Quase todos os jardineiros cultivam tomates em um lote pessoal. As variedades para o plantio são selecionadas por experimento ou por feedback positivo. O tomate Volgogrado 323 precoce coletou um grande número de respostas. Vamos nos familiarizar com essa variedade com mais detalhes.
Descrição da nota
Os criadores de Volgogrado criaram a variedade de tomate com o mesmo nome com a marcação 323 no início dos anos setenta do século passado. Desde então, graças às suas excelentes características, ganhou popularidade merecida, que não diminuiu ao longo dos anos.
Essa variedade precoce é caracterizada pelo seguinte:
- os frutos amadurecem 95-105 dias após o plantio das sementes no solo;
- tamanho pequeno do mato. Uma planta em altura raramente pode crescer mais de meio metro;
- o arbusto tem uma haste grossa e forte, com um grande número de ramos e folhas laterais;
- é uma planta determinante, ou seja, cuja planta não precisa ser aparada;
- o sistema radicular da sarça é poderoso, ramifica-se em largura e não desce;
- folhas de cor verde clara, estrutura lisa;
- a primeira inflorescência é formada acima da sexta folha, após - através da folha;
- seis a sete frutas na escova;
- frutas de formato redondo regular, todas do mesmo tamanho;
- uma média de sete tomates amadurece na escova;
- o peso médio de um tomate é de cerca de 80 g;
- a produtividade por metro quadrado chega a 7 kg;
- em um tomate, cinco a sete câmaras de sementes com uma grande quantidade de conteúdo;
- tomate vermelho maduro, raramente com um tom de laranja;
- a fruta contém cerca de 6% de sólidos e 3% de açúcar;
- o sabor do tomate é doce com acidez;
- a casca não é grossa, mas densa, o que garante uma boa preservação do feto.
Vantagens e desvantagens
- A variedade Volgograd tem muitas vantagens, a saber:
- precocidade
- a bucha é compacta, para que você possa colocá-las o suficiente em uma área pequena;
- devido ao atraso no crescimento em combinação com um tronco forte, a necessidade de amarrar uma planta desaparece;
- a planta é despretensiosa para o solo;
- nenhum enteado necessário;
- alta produtividade;
- boas qualidades de transporte;
- excelente qualidade de manutenção - um vegetal fresco é armazenado por um mês e meio;
- a fruta tem um gosto bom e cheira;
- universalidade - pode ser usado para todas as peças de trabalho e consumido fresco;
- resistência da cultura a várias doenças.
- Produtores experientes dizem que é difícil encontrar falhas em uma variedade. Eles observam apenas:
- não tolera calor;
- às vezes há poucos ovários no pincel.
Mudas de crescimento próprio
Para obter uma boa colheita, é recomendável plantar mudas de vegetais no solo ou na estufa, e não sementes. Nesse momento, ele deve crescer o suficiente e ficar mais forte. Para isso, é necessário plantar a semente em um determinado momento, em solo adequadamente preparado, tendo sido previamente tratada de doenças. Há várias recomendações sobre como fazer isso corretamente.
Momento ideal para a semeadura
Para calcular o horário ideal para o plantio de sementes, você deve se concentrar nas condições climáticas da região. As mudas cultivadas são plantadas no solo dois meses após a semeadura. Em média, é do final de abril a meados de maio.
Após dois meses desse período, pode-se calcular que as sementes devem ser plantadas até o final de fevereiro em um período de duas, três semanas.
Solo
Um bom crescimento das mudas depende diretamente da composição do solo. Deveria ter mais areia, menos húmus. Jardineiros experientes recomendam fazer você mesmo. É necessário tomar uma parte do solo do jardim, a mesma quantidade de húmus e composto, metade da areia, duas partes da mistura de turfa.
Depois de trocar os ingredientes, está pronta uma mistura maravilhosa de mudas de tomate. Você também pode comprar solo pronto em uma loja especializada.
Antes do plantio, qualquer solo deve ser descontaminado para evitar a presença de bactérias e microorganismos nocivos.
Existem várias maneiras de fazer isso:
- coloque a mistura em um forno aquecido a uma temperatura de 200 ° C por 10-15 minutos;
- coloque a mistura no microondas e aqueça por cinco minutos na potência de 85 W;
- 20 ml de peróxido de hidrogênio a 3% por litro de água;
- coloque o solo em uma panela com um orifício de drenagem e despeje cuidadosamente a água fervente;
- coloque o solo em uma panela e derrame com uma solução de peróxido de hidrogênio ou permanganato de potássio. O primeiro é preparado na proporção de 20 ml de uma solução a 35% por litro de água.
Capacidade de crescimento
As sementes de tomate são plantadas em uma ampla variedade de recipientes. Podem ser recipientes de plástico fino, caixas especiais, cassetes de plástico com compartimentos para cada planta, copos individuais, plásticos e turfa, comprimidos de turfa.
