caso contrário, as sementes germinam por um longo tempo e dão mudas raras incomuns.
- Iluminação máxima (é impossível cultivar grandes raízes à sombra e sombra parcial).
- Remoção cuidadosa de todos os resíduos orgânicos antes da semeadura e controle regular das ervas daninhas durante toda a estação subseqüente (a grama das ervas daninhas cresce muito mais rápido que as cenouras e cria uma concorrência impiedosa por elas).
- Adubação adequada no solo (por exemplo, esterco fresco não pode ser usado).
- Composição adequada do solo (as raízes crescem feias em solo pesado, apodrecem em um solo pantanoso).
- Rega adequada (na maioria dos casos, a má germinação das sementes de cenoura é explicada pelo solo muito seco; além disso, a rega pobre e abundante e apenas irregular afetam adversamente a qualidade das plantações de raízes - no primeiro caso, tornam-se duras e sem gosto, no segundo em que apodrecem e racham; no terceiro eles se dobram e se deformam).
- Desbaste de mudas, e isso deve ser feito pelo menos duas vezes, à medida que a saída cresce.
- Controle de pragas (principalmente cenouras, wireworms), bem como doenças, principalmente de natureza fúngica.
- Colheita em tempo hábil, em conformidade com várias condições importantes necessárias para garantir a manutenção da qualidade das culturas de raízes.
Preciso cortar os topos?
A resposta a esta pergunta pode ser afirmativa ou negativa e, no primeiro e no segundo caso, não há dúvida de sua correção se você fizer um esclarecimento, formulado em duas palavras: dependendo de quando.
Em qualquer planta, as raízes e as partes subterrâneas são diretamente dependentes uma da outra, ou seja, nenhuma pode se desenvolver sem a outra: a raiz transfere nutrientes do solo para o caule e as folhas, e as "dicas" são responsáveis pela fotossíntese - o processo de conversão da luz solar em energia, necessário, inclusive para o crescimento radicular.
Você sabe Todos os produtos de origem vegetal que ingerimos como alimento são 95% de matéria orgânica derivada da energia solar e apenas 5% do que o sistema radicular foi capaz de extrair do solo.
As razões pelas quais os jardineiros ainda tentam cortar o topo das cenouras que crescem ativamente podem ser diferentes. Parece para alguns que a roseta cresceu muito e toma a vitalidade da planta; outros tendem a usar verduras perfumadas na fazenda (de partes superiores de cenouras ou com sua adição, de fato, você pode cozinhar muitos pratos deliciosos, além disso, está presente em vários receitas para cosmetologia caseira), outros em algum lugar ouviram que isso deveria ser feito.
Se você cortar as partes superiores das cenouras na alta temporada, o desenvolvimento das raízes irá parar imediatamente
Na realidade essa técnica agrícola é um erro grave, embora se você cortar vários galhos de plantas individuais, por exemplo, para adicioná-los aos tomates durante o processo de preservação, as plantações de raízes não sofrerão com essa manipulação.
Importante! Quanto maior e exuberante for a parte aérea da cenoura, mais saborosa será a colheita de raízes, mais nutrientes ela terá e mais tempo será armazenada.
Mais controversa é a questão da conveniência de remover as copas dos canteiros pouco antes da colheita das cenouras. Muitos jardineiros aconselham fazer exatamente isso, embora, na realidade, essas ações envolvam dois riscos possíveis:
- Existe o risco de que, com bom tempo, a parte aérea da planta comece a crescer novamente, e isso levará à saída de nutrientes de culturas de raízes já formadas.
- Qualquer violação da integridade da planta é um risco adicional de penetração de infecções por fungos.
Nesse sentido, enquanto as cenouras estão no chão, ainda é indesejável aparar as. Após a colheita, o corte das partes superiores não é apenas possível, mas também necessário; caso contrário, as raízes não serão armazenadas por muito tempo, elas desaparecerão rapidamente e perderão o sabor.
Quando cortar as cenouras?
Duas opções são possíveis aqui. A primeira e mais correta é podar imediatamente após as colheitas de raiz serem removidas do solo ou no mesmo dia. Anteriormente, as cenouras devem ser cuidadosamente limpas dos pedaços de terra e levemente secas diretamente ao ar livre.
