Uma estufa sem fundação é uma excelente opção para os agricultores que desejam economizar tempo e materiais na construção. Ao mesmo tempo, os jardineiros ficam confusos com a força e os possíveis defeitos estruturais. Sobre as regras para a construção de uma estufa sem base e como corrigi-la, leia abaixo.
Recursos de design sem base
Uma estufa sem fundação é presa ao arnês interno com pinos presos. Esse recurso ajuda a evitar a construção longa de uma base completa. Nesse caso, a estrutura é mantida firmemente no solo. Este tipo de estufa tem suas vantagens e desvantagens.
Você sabe A estufa de palmeiras Schönbrunn em Viena é uma das maiores estufas de palmeiras do mundo. Mais de 4.500 amostras de plantas crescem aqui, muitas das quais são raras.
Os benefícios
- Uma estufa de policarbonato sem fundação tem muitas vantagens:
- menos trabalhoso;
- economia de tempo;
- menos materiais necessários;
- o design é fácil de instalar por conta própria;
- a estufa é fácil de desmontar;
- o edifício pode ser facilmente movido para outra seção.
Desvantagens
- Os jardineiros chamam três falhas principais de design sem fundamento:
- As ervas daninhas crescem mais frequentemente à medida que entram pelo solo a partir do exterior.
- A estufa protege mal as plantas com mudanças bruscas de temperatura.
- Com um grande peso do revestimento e rigidez insuficiente da estrutura, a estrutura pode entortar e se deformar ao longo do tempo.
Seleção de assento
Para colocar uma estufa sem fundação, é necessário escolher um lote adequado.
Ele deve atender aos seguintes critérios:
- a quantidade mínima de argila no solo - é melhor dar preferência a arenitos e substratos férteis;
- águas subterrâneas não superiores a 1,2 m acima do nível do solo;
- a área é protegida de rajadas repentinas de vento;
- nas proximidades, não há prédios altos que ocultem a estufa;
- distância dos edifícios mais próximos - pelo menos 3 m;
- a distância entre a estufa e as árvores altas é de 7 m.
Preparação do local para instalação
O primeiro passo na preparação do local é um teste geológico. Se for encontrado solo argiloso, é necessário cavar um poço com profundidade e comprimento de lados de 0,7 m. Encha o fundo com 0,4 m de areia. Cubra o espaço restante com um substrato fértil e pressione levemente.
Imediatamente antes da construção da estufa, faça o seguinte:
- Faça marcações ao redor do perímetro da estrutura futura, enquanto dirige os pinos nos cantos.
- Conecte os pinos com um fio ou corda.
- Nivele a área e a área a 70 cm do perímetro da estufa usando o nível para verificar.
- Afaste-se 30 cm do perímetro marcado e desenhe linhas paralelas que serão a borda externa da vala.
- Focando o perímetro da estufa e marcando as bordas externas, cave uma vala com 30 cm de profundidade.
- Pressione moderadamente o fundo da vala.
Importante! Coloque a estufa de modo que as paredes finais sejam viradas para norte e sul e as paredes laterais para oeste e leste. Assim, as plantas receberão mais iluminação.
Como montar uma estufa de policarbonato sem base, faça você mesmo
A montagem de uma estufa sem fundação ocorre em três etapas. Primeiro, construa o chicote inferior. Em seguida, aperte os elementos do quadro. Por fim, um revestimento de policarbonato é fixado ao perfil da estrutura.
Vídeo: montagem em estufa de policarbonato
Usando uma viga para o chicote inferior
A vala escavada durante a preparação do local é necessária para a construção do arnês inferior. Para uma estufa feita de policarbonato celular, é aconselhável construir uma menor cinta de madeira. Para as cintas inferiores, é utilizada uma viga com uma seção de 30 × 40 cm, cujo comprimento é determinado pelos parâmetros da estufa. Ao projetar, são utilizadas quatro vigas: 2 para as paredes finais e 2 para as paredes laterais.
