O crescimento caótico dos arbustos de pepino nas camas pode reduzir o rendimento desses vegetais caprichosos. Falaremos sobre como a formação de pepinos pode corrigir a situação e melhorar radicalmente a condição de cada arbusto de pepino.
Preciso formar pepinos
Produtores experientes têm pouco a ver com a questão de formar arbustos de pepino. Mesmo naqueles casos em que o cultivo da cultura ao ar livre permite teoricamente prescindir da formação, a prática geralmente faz seus próprios ajustes, forçando-a a recorrer ao corte e à liga de chicotes de pepino.
No entanto, especialmente a formação de arbustos de pepino é relevante para variedades que crescem em estufas.É necessário por vários motivos:
- Como os pepinos têm um sistema radicular bastante fraco, a ramificação excessiva do mato e a formação excessiva de ovários, resultando na ausência de formação de arbustos, podem sangrar uma planta, cujo rendimento será insignificante e consistirá em frutos defeituosos e sem sabor.
- A abundante massa verde da planta, não sujeita a formação, leva ao espessamento e emaranhamento excessivo dos cílios, o que complica o acesso ao ar fresco e à luz solar e leva a uma deterioração notável na qualidade dos frutos do pepino.
- O grande espessamento da massa verde não formada dificulta o acesso dos insetos às flores, impedindo a polinização total.
- O fator anterior também provoca a rápida disseminação da infecção por toda a massa verde, se ela aparecer na planta, o que pode levar a uma perda completa de toda a safra.
- A poda e a liga do arbusto de pepino também são úteis, facilitando significativamente procedimentos como rega, cobertura, remoção de ervas daninhas e afrouxamento.
Você sabe A inalação de vapor de pedaços de pepino jogados na água fervente pode acalmar o sistema nervoso de uma pessoa que sofreu estresse severo.
Benefícios dos arbustos em forma
Livrar os cílios dos pepinos dos problemas descritos acima é a principal vantagem de arbustos bem formados. Como resultado, a produtividade aumenta e os cuidados com o plantio de pepino são facilitados.
Isso acontece como resultado de:
- otimizar a carga no sistema raiz;
- uma melhoria significativa na ventilação da planta com ar fresco;
- melhorar a iluminação de todas as camadas decíduas e frutos maduros;
- aumentar o conforto ao cuidar de plantas no jardim;
- prevenção de doenças, que é limitar o contato dos cílios do pepino com o solo;
- facilitar a coleta de frutos maduros.
Como formar adequadamente pepinos
A formação de culturas de pepino deve ser realizada não apenas em tempo hábil, mas também com competência, levando em consideração a variedade de pepinos e o local de seu crescimento.
Um talo em uma estufa
Em terreno fechado, as plantas de pepino com um caule e altura são cultivadas com mais freqüência, atingindo uma altura superior a 1,5 M. Esses caules em um plantio vertical devem ser amarrados aos suportes em torno dos quais o caule é torcido.
Você sabe Pedaços de pepino colocados em utensílios de alumínio, interagindo com esse material, emitem um cheiro que a maioria dos insetos irritantes tem muito medo.
Para a formação competente em uma bucha fechada, consistindo em uma haste, é necessário:
- Após cerca de uma semana a partir do momento do plantio, prenda o broto ao suporte vertical.
- Elimine brotos e flores na camada inferior do chicote, onde as 2 primeiras folhas verdadeiras estão localizadas.
- Simultaneamente com a extensão do caule e a aparência do próximo par de folhas, retire as flores e os brotos localizados ao lado.
- Quando o chicote atingir a altura de meio metro, não deixe 2, mas 4 folhas.
- Com a aparência de seus rebentos nos processos laterais assim formados, eles devem ser removidos imediatamente para evitar o espessamento excessivo das plantas.
- Quando o chicote atingir a altura do suporte, aperte a ponta principal e, depois que crescer um pouco, corte-a completamente.
- Como o desenvolvimento de brotos laterais tem um efeito mecânico no caule, para evitar que se rompa, construa um suporte adicional e amarre o caule a ele.
Em campo aberto
A cultura do pepino ao ar livre tem muito mais espaço para seu desenvolvimento e crescimento do que no espaço apertado de uma estufa. Daqui resulta que a poda e a liga do mato na rua não são tão relevantes quanto em ambientes fechados.