Importante! As folhas são os principais inimigos de uma planta com um sistema de raízes nuas, porque a umidade evapora intensamente através delas. Por esse motivo, é melhor comprar mudas de árvores frutíferas sem folhas e remover os topos das culturas de raízes escavadas.
Além da murcha, a preservação dos topos das cenouras desenterradas reduz a resistência das culturas à podridão e infecções por fungos, o que acaba afetando negativamente a qualidade da colheita.
A segunda opção é cortar os topos no momento em que a planta ainda está no solo, mas imediatamente antes da colheita. Em princípio, essa abordagem também é admissível; além disso, há casos em que é preferível.
Estamos falando sobre o cultivo de raízes em escala industrial, quando é difícil, longo e inconveniente escolher os topos de cada raiz removida manualmente do solo, enquanto é possível cortar a parte aérea do campo usando equipamentos especiais. A massa verde obtida dessa maneira é imediatamente colhida para uso em alimentos para animais, após o que eles começam a colher as raízes.
Regras de poda
Existem várias regras para remover as cenouras, cuja observância garantirá uma boa manutenção da colheita:
- Não retire a parte verde da planta e não a torça com as mãos, mas corte-a de preferência com uma faca.
- A faca para aparar os topos deve ser afiada e limpa (é melhor tratar a lâmina com álcool ou outra solução desinfetante antes de iniciar o trabalho).
- O corte deve ser feito com uma “mão firme”, tentando ser executado com um movimento preciso.
- Não deixe nem caudas curtas nas raízes. As cenouras com um pequeno fragmento de vegetação na base inicialmente parecem atraentes, mas com o aumento da luz do dia, essas raízes começam a crescer intensamente folhas jovens, o que piora acentuadamente sua condição - as cenouras ficam macias, perdem peso e nutrientes.
- Para evitar a germinação das cenouras, um corte deve ser feito ao longo da linha dos "olhos adormecidos". Na prática, isso significa que não apenas a parte verde deve ser cortada, mas também um pequeno fragmento da própria raiz na forma de uma “tampa” com 2-3 mm de espessura. No entanto, a carne que foi exposta como resultado desse procedimento se torna uma porta de entrada para infecções, portanto deve ser tratada imediatamente. Isso geralmente é feito com giz triturado, que espana a área de corte.
- Simultaneamente com a parte superior da raiz, corte o nariz, removendo completamente a parte longa. Para maior confiabilidade, mergulhe a extremidade cortada em um recipiente com giz triturado.
Limpeza e segredos de cuidados adicionais
A poda adequada das copas é uma condição importante, mas longe de ser a única para garantir a manutenção da qualidade da colheita da cenoura. Muito depende de quando e como a colheita foi colhida, bem como da preparação adequada para o armazenamento das próprias raízes e das instalações em que elas serão localizadas.
Após o início do resfriamento do outono, os jardineiros correm para terminar de colher as cenouras, temendo que comece a congelar no chão. Isso é realmente um erro.
Importante! Quanto mais tempo uma cenoura passar no chão, mais saborosa e melhor preservada será.
Foi estabelecido que o ganho de peso ativo nas cenouras ocorre como uma reação a uma diminuição sazonal da temperatura média diária, ou seja, no momento em que alguém tem pressa de colher, ele está apenas começando a amadurecer. Como resultado, as colheitas de raízes, escavadas após o resfriamento a + 7 ... + 8 ° C, podem ser quase metade maiores do que os vegetais da mesma variedade cultivados nas mesmas condições, mas colhidos algumas semanas antes.
Não tem pressa de desenterrar cenouras é outra razão. A chave para aumentar a vida útil das colheitas de raízes é o resfriamento imediato após a colheita. É mais fácil observar essa condição se você esperar pelo resfriamento natural do outono.
A preparação adicional de culturas de raízes para armazenamento (após a secagem curta acima mencionada, remoção de terra e corte de copas) envolve as seguintes ações:
- Classificação. Para armazenamento, são selecionadas amostras saudáveis, inteiras e de forma correta.
