O cultivo de pepinos em uma estufa de policarbonato permite obter mudas amigáveis, culturas anteriores e abundantes. Se o abrigo da estufa for grande, outras plantas poderão ser plantadas próximas aos arbustos do pepino. Mas é importante considerar o fato de que nem todo vizinho pode se dar bem com um pepino sem prejudicar seu desenvolvimento e frutificação.
Plantas complementares para pepinos
As plantas que crescem na vizinhança se influenciam. Este efeito pode ser positivo ou negativo. Assim, por exemplo, com plantios selecionados com sucesso, você pode obter um aumento no rendimento de 10 a 20% ou melhorar o sabor das frutas. Portanto, é importante saber quais culturas têm um efeito benéfico nos pepinos e quais não, e planejar o posicionamento das plantas de acordo com esse conhecimento.
Para tornar mais fácil para o jardineiro cuidar das plantações de estufa, é necessário plantar plantas que exijam as mesmas condições de cultivo, aproximadamente a mesma quantidade de umidade e fertilização. Eles não devem ter concorrência por nutrientes.
Com a organização adequada dos canteiros, é possível cultivar conjuntamente arbustos de pepino e tomate. Além disso, com mudas, você pode cultivar mudas
Entre as culturas que são mais adequadas para o cultivo na mesma estufa com pepinos, estão as seguintes:
- pimenta;
- legumes;
- Repolho de Pequim;
- repolho branco;
- mostarda
- Espinafre
- aipo;
- berinjela;
- abobrinha;
- melões
- melancias.
- O cultivo dessas plantas juntamente com arbustos de pepino permite alcançar resultados tão positivos:
- economizar tempo e local para cuidar;
- faça colheitas precoces;
- economize custos de energia e calor.
Você sabe Como planta cultivada, o pepino começou a crescer 6 mil anos atrás. A Índia e a China são consideradas sua terra natal, onde hoje você pode encontrar uma planta selvagem cujos frutos não são adequados para alimentos devido à amargura.
Que culturas não podem ser plantadas na mesma estufa com pepinos
Não funcionará para plantar uma única estufa com pepinos que são afetados pelas mesmas doenças e insetos nocivos, têm requisitos diferentes de temperatura, iluminação e umidade, têm preferências diferentes de nutrientes e apresentam risco de polinização.
Tais culturas incluem:
- cebolas;
- alho
- ervas aromáticas (coentro, manjericão, orégano);
- batatas
- rabanete.
Vídeo: O que pode ser plantado em uma estufa
Pepinos em crescimento e seus companheiros em uma estufa
Para cultivar com sucesso pepinos e culturas compatíveis com eles, é necessário dividir a estufa em zonas, preparar adequadamente o solo, definir a temperatura necessária.
Importante! A densidade de plantio de arbustos de pepino deve ser observada de acordo com as recomendações — 3 plantas por 1 m².
Divisão da estufa em zonas para plantas: divisórias
A estufa deve ser dividida em várias zonas. Por exemplo, dependendo da iluminação. Considerando esse fator, os arbustos de pepino devem ser plantados sob a abertura da janela, ao lado deles estão os leitos de pimenta, ao lado deles são azuis e abobrinha. Ao longo das bordas para plantar repolho, alface, ervas.
Se houver 3 camas em um prédio com efeito de estufa, você poderá distribuí-las da seguinte forma: no centro, arranje pepinos, nas camas laterais - pimentas, azul, repolho, verduras entre as camas
Ao plantar pepinos e tomates juntos, é necessário equipar as partições entre as zonas. Sobre nenhum deles pode ser madeira compensada, ardósia, filme ou ripas. Ao mesmo tempo é melhor colocar tomates na saída para poder ventilar e manter frequentemente o nível de umidade necessário. Arbustos de pepino suaves e calorosos serão protegidos do ar frio por uma partição. Entre tomates e pepinos, você pode colocar camas com repolho, pimentão, abobrinha.
Importante! Não plante tomate e berinjela ao lado. Eles afetarão negativamente um ao outro.
Preparação da terra para desembarque
É melhor preparar o solo no outono. Mas se isso não for possível, não será assustador se você começar a prepará-lo na primavera. As camas precisam ser organizadas em altura. A primeira camada é drenada de 30 a 50 cm de altura e, em seguida, a camada de adubo (composto) de 30 a 40 cm de altura, são adicionadas cinzas de madeira (3 st / M²) e nitrofoska (100 g / m²). A última camada é colocada em solo fértil (grama misturada com húmus, areia ou serragem na proporção de 2: 2: 1).
O regime de temperatura da estufa
Antes de plantar, você deve aquecer o solo - nos canteiros, faça buracos profundos na baioneta de uma pá e despeje água morna neles. Depois que a Terra se aquece, ela precisa ser solta.
Antes de prosseguir com o cultivo de pepinos, você deve se familiarizar com os padrões de temperatura máximos e mínimos aceitáveis para esta planta, bem como com os métodos de regulação da temperatura. Afinal, é esse indicador que afeta o crescimento e o desenvolvimento de uma lavoura vegetal, a qualidade das frutas, o desenvolvimento de doenças.
Os padrões de temperatura recomendados para o cultivo de pepinos são mostrados na tabela:
Ao plantar mudas | + 20 ... + 22 ° C durante o dia, + 26 ... + 18 ° C durante a noite |
Na fase de floração | +25 ... + 28 ° С |
Durante o aparecimento da fruta | + 20 ... + 30 ° C durante o dia, + 28 ... + 20 ° C à noite |
A uma temperatura de + 15 ° C, a planta retarda seu crescimento, quando cai para + 10 ° C e a interrompe completamente, abaixo de + 9 ° C. A formação de ovários não ocorre se o termômetro indicar + 17 ... + 19 ° С ou + 35 ... + 40 ° С. O solo não deve aquecer acima de + 18 ° C e esfriar abaixo de + 16 ° C.
Controle de Pragas e Doenças
Para evitar o aparecimento de insetos e patógenos nocivos, após a escavação, o solo deve ser derramado com uma solução de permanganato de potássio, tratada com sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux.
Você sabe As frutas mais longas são produzidas pelas variedades chinesas de pepinos, com até 1,5 m de comprimento, cultivadas primeiro nos telhados das casas e depois transferidas para uma área aberta, amarrada a suportes. Na Europa, essas variedades são cultivadas em estufas.
Assim, em uma estufa de grande área, você pode cultivar não apenas pepinos, mas também outras plantas que são bem compatíveis com eles. Isso pode ser feito dividindo a área em zonas, criando partições leves.