As estufas agrícolas são geralmente construídas para cultivar legumes, frutas ou verduras o ano todo. Tais instalações permitem garantir uma grande safra de hortas e entregar esses produtos aos mercados. O que são essas estufas e como construí-las é descrito neste artigo.
Características das estufas agrícolas
As fazendas de capital são consideradas estufas agrícolas, que, dependendo da área ocupada, podem ser divididas em 2 tipos:
- semi-industrial - a área ocupada não exceda 500 m²;
- industrial - uma área superior a 500 m².
Ambos os tipos de estufas podem ter uma estrutura pré-fabricada ou estacionária. A principal característica de todas as estufas agrícolas é uma base sólida, que pode ser laje, faixa ou estaca, dependendo do tipo de estrutura.Você sabe No deserto do Saara, foi criado o complexo de estufa do Saara Verde. As estufas são resfriadas com água do mar, e a água do mar, dessalinizada pela eletricidade dos painéis solares, também é usada para irrigação.
- Entre as vantagens de tais estufas estão:
- aumento da força de toda a estrutura;
- maior rendimento comparado a uma estufa convencional. [/ ul
- No entanto, as estufas agrícolas têm algumas desvantagens:
- custos de construção de caixa mais altos;
- longo período de construção.
Semi-industrial
As estufas semi-industriais pertencem a instalações agrícolas e são usadas pelos agricultores que vendem as culturas cultivadas. As estufas semi-industriais mais comuns são estruturas de até 30 metros de comprimento e cerca de 8 metros de largura, que usam solo fértil. O filme ou spunbond é mais frequentemente usado como revestimento - um material não tecido especial que não transmite raios ultravioleta, protegendo assim as plantas jovens contra queimaduras solares. Além disso, o policarbonato celular pode servir como revestimento, cuja espessura das chapas não excede de 6 a 8 mm.
Como mostra a prática, o uso de estufas agrícolas semi-industriais não compensa na primeira temporada. Obter lucro líquido terá que esperar várias temporadas.
Industrial
As estufas de fazendas industriais são significativamente maiores e são produzidas e também instaladas com a ajuda de especialistas qualificados. A forma do telhado pode ser arqueada ou empena. A primeira opção é mais comum devido à capacidade de distribuir uniformemente a carga da neve e da água e também como uma opção menos dispendiosa. O policarbonato é geralmente usado como revestimento, cuja espessura das chapas deve ser maior que nas estufas semi-industriais - mais de 8 mm.
Uma característica importante dessas estufas é um certo microclima, que é alcançado através de várias comunicações - sistemas de iluminação e aquecimento, além de dispositivos de irrigação e ventilação. Graças a esse equipamento, é possível colher várias vezes ao ano.
Estufas agrícolas DIY
Estufa conveniente e durável sempre encontrará aplicação em qualquer lar. E se você construir você mesmo, usando materiais acessíveis, mas de alta qualidade, seu custo será bastante baixo. É por isso que muitos jardineiros preferem construir estufas por conta própria. Considere abaixo as regras básicas para a instalação de tais estruturas.
Seleção e preparação do local
Antes de prosseguir com os cálculos e elaborar o desenho, a primeira coisa que você precisa para decidir sobre a escolha do local para construção futura.
Para isso, considere os principais critérios de seleção:
- tipo de estufa sendo construída - sazonal ou o ano todo;
- zona climática e suas características;
- Características do cultivo de culturas selecionadas e a escolha da tecnologia.
Também deve levar em consideração a localização futura da estrutura em relação a outras dependências externas, a proximidade da localização de fontes de luz e água.
O melhor de tudo é que, como um local sob a estufa, é adequada uma área bem iluminada e à prova de vento. Recomenda-se posicionar a estufa na direção do leste para o oeste - isso garantirá boa iluminação ao longo do dia.
Dimensionamento e design
O próximo passo na escolha de um esquema de construção é determinar as dimensões necessárias.
Depende dos seguintes critérios:
- Culturas a serem cultivadas em estufa. Legumes, como tomates ou pepinos, exigem uma sala espaçosa com um bom abrigo, enquanto no cultivo de verduras ou rabanetes, você pode fazer um pequeno edifício nos arcos. A largura das camas e dos corredores também é levada em consideração.
- Os tipos de culturas que prevalecerão. Isso deve basear-se no cálculo da altura da construção futura - alguns arbustos de vegetais podem atingir uma altura de 1,5 a 1,7 m, e devem ser adicionados cerca de 30 cm de espaço livre das partes superiores ao teto da estufa.
