As cebolas de lodo consomem penas verdes. A planta é resistente ao gelo e inicia sua vegetação assim que a neve derrete - isso permite que você a use como a primeira vegetação. Considere a descrição, composição e utilidade do lodo de cebola, bem como como cultivá-lo e colhê-lo.
Descrição e características da variedade
Esta espécie é uma cultura perene e pertence ao gênero Luke. É capaz de tolerar geadas até –40 ° C.
Lâmpadas de até 2 cm de largura têm a forma de um cilindro ou cone com uma casca fina. Eles crescem a partir de um rizoma localizado horizontalmente. A seguir, vem um caule espesso, que cresce de 25 a 70 cm, com 6 a 8 folhas lineares verde-acinzentadas, com até 30 cm de comprimento, e cada folha se dobra helicoidalmente em torno de um eixo. Folhagem frágil com uma quebra emite um suco mucoso levemente acentuado, tem um cheiro de alho.
A planta floresce no segundo ano de vida, em julho. Ele lança um guarda-chuva redondo inflorescência com muitas pequenas flores de tons rosados. A fruta é uma caixa maior que o perianto.
Suas penas jovens começam a aparecer no final de março ou início de abril, e você pode cortá-las durante todo o verão.
Você sabe As cebolas de gosma parecem esteticamente agradáveis, e suas flores podem decorar não apenas os canteiros de jardim, mas também um canteiro de flores, além de, por exemplo, aliões decorativos. Suas inflorescências podem ser usadas como flores secas.
Composição quimica
As folhas de lodo de cebola contêm vitaminas C, E e PP, K, A, grupo B, além de carotenóides. Como qualquer planta verde, a cebola do lodo contém muita clorofila e possui uma composição mineral rica. Dos macro e micronutrientes, contém potássio, manganês, zinco, ferro, magnésio, zinco, níquel e molibdênio. Também nele estão voláteis, flavonóides, óleos essenciais.
Propriedades úteis de cebola
- As cebolas de gosma são boas para os seres humanos pelas seguintes razões:
- contém vitaminas e materiais necessários para o funcionamento normal do corpo;
- melhora o metabolismo e digestão;
- indicado para anemia, pois contém muito ferro;
- bom efeito no funcionamento dos órgãos genitais e na reprodução;
- aumenta a imunidade e inibe a microflora patogênica;
- é a prevenção do câncer;
- ativa o trabalho das glândulas internas;
- afeta positivamente o trabalho do sistema cardiovascular;
- melhora a aparência porque evita o envelhecimento e fortalece unhas e cabelos;
- substâncias mucosas permitem o uso deste produto em doenças do trato gastrointestinal (úlceras, gastrite).
Como cultivar cebolas no site?
Esta vegetação útil pode ser cultivada sozinha em seu jardim.
Importante! Com exacerbações do trato gastrointestinal ou alergias, o lodo de cebola deve ser excluído da dieta. Deve ser usado com cautela em nutrizes e com gota.
Tempo de semeadura ideal
A semeadura é realizada na segunda quinzena de fevereiro ou início de março. Em meados de maio, são plantadas mudas transplantadas. As sementes também são plantadas em campo aberto de abril a maio, quando o solo esquenta o suficiente.
Você pode fazer colheitas de inverno pouco antes do início da geada.
Condições de cultivo
Para o plantio, escolha uma área bem iluminada, sem luz do sol na primavera e após fortes chuvas - nesse caso, são necessárias camas altas. Talvez uma ocorrência próxima das águas subterrâneas, mas sem inundações. Todos os tipos de cebola, como umidade moderada.
É necessário plantar o vegetal em questão em um local onde anteriormente foram cultivados repolho, tomate, pepino, rabanete, bem como batata, feijão e cereais. A temperatura ideal para a vegetação ativa desta cultura é de + 20 ° C.
Importante! Não plante cebolas gosma após cultivos bulbosos.
Solo e fertilizantes
O lodo prefere solo argiloso e turfoso com uma reação neutra (pH 6,0-7,0). Ele não gosta de solos ácidos. Antes de plantar sementes ou bolbos, o local deve ser preparado: deve ser desenterrado e fertilizantes orgânicos aplicados. Não vale a pena usar fertilizantes minerais apenas se o solo não for fértil.
As plantações devem ser freqüentemente desbastadas e fertilizadas com húmus ou estrume podre no outono (6 a 8 kg por 1 m²). Na primavera, você pode adicionar mais húmus (5 kg por 1 m²) juntamente com a introdução de fertilizantes minerais (30 g de nitrato de amônio, 30 g de superfosfato e 15 g de fertilizante com potássio).
A área escavada deve ser nivelada com um ancinho e levemente compactada para que as sementes não cederem e penetrarem profundamente no solo.
Plantando cebolas
As cebolas podem ser plantadas com sementes ou você pode usar o método vegetativo. Ao plantar sementes, você deve primeiro cultivar mudas. Este método permite obter a colheita da cebola mais cedo. O desembarque em si é realizado na segunda quinzena de fevereiro. Para este propósito, o solo do solo turfoso e do húmus em partes iguais é adequado.
