As mudas de tomate geralmente são cultivadas em condições adversas - iluminação insuficiente, frescura, mudanças de temperatura e umidade. Isso provoca doenças de plantas jovens imaturas. No artigo, falaremos sobre as doenças às quais o tomate é suscetível, como tratá-lo e quais medidas tomar para prevenção.
Doenças de mudas de tomate e métodos para o tratamento em casa
Antes de começar a tratar tomates jovens doentes, é necessário determinar o agente causador da doença. Monitorar cuidadosamente as mudas - a doença pode ser detectada por uma alteração na cor, na forma das folhas e no caule. Aos primeiros sinais de uma doença, é necessário escolher a droga certa, porque os fundos usados em campo aberto nem sempre são adequados para as condições domésticas.
Os agentes causadores de doenças de mudas de tomate são fungos, bactérias e vírus. A microflora patogênica pode viver em todos os lugares - no solo, em sementes e estoques, transportados por ar e insetos, transmitidos de uma planta doente para uma saudável. O aparecimento de patógenos é mais frequentemente observado em alta umidade e em amostras fracas. A razão para o mau estado dos tomates jovens pode ser a falta de minerais.
A umidade ideal do solo para o desenvolvimento de mudas está no nível de 80% e no ar - cerca de 50-60%. A umidade da sala onde estão localizadas as mudas de tomate não deve exceder 75%.
Você sabe Tomate contém o "hormônio da felicidade" — serotonina. Este neurotransmissor também é encontrado em alimentos como tâmaras, chocolate, ameixas, bananas, queijos e outros produtos lácteos. Seu uso é útil durante a depressão.
Fungo
Os fungos são freqüentemente afetados por mudas de tomate. Considere as doenças que causam.
Praga tardia
Sintomas Manchas escuras aparecem nas folhas, depois são transferidas para o caule e, como resultado, a planta seca.
Os esporos de Phytophthora podem estar no solo, ser introduzidos pelo ar ao ventilar as instalações, seja em sementes, recipientes, ferramentas. Eles começam a se desenvolver ativamente com alta umidade, mudanças de temperatura e atingem rapidamente as mudas espessadas. A ferrugem tardia é freqüentemente causada pela umidade da sala, alagamento do solo, pulverização de plantas com água, sementes coletadas do tomate infectado pela ferrugem tardia.
Se forem detectados sinais de praga tardia, as plantas pulverizam as mudas com preparações de cobre - líquido Bordeaux (0,7%) ou sulfato de cobre (0,1%).
Perna preta
Sinais: uma mancha preta aparece na base do tomate, o caule no local da lesão se torna mais fino, decai e, em seguida, a planta se dobra e cai.
A perna preta geralmente aparece no contexto de falta de luz. As razões para sua ocorrência são plantações densas, tempo nublado, alagamento, sala úmida.
Quando uma mancha preta aparece no fundo do caule das mudas, o solo é regado com uma solução fraca de manganês ou sulfato de cobre (5 g por 1 litro de água), o medicamento Fitosporin-M, Bactofit, Fundazol, Maxim. Além do tratamento químico, polvilhe a superfície do solo com uma mistura de areia, cinzas e farinha de dolomita.
Podridão
Podridão acontece: branco, cinza, preto. Suas disputas vivem na terra e começam a vida ativa com um aumento do nível de umidade.
Sinais: o caule fica coberto de manchas características do tipo dessa cor da doença, voltando-se gradualmente para outras partes da planta.Podridão branca, cinza e preta
Os arbustos doentes são descartados e os saudáveis são pulverizados com líquido de Bordeaux ou sulfato de cobre, como é o caso da praga tardia.
Fusarium murcha
As raízes são afetadas, enquanto o caule do tomate escurece e enfraquece. A planta começa a desbotar a partir da parte superior, a folhagem ilumina, as folhas dobram e caem.A fonte de dano é o solo não tratado, as sementes e a própria doença se desenvolve no contexto de uma falta de luz em alta umidade.
Os tomates mal dispostos são descartados e os aparentemente saudáveis são pulverizados com Fitocida, Tricodermina, Fitosporina-M.
Cladosporiose
Essa doença também é chamada de manchas marrons, pois é caracterizada pela formação de manchas acastanhadas nas folhas das mudas. Eles aparecem na parte de trás da folha e têm uma rugosidade. Primeiro, manchas amareladas aparecem na superfície. Como resultado do desenvolvimento da cladosporiose, a folha fica marrom, enrola e cai.
