Uma estufa ajuda um residente de verão ou um agricultor a cultivar hortaliças precoces e plantas que gostam de calor, sem medo da ameaça de uma queda de temperatura. Você pode comprar uma estrutura de jardim ou fabricá-la com materiais disponíveis, por exemplo, com acessórios - isso será discutido no artigo.
Vantagens e desvantagens da estufa de reforço
Na construção do edifício, o cultivador de hortaliças calcula as dimensões da estrutura exclusivamente para suas próprias necessidades - altura e largura, convenientes para si, para manutenção posterior da estufa.
- As principais vantagens da estufa de reforço:
- economia de custos;
- escolha do tipo de construção (móvel ou estacionária);
- a capacidade de adicionar adições ao projeto (janela, seção).
- As desvantagens incluem as desvantagens dos próprios materiais:
- os acessórios de metal precisam ser tratados com um primer, porque depois de um tempo pode ser afetado pela corrosão;
- há inconveniência no armazenamento de armadura de metal se for longa (11,7 m, 12 m);
- material plástico barato é exposto ao sol (é deformado pelo superaquecimento).
Você sabe As primeiras estufas européias, que apareceram no século XVI, foram chamadas de "casa das laranjas". Plantas exóticas eram cultivadas nas instalações, e apenas uma classe nobre e rica podia pagar tanto luxo.
Que elementos uma estufa consiste em reforço
Os componentes de uma estufa dependem do tipo de instalações - uma estrutura móvel geralmente é construída sem uma base. Para uma sala estacionária, essa base é necessária para que, com o tempo, não afunde no solo, principalmente sob um esqueleto pesado.
Fundação
Na maioria das vezes, é necessária uma base para uma estufa feita de uma base de metal. Para uma pequena estrutura em solos densos, podem ser instalados suportes de madeira, os quais, com alguns custos de mão-de-obra, permitirão que sejam posteriormente movidos.
Para estufas espaçosas com uma estrutura de metal, a melhor opção é um tipo de fundação de tira. A profundidade de plantio da base da fita é de 0,5 ma 1 m, dependendo do tipo de solo e do nível de congelamento. Nas regiões do norte, uma vala cavada sob a fundação é adicionalmente isolada com qualquer material improvisado, por exemplo, espuma. A faixa de largura da base da fita é de 18 a 25 cm.
Moldura
A estrutura é montada separadamente da fundação, o que simplifica o trabalho e, em seguida, a estrutura finalizada é instalada com a instalação subsequente de portas e janelas.
A gaiola de reforço é um grupo de seções arqueadas. O design ao longo de todo o comprimento do arco é suportado por hastes adicionais no centro e nas laterais. Além disso, a partir das extremidades da estrutura, a estrutura é reforçada com suportes feitos do mesmo material ou são instalados suportes auxiliares de metal ou madeira.
As seções metálicas nas juntas são conectadas com um fio rígido ou fixadas usando uma máquina de solda. As seções de fibra de vidro são fixadas com braçadeiras especiais. As dimensões do quadro, bem como a distância entre as seções, são individuais para cada necessidade.. As portas e aberturas de ventilação são montadas usando dobradiças de metal, a caixa é feita do mesmo material que a moldura ou de madeira.
Cobertura
O policarbonato popular é acessível para nem todos os jardineiros; portanto, com a produção independente de uma estufa, é dada preferência ao revestimento sob o filme. Hoje, a escolha deste material pode satisfazer qualquer necessidade de um produtor de plantas.
Importante! PLena PVX com o tempo, pode esticar e ceder, perdendo a qualidade do isolamento de calor e umidade. O revestimento deve ser inspecionado e tensionado regularmente, quando necessário.
Os principais tipos de filme:
- não estabilizado - material barato, mas precisa ser substituído a cada estação, uma vez que é deformado sob a influência da luz solar, a transmitância da luz é de 80%;
- polietileno - retém o calor na sala, aumentando a produtividade em até 30%. Vida útil - até 9 meses;
- polietileno reforçado - mais resistente que o material comum, suporta granizo de tamanho médio. Prazo de validade - 5-10 anos;
- membrana hidrofílica estabilizada - excelente retenção de calor, transmitância da luz - 75-80%, não acumula condensado, dura cerca de 5 anos;
- cloreto de polivinil - excelente transmissão de luz, que não requer iluminação adicional, dura até 6 anos.
Tipos de reforço
As estufas são construídas a partir de dois tipos de material: acessórios de vidro e barras de metal.
Aço
Este produto metálico é produzido na forma de hastes com entalhes a uma certa distância. O aço laminado a quente pode ter diferentes tipos de marcação, diâmetro, mas os requisitos para todas as variedades são os mesmos:
- força e resistência ao estresse e à corrosão;
- capacidade de aderir à solução;
- capacidade plástica (as hastes devem dobrar);
- resistência ao gelo (resistência ao cracking);
- facilidade na soldagem.
