Muitos jardineiros estão interessados em fazer uma estufa de policarbonato fabricada na Bielorrússia (República da Bielorrússia) com suas próprias mãos. Para fazer isso, recomenda-se familiarizar-se com os recursos e variedades desses designs, escolher o tamanho ideal e também aprender como cuidar deles no futuro.
Características e variedades de design de estufas bielorrussas
O produto é selecionado não apenas com base no tamanho, mas também dependendo da forma particular da estrutura. As estufas são:
- arqueado;
- galvanizado;
- em forma de cone;
- "Borboletas";
- uma casa;
- equinócios.
Os benefícios
- Cada tipo de estufa de policarbonato tem suas próprias vantagens:
- O produto do tipo arco é um dos mais populares e é usado com mais frequência na fazenda. É adequado para todos os tipos de tarefas, porque pode ser usado para cultivar mudas, plantas que apreciam o calor, flores etc. A aparência arqueada do produto é altamente resistente ao vento. A neve não é coletada na superfície da estrutura no inverno, o que é facilitado por sua forma. A vantagem é que o arco é uma estrutura reforçada e o condensado coletado nas paredes flui para baixo e não escorre para as plantas.
- A estrutura galvanizada tem boa transmissão de luz, fornece uma temperatura ideal no interior. É fácil se montar. É pouco afetado pelo frio, normalmente tolera a severidade da neve. Em caso de destruição de metal, nenhum chip é formado, o que garante a segurança do produto.
- Em um modelo em forma de cone da produção da Bielorrússia, são permitidas redes de amarração para as plantas de fixação. Ela também possui uma altura decente em relação ao seu tamanho.
- Os mais compactos são os modelos de borboletas. Eles podem ser facilmente instalados no seu site e não ocupam muito espaço. A instalação do produto é o mais fácil possível, porque é possível a instalação diretamente no chão.
- Estruturas de equinócio também são muito populares e são mais frequentemente usadas em escala industrial. Eles não precisam de suporte adicional, são duráveis e confiáveis. O planejamento confortável do espaço interno também agradará, pois o produto possui largura e altura decentes.
Importante! O produto na forma de uma casa é muito simples de instalar, é conveniente ventilar. Além disso, não há neve no telhado.
Desvantagens
Apesar de todas as vantagens dos produtos, cada um deles tem suas próprias fraquezas.
- Abaixo, consideramos as desvantagens de cada tipo de estrutura:
- Arqueado. Não é adequado para o cultivo de plantas com crescimento ilimitado. Tem dificuldade de ventilação, pois as janelas estão principalmente nas extremidades.
- Galvanizado. Se instalado incorretamente, as folhas de material podem ser deformadas.
- Em forma de cone. Possui restrições ao cultivo de plantas com crescimento ilimitado.
- "Borboleta". Possui dimensões compactas, portanto, não é adequado para o cultivo em escala industrial.
- House. A estrutura é difícil de mover se houver tal necessidade. O fabricante não levou em consideração que movimentos imprecisos são possíveis despressurizações nas articulações.
- Equinox. Tem um custo mais alto, diferentemente de outros tipos de estruturas. Além disso, é difícil instalá-lo você mesmo.
Assim, a seleção de um produto é baseada apenas nos objetivos da aquisição; caso contrário, a estufa simplesmente não pode desempenhar suas funções normalmente.
Você sabe Na Islândia, as estufas são construídas ao lado dos gêiseres. Essas piscinas naturais de água quente aumentam a eficiência dos cuidados com as plantas.
Seleção de tamanhos ideais de estufa
A primeira coisa a fazer é escolher um lugar embaixo da estufa. Depende de sua área o tamanho da estrutura. Quanto maior a estrutura, maior o rendimento, pois em uma sala espaçosa é mais fácil trabalhar e você pode organizar a área interna com mais eficiência. O tamanho da estrutura é selecionado de acordo com medições individuais e possui várias recomendações, sem as quais será impossível construir uma estrutura que funcione normalmente.
Para calcular a largura da estrutura, é necessário determinar o número e o tamanho das camas que serão localizadas dentro. A largura ideal suficiente para o cultivo é considerada de 3 m, com um comprimento de 6 m, e é por isso que os produtos industriais são fabricados nesse tamanho. Tais parâmetros são suficientes para o cultivo de qualquer cultura que adora calor. Em média, a largura de um produto usado em casa é de 1,8 a 2,4 m. As prateleiras com essas dimensões têm uma largura de 91 ou 97 cm.
Você sabe A Holanda possui o maior número de estufas do mundo. Sua área total chega a 10,5 mil ha.