Antes de usar, ele deve ser descontaminado - por exemplo, quente no forno ou no microondas. Em seguida, deve ser derramado com uma solução fraca de manganês, coberto com filme plástico e colocado em local quente por vários dias.
As sementes também precisam ser preparadas. Eles precisam ser aquecidos, colocando um radiador de aquecimento 2 semanas antes da semeadura. Antes do plantio, é necessário realizar o processo de desinfecção, mantendo as sementes em uma solução de manganês. Então eles devem ser lavados em água e secos. Depois disso, eles pousam em um recipiente com solo preparado.
Em campo aberto, as sementes são plantadas em meados de maio. As sementes são plantadas a uma profundidade de cerca de 1 cm em linhas. O espaço entre as fileiras é de cerca de 40 cm e o solo em cima das sementes deve ser ligeiramente compactado. Após a emergência, é necessário afinar a área com o plantio, deixando uma distância de 15 cm entre as plantas.Importante! No mesmo local, sem transplante e propagação, o vegetal descrito não pode crescer mais de 5 anos. Se você deixar por mais tempo, haverá uma queda acentuada no rendimento.
A propagação vegetativa é realizada no final do período de verão ou no início de setembro. Para a reprodução, amostras de 2 a 3 anos são ideais. Para esse fim, eles desenterram os arbustos de gosma e dividem cada um em várias partes. Ao mesmo tempo, cada raiz de cebola deve ter quatro bulbos. Todas as partes são plantadas separadamente no início da primavera.
Vídeo: Propagação de cebolas de lodo de forma vegetativa
Cuidados de pouso
A cebola slime é considerada uma cultura despretensiosa, e não é problemático cuidar dela.
Rega e alimentação
Para colher em clima seco, você precisa regar regularmente para deixar as penas suculentas e saborosas. Na primavera e no final do outono, é necessário introduzir fertilizantes orgânicos no solo (húmus, estrume apodrecido ou composto). No verão, é melhor usar alimentação complexa. Você pode comprá-los prontos em lojas de jardinagem ou cozinhá-los você mesmo.
Você pode usar os seguintes compostos:
- excrementos de pássaros, solução de verbasco, infusão de ervas;
- solução de verbasco (1 a 8) com 5 g de nitrato de amônio, 10 g de superfosfato e 5 g de fertilizante de potássio por 1 m².
É o suficiente para fazer essa cobertura duas vezes no verão.
Você sabe As cebolas de lodo que atingiram a idade de três anos podem ser usadas para crescer no peitoril da janela. Antes das geadas, os arbustos selecionados são cortados e plantados em recipientes com solo fértil; depois, eles podem descansar por cerca de um mês no porão ou na varanda e depois transferidos para uma sala quente, onde a planta começa a vegetar e a lançar folhas.
Afrouxamento do solo
Após cada umedecimento, é necessário soltar o solo para melhor ingestão de ar e nutrientes no sistema radicular da planta. Desaperte a uma profundidade de cerca de 5 cm. O número recomendado de tratamentos é de 3-4 vezes por estação.
Capina
Durante o afrouxamento do solo, a remoção de ervas daninhas deve ser realizada, o que retira a umidade e os nutrientes do solo. Além disso, as ervas daninhas inibem o desenvolvimento de novos brotos de cebola.
Desde o aparecimento da erva daninha, bem como da secagem do solo, a cobertura morta ajuda. Como grama, serragem e húmus são adequados. Palha também nutre a colheita.
Preparando-se para o inverno
Certifique-se de aparar a cor da planta em questão: resta apenas se for necessário material de semente. Ao preparar a lesma de cebola para o inverno, você precisa cortar todas as folhas para ajudá-lo a sobreviver à geada.
Antes do inverno, é necessário cobrir com superfosfato (40 g por 1 m²) e sal de potássio (30 g por 1 m²).
Características da colheita e armazenamento de culturas
As cebolas perenes da variedade descrita no primeiro ano de crescimento produzem uma colheita com um pequeno conteúdo de elementos úteis nas folhas. No terceiro ano, a cebola dá uma boa colheita com folhas suculentas, que têm um sabor maravilhoso e contêm muitas vitaminas e minerais.
A primeira colheita pode ser obtida em maio. Durante a estação de crescimento, as cebolas podem ser cortadas até 7 vezes. As folhas devem ser cortadas quando atingirem 22 a 30 cm, 4 a 6 cm acima do nível do solo. Para obter produtos anteriores, use abrigos de filme.
Para a colheita, você precisa escolher o tempo seco. As folhas cortadas são colocadas em sacos de polietileno e colocadas na geladeira. Lá eles podem ser armazenados por até 20 dias. Ao colher, junto com uma lâmpada e um pedaço de terra, ele é armazenado em caixas de madeira no porão (porão, adega, subsolo).
Lodo de cebola fresco vai bem para saladas. Também é usado para cozinhar pratos de carne e peixe.
Você sabe Os gregos antigos preferiam usar cebolas apenas para fins médicos: eram repelidos por seu cheiro não muito agradável.
As cebolas de gosma deliciam os jardineiros com as primeiras verduras vitamínicas e podem ser cultivadas mesmo no peitoril da janela. Cuidar disso é simples, e o resultado será um produto útil.