No entanto, um sistema radicular de pepino bastante fraco nem sempre é capaz de suprir totalmente a vegetação verde com nutrientes. Depende muito da variedade de pepino.
Por exemplo, as variedades híbridas se desenvolvem melhor e produzem um rendimento maior quando formam um caule alto. E aqui é necessário realizar atividades semelhantes às que são realizadas ao cortar e amarrar cílios em uma estufa.
Importante! Embora durante o desenvolvimento do chicote seja habitual libertar a planta de flores e antenas vazias, alguns especialistas recomendam deixar algumas flores masculinas "extras" para uma polinização mais completa.
Para esse fim, a remoção inicial dos processos laterais é realizada atrás da terceira folha. E o topo é encurtado quando a haste atinge a altura do suporte. As variedades de baixo crescimento não precisam encurtar o topo e o fazem sem uma liga.
Recursos de formação
Como já mencionado, o método de formação de cílios depende muito da variedade de pepino.
Pepinos e híbridos partenocarpicos f1
Os híbridos de pepino heterose são caracterizados pela presença de flores exclusivamente femininas no mato, formando os ovários principalmente no chicote principal. Nesse sentido, as variedades partenocárpicas e os híbridos f1 requerem formação obrigatória principalmente na forma de um arbusto de haste única.
Para fazer isso:
- 14 dias após o plantio das mudas no solo, elas são amarradas ao fio, descendo da treliça, localizadas horizontalmente.
- Ao mesmo tempo, sua parte superior permanece livre para poder enrolar o fio.
- Ao atingir o caule principal do topo da treliça, ele é amarrado lá e o topo é comprimido.
- Antenas, brotos e flores laterais são totalmente eliminadas até a terceira folha por baixo.
- Os brotos laterais restantes são picados após 3 folhas crescidas sobre eles.
Nas variedades de pepinos com frutos longos, além de remover o bigode, as flores e os brotos da 3ª folha do fundo, o caule principal também é encurtado quando atinge a altura da treliça horizontal. Vários processos que mais tarde cresceram nas axilas das folhas deixadas são dobrados sobre a treliça, para que cresçam em direção ao solo.
Ao atingir uma distância de um metro do chão, aperte-os. Os frutos dos pepinos são amarrados primeiro no caule principal e depois em brotos adicionais.As variedades de pepino polinizadas pelas abelhas são formadas da mesma maneira que os híbridos de caule único.
Pepinos em molho
As variedades de pepino, nas axilas das folhas das quais mais de 5 frutos são formados, pertencem ao tipo de cacho (cacho) de frutificação. Essas plantas costumam ser formadas em uma versão de caule único, pois o espessamento excessivo das brotações laterais causa a depleção do mato, reduzindo finalmente o rendimento e a qualidade dos frutos.
Para a correta formação desse arbusto, é necessário, após a coleta dos pepinos amadurecidos, realizar beliscar totalmente. Ao atingir a altura da treliça principal do caule, é lançada sobre a treliça. Quando cresce, e cerca de um quarto de metro permanece no chão, é cortado. Com esse método de cultivo, toda a colheita se concentra no caule principal.
O segundo método envolve a eliminação dos rebentos laterais até a treliça, enquanto encurta simultaneamente o caule principal e envolve-o em uma treliça horizontal. Um par de enteados no segmento superior do caule deve ser mantido, arremessado sobre a treliça, encurtado com 2 folhas de ovário e fixado na direção do solo.
Importante! Qualquer que seja o método de formação do arbusto escolhido, inicialmente é absolutamente necessário cegar completamente o nível inferior do chicote, removendo todas as antenas, flores e brotos até a terceira folha por baixo.
Esse método permite coletar primeiro os pepinos no caule principal e, depois, no lado da parte superior do mato.
Pepinos indeterminados
Se os métodos anteriores demonstraram a formação de arbustos de pepino de haste única, no caso de variedades indeterminadas, várias hastes de pleno direito são formadas ao mesmo tempo, pois nessas variedades a cultura se concentra principalmente nas pestanas laterais.
Para fazer isso:
- O caule principal é encurtado atrás da 5ª folha.
- Um par de enteados laterais da camada superior do chicote é direcionado em direções opostas, amarradas e depois enteado.