Você pode escolher qualquer capacidade, considerando anteriormente o seguinte:
- durante o transplante, a lesão nas raízes das mudas deve ser evitada o máximo possível. Um contêiner separado para isso é mais adequado;
- vasos de turfa, os comprimidos devem ser proporcionais à futura planta;
- precisa de caixas para mudas com profundidade rasa;
- você precisa escolher um recipiente para que o excesso de umidade não se acumule nele.
Preparação de sementes
O material de plantio deve ser preparado adequadamente antes do plantio. Primeiro você precisa selecionar as sementes que brotam. Para fazer isso, coloque-os em recipientes com água. As sementes que emergem não podem ser plantadas. Com alta probabilidade, eles não subirão.
As sementes restantes devem ser descontaminadas de possíveis bactérias patogênicas e estimular seu crescimento.
Para isso, você pode usar ferramentas especializadas ou os capangas. Para o segundo método, uma solução de peróxido de hidrogênio é perfeita. Uma colher de sopa de uma solução a 3% é diluída em meio litro de água e a semente é colocada por doze horas.A solução não apenas mata bactérias nocivas, aumenta a imunidade das plantas, mas também serve como estimulador do seu crescimento. Para o tratamento de sementes, você também pode reservar por algum tempo uma solução de permanganato de potássio ou calcina no forno.
Você sabe O tomate foi considerado venenoso até 1822. Foi então que Robert Gibbon Johnson comeu um balde desses vegetais para provar o contrário.
Semeando sementes
A profundidade em que as sementes devem ser abaixadas deve ser de aproximadamente 1 cm. Se for maior, existe a possibilidade de decomposição. Se a semente for plantada em caixas, a distância entre as sementes em qualquer direção é de 4-5 centímetros.
Normalmente, ranhuras com uma profundidade especificada são feitas a uma distância de 4 cm uma da outra. Eles jogam sementes a uma distância semelhante uma da outra. Com essa semeadura, o sistema radicular das mudas não será danificado durante o plantio no solo.
Cuidados com mudas
Um recipiente com sementes plantadas precisa ser colocado em um local quente e bem regado. A umidade do solo deve estar entre 80 e 90% e a temperatura ideal deve estar entre 25 e 30 graus. Para criar esse microclima, você pode cobrir o recipiente com filme e colocá-lo perto da bateria. As mudas devem ser esperadas em três a cinco dias.
Depois eles precisam ser movidos para um local bem iluminado. Um peitoril da janela seria a melhor opção. Uma temperatura de 20 a 25 graus será suficiente para um bom crescimento das mudas. É necessário manter a umidade do solo, evitando o transbordamento. Devido ao excesso de umidade, o molde pode se formar e isso é prejudicial às plantas.Pulverize bem no chão com uma pistola. Após meio mês após o plantio, você pode adicionar a cobertura superior à água para irrigação. Então você pode usá-lo uma vez a cada duas semanas.
Importante! As mudas são colocadas para que não estejam em um rascunho. A partir disso, as plantas jovens podem morrer.
Endurecimento de mudas
Antes de plantar no solo, você deve deixar as mudas se acostumarem a temperaturas mais baixas, suas diferenças. Para isso, é temperado. Quanto mais cedo o endurecimento começar, maior a imunidade das plantas. Você pode começar mesmo em meados de março, quando a temperatura do ar na rua durante o dia estará acima de +15 graus.
Na primeira vez, você pode retirar os brotos ao ar livre por alguns minutos e depois aumentar gradualmente o tempo. Você pode abrir a janela. Idealmente, as mudas devem estar ao ar livre o tempo todo no início do plantio.
Plantio de mudas em local permanente
Se todas as condições favoráveis forem criadas para as mudas, dois meses após o plantio das sementes, elas poderão ser plantadas em estufa ou em campo aberto. Como regra, isso é feito no final de abril - início de maio. Neste momento, o solo já está quente o suficiente e não há geadas.
A temperatura do ar também é favorável, que durante o dia se mantém em +15 graus ou mais.
Você sabe Tomate pode animá-lo como chocolate. Isto é devido ao fato de que eles contêm uma grande quantidade do serotonina "hormônio da felicidade".
Antes de plantar o solo precisa ser preparado. As camas precisam ser desenterradas e soltas. As mudas são plantadas a uma profundidade de 5 cm, a distância entre os arbustos deve ser de 30 a 40 cm. Após o plantio, o solo deve ser bem regado com água à temperatura ambiente.
Cuidado ao ar livre
Desde o momento do plantio no solo até a colheita, os arbustos da variedade de tomate de Volgogrado devem ser cuidados adequadamente. Nesse sentido, a variedade é despretensiosa, portanto, habilidades especiais não são necessárias. Só é necessário fornecer à planta a quantidade necessária de umidade, fertilização e cuidado com o solo.
Rega
Regue os tomates conforme necessário, ou seja, quando o solo começar a secar. Acima de tudo, essas plantas, como gotejamento ou rega subterrânea. Você pode regá-los de uma mangueira ou de outros recipientes.
Regar não é necessário frequentemente, mas muito abundantemente. Se não houver chuva, isso é feito até duas vezes por semana. Se chover, você pode fazer com menos frequência, monitorando o estado do solo. A rega frequente é repleta de excesso de umidade no solo, o que pode levar à deterioração das plantas e perda de rendimento.
