Rabanete é um vegetal de amadurecimento rápido que pode ser plantado 2 vezes por temporada. No início da primavera, as variedades de verão começam a crescer. Seus vegetais de raiz rubi característicos são encontrados em quase todas as lojas. Mas nem todo mundo sabe que as variedades de inverno são plantadas no verão para obter uma excelente colheita no outono. Como plantar rabanetes no verão será discutido neste artigo.
Quando plantar rabanete uma segunda vez no verão
Rabanete de inverno é semeado no meio do verão. O desembarque pode começar em meados de junho e durar até setembro. Este é o tempo de uma longa luz do dia, tão necessária para o vegetal. As variedades de inverno se desenvolvem mais lentamente que as de primavera, mas têm um tamanho maior, retêm a densidade e as propriedades crocantes por mais tempo, têm um sabor mais agudo. Eles também são armazenados por mais tempo do que os da primavera. Ao mesmo tempo, também é realizada a semeadura das variedades de primavera.Rabanetes podem ser cultivados onde houver sol e solo fértil e úmido, mesmo nas menores áreas urbanas. As variedades posteriores toleram bem o calor, embora exijam rega regular. Rabanete é uma colheita resistente ao frio. Seus rebentos toleram geadas a -3 ° C e plantas adultas - até -6 ° C. As sementes germinam a uma temperatura de +2 ... + 4 ° C. A temperatura ideal do ar é de + 13 ° C, em estufas ou estufas - + 16 ° C. A formação da cultura das raízes ocorre a uma temperatura de +15 ... + 18 ° C.
Você sabe Rabanetes começaram a crescer na China. De lá, ele veio para a Europa no século XVI.
Seleção das melhores variedades para cultivo
Rabanete é despretensioso, então você pode escolher variedades diferentes para o seu cultivo. Os da primavera são ótimos para saladas, e os do verão, projetados para uso no inverno, combinam com outros vegetais em ensopados ou sopas. Rabanetes de frutas vermelhas adicionam decoratividade às saladas. O inverno é mais diversificado, entre eles você pode encontrar diferentes espécimes para a coloração da casca e da polpa. Acredita-se que essas raízes sejam mais suculentas e aromáticas.
Algumas variedades populares de primavera:
- Café da manhã francês - o período de frutificação é de 23 dias. O proprietário de uma forma oblonga, casca vermelha com uma ponta branca.
- Sincelo- irá agradá-lo com uma colheita em 25 dias. Sua colheita de raiz branca é longa, fina e de forma cônica.
Variedades de inverno destinadas a armazenamento a longo prazo:
- Rosa chinesa - Estas são culturas de raízes brancas que você pode provar 52 dias após o plantio.
- Branco chinês - excelente variedade, com frutificação posterior - após 60 dias. Tem grandes, longos e cremosos vegetais de raiz branca com uma ponta romba.
- Espanhol preto redondo - o proprietário de casca preta e polpa branca com um período de frutificação de 55 dias.
Tempos de aterrissagem ideais
Ao escolher um horário de plantio, concentre-se na duração da estação de crescimento. Para calcular a hora do plantio, conte a partir da data em que deseja colher, o período de maturação e obtenha a data do plantio. Lembre-se de que você precisa colher antes da primeira geada.
Você sabe Dependendo da variedade, a raiz de rabanete pode ser esférica, alongada e cônica. E a cor da casca dele — branco, amarelo, rosa, vermelho, roxo e até preto.
Características do rabanete crescente
Rabanete é cultivado para produzir vegetais de raiz, embora suas folhas também possam ser usadas na preparação de saladas. O solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. As plantas precisam de um lugar ensolarado. Se forem plantadas em uma sombra forte ou onde houver muitas outras plantas ao seu redor, o rabanete investirá toda a sua energia no crescimento das folhas e não formará raízes. Alguns jardineiros plantam rabanetes nas camas em lotes com um intervalo de 10 dias. Isso aumenta o uso de rabanetes.
Preparação do solo
Nas parcelas domésticas de uso anual, o solo é empobrecido e oxidado; portanto, antes do plantio das plantas, é necessário realizar trabalhos para melhorar a composição do solo.
Técnica:
- Cavar o solo. Pedaços de terra são quebrados porque eles podem deformar as raízes durante o crescimento e os rabanetes perderão sua forma comercializável.
- Para neutralizar a acidez do solo, são adicionados cinzas ou giz. Em solo ácido, as plantas serão fracas com baixos rendimentos, altamente suscetíveis à infecção por podridão.
- O solo denso e argiloso é sempre afrouxado com areia, turfa ou outros componentes soltos: serragem, perlita.
- Para fertilizar com fertilizantes, o estrume apodrecido é introduzido na taxa de 8 a 10 kg / 1 m². Se você preferir fertilizantes minerais, adicione 60 g de nitrato de amônio e superfosfato e 40 g de cloreto de potássio por 1 m².
