As variedades de pepinos resistentes ao frio sempre foram apreciadas pelos jardineiros russos, pois são adequadas para o cultivo nas regiões central e norte do país, com condições climáticas bastante adversas. Há realmente muitas opções adequadas para o plantio, mas neste artigo falaremos sobre um dos melhores - pepino chinês resistente ao frio, o que é notável e como cultivar uma colheita abundante de frutas grandes - continue lendo.
Caracterização e descrição da variedade
Pepinos chineses apareceram na Ásia e por um longo tempo foram cultivados exclusivamente em território chinês. No entanto, no século passado, eles começaram a ser cultivados na Rússia, em particular, para fins de reprodução. A resistência ao frio chinesa é o resultado de tais experimentos de seleção feitos por especialistas da empresa agrícola Zedek. Apesar de sua origem sulista, também é bem estabelecido em regiões mais frias, embora algumas vezes através do cultivo de mudas em estufa ou estufa.
Você sabe Os habitantes das Ilhas do Pacífico embrulharam pepinos em folhas de bananeira e cavaram em suas parcelas em caso de tempestade ou queda de safra. Se um homem quer se casar com a garota que ele gosta, ele deve fornecer sua poupança de pepino à família dela como resgate para a noiva.
Descrição botânica do mato e frutas
Pepinos desta variedade são plantas de crescimento rápido, com um grande número de brotos laterais. Para que não dobrem sob o peso dos frutos, são amarrados a treliças, fixando-se em vários lugares ao mesmo tempo. Placas de folhas - de tamanho médio, verde saturado, densidade moderada. O ovário é do tipo feixe, o que facilita muito o processo de coleta de frutos amadurecidos.Os próprios Zelentsy têm formato cilíndrico, às vezes levemente curvado (semelhante ao chifre de um carneiro). Tubérculos grandes com pontas brancas estão espalhados por toda a superfície, mas o pescoço, pelo contrário, é curto. A pele é fina, brilhante, mas ao mesmo tempo bastante densa. A polpa é muito suculenta e aromática, sem sinais de amargura, mas com pequenas sementes no interior. O comprimento médio das frutas é de 50 a 60 cm e pesa até 150 g. Pepinos chineses resistentes ao frio são uma excelente solução para preparar saladas de verão, mas não é muito conveniente usá-los para preservação, a menos que você comece a cortar a vegetação em várias partes.
Frutificação
Sob boas condições de cultivo, um arbusto pode suportar até 20 a 30 kg de frutas, mas as colheitas mais abundantes ocorrem nas primeiras 2-3 semanas das plantas frutíferas. Se você não tiver tempo para colher imediatamente, tudo bem: as frutas ficam amarelas muito lentamente. É verdade que você não precisa atrasar a colheita, porque nos frutos crescidos forma-se uma pele grossa e a carne perde a suculência.
Importante! É recomendável reciclar verduras chinesas resistentes ao frio coletadas nos primeiros dias após a remoção, pois elas são propensas a murchas.
O momento da floração e amadurecimento das frutas
O período de frutificação dos pepinos da variedade descrita começa aproximadamente 5 a 10 dias após o aparecimento do ovário ou 50 a 55 dias após a germinação de mudas jovens, continuando até as geadas. A floração branca das plantas é observada várias semanas antes da formação de vegetação.
Prós e contras da variedade
Como muitas outras variedades de pepino, o chinês resistente ao frio tem seus pontos fortes e fracos, dos quais você definitivamente deve estar ciente antes de plantar uma colheita no local.
- As seguintes características estão incluídas na lista de vantagens do pepino especificado:
- alta produtividade;
- amadurecimento relativamente curto;
- período de frutificação prolongado, permitindo obter frutas suculentas até a geada;
- a possibilidade de crescer na sombra;
- resistência ao frio;
- autopolinização de plantas;
- alta resistência a doenças;
- baixa tendência ao amarelecimento e à barragem quando os frutos são maduros.
- Quanto às desvantagens da variedade, elas incluem:
- baixa germinação de sementes;
- baixa qualidade de manutenção dos frutos coletados e a mesma baixa portabilidade, e se levarmos em conta o tamanho do fruto, que nem sempre é conveniente para preservar, é compreensível que alguns jardineiros prefiram plantar outras variedades no local.