Eles são conectados com parafusos de fixação, de modo que, no final, o arnês se eleva 10 cm acima do nível da vala. Como a estufa não terá fundação, é montada em pinos. Os pinos em forma de T estão presos ao chicote inferior. Vigas coladas com pinos em forma integral são movidas para uma vala escavada ao longo do perímetro da estrutura. Portanto, o design será bem fixo.
Importante! Para evitar a destruição da madeira sob a influência da umidade, a viga deve ser tratada com soluções de impermeabilização.
Montagem do quadro
O mercado agrícola possui várias variedades de estufas de policarbonato - mitlider arqueado, de passo único, empena. É aconselhável montar a estrutura de acordo com as instruções para a estufa adquirida.
Normalmente, a sequência de ações é a seguinte:
- Montagem da moldura da parede final com portas e janelas, bem como tiras de reforço.
- Montagem da estrutura das paredes laterais ou arcos em arco, se estivermos falando de uma estufa em arco.
- Montagem da estrutura e fixação do teto.
Suporte em policarbonato
O policarbonato é montado em um perfil de estrutura. A essa altura, o quadro deve estar conectado ao chicote inferior. As folhas de policarbonato são marcadas de acordo com o desenho e cortadas em partes. Depois disso, eles são anexados ao quadro com betonilhas ou parafusos.
Como a montagem da estrutura, a fixação do revestimento de policarbonato começa com as paredes finais. Continua o trabalho com as paredes laterais ou aberturas de arco, teto, porta e janela.
Arranjo de uma estufa dentro
Uma estufa padrão é dividida em duas metades para o plantio. Entre essas partes, atropele o caminho para que seja conveniente para o jardineiro cuidar dos plantios. Por conveniência, as camas são separadas da trilha, dividindo elementos - bordas de madeira ou paredes de policarbonato. Camas com culturas diferentes, é aconselhável dividir as barras.
Portanto, não haverá problemas com a cobertura superior ou a rega separadas. Agricultores profissionais equipam prateleiras em estufas. É conveniente cultivar mudas nas prateleiras. Eles também ajudam quando a planta está doente e precisa de tratamento. Nesse caso, é colocado em quarentena e processado separadamente de plantas saudáveis.
Você sabe Na Islândia, os edifícios de estufas são equipados perto de gêiseres, fornecendo às instalações aquecimento natural.
A desvantagem de uma estufa sem fundação é o isolamento térmico inadequado. Para evitar incidentes com mudanças repentinas de temperatura, alguns produtores de vegetais equipam a estufa com aquecimento artificial. Jardineiros avançados também usam ventilação automática e sistemas de iluminação. Assim, as plantações se desenvolvem no microclima ideal para elas, estabelecido pelo agricultor. As condições climáticas não importam.
Cuidados com o efeito estufa e dicas de manutenção
Um ponto importante na operação da estufa é a ventilação regular. A aeração é importante para a prevenção de doenças fúngicas. Se a estufa não estiver equipada com um sistema automático, o edifício poderá ser ventilado abrindo as janelas e portas. Com uma abordagem competente, o resultado é o mesmo nos dois casos.
Antes de iniciar uma nova temporada de trabalho, tente desinfetar o solo. Se possível, desinfecte os elementos estruturais - policarbonato e armação. Uma solução de permanganato de potássio em uma concentração de 1% é adequada para tratamentos. Ao desinfetar a estufa, o jardineiro evita o aparecimento de doenças e pragas.
Não é necessário montar uma estufa sem uma base para o inverno. Para muitos agricultores, os projetos duram 10 anos ou mais em um só lugar. No entanto, se muita neve cai no inverno, a estrutura pode dobrar com o seu peso. Nesse caso, a estufa deve ser mantida sob controle durante as nevascas ou coletada para o período de inverno.Uma estufa sem fundação tem muitas vantagens. Um deles é a facilidade de montagem. Devido à simplicidade do design, mesmo um agricultor inexperiente pode montar e consertar a estrutura de forma independente. Com o funcionamento adequado, a estufa atenderá a seu proprietário por um longo tempo.