Você sabe As variedades de rabanete oriental, por exemplo, daikon, podem crescer até 60 cm de comprimento e ter uma folha superior de tamanho menor. Esse rabanete precisará de cerca de 0,4 m² para crescimento e desenvolvimento.
Observe uma rotação de safra de três anos. Isso ajudará a prevenir doenças que podem reduzir os rendimentos. Antes do rabanete no site deve crescer batatas, cebolas, alho, cenoura. Você não pode plantar outros crucíferos - repolho, rabanete.
Preparação de sementes
As sementes de rabanete têm boa germinação e, mesmo que armazenadas em um ambiente fresco, germinam com uma probabilidade de 75%. Preparar as sementes para a semeadura é levar amostras maiores. Eles não apenas formam culturas de raízes maiores, mas também florescem mais rapidamente.Se não tiver certeza da qualidade das sementes, desinfecte-as tratando-as com água quente a uma temperatura de + 60 ° C. A alta temperatura é prejudicial aos esporos de fungos.Como prevenção de doenças, as sementes são tratadas antes da semeadura por 20 minutos em uma solução de qualquer fungicida. Este pode ser o medicamento "Alirin-B", "Bayleton" ou qualquer outro. A ação da maioria deles é baseada no fato de que bactérias que destroem patógenos são introduzidas no solo, contribuindo para a melhoria do solo e o desenvolvimento de microflora benéfica.
Você sabe Rabanete tem seu próprio feriado - uhdepois o festival no México, comemorado em 23 de dezembro. É chamado "Noite de Rabanete".
Técnica de semeadura
O plantio de verão é realizado por sementes no solo. Semeando método - em linhas. A largura entre eles é de 15 cm e a taxa de semeadura é de 4-5 g / 1 m². Quanto à profundidade, as sementes são semeadas muito perto da superfície, a uma profundidade de 1-2 cm, sendo as melhores condições para o desenvolvimento da raiz e, em seguida, a colheita da raiz. Quando as culturas são espessadas após a emergência, é realizado o desbaste.
Recursos de Cuidados
Cuidar de rabanete é extremamente simples. Consiste em:
- rega;
- aplicação de fertilizantes;
- afrouxando o solo;
- prevenção de doenças;
- controle de pragas.
Importante! As colheitas de raízes crescem muito melhor se você fornecer várias pequenas irrigações por semana do que uma abundante.
Regras de rega
Rabanetes precisam de água, mas não muito. Recomenda-se regar as lavouras a cada 4-5 dias. Profundidade de rega - não mais que 5 a 10 cm O tempo de rega não importa. Não deixe o solo secar completamente antes da próxima rega. Isso levará ao craqueamento das raízes. O solo deve sempre permanecer úmido ao toque. Se o verão estiver muito quente, cubra as camas com cobertura morta. Ele retém a umidade do solo e inibe o crescimento das ervas daninhas. A profundidade da camada com cobertura é de 2 a 4 cm.
Fertilizantes
Se fertilizantes forem aplicados durante o plantio, não fertilize os rabanetes com outra coisa. É preferível ao plantar a introdução de orgânicos. Isso pode ser estrume, fezes de pássaros, farinha de ossos, algas, composto. Eles gradualmente nutrem as plantas, criando um ambiente sustentável para o crescimento. A composição de qualquer substância orgânica possui os componentes necessários: nitrogênio, fósforo e potássio, além de vários outros minerais que podem melhorar as propriedades do solo.
Você sabe O óleo de rabanete era conhecido pelos antigos egípcios mesmo antes de o azeite entrar em uso.
Alguns jardineiros preferem alimentar rabanetes com fertilizantes minerais, citando o fato de que essa cultura cresce tão rápido que simplesmente não tem tempo para absorver os nutrientes liberados lentamente da matéria orgânica.
Afrouxamento do solo
Remova todas as ervas daninhas durante o cultivo e não permita que elas germinem. Eles são concorrentes de suas raízes na luta por umidade e nutrientes. O afrouxamento resolve três tarefas principais:
- clareia o solo para dar mais espaço para o crescimento das raízes;
- remove ervas daninhas;
- fornece acesso de oxigênio às raízes das plantas.
Você pode afrouxar a enxada de jardim, cultivador elétrico ou mecânico, um dia após cada rega. Se estiver chuvoso, o afrouxamento é realizado após o solo secar.
Controle de Pragas e Doenças
No centro da prevenção de doenças está o cumprimento das regras de rotação de culturas. Não plante rabanete depois de plantas com as quais tenha pragas comuns: repolho, nabos e outras plantas crucíferas. Mas como os esporos de fungos se espalham junto com o ar e a água, você precisa conhecer os principais sinais de doenças e como lidar com elas. Na natureza, existem muitos fungos que podem destruir a colheita de rabanete ou torná-la pouco atraente e sem sabor.