A largura da porta também é importante. Deve ter pelo menos 54 cm para que uma pessoa possa entrar e sair. Esse tamanho é suficiente para pequenas opções de design. Nessas condições, a largura da estufa deve ser de aproximadamente 2,4 m. Tais parâmetros possibilitam uma passagem de 60 cm, o que é suficiente para um trabalho confortável na sala. Se você deseja construir duas passagens, a largura mínima da estufa deve ser de 3,7 a 4 m.
Quanto ao comprimento, esse parâmetro pode ser qualquer coisa, embora seja considerado ótimo de 4 a 6 m.O critério principal para escolher a altura da estrutura é o conforto para as plantas. Se você planeja usar prateleiras, precisará considerar o tamanho delas.
Importante! A altura da estufa deve ser de pelo menos 2 m, idealmente — 2,5 m Esta altura é necessária não apenas para o conforto das pessoas que trabalham nela, mas também para o fluxo normal de luz. Com os parâmetros acima, a transmissão de luz é considerada ótima.
Como montar uma estufa com suas próprias mãos
Você pode montar a estrutura você mesmo, seguindo as recomendações de instalação. Se você seguir as regras, poderá instalá-lo de forma relativamente rápida, sem desperdiçar dinheiro com a ajuda de profissionais. Considere as etapas de instalação de uma estufa bielorrussa usando uma estrutura em arco como exemplo.
Seleção da fundação
A estufa de policarbonato é leve, por isso não requer uma base poderosa. Com um peso médio de 120 kg, ele se encaixa perfeitamente em tipos de fundação, como:
- Tape. É uma faixa contínua em torno do perímetro da estrutura. A fita em si está completamente no chão ou se projeta parcialmente na superfície na forma de uma base baixa. Pode ser instalado em caso de baixa ocorrência de água subterrânea.
- Lado a lado. Essa fundação é uma laje localizada em toda a área de construção. É instalado em solos instáveis.
- Point. É feito de acordo com o tipo de fundação da pilha. Como pilhas, são utilizadas colunas de concreto, tijolo ou madeira. Adequado para áreas excessivamente molhadas.
Para a fundação, são utilizados concreto e madeira, tijolo e outros materiais. Também deve ser lembrado que a fundação não é necessária para a construção de uma estufa tipo borboleta.
Montagem final
Como regra, parafusos e parafusos autoatarraxantes estão incluídos. Eles são usados para conectar a peça central superior com elementos laterais longos. Para simplicidade e conforto, é recomendável usar uma chave de fenda.
Você sabe A maior estufa do mundo está no Reino Unido. Em seu território, em duas salas abobadadas, interconectadas por uma passagem, milhares de espécies de plantas estão localizadas.
Assim que as extremidades estiverem prontas, instale a parte final na fundação e aperte-a firmemente com os grampos.
Montagem do quadro
Conecte as extremidades aos elementos longitudinais da base. Pegue o arco superior e prenda a viga cruzada no centro. Os arcos devem ser presos às peças da guia usando parafusos auto-atarraxantes. Depois que os detalhes da construção forem montados, instale-o perpendicularmente à base. É importante apertar todos os parafusos após a instalação. Depois disso, a base das portas e travessas é instalada.
Revestimento de armação
Ao cobrir a estufa com policarbonato, você deve primeiro limpar as folhas de material da película protetora. Depois disso, eles são colocados de bruços da estrutura para cima e fixados com parafusos de cobertura. As extremidades da estrutura são revestidas mesmo antes da instalação da estrutura, pois mais tarde será quase impossível fazer isso.
Dependendo do tipo de produto, você também pode usar fita galvanizada, que é presa à estrutura com parafusos autoatarraxantes.
Vídeo: Instalação e montagem de policarbonato em estufa
Cuidados com o efeito estufa e dicas de manutenção
O design requer limpeza regular. Essa manipulação pode ser feita usando água comum e um pano macio. É permitido usar uma solução de sabão. Você precisa limpar a superfície por dentro e por fora.
Não use escovas ou detergentes abrasivos. Eles podem danificar a camada protetora do material e deixar arranhões nela. Se no inverno você não usar uma estufa, o policarbonato poderá ser removido por completo.
Importante! Se a neve se acumular no telhado da estufa e o gelo na rua, a necessidade de limpeza da superfície aumenta. Use uma vassoura para fazer isso, pois a raspagem é inaceitável e danificará a estrutura.
Os fabricantes da Bielorrússia oferecem uma ampla seleção de estufas de policarbonato. Antes de escolher um design para instalação em seu site, você precisa se familiarizar com seus recursos e variedades, escolher o tamanho ideal e também aprender a montar adequadamente uma estufa com suas próprias mãos.