A rega não deve ser água fria à noite. Antes de regar, o solo precisa ser afrouxado.
Importante! Regue os tomates sob a raiz, evitando a entrada de água nas folhas. Isso pode levar à doença.
Top vestir
Para fertilizar tomates, você pode usar fertilizantes industriais e naturais. Destes, são utilizados estrume diluído em água e excrementos de pássaros. Os fertilizantes industriais devem ser selecionados para que tenham fósforo e potássio suficientes, mas pouco nitrogênio.Você pode cozinhá-los você mesmo. Para isso, 50 gramas de superfosfato, 40 gramas de cloreto de potássio e 15 gramas de nitrato de amônio são diluídos em dez litros de água. A mistura é aplicada em vez de regar. Os tomates são recomendados para fertilizar três vezes por temporada. A primeira vez que isso precisa ser feito algumas semanas após o transplante de mudas no solo.
Stepson
Os arbustos das variedades de tomate Volgogradsky 323 são baixos e não requerem beliscar. Se desejar, é claro, você pode executar este procedimento. Nesse caso, é feito para colher mais cedo ou para reduzi-lo. Se você decidir fazer isso, remova os enteados antes que eles atinjam um comprimento de 5 cm.
Cuidado do solo
Você precisa cuidar do solo regularmente:
- Livre-se das ervas daninhas a tempo. Eles retiram a umidade do solo e inibem o crescimento da colheita, e isso deve ser feito o mais rápido possível.
- Após cada rega, o solo precisa ser afrouxado. Após esse processo, o oxigênio adicional entra no solo, as ervas daninhas crescem menos.
- Para manter a umidade e combater as ervas daninhas, uma camada de grama, palha ou serragem é colocada entre as fileiras de plantas. Isso é chamado de cobertura morta. Além disso, este processo, de acordo com jardineiros experientes, acelera o processo de amadurecimento das frutas. Isso deve ser feito pelo menos três vezes por temporada, certificando-se de que a cobertura não apodreça.
- Muitos jardineiros não cultivam tomates da variedade Volgogrado, enquanto outros consideram necessário. Portanto, se brotos apareceram no tronco perto do chão, isso deve ser feito. Além disso, devido ao amontoamento, o solo fica mais saturado com oxigênio. Você pode fazer isso duas vezes por temporada.
Bush amarrando
Para uma boa colheita, os arbustos de tomate do Volgogradsky 323 podem ser amarrados.
Isso pode ser feito usando pinos que são empurrados para o solo a uma profundidade de 40 cm, a uma distância de 10 cm da planta. Eles são recomendados para serem localizados no lado norte.Você precisa amarrar, a partir do momento em que o arbusto se enraizou em um local permanente. Além disso, para amarrar entre linhas, você pode puxar o fio e amarrar as plantas a ele por vez. Os produtores de vegetais afirmam que a liga reduz a carga no caule, os frutos são mais abertos à luz solar, não ficam no chão e crescem mais.
Tratamento preventivo
O Volgograd 323 precoce se distingue pelo fato de ser resistente a várias pragas e doenças. Mas a prevenção ainda não dói. A maioria das doenças que afetam os tomates surge do excesso de umidade no solo, portanto, isso deve ser monitorado.
Você pode tratar o solo com produtos químicos especiais de doenças. Mas isso deve ser feito antes do momento da floração ativa. Caso contrário, a fruta pode conter substâncias nocivas. Você pode tratar o solo e as plantas com produtos biológicos especiais para tomates.
Eles são menos eficazes que os químicos, mas inofensivos para os seres humanos, pois matam patógenos com bactérias.
Também é bom usar cinzas comuns para a prevenção de doenças do tomate. Ela é criada em água e regou o jardim. Você pode polvilhar as cinzas diretamente sob os arbustos.
Uma boa medida preventiva é a rega com peróxido de hidrogênio. Para isso, uma colher de sopa é produzida em um litro de água. Além disso, uma solução com peróxido pode ser pulverizada com plantas.
Colheita
Os primeiros frutos da variedade de tomate Volgogradsky 323 já podem ser colhidos no início - meados de julho. É melhor fazer isso em clima seco e ensolarado. Ao coletar, você precisa arrancar a "cauda" do feto para que não danifique o resto. As frutas úmidas são indesejáveis para serem colhidas, são mais mal armazenadas.Também não é aconselhável colocar uma fruta muito quente na geladeira. A umidade pode se formar e se deteriorará mais rapidamente. Estes tomates são melhor armazenados em local seco, escuro e fresco. Sob tais condições, eles podem permanecer frescos por até 45 dias.
A variedade de tomate Volgogrado goza de popularidade merecida entre os produtores de vegetais, devido à sua despretensão e alto rendimento. Pode ser cultivada com sucesso por jardineiros iniciantes. A variedade também é boa porque é adequada para qualquer uso - pode ser consumida fresca, enlatada e salgada.