Sementeira e cultivo agrícola
A variedade chinesa híbrida resistente ao frio é adequada para o cultivo em solo aberto e fechado, o que é mais típico para regiões com clima frio. Nos territórios do sul e em algumas áreas das regiões centrais da Federação Russa, a semeadura de sementes é praticada imediatamente no leito, mas, em qualquer caso, cada opção tem suas próprias características específicas do próprio procedimento e o cuidado adicional das mudas.
Você sabe No território dos países europeus, é costume usar apenas pepinos longos e macios, que são considerados comuns. Variedades irregulares difundidas na Rússia são chamadas de "pepinos em uma camisa russa" e não são tão procuradas na Europa.
Em campo aberto
O plantio de pepinos diretamente no canteiro pode ser realizado por métodos de sementes e mudas, o que depende mais de características climáticas específicas. Se você escolher a opção de semente, o material de plantio precisará ser preparado adequadamente: classifique, abaixe as sementes adequadas em água por 30 minutos, pegue as amostras emergidas e mova as afogadas para uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção antes do plantio.Para acelerar o surgimento de mudas, vale a pena germinar adicionalmente as sementes selecionadas, espalhando-as em um pano úmido e deixando-as em um local quente, geralmente leva alguns dias para as bicadas bicarem, após o que elas podem ser plantadas em campo aberto, deixando pelo menos 20 cm de espaço livre entre as sementes adjacentes. Como os arbustos híbridos da variedade chinesa resistente ao frio crescem apenas para cima, esse local será suficiente para um crescimento confortável.
Vídeo: plantando sementes de pepino em campo aberto
Dada a baixa germinação de sementes semeadas, muitos jardineiros preferem plantar mudas já cultivadas no jardim. O momento da semeadura das mudas é selecionado levando em consideração seu plantio no canteiro (geralmente o transplante é realizado em meados de maio). Em casos domésticos, o material da semente é melhor semeado em copos volumétricos separados, uma vez que até as plantas jovens têm um sistema radicular bem desenvolvido.
Importante! Pela primeira vez após o plantio em um canteiro acima das mudas, é melhor estabelecer uma cobertura de filme, especialmente se as quedas noturnas de temperatura não forem incomuns em uma região específica de cultivo. Assim que as plantas jovens ficam mais fortes e a diferença entre a temperatura noturna e diurna diminui, o filme é removido.
O substrato ideal para a semeadura é uma mistura de turfa, serragem (principalmente madeira dura), areia e húmus, na proporção de 6: 1: 1: 2. A profundidade de colocação das sementes não deve exceder 1,5 cm e apenas uma semente é colocada em um copo. Após a semeadura, a terra é umedecida, coberta com um filme e deixada em um local escuro para germinação.Os brotos aparecem após cerca de 3-5 dias, após os quais a tampa do filme pode ser removida e os copos com pepinos podem ser movidos para o peitoril da janela ensolarada.As mudas de rega devem ser regulares e abundantes, mas sem estagnação de umidade nas mudas. Assim que a ameaça de retorno das geadas da primavera passa, as plantas jovens são transplantadas para o jardim (em média na segunda quinzena de junho).
Vídeo: semeando pepinos para mudas
Na estufa
Sob a cobertura de filme da estufa, as mudas cultivadas são plantadas em maio, após o arranjo de canteiros com sulcos de até 30 cm de altura.Como no plantio de pepinos em solo aberto, pelo menos 20 a 25 cm de espaço livre devem ser deixados entre as amostras adjacentes. A distância entre as fileiras é de pelo menos 90 cm, o que facilitará o cuidado das mudas.Os poços para mudas devem ser ligeiramente maiores que o tamanho do copo em que os pepinos foram cultivados antes. Para descontaminar a terra, eles costumam usar uma solução fraca de permanganato de potássio e depois de absorvido completamente, as mudas são movidas para o local selecionado. O processo de transplante de plantas jovens é simples:
- Primeiro, você precisa regar abundantemente as mudas e remover cuidadosamente as plantas, tentando não danificar o sistema radicular.
- Em seguida, cada bucha de pepino deve ser colocada em um buraco preparado e, depois de coberto com terra, compactar levemente o solo.
- No final do processo de plantio, eles são abundantemente regados e, se necessário, cobertos com serragem ou folhagem apodrecida.
Vídeo: plantio de mudas de pepino em estufa
Ao preparar a estufa para o plantio de mudas de pepino, você pode pré-esticar o filme sobre a superfície, contribuindo assim para um melhor aquecimento do substrato.
