Aplicando o gengibre como tempero, raramente alguém pensa nas propriedades benéficas da raiz. Esta erva perene é cultivada na Índia, Japão, Argentina, China, África Ocidental e Jamaica - é aí que o clima é ideal. É usado na culinária e na medicina exclusivamente com raízes ou pó. A seguir, falaremos sobre os benefícios e malefícios das especiarias para o corpo feminino.
Os benefícios do gengibre
Essa raiz tem uma massa de propriedades medicinais conhecidas na Roma antiga. O chá foi preparado a partir dele, pedaços foram mastigados para proteger e curar o corpo de muitas doenças. O efeito benéfico das especiarias foi direcionado para o tratamento da impotência e outras doenças nos homens. Hoje também é usado não apenas como tempero na culinária, mas também como agente terapêutico.
Composição quimica
As qualidades curativas são devidas à composição química da planta, à presença de uma enorme quantidade de vitaminas E, K, C, A e B, minerais, fibras, óleos essenciais, substâncias biologicamente ativas e macrocélulas. Substâncias contidas na planta: cromo, sódio, cálcio, manganês, silício, ferro, magnésio, fósforo, leucina, triptofano, colina, treonina.
O gengibre também é rico em ácidos nicotínico, linolênico, caprílico e oleico. Também contém compostos raros para outros produtos: cineol, borneol, cingiberen, fellandren, citral, bisabolen. O conteúdo de calorias por 100 g deste produto é igual a apenas 80 kcal.
Por conteúdo de nutrientes:
- proteínas - 17,7 g;
- gorduras - 0,7 g;
- carboidratos - 1,8 g;
- fibra alimentar - 2 g.
A raiz é famosa pela falta de colesterol, por isso é recomendada para pessoas que sofrem de aterosclerose. Devido a uma composição química tão extensa e sabor picante, a raiz de gengibre é usada para a prevenção de doenças, tônus e no tratamento de patologias.
Efeitos no corpo humano
As propriedades curativas da raiz são populares entre os adeptos da medicina tradicional. Tem uma composição única, devido à qual é famosa pelos efeitos tônicos antieméticos, diaforéticos, anti-inflamatórios. O gingerol contido na substância aquece o corpo humano por dentro, os tecidos recebem saturação abundante com nutrientes e oxigênio, o que leva à vasodilatação, aceleração do metabolismo.
O uso da raiz fortalece o sistema imunológico, alivia a inflamação, o edema e ajuda a combater a obesidade. Também recomendado para ajudar pacientes com câncer. Este tempero é reconhecido como uma boa ferramenta para fortalecer os vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir o colesterol e a prevenir coágulos sanguíneos.
- Recomenda-se o gengibre para uso com:
- dores de cabeça;
- náusea e toxicose;
- disbiose;
- tromboflebite;
- inflamação das articulações, para aliviar inchaço e dor;
- resfriados, para melhorar o estado geral do corpo.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Se uma pessoa é saudável, é improvável que o uso prejudique o corpo. No entanto, com o uso excessivo, propriedades benéficas podem levar a más conseqüências: em vez de se acalmarem, levarão a insônia, letargia ou agitação excessiva.
- Também vale a pena abandonar o uso desse tempero para pessoas com as seguintes doenças:
- Doenças oncológicas do estômago ou intestinos. As substâncias contidas provocam o crescimento de células doentes. No entanto, no caso de outras manifestações da oncologia, o tempero pode reduzir o crescimento e o desenvolvimento das células cancerígenas.
- Úlceras e erosão gastrointestinal devido à irritação das mucosas. Podem ocorrer dores agudas, indigestão e azia.
- Hepatite, cirrose hepática.
- Hemorróidas com sangramento: devido ao afinamento do sangue, um fluxo abundante pode começar, o que é difícil de parar.
- Alergia ao gengibre.
- Doença cardíaca, isquemia, condição pré-infarto.
- Doenças de pele - inchaço e irritação podem ocorrer.
- Stroke
- Hipertensão
Uso por mulheres
Toda mulher quer parecer bonita e se sentir jovem e recorreu a vários métodos. Um deles é o uso de gengibre.
Ao perder peso
Em primeiro lugar, o tempero é justificadamente considerado um antidepressivo natural: inibe a produção do hormônio do estresse - cortisol, que preserva os recursos energéticos humanos e regula o metabolismo dos carboidratos. Por esse motivo, um companheiro frequente de estresse está apreendendo problemas e consumindo grandes quantidades de "desperdício de alimentos". Assim - quanto menos cortisol, menos gordura corporal.
Você sabe Em 2010, os cientistas realizaram estudos nos quais estudaram o efeito do gengibre na redução de um quarto na força (dor muscular) após o treinamento.
