Nos últimos anos, os mercados e lojas nacionais oferecem aos consumidores produtos exóticos: nozes, frutas e legumes, uma variedade de cereais e muito mais. Hoje falaremos sobre feijão com nomes como grão de bico e feijão mungo.
Grão de bico e purê
Os benefícios das oleaginosas, que incluem leguminosas, são conhecidos há muito tempo. Os vegetarianos apreciam especialmente sua capacidade de repor proteínas no corpo. Mais detalhadamente sobre as propriedades do grão de bico e do purê, bem como a diferença entre elas, abaixo no artigo.
Origem
Você pode traçar a história de origem ou a introdução à cultura de acordo com as evidências escritas deixadas por nossos ancestrais, de acordo com alguns achados arqueológicos. O conhecimento de duas histórias é apresentado na tabela:
Você sabe Os galhos das ervilhas turcas foram deixados nas tumbas dos mortos no Egito Antigo, na esperança de que um dos grandes juízes do submundo, o deus Geb, não fosse tão duro.
Aparência
Apesar de pertencerem a leguminosas, o grão de bico e as abelhas mungas são um pouco diferentes na descrição botânica:
Características químicas
A composição química de ambos os produtos é praticamente a mesma - ambos contêm pequenas quantidades de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 que são benéficos para o corpo.
Leguminosas são ricas em tais elementos:
Recurso | Grão de bico | Mash |
Vitaminas | B2, riboflavina B5, ácido pantotênico t-B6, piridoxina V9, ácido fólico | B1, tiamina B2, riboflavina B4, colina B5, ácido pantotênico t-B6, piridoxina V9, ácido fólico |
Minerais | PotássioCalciumSiliconMagnesiumSulfurPhosphorusIronManganeseCopperMolybdenumSeleniumZinc | Igual ao grão de bico |
Calorias (por 100 g) Esquilos Gorduras Carboidratos | 309 kcal 20,1 g 4,32 g 46,16 g | 300 kcal 23,5 g 2 g 46 g |
Características de sabor
O grão de bico cozido tem gosto de ervilhas misturadas com manteiga de amendoim. Feijão brotado cru parece avelã. Mash em forma germinada tem um sabor perto de ervilhas jovens. Seus grãos são igualmente suculentos. Quando cozida, a estrutura da semente se torna cremosa, semelhante ao purê de feijão com um sabor residual de nozes.
Você sabe A acácia, que todos conhecem como planta de mel, também pertence à família das leguminosas.
Benefício e dano
Dada a composição quase idêntica de ambos os produtos, podemos dizer com confiança que suas propriedades benéficas são idênticas. Assim como o restante das leguminosas - lentilhas, feijões, feijões, ervilhas e soja, essas culturas são uma fonte de proteína de alta qualidade. Os pratos de grão de bico e feijão mungo enchem o corpo de energia, o que é especialmente útil para atletas ou pessoas com muito trabalho físico.Nos países do leste, pomadas especiais são feitas com farinha de grão de bico para tratar queimaduras, sarna e inflamações da pele.Legumes normalizam os níveis de glicose e colesterol no sangue, ajudando diabéticos. Potássio e magnésio apoiam o trabalho do músculo cardíaco. O ferro na composição dos produtos evita a anemia, está envolvido na produção de glóbulos vermelhos. As vitaminas do grupo B e PP são os principais participantes da hematopoiese.
A presença de fibra em um produto vegetal ajuda a digestão, limpando o corpo de resíduos alimentares não digeridos, toxinas e toxinas. O feijão tem um efeito positivo na microflora do estômago e intestinos, regulando a secreção de suco gástrico. Apesar do alto teor calórico, com o uso de pratos de grão de bico e purê, você pode perder peso, pois a saturação é possível em uma pequena porção.
Importante! Não é aconselhável beber pratos com água ou outras bebidas: são possíveis flatulência e sensação de peso.
O feijão, especialmente germinado, estimula o cérebro, melhora a função da memória, a concentração. Ambos os produtos são úteis para o sistema nervoso central: graças a vitaminas e minerais, as conexões neurais das células nervosas são fortalecidas, o sono é normalizado e o estado de ansiedade passa.Não há contra-indicações especiais ao uso de leguminosas, exceto alergias. Com cautela e de preferência após consulta com o médico assistente, seus pacientes com doença no sangue devem ser consumidos com gota. Para evitar desconforto e problemas digestivos, depois de comer pratos de grão de bico ou purê, não é aconselhável comer nada por 4 horas.
Recursos de cozinha
O grão de bico é preparado por um longo tempo: antes de fazer qualquer prato, ele deve ser ensopado por cerca de 10 a 12 horas. Depois disso, as ervilhas turcas são cozidas por mais 1,5–2 horas até ficarem macias, e só então você pode fazer purê de batatas ou macarrão e servir como acompanhamento. As ervilhas são cozidas e cozidas, fritas em massa e enlatadas, moídas em farinha para assar e adicionadas às sopas. Além disso, é germinado e adicionado a vários pratos vitamínicos da culinária vegetariana.
O feijão é combinado com vários ingredientes, incluindo:
- vegetais
- carne e peixe;
- arroz e macarrão;
- cogumelos;
- Queijos
- nozes.
Os petiscos mais populares são o homus e o falafel, opções de massas com diferentes especiarias e ingredientes. A diferença na preparação do mosto é significativa: ele não precisa ser ensopado - em 40 a 50 minutos após o tratamento térmico, ele estará pronto. Mash também é um ingrediente em muitos primeiro e segundo pratos, saladas e lanches. Na culinária, eles usam farinha de amêndoa e amido.Mung combina bem com cereais, carne e legumes. O mundialmente famoso por macarrão chinês do produto especificado chamado "funchose". Na cozinha asiática, é frito, sopas grossas são preparadas e servidas com frutos do mar. Especiarias ideais para o produto são gengibre e alho.
Importante! Ao contrário do masha, o grão-de-bico é um produto mais pesado para a digestão; portanto, os pediatras não recomendam administrá-lo a crianças menores de 3 anos.
Quanto às qualidades alimentares e culinárias, o grão de bico e o feijão mungo são quase os mesmos. Existe uma pequena diferença entre as culturas na descrição botânica, mas elas trazem o mesmo benefício para o corpo, então você definitivamente precisa usá-las.