As ervilhas são muito populares e amadas por adultos e crianças em todo o mundo. Este vegetal é barato, mas é saudável e nutritivo. Além disso, as ervilhas são quase universais em termos culinários: comem-na fresca, adicionam-na ao primeiro prato e nos vegetais, usam-na como acompanhamento ou um de seus ingredientes e também fazem todo tipo de recheio de torta. Considere em detalhes os recursos de sua estrutura, composição e outras características.
Origem da cultura
Acredita-se que a humanidade deve ervilhas ao sudoeste da Ásia, mais precisamente aos modernos territórios afegão, indiano, etíope e transcaucásia. Graças à pesquisa arqueológica, tornou-se possível rastrear como essa cultura se espalhou pelo mundo. Assim, há mais de 20 mil anos, nos tempos neolíticos, no território da moderna Sérvia, Croácia, França, Itália, Alemanha, Áustria e outros países europeus, esse vegetal era cultivado junto com cereais: milho, cevada, trigo.
Você sabe Atualmente, a Índia e a China produzem 70% das ervilhas do mundo. O Canadá semeia a maior área de quase 1,5 milhão de hectares do mundo, e a França apresenta a maior produtividade, coletando mais de 20 centavos de cada hectare semeado.
Pesquisas arqueológicas relatam o uso generalizado de ervilhas por representantes da civilização cretense-micênica, que encerrou sua existência um milhão e meio de anos antes do advento de uma nova era. E eles não apenas comeram eles mesmos, mas também alimentaram animais de estimação. No século I aC e esse vegetal passou da Índia para a China e depois para o Japão. Sabe-se que os habitantes da Europa medieval incluíram ervilhas de boa vontade em sua dieta, porque podem ser armazenadas secas por muito tempo, são baratas e nutritivas.Graças a essas qualidades, o vegetal era muito procurado pelas camadas pobres da população da Inglaterra, França, Escandinávia e outros países. Costumava-se cozinhar com banha de porco e esse prato poderia fornecer a uma pessoa a energia necessária em condições moderadas de um inverno europeu. As ervilhas entraram no Novo Mundo apenas no final do século XV, quando Cristóvão Colombo o semeou em 1493 na ilha de Isabella. Em nossas terras, a cultura foi cultivada por tribos locais no III - II milênio aC. No século XVIII, torna-se muito comum, popular e demandada.
Prédio
A ervilha é uma erva anual pertencente ao gênero de plantas herbáceas e é um membro da família das leguminosas. O nome latino é Pisum. A parte do solo das ervilhas é coberta com um revestimento de cera, que, no entanto, está ausente em algumas espécies.
Você sabe A primeira fonte escrita mencionando uma receita para fazer ervilhas verdes, não um produto seco, no momento é o livro de receitas de Guillaume Tirel, datado do século XIII. O autor descreveu um método de cozinhar "ervilhas verdes em uma panela".
Sistema raiz
O sistema radicular da planta em questão é essencial, podendo penetrar mais profundamente a 1,5 m, enquanto se ramifica extensivamente. Se as bactérias nodulares já são encontradas no solo onde a cultura cresce (aquelas raças que podem absorver nitrogênio diretamente da atmosfera), os nódulos podem se formar nas áreas radiculares.Esse fenômeno afeta muito a possibilidade de acúmulo de nitrogênio no solo - um nutriente necessário a todas as plantas. Após as ervilhas, graças ao nitrogênio acumulado (cerca de 100 g de substância por 1 m²), qualquer cultura de jardim, especialmente repolho, abóbora e solanácea, bem como várias culturas de raízes, cresce perfeitamente.
Caule
As ervilhas apresentam um caule arredondado, de grama fraca, que sobe pouco, aloja facilmente, cujo comprimento varia de 25 cm a 3 m, dependendo da variedade e das condições de cultivo, assim como o cultivo.O comprimento é um sinal pelo qual o caule é dividido nos seguintes grupos:
- anão ou baixo - abaixo de 1,5 m;
- semi-anão - de 51 a 80 cm;
- médio - de 81 a 150 cm;
- alto - de 1,5 a 3 m.