A raiz regula o processo digestivo, estimulando a produção de saliva, suco gástrico e secreção pancreática. A substância gingerol (que é uma fonte de sabor ardente) ajuda a acelerar o metabolismo (metabolismo), graças a uma onda de calor no corpo. Metabolismo mais rápido - mais rápido é perder peso. No entanto, o tempero e seus derivados são contra-indicados em pacientes com diabetes tipo I.
No tratamento de resfriados
A raiz combate bem as bactérias. Ele é usado para resfriados há vários séculos como analgésico, anti-inflamatório e imunomodulador.
Elimina muitos sintomas:
- graças a óleos essenciaisVocê pode reduzir a dor de garganta;
- propriedades bactericidas ajudar a aliviar o nariz escorrendo e a tosse expectorante.
Com a doença, o corpo experimenta uma falta de vitaminas. O gengibre é usado como aditivo para oligoelementos adicionais essenciais durante esse período: vitaminas do complexo B, ácido ascórbico e potássio.
Além disso, substâncias biologicamente ativas podem aumentar a transpiração, o que reduzirá levemente a temperatura do corpo. No entanto, deve-se ter cuidado com este antipirético: você não deve beber gengibre quente com hipertermia devido ao efeito do aquecimento e, quando a temperatura exceder a barreira de + 38 ° C, você deve abandoná-la completamente.
Com doenças ginecológicas
Raiz de gengibre é bom para a saúde das mulheres. O Journal of Reproductive Medicine publicou um estudo de cientistas japoneses que criaram um medicamento baseado na raiz e em 12 outros componentes da planta. Um teste de drogas em 100 mulheres doentes mostrou um resultado positivo: em 56% dos indivíduos, o ciclo menstrual se recuperou, a maturação do ovo começou, os miomas uterinos se recuperaram e o processo de adesão nos ovários desapareceu.
Os experimentos ainda estão em andamento, mas as mulheres estéreis têm a chance de se tornar mães. Os médicos recomendam beber chá de ervas com gengibre ao planejar a gravidez para fortalecer o tônus do útero, fígado e rins, melhorar o funcionamento do sistema hormonal durante a menstruação - para reduzir a dor.
Você deve tomar cuidado para não tomar gengibre nos casos em que uma mulher:
- tem doença biliar - o uso de especiarias levará a uma redução dos ductos biliares e depois ao entupimento do ducto biliar com pedras;
- sofrendo de doenças estomacais - A membrana mucosa não pode suportar efeitos agressivos e agravar gastrite ou úlcera.
Com menopausa
Com 45 a 55 anos, uma mulher começa a menopausa. Neste momento, o gengibre ajuda a suavizar o desconforto. As substâncias compostas melhoram o processo de relaxamento do músculo liso, normalizam o humor, os níveis hormonais, reduzem a irritabilidade, removem dores de cabeça.Além disso, eles contribuem para o rejuvenescimento da pele e evitam alterações relacionadas à idade. Mulheres que sofrem de hipertensão, angina de peito e doença cardíaca coronária devem abandonar o uso da raiz.
Durante a gravidez
Apesar do gengibre aliviar desconforto, cãibras musculares, náusea e reduzir a toxicose, além de ajudar a lidar com as mudanças de humor durante a gravidez, ele também possui várias contra-indicações para a mãe:
- para não provocar parto prematuro, exclua o uso da raiz nos estágios posteriores;
- não tome chás durante a amamentação, pois podem tornar o leite muito amargo ou causar uma reação alérgica no bebê;
- descartar temperose estiver a tomar medicamentos para baixar a pressão sanguínea e estimular o sistema cardiovascular.
Importante! Não agrave a condição com o uso de uma planta em caso de aborto espontâneo e aumento do tônus do útero - há risco de aborto espontâneo.
Certifique-se de consultar o seu médico se você quiser tomar chá de gengibre durante a gravidez.
Em cosmetologia
A especiaria é valorizada pelas mulheres orientais, famosas por sua pele elástica, jovem e tonificada. Para o rosto, é um maravilhoso elixir tônico antienvelhecimento. Nos cosméticos faciais, o óleo essencial é usado ativamente, o que representa 3% da raiz da planta. Esta ferramenta ajuda a combater a secura, rugas, letargia dos tecidos, manchas da idade. Ele limpa e aperta os poros, dá uma cor saudável à pele e várias inflamações desaparecem.
As melhores receitas para máscaras faciais:
- Para rejuvenescimento: misture 1 colher de chá gengibre, 1 colher de chá de suco de limão com 2 colheres de sopa. mel líquido.
- Para uniformizar a cor da pele, aliviando a inflamação e vermelhidão: misture por 1 hora de gengibre em pó, mel, kefir 1%.
- Para tonificar a pele qualquer tipo: misture o gengibre moído na hora com o azeite na proporção de 1: 1.