- Refrigeração. Antes de colocar a cenoura na adega, é aconselhável colocá-la por 5-6 dias em um local escuro e frio.
- Re-classificação.
- Limpeza e desinfecção da adega (para esse fim, alguns jardineiros realizam a lavagem das paredes com cal, mas você pode limitar-se a tratar a sala com uma solução de sulfato de cobre e ventilação subsequente para remover completamente os restos da "química").
Você sabe Pela descoberta de que a vitamina A, cuja fonte é a cenoura, tem um efeito benéfico na visão, o bioquímico americano George Wold recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1967.
É melhor guardar as cenouras no escuro, a uma temperatura do ar de +2 a + 5 ° C e a uma umidade relativa de 90–95%.
Existem várias maneiras de armazenar as raízes. Dependendo de qual é usado, os períodos durante os quais as cenouras permanecerão frescas, saborosas e nutritivas podem variar:
Método de armazenamento | Prazo de validade |
Em sacos plásticos | 2 meses |
Na areia | 6-8 meses |
Granel em pisos de madeira | 5-8 meses |
Em uma concha de argila (com tratamento preliminar com uma mistura de argila e água) | 10-12 meses |
Na serragem de coníferas | 12 meses |
Dicas de jardineiros experientes
Algumas dicas de jardineiros experientes, que você pode seguir mantenha a colheita da cenoura o maior tempo possível:
- Nem todas as variedades são igualmente adequadas para armazenamento a longo prazo. É melhor comer cenouras maduras precoces durante o verão e deixar as variedades de maturação média e tardia até a próxima colheita, e a primeira é mais adequada para regiões com clima frio, onde as cenouras maduras tardias simplesmente não têm tempo para amadurecer, enquanto os sulistas devem estocar cenouras tardias.
- 2-3 semanas antes da data prevista da colheita, os canteiros de cenoura devem ser regados.
- O fato de a cenoura amadurecer pode ser julgado pelas folhas que começam a ficar amarelas, mas se a roseta murchar - esse é um sinal claro de que a planta está doente ou afetada por uma praga.
- A escavação de qualquer planta de raiz é necessária apenas em clima seco.
- A maioria dos nutrientes presentes nas cenouras estará presente se você colher quando a Lua estiver no signo de Áries ou Leão e, ao mesmo tempo, diminuir.
- 4-5 dias antes de cavar as raízes, as partes superiores das cenouras devem ser pulverizadas com solução de sulfato de cobre a 5%: isso estimula a saída de nutrientes dos caules para a raiz. Além disso, o medicamento possui propriedades fungicidas, o que significa que protegerá as cenouras de serem afetadas por infecções por fungos durante o processo de colheita.
- A maioria dos especialistas não recomenda lavar as raízes antes de colocá-las para armazenamento: embora esse procedimento permita remover bactérias e micélio da superfície dos fungos, está associado a um risco de danos à integridade da casca e isso afeta negativamente a qualidade.
- É melhor remover as partes superiores em duas etapas: primeiro corte a parte verde e só depois a parte superior dos “olhos adormecidos”. Isso permitirá que você execute o procedimento com mais precisão.
- Você não deve guardar cenouras na mesma sala com maçãs, porque essas frutas secretam etileno - um hormônio vegetal que acelera o amadurecimento de algumas frutas, mas tem um efeito prejudicial sobre as que já estão maduras.
- Os residentes de verão que não têm adega própria podem usar uma maneira incomum, mas possível, de guardar cenouras: no outono, corte os topos das camas e deixe as raízes no chão, cobrindo-a cuidadosamente com um abrigo multicamada de areia molhada, um filme plástico, matéria orgânica (turfa, folhagem ou serragem), outra camada de filme e neve, assim que cai. Na primavera, colheitas de raízes completamente frescas e suculentas podem ser extraídas desse armazenamento improvisado.
Os topos das cenouras são necessários, mas apenas enquanto a planta cresce e se desenvolve. Imediatamente após a colheita, que está planejada para ser armazenada no inverno, a parte aérea deve ser separada das colheitas de raízes, caso contrário, elas deteriorarão rapidamente.