Os esporos do fungo se desenvolvem em um contexto de aumento de umidade - alagamento do solo, umidade, rega com água fria.As plantas removem a folhagem afetada e a tratam com líquido de Bordeaux (1%), "barreira" ou "barreira".
Você sabe Os tomates são bons para fumantes. Eles ajudam a limpar o corpo da fumaça do tabaco, reduzem a pressão e suprimem a inflamação.
Podridão seca
Essa doença, também chamada de alternativenialiose, se manifesta primeiro pelo aparecimento de manchas marrons na parte de trás. A doença afeta toda a folha, fica marrom e desaparece. Após o derramamento da folhagem, o fungo passa para o caule.
Desenvolve-se com o aumento da umidade devido ao excesso de umidade do solo ou a saltos de temperatura e se espalha ativamente em climas quentes.Encontrando apodrecimento seco, preparações químicas devem ser usadas, por exemplo, Acrobat, Ditan, Quadris.
Oídio
Sinais: na folhagem, é visível uma placa branca, que se transformará em clorose e depois necrose de vegetação. As folhas ficam enrugadas e ficam amarelas.O fungo vive no solo e pode se desenvolver ao regar as mudas com água fria.Eles usam fungicidas - “Quadris”, “Strobi” ou “Topaz”. Depois de um tempo, o tratamento é repetido.
Importante! Às vezes, as folhas ficam brancas não devido a doenças, mas devido à falta de minerais. A causa desse fenômeno também se transforma em queimadura solar, se as mudas jovens forem retiradas bruscamente sob os raios brilhantes do sol.
Mancha branca
Sinais: as folhas no fundo da planta são cobertas com pontos pretos, ficam marrons, secam e caem.
A doença penetra no solo não tratado e só pode ser parada no estágio inicial. As mudas são tratadas com sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux.
Viral
Não é fácil identificar essas doenças no estágio de plântulas. Plantas jovens devem ser cuidadosamente consideradas.
Mosaico
Pontos claros aparecem nas folhas e a folhagem do tomate fica manchada devido à alternância das folhas amarelas, verde pálido e verde. Então ela cai.
Freqüentemente, a infecção do mosaico ocorre através de sementes não tratadas, as mudas doentes são jogadas fora e o restante é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio ou solução de uréia (5%).
Aspermia
Esta doença causa um atraso no desenvolvimento do tomate, expresso em folhas pequenas, deformação e desbotamento dos frutos nos quais não há sementes.
As doenças são transmitidas por pragas (por exemplo, pulgões), plantio de baixa qualidade e solo contaminado. Está se desenvolvendo ativamente em plantações espessadas, com calor e umidade. As amostras doentes são eliminadas.
Strick
Esse vírus ataca a parte verde da planta e traços característicos são observados nas mudas. A doença é semelhante à praga tardia, mas com ela as folhas secam mais fortemente, infectando mudas através de solo e sementes contaminados, e as plantas doentes não podem ser tratadas e descartadas.
Bacteriano
As bactérias geralmente infectam plantas fracas.
Importante! Não plante sementes de tomate em solo frio. Tais mudas germinarão por um longo tempo, serão enfraquecidas e suscetíveis a doenças. A temperatura ideal para a germinação das sementes é de +25 ... + 30 ° C.
Mancha marrom
Manchas amareladas aparecem nas folhas, que se juntam e ficam marrons. O verso torna-se um tom de azeitona e adquire um tom vermelho, desenvolvendo-se contra um fundo de alta umidade.Eles são tratados com preparações de cobre (líquido de Bordeaux, sulfato de cobre). Você pode usar produtos químicos: "Fitolavin", "Fitosporin M".
Manchas pretas
A infecção ocorre através de uma mistura não contaminada do solo, sementes, recipientes ou ferramentas, e se desenvolve rapidamente com alta umidade. O tratamento consiste em tratar 1% do líquido Bordeaux.
Os produtos químicos são usados:
- "Fitolavina",
- Fitosporina-M
- "Oksikhom".
Stolbur
Com esta doença bacteriana, as mudas ficam menores e manchadas com tons rosados ou roxos. A parte do solo torna-se grossa.
O restolho é transportado por insetos e passa o inverno nas raízes das ervas daninhas perenes, e as plantas fortemente infectadas são jogadas fora. Ao primeiro sinal, as mudas são tratadas duas vezes com a preparação bactericida Fitoplasmin. Para restaurar a microflora bacteriana do solo, após 4 dias, o solo é regado com a preparação bacteriana “Extrasol”.