- Para hidratação intensiva: misture 1 colher de sopa. raiz picada, 4 gotas de óleo essencial de laranja, 100 g de iogurte, 1,5 colher de sopa. mel líquido.
Mantenha todas as máscaras por 15 a 20 minutos.
Hoje, as mulheres lutam pela harmonia de todos os métodos possíveis. Vale a pena examinar mais de perto o gengibre, que afeta negativamente o desenvolvimento da celulite.
Para uma limpeza anti-celulite, você precisará de:
- sal marinho - 1 colher de sopa. l.;
- qualquer óleo essencial - 3-4 gotas;
- gengibre ralado - 2 colheres de sopa. l.;
- borra de café fresco - 1 colher de sopa. eu
Aplicação de esfrega:
- Misture todos os ingredientes.
- Esfregue a pele seca com as mãos secas. Se você tem uma pele sensível, massageie com água. Tome 3 minutos. para cada área e, em seguida, segure a pele por mais 10 minutos.
- Enxaguar.
- Tome um banho quente, esfregue com uma toalha, aplique uma mistura de óleo ou creme anticelulite.
Existem muitas receitas para envoltórios anticelulite.
Importante! Antes de usar gengibre em cosméticos, certifique-se de realizar um teste expresso de alergia.
Nesse caso, a raiz vai bem com pimenta, borra de café, mel e algas:
- Misture argila cosmética e gengibre em proporções iguais, adicione o restante dos ingredientes gradualmente até obter a consistência de creme azedo espesso.
- Aplique a mistura resultante em uma camada densa para limpar as áreas problemáticas.
- Enrole com filme plástico e cubra com um cobertor quente. Deixe por 30 minutos.
- Lave com água morna e limpa sem usar sabão.
- Limpe a pele, aplique um creme hidratante ou anticelulite.
Cozinhar
Você pode usar a raiz de maneiras diferentes: preparar como chá, adicionar picado às saladas, usar como tempero em vários pratos.
Chá
É importante usar o tempero corretamente para que ele dê todas as suas propriedades à bebida. Ao adicionar mel, limão e canela, você ficará surpreendentemente saboroso, saudável, mas com diferentes finalidades de chás.
Para o aquecimento do chá, você precisará de:
- água fervente - 200 ml;
- gengibre - 1 colher de chá;
- limão - 1 fatia;
- canela - 0,5 colher de chá;
- mel - 1 colher de chá
Despeje água fervente sobre gengibre e canela. Insista 2 horas.Antes de usar, adicione mel e limão.
Receita de tonificação do chá:
- água fervente -1 l;
- mel - 2 colheres de sopa. l.;
- canela -1 palito;
- gengibre - 50 g;
- limão - 0,5 fruta.
Gengibre em conserva
O uso da raiz em conserva é extenso e popular devido à sua utilidade e sabor interessante. Para obter um lindo gengibre rosa, use a seguinte receita.
Ingredientes
- raiz de gengibre - 100 g;
- sal - 1 hora com uma lâmina;
- açúcar granulado - 4 colheres de sopa. l.;
- vinagre 9% (ou qualquer 6%) - 100 ml (ou 150 ml);
- beterraba - 2 quartos da colheita de raízes.
Receita passo a passo:
- Descasque a raiz, corte ao longo das fibras.
- Misture vinagre, sal, açúcar e água. Aqueça, mas não deixe ferver.
- Despeje tiras de gengibre e beterraba com a marinada resultante, cubra. Após o resfriamento, leve à geladeira por 3 dias.
O produto final pode ser usado como um lanche independente ou como ingrediente em saladas.
Usando gengibre seco
O pó seco é usado na culinária, medicina tradicional e cosmetologia. O tempero é adicionado a sopas, lanches de cogumelos e vegetais, saladas, marinadas de peixe, carne e legumes. Acompanha bem cereais, queijos e legumes. Apesar da severidade, em alguns países da Europa eles são adicionados durante a preservação a geléias, compotas, tortas e sorvetes. O tempero combina maravilhosamente com sobremesas, chá e café, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Você sabe Na Idade Média, esse tempero da Grécia e Roma chegou primeiro à Inglaterra e depois se espalhou para outros estados europeus. Uma grande iguaria foi o pão de gengibre, que Elizabeth adorava muito.
Para apimentar deu todo o sabor e aroma, adicione-o em um determinado momento:
- em pratos de carne - em 15 minutos até estar pronto;
- em molhos - depois de cozinhar;
- em bebidas - depois de cozinhar;
- na massa - durante o lote.
Considere também a quantidade certa:
- por 1 kg de carne - não mais do que 1 colher de chá;
- por 1 kg de massa ou 1 litro de líquido - 1 g;
- para 1 porção de sobremesa - 2 mg.