Importante! A maioria das doenças se desenvolve bem se o rabanete crescer em um ambiente muito úmido; portanto, para combater doenças, reveja o horário de rega dos canteiros e verifique se a água não fica estagnada no chão.
Sinais de infecção fúngica são:
- manchas nas folhas;
- murcha de folhas;
- fraco desenvolvimento da planta como um todo.
As principais doenças do rabanete:
- Ferrugem branca - manifestada por pequenas manchas brancas na parte da frente da folha. As manchas parecem inchaços que, rompendo, deixam um revestimento branco e oleoso. Tal rabanete deixa em cores e geralmente não forma uma colheita de raízes. Para combater a doença, as culturas são tratadas com preparações "Ridomil-Gold" ou "Ditan-M".
- Kila - Uma doença crucífera específica que deforma a colheita de raízes, formando crescimentos que começam a apodrecer. A planta fica em crescimento e morre. O fungo é extremamente viável, portanto, todas as plantas infectadas são destruídas, e o local em que foi encontrado não é usado para o cultivo de plantas crucíferas por 10 anos.
- Vírus mosaico - manifesta-se na forma de círculos concêntricos nas folhas. O círculo geralmente tem uma tonalidade mais clara e o interior do círculo é da mesma cor que o restante da chapa. Gradualmente, os círculos escurecem e o lençol morre. Como não há como combater o mosaico, todas as plantas infectadas pelo vírus são destruídas.
- Oídio - manifesta-se sob a forma de um revestimento branco nas folhas, parecendo polinização com farinha. Tais folhas gradualmente se deformam e morrem. Para plantas de processamento medicamentos adequados "Alirin-B", "Gamair", "Quadrice", etc.
- Míldio fofo - manifestado pelo amarelecimento das folhas. A parte inferior da placa da folha é coberta com um revestimento acinzentado. As folhas afetadas morrem. Use para processar "Fitosporin-M".
Os fungos não são o único problema que pode afetar negativamente suas plantações. Ninguém está a salvo de insetos, principalmente no verão. Evite o crescimento excessivo de ervas daninhas para reduzir pragas nas lavouras.
Sinais de pragas:
- folhas deformadas desbotadas;
- a presença de túneis, ranhuras, buracos neles;
- a presença de larvas em culturas de raízes.
Importante! Se o rabanete não for desenterrado por um longo período de tempo, vazios se formarão dentro dele e o sabor se tornará gramado.
Pragas como pragas podem irritar as plantações com rabanetes:
- Pulga crucífera - Vive excelentemente em plantas e no solo em condições quentes e secas e ataca apenas as culturas que não têm água. Para controlar a pulga crucífera, basta que o solo esteja úmido.
- Lagartas - como a maioria dos insetos, eles preferem viver no fundo da folha. Basta virar a folha e você pode encontrá-los lá. Lagartas são combatidas por coleta manual. Você pode tratar plantas com inseticidas. Mas agricultores experientes preferem não fazer isso porque o rabanete é muito rápido para comer e as toxinas não têm tempo para deixar as raízes.
- Bug crucifer - danifica folhas, deixando buracos e vestígios de muco sobre os quais se depositam esporos de fungos. Percevejos têm um odor desagradável característico. Para combater insetos, use um spray de plantas com uma solução de sabão. Pode consistir em 300 g de sabão dissolvido em um balde de água.
Ao usar inseticidas para controlar pragas, concentre-se naqueles que indicam um "amplo espectro de ação". Tais drogas são eficazes contra muitos insetos.
Recursos de coleta e armazenamento
Em geral, o amadurecimento das variedades de rabanete de inverno leva de 20 a 30 dias. Se estas são variedades de amadurecimento tardio - 50-60 dias. Assim que você vê as raízes formadas acima da superfície da cama, isso significa que a colheita está madura para a colheita. Não deixe rabanetes no chão por muito tempo. As colheitas de raízes não crescerão mais, mas os insetos podem danificá-las. Remova as plantas dos canteiros para os topos. As raízes do rabanete maduro atingem 2,5 cm de comprimento.
Eles gentilmente limpam o solo e os colocam para secar. Se as raízes forem menores, deixe os rabanetes crescerem um pouco mais. Rabanetes de inverno são colhidos no outono. Seja qual for a variedade que você cultiva, colha até a primeira geada. As variedades de inverno podem ser armazenadas por um longo tempo sem perder suas propriedades. Algumas variedades podem ser armazenadas em caixas com bastante palha durante o inverno.
Os topos de rabanete são cortados com uma faca comum. Se desejar, você pode usá-lo em saladas. Para isso, as verduras lavadas são secas e armazenadas em uma geladeira em um saco plástico por 3-5 dias. Rabanetes em crescimento é um dos trabalhos mais fáceis e rápidos disponíveis no seu jardim. Mas, para obter uma boa colheita, siga as regras básicas para cultivá-la.