É necessário prestar atenção a esse fator: um projeto individual envolve qualquer tamanho, mas, com base na experiência adquirida pelos jardineiros, vale a pena construir essas estufas cujo comprimento exceda a largura em 2 vezes (por exemplo, 3 × 6, 4 × 8).
Após a escolha final do local e modelo do projeto futuro, é necessário elaborar um desenho que ajude na compra ou escolha das peças certas para a construção, bem como na fabricação de espaços em branco e montagem. O esquema de trabalho não precisa atender a todas as regras do desenho - pode ser um plano desenhado à mão, no qual todos os tamanhos são calculados e afixados.Instruções passo a passo para construir uma estufa agrícola
Após elaborar os desenhos e diagramas necessários, realizar cálculos e preparar materiais, você pode prosseguir diretamente para a construção da estufa.
Vídeo: Como construir uma estufa de inverno
As etapas da construção incluem as seguintes ações:
- Marque a área selecionada - por conveniência, é recomendável usar cordas esticadas. As extremidades do fio precisam ser amarradas a estacas opostas. Os segmentos devem cruzar-se no centro do perímetro - esse fator indica a correção da marcação.
- Remova a camada fértil superior com uma pá - no futuro, esse solo poderá ser usado como enchimento de leitos.
- De acordo com a marcação, cavar uma vala de 30 cm de largura e profundidade.No caso de um alto teor de areia no solo e, como resultado, o despejo de valas, elas devem ser cobertas com polietileno ou outro material isolante.
- Alinhe e pressione a parte inferior da vala.
- Cubra com uma camada (cerca de 10 cm de espessura) de areia molhada.
- Em seguida, vem uma camada (cerca de 5 cm) de cascalho fino.
- Coloque um material de impermeabilização em cima, que pode ser usado como material de cobertura.
- Para fazer a cofragem, que não permitirá que a base líquida se espalhe. Como moldura, geralmente são usadas tábuas cortadas ou compensados, que devem ser reforçados com espaçadores externos e colocados sob o filme (ou qualquer outro material impermeabilizante). A altura da cofragem deve ser de 6 a 10 cm acima da altura esperada da fundação.
- Como reforço da base de concreto, é utilizada uma estrutura metálica - barras de reforço com espessura de pelo menos 0,9 a 1,2 mm devem ser conectadas por soldagem. Ao colocar uma armação de metal, deve-se levar em consideração que o reforço não deve atingir o fundo da vala, para a qual são utilizados suportes de tijolo. Após a colocação, as barras de reforço devem ser presas a essa estrutura. O comprimento das hastes é de 80 a 90 cm e excede o nível da fundação em 40 a 50 cm.
- Despeje a cofragem com concreto e deixe-a por um período de 7 a 9 dias, até que se solidifique.
Importante! A marcação do local para a construção da estufa deve ser realizada na forma de vários quadrados. A interseção das seções do cabo deve formar um ângulo de 90 °.
Após a preparação da fundação, levando em consideração a forma e o material selecionados da estrutura, são realizados trabalhos na fabricação e instalação da estrutura, seu fortalecimento e na instalação de um revestimento protetor.
Desenvolvimento da fundação para a estufa
Dependendo do método escolhido de construção e materiais, existem vários tipos de fundações:
- fundação de tijolo - Uma opção relativamente barata, com uma maneira bastante fácil de colocar;
- fundação de pedra - requer algumas habilidades de estilo e custos de material, no entanto, é durável;
- fundação de ponto - oferece boa estabilidade, mas não é capaz de proteger as culturas dos efeitos negativos de fatores externos (por exemplo, solo frio);
- fundação tira - refere-se aos tipos mais populares de reforço, proporciona um alto nível de conservação de calor e confiabilidade dos suportes;
- fundação de madeira - refere-se às formas mais simples de fortalecer a estrutura, mas tem uma vida útil curta (até 5 anos);
- fundação de blocos - forte e durável, mas bastante caro.
Você sabe A maior estufa do mundo, chamada Eden, está localizada na Cornualha, no Reino Unido. A estufa de várias cúpulas geodésicas cobertas por um filme especial cobre uma área de 1,5 hectares.
Fabricação e fixação da armação
Na construção de estufas, uma das três opções de estrutura é mais frequentemente usada:
- madeira;
- metal;
- PVC
Os mais comuns são quadros feitos de cloreto de polivinil ou PVC. São duráveis e leves, não requerem processamento adicional e também não se prestam a processos de deterioração, diferentemente dos de madeira. As armações de metal são usadas com menos frequência, porque, tendo durabilidade, pertencem a uma categoria de preço mais alta.