O caule acontece:
- alojamento simples, que cresce de 0,5 a 1 m;
- fasciado, caso contrário, padrão ou arbusto, tem de 7 a 21 nós, dependendo de quão cedo a variedade amadureceu.
Você sabe O nobre francês ficou muito impressionado com as ervilhas verdes, trazidas da Itália, cozinhadas pela cozinheira Odiger pela primeira vez em 18 de janeiro de 1660 e servindo Luís XIV à mesa. Isso causou um efeito colateral de aumento de flatulência e indigestão. No entanto, a moda durou o suficiente, como evidenciado pelo fato de Oliver Goldsmith, um poeta da Irlanda, que frequentemente visitava a França no século 18, reclamar em suas cartas sobre um produto venenoso feito em francês.
Folhas
O arranjo foliar da ervilha é oposto, o que significa que no nó 2 as folhas estão localizadas uma oposta à outra. O estípulo é grande o suficiente, sua forma lembra uma metade do coração. Nela e nas folhas da planta, há um padrão acinzentado de prata que lembra um mosaico. Seu tamanho e localização são diferentes e este é um sinal varietal de cultura.As folhas são complexas, dispostas em 2 a 3 pares no pecíolo, cirro, terminando com antenas, com as quais podem ser fixadas na cultura de suporte. Como em outras plantas monocotiledôneas, a venação das folhas de ervilha é reticulada. Existem também outros tipos de folhas de ervilha:
- acácia - uma folha desprovida de antenas tem uma folha não emparelhada no topo;
- bigode ou sem folhas - bigode não pareado, formado em vez de folhas;
- repetidamente pinado - uma veia altamente ramificada termina com 3-5 folhas minúsculas.
Importante! Um dos sinais da variedade de ervilhas é a cor de suas folhas, mas também depende em grande parte das condições em que cresce e dos cuidados com a colheita.
Os folhetos em forma são:
- oblongo;
- ovóide;
- obovate;
- arredondado.
As seguintes arestas das folhas são distinguidas:
- todo extremo;
- dentado;
- serrilhada;
- cercado.
A cor pode variar nos seguintes tons:
- verde amarelo
- verde claro;
- verde escuro;
- verde azulado.
Flores
As flores de ervilha localizam-se em pedúnculos longos, pintados de amarelo, às vezes muito curtos, quase sésseis.
Você sabe Durante o século 19, os criadores franceses criaram uma quantidade enorme de variedades de ervilha verde. Em 1906, a França publicou o trabalho dos criadores "Denaif and Sons", que descreveu cerca de 250 variedades diferentes de ervilhas!
A inflorescência da cultura é o carpo, seus representantes padrão podem ter um guarda-chuva falso. A corola das flores de ervilha é muito interessante - uma mariposa, composta por 5 pétalas:
- sua vela tem uma forma obovada, na parte superior há um entalhe;
- 2 asas ou remos são alongados, em forma de foice, têm a cor mais intensa em contraste com a vela;
- o barco tem duas pétalas fundidas, na maioria dos casos é incolor.
A corola nas variedades de cereais de ervilhas é geralmente branca; as variedades de ração têm um tom rosa, roxo ou vermelho-roxo. A flor está equipada com uma xícara de folhas cônicas de cinco dentes que parece um sino.Dos dez estames disponíveis, nove estão fundidos, mas um adjacente ao ovário é gratuito. O ovário tem 10 a 12 óvulos. Após a semeadura, as ervilhas florescem em um período de 30 a 55 dias.
Importante! Apesar do fato de as ervilhas serem uma cultura autopolinizante, a polinização parcial é possível.
A fruta
O fruto das ervilhas é um feijão, composto por 2 cúspides com 3 a 12 sementes dentro. A estrutura da folha pode ser casca ou açúcar, também pode ser semi-açúcar:
- os cascos são equipados com uma camada dura no interior, parecendo pergaminho;
- o açúcar não tem essa camada;
- no semi-açúcar, é apenas parcialmente desenvolvido.
São os cascos que são debulhados mais facilmente. Sinal varietal - a cor de um feijão verde, o que acontece:
- amarelo;
- verde claro ou escuro;
- roxo.
Importante! Frutos maduros ficam amarelos, marrons ou marrom violeta.