Murcha bacteriana
As mudas começam a desaparecer sem motivo. Primeiro, as folhas inferiores murcham e depois toda a planta. Quando a doença se desenvolve fortemente no caule, podem ser observadas estrias acastanhadas ao longo de seu comprimento.O agente causador da murcha bacteriana é transmitido através do solo, do estoque e da água contaminados. Afeta as plantas enfraquecidas e desenvolve-se ativamente com alta umidade, especialmente quando a água cai sobre os verdes durante a irrigação.
As mudas afetadas são descartadas e as demais mudas são tratadas abundantemente a partir do spray com uma solução de Fitoflavina-300 (1%).
Câncer bacteriano
Esta doença bacteriana grave afeta o tomate no interior do caule, causando úlceras. A própria planta começa a desaparecer.
Transmitido através do solo contaminado, sementes, plantas. Muitas vezes, penetra através de danos no tomate, plantas doentes são destruídas e plantas saudáveis são pulverizadas com Fitoflavina (0,2%).
Não infeccioso
As doenças das mudas de tomate podem ocorrer sem a presença de um patógeno. As razões são a falta de vitaminas e minerais.
Isso inclui o seguinte:
- Falta de nitrogênio. Um sinal é uma cor pálida da folhagem. Se tal deficiência for detectada, é necessário suplementar com nitrogênio. Por exemplo, use uma solução de uréia na proporção de 1 colher de sopa por 10 litros de líquido.
- Deficiência de fósforo. Manifesta-se na formação de áreas mortas nas folhas, que gradualmente adquirem uma cor púrpura. Manchas acastanhadas aparecem na parte inferior da folha. Nesse caso, é necessário fertilizar o solo com superfosfato duplo, com base em uma proporção de 10 colheres de sopa. colheres de sopa por 1,5 litros de água e após 150 gr. essa solução é amassada em 10 l de líquido. O sulfato de amônio também pode ser usado em uma proporção de 2 colheres de chá por 1 litro de água.
- Falta de cobre. Um sinal dessa deficiência é o enrolamento das folhas e a dobra dos pecíolos para o fundo. A folhagem perde sua cor e adquire uma cor cinza claro, mas as veias retêm a vegetação. A alimentação com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou sulfato de cobre resolve o problema;
- Falta de ferro. Com uma deficiência do elemento, as folhas perdem a cor e são afetadas por manchas necróticas. É necessário fazer 0,25% de sulfato de ferro.
- Deficiência de potássio. É detectado na formação ao longo das bordas das folhas das áreas queimadas, aumentando gradualmente. As folhas apareceram enrugadas e depois ficam com uma cor acinzentada. A introdução de cinzas de madeira ou sulfato de potássio no solo ajuda muito.
- Ndeficiência de cálcio. Um sinal de ocorrência é necrose nas folhas inferiores. Esses espécimes tornam-se suscetíveis a muitas doenças e desaparecem. É necessário aplicar fertilizante na forma de nitrato de cálcio na proporção de 25 g. em 10 l de líquido.
- Falta de enxofre. É detectado na forma de uma cor desbotada rosada do verso das folhas localizadas mais próximas ao pecíolo. No futuro, são encontradas placas necróticas e faixas longitudinais de cor marrom escura aparecem no pecíolo. As folhas são puxadas para cima e se tornam quebradiças. É necessário adicionar sulfato de magnésio na proporção de 30 g. em 10 l de líquido.
Importante! As mudas consomem ativamente minerais como fósforo e potássio e requerem cobertura de fósforo-potássio três vezes durante todo o período de crescimento antes do plantio. A introdução de nitrogênio durante esse período deve ser moderada.
Medidas preventivas contra doenças do tomate
Qualquer doença, inclusive o tomate, é melhor prevenir do que curar. De fato, muitas doenças das plantas reduzem significativamente o rendimento e a qualidade dos frutos resultantes, e algumas são pouco tratáveis.
Os jardineiros recomendam as seguintes medidas preventivas contra várias doenças do tomate:
- Siga todas as regras de rotação de culturas. Não plante tomates na área em que os tomates e outros membros da família de abóboras, que sofrem das mesmas doenças, cresceram na última temporada.
- Eles cavam a terra no outono antes da geada, de modo que as larvas de pragas de insetos e patógenos congelam.
- Remover todos os restos de vegetação no outono, para não criar condições confortáveis para o inverno de microrganismos nocivos.