Recursos de Cuidados
Cuidados com a classe A resistência ao frio chinesa é baseada em medidas padrão: rega oportuna, cobertura regular e rega de plantas até a grade de apoio.
Rega e fertilização
Qualquer variedade de pepino é uma planta que adora umidade, portanto, ao cultivar variedades chinesas resistentes ao frio, vale a pena fornecer às plantas um nível ideal de umidade, às vezes até devido à pulverização. A temperatura ideal na estufa durante o crescimento das mudas é de + 24 ° C, mas o nível de umidade pode chegar a 70-80%. A rega é realizada à medida que a camada superior do solo seca, mas em média - pelo menos 1 vez em 2 dias.O fluido de irrigação deve ser assentado e quente (você pode usar água aquecida pelo sol) .As plantas fertilizadas são plantadas cerca de 4 vezes por estação, e a fertilização orgânica alterna com compostos minerais. Pela primeira vez, logo após o transplante de mudas de pepino para um local permanente, é aplicado salitre (25 g por arbusto) e imediatamente regado abundantemente com água, para que o fertilizante seja distribuído uniformemente na espessura do solo. Depois de mais algumas semanas, você pode fertilizar os pepinos com carbamida e usar cinzas, matéria orgânica e potássio como cobertura, sempre regando bem as plantações após o procedimento.
Formação de ligas e arbustos
As plantas chinesas de pepino resistentes ao frio formam cílios longos que, sem formação e liga adequada, podem quebrar sob o peso dos pepinos. Nos estágios iniciais do cultivo de mudas, a poda de formação envolve a remoção de cinco brotações laterais localizadas na parte mais baixa do mato e, após a formação do fruto, você terá que remover todas as folhas extras e estufas precárias que diferem das normais em cor ou textura.Entre as principais características da variedade está a alta resistência ao crescimento lateral, mas se ainda aparecer, será necessário remover imediatamente os enteados extras, controlando sua aparência durante todo o período de crescimento das plantas. Ao amarrar as plantas a um suporte, é melhor usar apenas cordas macias e não apertar demais os nós para não ferir os brotos principais durante o crescimento.
Cuidado do solo
O cultivo do solo, a remoção de ervas daninhas das plantações de pepino e a cobertura do solo geralmente são realizadas logo após a próxima rega, quando a terra é o mais macia e flexível possível. O controle de plantas daninhas e a boa respirabilidade do solo são importantes em qualquer estágio do cultivo do pepino, mas principalmente nas primeiras semanas após o transplante de mudas jovens e imaturas.Ao remover ervas daninhas ou arar a terra, tente não danificar o sistema radicular da colheita, caso contrário, seu crescimento poderá parar (a penetração ideal do instrumento durante todas as etapas não passa de 10 cm)
Controle de Pragas e Doenças
Ao cultivar variedades, os criadores chineses resistentes ao frio fizeram todos os esforços para obter uma colheita resistente a doenças, de modo que as plantas raramente são danificadas por doenças e pragas. No entanto, não vale a pena excluir essa probabilidade, especialmente quando você considera a possibilidade de cuidados mal organizados.
Entre os principais problemas que um jardineiro pode encontrar estão os seguintes:
A principal medida preventiva para evitar a ocorrência de doenças e pragas nos arbustos de pepino será a rega controlada e o controle da umidade do solo no jardim, mas se não forem evitados problemas, você terá que recorrer a preparações inseticidas e fungicidas especiais: Iskra, Aktellik, Aktara , "Skor" e outros .. As normas e regras para o uso de cada uma das composições estão sempre marcadas em suas embalagens.Colheita e armazenamento
Nas regiões sul, a coleta dos primeiros pepinos maduros da variedade chinesa tolerante ao frio começa em meados de julho. Nos estágios iniciais dos ovários nos arbustos um pouco, mas após a primeira colheita, seu número apenas aumenta e a frutificação se torna estável e alta.
Os frutos colhidos podem ser armazenados por não mais que 2-3 dias, após os quais começam a perder elasticidade e a se tornarem menos suculentos. Por esse motivo, os jardineiros não recomendam escolher imediatamente todos os pepinos, especialmente se você não for fechá-los em potes.A variedade chinesa resistente ao frio é uma boa solução para quem quer ter saborosas frutas frescas por um longo tempo, mas outras variedades com frutas menores precisarão ser plantadas para criar espaços em branco. Sujeito às regras de cultivo, qualquer um deles agradará com colheitas em massa de deliciosas frutas.