Em comprimento, podem ser:
- pequeno - 3-4 cm;
- médio - 4,5-6 cm;
- grande - 6-10 cm;
- muito grande - 10-15 cm.
Um dos sinais varietais de uma colheita é o tamanho de suas sementes:
- pequeno: o diâmetro de uma semente é de 3,5 a 5 mm, a massa de mil sementes é de 150 g;
- médio: o diâmetro de uma semente é de 5 a 7 mm, a massa de mil é de até 250 g;
- grande: o diâmetro de uma semente é de 7 a 10,5 mm e a massa de mil excede 250 g.
Sua forma pode ser:
- angularmente arredondado;
- angular;
- oval alongado;
- esférico;
- achatado.
As sementes de ervilha podem ter uma superfície lisa, enrugada e recuada, e sua casca é geralmente incolor. A cor dos cotilédones pode ser:
- amarelo;
- verde
- verde escuro;
- marrom;
- roxo.
As duas últimas opções são inerentes às variedades de direção da alimentação. Eles também podem ter manchas, listras, pontos.
Você sabe A palavra "ervilhas", usada nas línguas eslavas, é de origem indiana antiga. O fato é que, em sânscrito, "garshati" significa "esfregar". Para obter farinha nutritiva de ervilha, era necessário moer.
Exigências biológicas
A ervilha tem certos requisitos biológicos:
- resistência ao frio: a cultura não exige calor, suas sementes são capazes de germinar a uma temperatura de +1 ... + 2 ° C e as mudas podem suportar geadas de 6 a 8 graus;
- tolerância à seca: de exigência média, tolera a seca da primavera antes da formação de brotos com bastante facilidade; no entanto, quando o estágio de brotamento e formação de frutos começa, a planta se torna muito sensível à falta de umidade;
- altos requisitos de solo: gosta de solos úmidos chernozem, ricos em cal e floresta cinzenta, em solos pododólicos e cultivados com um nível de acidez de pH 6-7; pesado lavado, solo arenoso e salino não se encaixa na cultura;
- fotofilia: as ervilhas requerem longas horas de luz do dia, com maturidade mais rápida do que outras leguminosas, com uma estação de crescimento de 70 a 120 dias;
Agricultores e jardineiros devem ter cuidado com as principais pragas das culturas:
- traça de ervilha;
- broca de ervilha;
- pulgões de ervilha e outros.
Você sabe Existe uma versão da origem da terceira parte do nome do grande orador romano, cônsul Marcus Tullius Cicero, da antiga palavra romana "ervilha" - "pica". Cícero não acatou a proposta de seus amigos de mudar um nome tão "feio" para avançar em sua carreira política, e ele não perdeu: ele a glorificou por milênios.
As ervilhas podem ser afetadas pelas seguintes doenças perigosas que o jardineiro terá que combater:
- ascocitose;
- oídio;
- Infecção por Fusarium
- ferrugem.
É melhor cuidar da prevenção com antecedência.