- Falta de uso em estufas:
- as juntas com o revestimento devem ser isoladas de danos mecânicos a este último;
- para dobrar e soldar as hastes, são necessárias ferramentas especiais e uma máquina;
- alto peso do produto, dificuldades no transporte, movimentação
- Comparado ao plástico, a condutividade térmica é menor.
Composto
Os produtos de fibra de vidro, como acessórios de metal, podem ser usados não apenas na construção de estufas, mas também como um engate em edifícios residenciais, estruturas pesadas de concreto armado.
- O material tem muitas vantagens:
- altas propriedades de isolamento térmico;
- leveza;
- flexibilidade e compacidade (geralmente é vendida em baías), o que facilita o transporte;
- não sujeito a ferrugem;
- durável
- não requer solda (elementos de fixação em forma de grampos de polímero);
- a estufa pode ser movida de um lugar para outro.
Você sabe A Holanda é famosa pelo maior número de estufas do mundo: a área total de estufas cobre 10.500 ha.
Como fazer uma estufa com suas próprias mãos
Se você possui ferramentas, você mesmo pode fazer uma estufa, usando materiais baratos. Abaixo está uma descrição da construção com base nos pilares antigos de concreto armado.
Recursos de design
Dimensões da estufa:
- altura - 2 m;
- comprimento lateral - 6 m;
- largura (do final) - 3,7 m;
Escolhendo as ferramentas e materiais certos
Para a construção, você precisará de algumas ferramentas profissionais, materiais básicos e elementos de fixação:
Importante! É aconselhável pré-tratar os acessórios com um composto anticorrosivo.
- suportes de concreto armado - o tamanho do material em torno do perímetro da estufa, excluindo a abertura da porta e da janela;
- fita adesiva;
- suporte de tubos de metal com um diâmetro de 2 polegadas - 4 unid.;
- acessórios de metal (diâmetro 12 mm) - cerca de 15 hastes de 12 m de comprimento;
- fio de metal;
- barras de madeira na porta e janela;
- correias finas para prender um abrigo de filme;
- pneumostapler;
- alicates;
- máquina de dobrar rolos;
- máquina de solda;
- moedor;
- broca, broca;
- âncora;
- parafusos autorroscantes;
- parafusos de madeira;
- dobradiças para portas e janelas;
- filme denso para abrigo 6 m de largura - 10-12 metros.
Instruções passo a passo
Depois de preparar todas as ferramentas e materiais, você pode começar a trabalhar:
- Postes de concreto armado com a ajuda de um moedor precisam ser cortados em partes, para que seja mais conveniente organizá-los ao longo do perímetro pretendido como base.
- Com as partes do suporte localizadas nas extremidades da estrutura futura, você deve deixar um espaço de cerca de 1 m de largura - para a porta e a janela opostas.
- Dois tubos são cavados no chão ao longo das bordas dessas aberturas - uma porta e uma janela serão posteriormente anexadas a eles.
- Existem 8 nervuras de reforço em cada lado, o que significa que nos suportes de concreto armado em ambos os lados, o número correspondente de furos é perfurado em incrementos de 0,75 m.
- As barras de reforço precisam ser dobradas por um arco, coletando a estrutura em arco separadamente.
- O topo da estrutura ao longo de seu comprimento será apoiado por 5 hastes: 2 nas laterais e 1 central. Com uma base arqueada, eles são presos com um fio rígido.
- Após a montagem, instale o arco, colocando as extremidades das hastes nos orifícios no suporte.
- Depois de cortar várias hastes nos segmentos necessários, reforce as extremidades da estrutura, soldando os segmentos na base arqueada e nos tubos enraizados obliquamente.
- Nas bordas dos tubos, em locais livres de solda, são fixadas barras de madeira, nas quais você pode fixar o abrigo de filmes posteriormente.
- Para que o revestimento futuro não esfregue contra a soldagem ou as bordas do reforço, toda a base da estrutura é envolvida com uma fita adesiva. É mais conveniente fazer isso antes de montar o arco e enrolar os pontos de soldagem posteriormente.
- A porta e a janela oposta são montadas a partir de vigas de madeira usando parafusos auto-atarraxantes. Depois que eles estão ligados a tubos de metal em um loop.
- A trava é usinada a partir de um pequeno bloco de madeira (tamanho individual) e presa com um parafuso, para que seja possível girá-la para cima e para baixo.
- O filme é puxado para a estrutura acabada.
- As bordas do filme são fixadas com tiras de madeira: por um lado - firmemente na âncora da fundação de suporte de concreto armado, por outro lado, eles fazem uma opção móvel para que possa ser levantada no calor, organizando ventilação adicional para a janela existente.
Vídeo: estufa de orçamento feita de reforço
A construção independente de uma estufa em seu local permitirá que um residente de verão ou um agricultor economize dinheiro significativamente. A única coisa a considerar é a disponibilidade das ferramentas necessárias e o mínimo de desenvolvimento de habilidades.