No fabrico de uma estufa com armação de madeira, são frequentemente utilizadas esquadrias de janelas com dobradiças, puxadores, fechos, etc. removidos.A superfície das armações deve ser cuidadosamente limpa de tinta antiga e tratada com um anti-séptico que proteja a madeira de roedores e insetos. Antes de instalar essas molduras, é necessário construir uma moldura de madeira sólida a partir de uma barra, cujos parâmetros atingem 50 × 50 mm. Parafusos ou pregos galvanizados são usados como fixadores.
No caso de seleção de uma estrutura metálica, são necessários tubos de perfil de 20 × 20 mm, com uma espessura de parede de 0,5 a 2 mm e um comprimento de até 6 m, sendo utilizados perfis com seção retangular ou quadrada. Para proteção adicional contra corrosão, é utilizado revestimento em pó ou galvanização. Você pode montar essa estrutura com a ajuda de parafusos, sem o uso de solda. Para aumentar a força de fixação da fundação, recomenda-se o uso de parafusos de fixação ou pernos pré-fixados.
Ao usar o PVC como armação, serão necessários tubos de polipropileno com comprimento de 1 a 6 m, cujo diâmetro pode variar de 25 a 32 mm. Dependendo do design escolhido, braçadeiras de plástico ou parafusos de alumínio são adequados como fixadores.
Escolha do invólucro
Existem vários tipos principais de revestimento que são utilizados na construção de estufas agrícolas. Considere os materiais mais comuns que cobrem edifícios desse tipo.
Revestimento em policarbonato
Hoje, o material de cobertura mais usado é o policarbonato. Devido às suas características, é fácil de montar, possui confiabilidade e durabilidade operacionais, o que a protege da destruição em caso de impactos repentinos (por exemplo, granizo grande).
O policarbonato de célula de fabricação externa possui uma estrutura e espessura diferentes, que variam de 3,2 mm a 25 mm. O coeficiente de transmissão de luz também depende desse indicador - ele varia de 62 para 83%. Se for necessário abrigar uma estufa industrial com uma área pequena, é usado um revestimento de policarbonato com uma espessura de 3,2 a 6 mm.
Filme
Um filme de polietileno é usado como material de cobertura há muito tempo. No entanto, possui várias desvantagens, a principal das quais é baixa resistência.
Muitas ações operacionais, desde consertar e terminar com a exposição aos efeitos negativos do ambiente (como o vento), levam ao esticamento do filme e a seus danos. Ao usar esse material na área de ventos fortes, as estufas precisam ser fechadas anualmente, o que está associado a altos custos.
De vidro
Esse revestimento tem a maior transmitância (até 92%, dependendo da espessura do material) e também é capaz de aquecer rapidamente o ar em uma estufa. As desvantagens de tal revestimento incluem a necessidade de uma estrutura mais forte, a dificuldade de substituir o vidro e remover fragmentos em caso de quebra, bem como a possibilidade de superaquecimento de plantas com ventilação inadequada.
Equipamentos e acessórios para estufas agrícolas
Existem vários sistemas com os quais você pode definir o microclima necessário em estufas e fornecer a capacidade de produzir regularmente colheitas de alta qualidade.
Sistema de ventilação
Cada estufa, independentemente do seu tipo, deve ter pequenas janelas com as quais a ventilação é realizada. Idealmente, a manutenção da temperatura necessária deve ser realizada sem intervenção humana. Para esse fim, foram desenvolvidos vários sistemas de ventilação, que incluem sensores especiais e toda uma gama de respiradouros, cada um deles equipado com um empurrador automático.
Este sistema usa sensores para monitorar temperaturas elevadas que acionam o mecanismo do empurrador - as saídas de ar abrem ou fecham conforme necessário.
Importante! Para sempre receber uma colheita grande e de alta qualidade, independentemente das condições climáticas fora da estufa, você precisa selecionar e instalar corretamente todos os sistemas, além de monitorar regularmente seu trabalho e eliminar oportunamente todos os problemas.
Sistema de aquecimento
Esse sistema é um pré-requisito para estufas o ano todo e pode ser aquecido usando gás, eletricidade ou combustível sólido, e água, vapor ou ar podem atuar como refrigerante. Ao escolher um sistema de aquecimento, o principal critério é a velocidade do aquecimento do ambiente. O mais rápido é o aquecimento do ar, com o qual a temperatura pode subir significativamente em apenas alguns minutos.
O aquecimento da água é considerado o mais confiável, com uma grande transferência de calor - mesmo após o desligamento, esse sistema continua aquecendo o ar por algum tempo.