Composição química e teor calórico
A ervilha contém uma grande quantidade de proteína vegetal, de composição semelhante à animal, tendo em sua composição aminoácidos essenciais e outras substâncias necessárias ao organismo. Pelo conteúdo de proteína vegetal, as ervilhas ficam em segundo lugar e perdem apenas para as lentilhas, que são líderes nesta lista.Para cada 100 gramas de conteúdo de ervilha comestível, você tem:
Nutriente | Quantidade | Norma |
Conteúdo calórico | 299 kcal | 1684 kcal |
Esquilos | 23 g | 76 g |
Gorduras | 1,6 g | 60 g |
Carboidratos | 48,1 g | 211 g |
Fibra alimentar | 10,7 g | 20 g |
Agua | 14 g | 2400 g |
Ash | 2,6 g | ~ |
Vitaminas | ||
Vitamina A, RE | 2 mcg | 900 mcg |
beta-caroteno | 0,01 mg | 5 mg |
Vitamina B1, Tiamina | 0,9 mg | 1,5 mg |
Vitamina B2, Riboflavina | 0,18 mg | 1,8 mg |
Vitamina B5 pantotênico | 2,3 mg | 5 mg |
Vitamina B6, piridoxina | 0,3 mg | 2 mg |
Vitamina B9, folatos | 16 mcg | 400 mcg |
Vitamina E, alfa tocoferol, TE | 0,5 mg | 15 mg |
Vitamina H, Biotina | 19,5 mcg | 50 mcg |
Vitamina PP, NE | 7,2 mg | 20 mg |
Niacina | 2,4 mg | ~ |
Macronutrientes | ||
Potássio, K | 731 mg | 2500 mg |
Ca de cálcio | 89 mg | 1000 mg |
Magnésio, Mg | 88 mg | 400 mg |
Sódio, Na | 27 mg | 1300 mg |
Enxofre, S | 170 mg | 1000 mg |
Fósforo, Ph | 226 mg | 800 mg |
Cloro, Cl | 57 mg | 2300 mg |
Oligoelementos | ||
Ferro, Fe | 7 mg | 18 mg |
Cobalt, Co | 8,6 mcg | 10 mcg |
Manganese, Mn | 0,7 mg | 2 mg |
Cobre, Cu | 590 mcg | 1000 mcg |
Zinco, Zn | 2,44 mg | 12 mg |
Carboidratos digeríveis | ||
Amido e Dextrinas | 44,7 g | ~ |
Mono e dissacarídeos (açúcares) | 3,4 g | max 100 g |
Ácidos graxos saturados | ||
Ácidos graxos saturados | 0,2 g | máx. 18,7 g |
Importante! O amido contido nas ervilhas é utilizado na produção de bioplásticos degradáveis no meio ambiente.
Características do uso de ervilhas
As ervilhas são consumidas desde os tempos antigos e até os nossos dias, uma vez que é sem dúvida um vegetal útil, que também é muito barato e sujeito a fácil armazenamento a longo prazo. No entanto, seu uso impensado pode, em alguns casos, causar danos ao corpo humano.
Benefício
- O benefício é que esta planta:
- mais do que outros presentes da natureza, é rico em certas vitaminas e minerais necessários para a prevenção de várias doenças;
- pode substituir carne ou outros produtos proteicos, por exemplo, durante o período de jejum;
- contém antioxidantes naturais flavonóides, que reduzem o nível de acidez nos tecidos e inibem os processos malignos;
- contém tiamina, que retarda o processo de envelhecimento no corpo, protege suas células dos danos causados por fatores nocivos como nicotina ou álcool, estimula o cérebro e a produção de energia no corpo;
- estimula o metabolismo, aliviando a constipação, remove o excesso de líquido;
- luta com excesso de peso porque contém muito poucas gorduras e, em algumas variedades, elas não são de todo;
- permitido para pessoas com diabetes, porque os carboidratos contidos nele - glicose e frutose - entram na corrente sanguínea sem a ajuda da insulina;
- ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, que por sua vez é muito importante para a prevenção da hipertensão e do ataque cardíaco;
- usado em cosmetologia caseira para a fabricação de máscaras que melhoram a tez, aliviam o inchaço e impedem a ocorrência de acne.
Importante! É permitido armazenar ervilhas secas por até 12 anos, se as condições forem atendidas. Ao mesmo tempo, ele não perde suas propriedades úteis.
Danos e contra-indicações
- Há também várias doenças nas quais o vegetal deve ser completamente excluído da dieta ou limitar significativamente seu uso:
- gota e / ou velhice: devido à presença de um grande número de purinas, contribuindo para um aumento no nível de ácido úrico do corpo e o acúmulo de seus sais - uratos - em tendões, articulações e outros tecidos;
- lactação: devido ao aumento da formação de gases e à probabilidade de cólica no bebê;
- doenças do trato gastrointestinal: dependendo de qual órgão e até que ponto é afetado e no estágio da doença, o médico pode recomendar a exclusão ou limitação do uso deste produto vitalício ou temporariamente.
As ervilhas são um presente valioso da natureza, apreciado pelas pessoas desde os tempos antigos e até hoje lhe prestam homenagem. É consumido de várias formas e variedades. Atualmente, o armazenamento deste produto é possível não apenas na forma seca, mas também em conserva e congelado, o que permite diversificar o cardápio durante todo o ano, e não apenas no período transitório de sua maturação.