- No outono e primavera, realize uma desinfecção completa da estufa, bem como do solo.
- Em caso de detecção de doenças em grandes quantidades, substitua o solo na estufa.
- Realizar tratamento profilático com produtos biológicos como Bayleton, Actellik.
- Desinfetar as sementes antes de plantar no solo usando produtos químicos adequados (solução "Epina", "Humate" ou "Zircon").
- Usar "Humate" ao molhar, e também borrifá-los com mudas de manhã a uma concentração de 0,002%.
- Realize a rega adequada com água morna e assentada. Molhe sob a raiz e evite a saturação excessiva com a umidade, além de secar o solo. Regue as mudas durante o dia, e não à noite, quando a temperatura cair. Mas as plantas plantadas no solo em clima quente são regadas quando não há calor (manhã e noite).
- Desinfete os recipientes para plantio, se já estiverem em uso.
- Desinfetar o solo (no forno, manganês, água fervente).
- É imperativo adicionar cobertura para enriquecer o solo com microorganismos benéficos. Para fazer isso, use drogas que incluem bactérias fungicidas, fosfomobilizantes e fixadoras de nitrogênio, potássio. Depois de fazer essas preparações e plantar o material da semente, 2-3 dias devem passar.
- Realize o tratamento de sementes - calibre, deixe de molho, endureça, aqueça, trate com fertilizantes e estimulantes de crescimento, desinfete, aspire. Você não deve executar todos os procedimentos de uma só vez. É o suficiente para escolher 2-3 tratamentos. Por exemplo, endureça e desinfete. A desinfecção deve ser realizada sem falhas, por exemplo, mergulhe em permanganato de potássio por 20 minutos. e enxágüe.
- Observe o momento e a profundidade da semeadura.
- Não use esterco fresco para a mistura, pois o sal nela contido impede a absorção de nutrientes.
- Mantenha a temperatura na faixa de +22 ... + 25 ° С e a umidade ideal. Aqueça as estufas e não plante mudas até o chão esquentar e a ameaça de geada acabar.
- Exclua os rascunhos ao cultivar mudas, forneça boa iluminação. Com falta de luz, você pode usar lâmpadas (fluorescentes ou fito).
- Oportuna fazer fertilização, fortalecimento e desenvolvimento da planta.
- Evite o espessamento severo dos desembarques. Em lugares lotados, as mudas não se desenvolvem bem e são criadas boas condições para fungos e bactérias.
- Aplique produtos químicos para fortalecer a planta, tratando as raízes durante um mergulho. Realize a pulverização preventiva (com boro, iodo, fermento, vitríolo, infusão de alho).
- Compre sementes de variedades resistentes a várias doenças de fornecedores confiáveis e preste atenção à data de vencimento.
Recomendações úteis de tratamento
Ao identificar plantas doentes, os especialistas recomendam:
- Reorganize a instância doente para outro local. Ao cuidar dele, use luvas e ferramentas separadas.Certifique-se de lavar bem as mãos com água e sabão após todos os procedimentos com essas plantas.
- Primeiro, você deve trabalhar com arbustos completamente saudáveis e depois com os doentes.
- Alimente para fortalecer a planta.
- Depois de identificar e tratar uma determinada doença, no futuro não se esqueça dos tratamentos preventivos contra esse tipo específico de doença. Plantas saudáveis também devem ser tratadas.
- É melhor não usar mudas que são muito afetadas por doenças para o plantio, mas descartá-las.
Existem receitas populares que ajudam a se livrar de muitas doenças dos tomates:
- Pulverize as plantas com essa mistura - misture 100 gr. fermento em 10 litros de água.
- Moer 0,5 kg de alho e insistir em 3 litros por 5 dias. Então 50 gr. diluir a solução resultante em um balde de 10 litros e adicionar 50 gr. sabão amassado. Pulverize as mudas com o produto.
- Você pode fazer a pulverização mexendo em 10 l de água, 1,5 xícaras de alho picado e 2 g. Manganês
Para os tomates, é mais importante prevenir a doença do que combatê-la mais tarde. Hoje, muitas medidas preventivas simples e eficazes são conhecidas por evitar doenças. Não se esqueça de criar as condições para o tomate - uma planta mais desenvolvida resiste com sucesso a todos os infortúnios.Você sabe A maioria dos cozinheiros (68%) prefere tomates enlatados ao cozinhar, pois possuem um aroma e sabor mais intensos. Preservação como ketchups e pasta de tomate contém licopeno antioxidante muito mais natural do que frutas frescas.