As soluções mais modernas incluem o sistema de aquecimento por infravermelho (IB), que permite aumentar rápida e uniformemente a temperatura da sala e também aquece o solo. Como tal, são utilizados aquecedores infravermelhos.
Sistema de irrigação
Existem vários princípios básicos dos sistemas de irrigação que podem fornecer às plantas umidade suficiente:
- Irrigação por gotejamento - refere-se ao método de irrigação mais benéfico. Graças ao método de irrigação local, todas as culturas são fornecidas com umidade suficiente. Esse sistema pode ser encomendado pré-fabricado por especialistas ou montado de forma independente.
- Sistema de aspersão - adequado para culturas que necessitam de rega mais natural. Os aspersores pulverizam a umidade de cima, simulando a chuva.Para o bom funcionamento desse sistema, é necessária uma pressão constante e forte da água. Este método de rega não é adequado para todas as culturas, uma vez que permanece uma grande quantidade de água nas folhas, o que pode provocar a ocorrência de várias doenças fúngicas.
- Irrigação do subsolo - refere-se ao método mais eficaz e apresenta diversas vantagens, entre as quais: hidratação uniforme e constante do sistema radicular das plantas, incapacidade de cultivar capim, quantidade mínima de água utilizada.
Sistema de iluminação para estufa
Como elemento principal do sistema de iluminação, lâmpadas são usadas. Como hoje não existe um dispositivo de iluminação capaz de substituir completamente a luz solar, os agricultores costumam combinar diferentes tipos de iluminação, tentando alcançar as condições mais confortáveis para as plantas.
Entre as muitas luminárias, existem várias lâmpadas comumente usadas:
- tubos fluorescentes - dizem respeito a dispositivos de iluminação universal para iluminação de estufas de qualquer formato;
- lâmpadas ultravioleta - usado como dispositivo de desinfecção, destrói bactérias nocivas;
- lâmpadas de mercúrio - possuir um espectro de radiação adequado para culturas fotófilas;
- lâmpadas de sódio de alta pressão - não apenas proporcionam a iluminação necessária, mas também aquecem bem o ar, enquanto apresentam desvantagens: atraem insetos e afetam adversamente o desenvolvimento de culturas jovens;
- lâmpadas led - dispositivos de iluminação relativamente novos, que estão gradualmente ganhando grande popularidade devido ao seu espectro de radiação luminosa e longa vida útil;
- lâmpadas infravermelhas - pertencem às soluções mais corretas para iluminação de estufas, pois são capazes de fornecer as condições mais naturais.
Importante! Além dos sistemas acima, para uma operação boa e ininterrupta de estufas agrícolas, é necessário o uso de sistemas de fertilizantes com dióxido de carbono para lavouras, sistemas de iluminação elétrica, sistemas de umidificação, controle automático do clima e muitos outros.
Como escolher a estufa certa do fabricante
Ao iniciar a seleção de uma estufa, é necessário levar em consideração os seguintes critérios:
- Material da armação - A melhor opção para estruturas estacionárias que não estão planejadas para desmontagem no inverno é uma estrutura feita de ferro galvanizado de alta qualidade. Esse material fornecerá resistência estrutural, suportará facilmente nevascas e ventos fortes.
- Material de cobertura - o policarbonato, que apresenta várias vantagens em relação a outros revestimentos, será a solução ideal: alto isolamento térmico e acústico, tolerância a mudanças de temperatura e resistência ao fogo.
- Tamanho e forma, em uma fazenda grande e em uma mini fazenda, deve atender ao local escolhido para a construção e às preferências pessoais do jardineiro. Mas antes de tudo, você deve prestar atenção ao ângulo de inclinação das superfícies, o que deve permitir que a neve deslize espontaneamente para baixo, fornecendo proteção contra o colapso do telhado.
Manutenção e cuidados com a estufa da fazenda
Além de todo o trabalho preparatório para instalar a estufa, também vale a pena conhecer as regras básicas para cuidar dessa estrutura.
Existem várias recomendações que ajudarão a preservar o material de cobertura no local da construção e não o mudarão por um longo tempo, além de umedecer adicionalmente as plantas:
- o interior e o exterior devem ser lavados regularmente com uma esponja macia, água e sabão (sem o uso de detergentes, cuja utilização pode afetar adversamente as plantas cultivadas);
- com uma grande quantidade de neve, ela deve ser varrida do teto da estufa para que não se acumule;
- a neve varrida da estufa pode ser trazida para dentro - sob a influência da luz do sol, ela derrete rapidamente e umedece o solo.