- À medida que crescem, esses processos laterais são lançados sobre a treliça e, quando se alongam em direção ao solo, os já crescidos atingem uma distância de 1 m deles, são cortados.
- Os cílios arbustos uniformemente em ambos os lados e dará a colheita principal no mato.
É possível formar pepinos indeterminados e um pouco diferente. Imediatamente após a 6ª folha, é necessário beliscar o topo do caule principal, pois a maioria das flores estéreis está concentrada no local. Esta operação estimula o crescimento da prole lateral, que é encurtada após o aparecimento da 3ª folha.
Cuidados posteriores para pepinos
A formação competente de pestanas de pepino é uma condição importante, mas não a única, para a formação de uma cultura alta. Muito depende dos cuidados subseqüentes dos arbustos de pepino formados.Isso requer:
- Mantenha a temperatura ideal nas camas (em terreno aberto e em estufas) entre + 24 ° e + 28 ° C durante o dia e entre + 12 ° e + 15 ° C à noite. Em temperaturas abaixo de + 12 ° C e acima de + 32 ° C, a qualidade da polinização das flores diminui acentuadamente. Uma influência de longo prazo em uma cultura com temperaturas abaixo de + 10 ° C pode até ser prejudicial para ela.
- Regar adequadamente as culturas de pepino, lembrando que o excesso de umidade afeta a planta tão negativamente quanto sua falta. Quando os cílios crescem antes de florescer em campo aberto, basta regá-los uma vez a cada 5 dias, com uma taxa de até 7 litros por 1 m². Em clima quente e seco, deve ser regada com mais frequência e, na fase de floração e frutificação ativas em clima quente, são necessários até 12 l de água por 1 m². Deve-se ter em mente que a água fria não pode ser usada para irrigação de pepino - sua temperatura não deve ser inferior a + 25 ° C. Além disso, deve-se defender que, ao regar, não caia na superfície foliar da massa verde.
- Fertilizar com fertilizantes também é importante.. Ao construir massa verde, a planta precisa de nitrogênio em grandes quantidades, e durante a floração e frutificação, o potássio e o fósforo são mais necessários.
- A colheita do pepino responde com gratidão a capina e afrouxamento do solo. Durante o aterramento do solo úmido, partes das hastes polvilhadas com o solo podem formar raízes adicionais, o que contribui para um aumento no rendimento do mato.
Dicas úteis
Cultivadores experientes aconselham:
- o arbusto deve ser liberado a tempo da abundância de flores vazias, embora para a polinização completa às vezes seja útil deixar algumas flores masculinas adicionais;
- ao processar arbustos de pepino, é preferível usar uma faca afiada para eliminar brotos e folhas;
- o aparecimento de um número excessivo de ovários vazios indica rega muito frequente;
- durante a colheita, os pepinos devem ser cuidadosamente separados dos cílios para não danificá-los;
- devem ser removidas as folhas localizadas muito próximas ao chão;
- o crescimento de novos rebentos deve ser controlado semanalmente;
- se os cílios do pepino excederem a altura de 18 cm, não faz mais sentido começar a formar um arbusto;
- no final do verão, os cílios podem ser removidos dos suportes, podando os brotos sem ovários e espalhados no solo fertilizado com turfa e cinza de madeira, o que prolonga a frutificação da colheita.
O que pepinos não precisam de moldar
Os criadores conseguiram criar muitas variedades híbridas de pepino que dispensam completamente a formação de um arbusto.
Os híbridos F1 mais populares representados por variedades:
- Ritmo;
- Valdai;
- Sarovsky;
- Um buquê;
- Izhorets.
Essas variedades, possuindo uma haste principal poderosa, têm cílios laterais mais fracos de comprimento relativamente curto, o que elimina a necessidade de encurtamento. Flores de ambos os sexos nesses arbustos são formadas simultaneamente no caule principal e nos cílios laterais de primeira ordem, de modo que os frutos são formados harmoniosamente em todo o arbusto de pepino.
Pepinos pertencem àquelas plantas cujo crescimento descontrolado de massa verde afeta adversamente a produtividade das culturas. Mas a formação competente e oportuna de um arbusto de pepino contribui diretamente para uma colheita completa de frutos de alta qualidade.