A planta de leguminosa mais comum em nosso clima são as ervilhas, que crescem bem, dão boas colheitas e são usadas na preparação de muitos pratos e até iguarias. Mas uma coisa é cultivar uma colheita abundante e outra é preservá-la. O armazenamento dessas frutas é bastante problemático.
Datas e regras básicas de cobrança
A colheita de ervilhas é quase uma operação de “joalheria”, pois você não deve perder o momento de amadurecimento da fruta para que ela não fique mais áspera. Você também precisa monitorar a condição de suas asas, que secam rapidamente. Além disso, as frutas maduras coletadas no prazo não impedem que os sucos ainda se formem. A planta geralmente se deita e os grãos mais próximos do solo amadurecem, secam e racham mais rapidamente do que seus "colegas" localizados no topo da massa do mato.
As raças descascadas precisam amadurecer para que as ervilhas endureçam. Esses grãos são colhidos de manhã cedo até o orvalho descer - os retalhos já secos são umedecidos e as sementes não rolam no chão.Importante! A coleta antecipada é permitida apenas em variedades de açúcar, onde as folhas das vagens também são adequadas para alimentação. Outras espécies precisam atingir a maturidade técnica.
Regras básicas de armazenamento
O armazenamento a longo prazo só é possível para ervilhas secas.
Nesse caso, você deve seguir as seguintes regras:
- exposição à luz - o produto é armazenado em local escuro;
- umidade - umidade no ambiente e aumento da umidade devem ser excluídos;
- capacidade - um frasco ou saco de vidro limpo feito de tecido natural;
- material seco - ervilhas insuficientemente secas deterioram-se rapidamente;
- a presença de parasitas - o material no qual os insetos foram retirados deve ser descartado, pois os parasitas não estão apenas fora, mas também dentro do feijão.
Condições e prazo de validade das ervilhas
Dependendo do tipo de matéria-prima, as ervilhas podem ser armazenadas de vários dias a vários anos. As possíveis opções e termos de armazenamento estão indicados na tabela:
Tipo de ervilha | Prazo de validade |
Verde fresco na cápsula | até 7 dias |
Verde fresco sem vagem | até 6 meses |
Verde fresco sob qualquer forma no congelador | até 8 meses |
Conservas de verde | até 3 anos |
Seco | alguns anos |
Maneiras de armazenar ervilhas em casa
Os métodos de armazenamento variam de acordo com o tipo de semente: as ervilhas verdes podem ser enlatadas, congeladas ou secas, e as matérias-primas amadurecidas são armazenadas apenas na forma seca. Para o inverno, a enlatada é melhor - com a observância da tecnologia, esse método é o mais confiável.
Verde
Ervilhas frescas podem ser preparadas tanto em vagens quanto descascadas. Para preservação, apenas o material liberado da vagem é adequado e esses grãos podem ser congelados de qualquer forma - com ou sem faixas.
Conservação
Ervilhas jovens são bem preservadas durante a conserva. Com esse tipo de pré-forma, quase todas as suas qualidades nutricionais são preservadas.
Você pode preservar o feijão de acordo com a seguinte receita:
- Limpar sementes de vagens.
- Remova as ervilhas amareladas e escamosas.
- Enxágüe e ferva em água e sal por 3-5 minutos.
- Escorra o líquido e lave as ervilhas com água fervida quente.
- Espalhe o feijão em potes estéreis (0,33 ou 0,5 l) e despeje salmoura fervente (1 colher de sopa por 1 litro de água).
- Adicione 1/4 de colher de chá de vinagre aos potes.
- Enrole as latas, abra a tampa até esfriar.
Não é necessário embalar essa preservação - este produto deve esfriar por si só, após o qual deve ser removido para o local de armazenamento.
Congelamento
É melhor congelar as variedades de açúcar para o inverno, para que, após o degelo, os grãos tenham elasticidade e bom gosto. Tais espécies podem ser congeladas como leguminosas, bem como descascadas.
O congelamento é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- As matérias-primas são removidas e lavadas. Pods longos podem ser cortados em 2-3 partes.
- As ervilhas são colocadas em uma peneira e colocadas em água fervente por vários minutos.
- O feijão é resfriado e seco em guardanapos de linho.
- Ervilhas secas são colocadas em sacos ou recipientes de plástico e colocadas no freezer.
Vídeo: Como congelar ervilhas para o inverno
Para evitar que as ervilhas grudem durante o congelamento, elas devem ser colocadas em um palete e armazenadas no congelador por várias horas antes de serem colocadas em sacos ou recipientes.
Você sabe O nome russo "ervilhas" vem da palavra sânscrita "garshati" - ralada. Nos tempos antigos, os índios esfregavam os frutos desta planta para obter farinha.
Secagem
Ao secar em ervilhas, todas as substâncias e sabores úteis são preservados. Para esse método de colheita, é melhor usar as matérias-primas coletadas duas semanas após a floração. A polpa das sementes deve estar macia, não começando a endurecer.
A tecnologia de secagem é a seguinte:
- As vagens são descascadas e os grãos obtidos são calibrados - ervilhas de tamanhos diferentes são secas separadamente.
- Em uma peneira, o feijão é escaldado - 2 minutos em água fervente, 1 minuto em água fria e outro 1 minuto em água fervente.
- Os grãos são resfriados e secos em guardanapos de linho.
- As frutas secas são dispostas em uma assadeira e secas a uma temperatura de +40 ° C por duas horas com a tampa do forno aberta e, em seguida, esfriar por duas horas.
- A assadeira é recolocada no forno e envelhecida por duas horas a uma temperatura de +50 ° C, após o que o feijão esfria por mais duas horas.
- A secagem final é realizada a uma temperatura de +70 ° C por duas horas.
As ervilhas processadas de acordo com a tecnologia descrita podem ser armazenadas por um ano em um saco de tecido, saco de papel, recipiente de plástico ou frasco de vidro. Para uso em alimentos, essas ervilhas precisam ser cozidas ou cozidas.
Seco
São utilizados grãos totalmente amadurecidos e endurecidos, que são submetidos a tratamento térmico - 3-4 horas em forno aberto a uma temperatura de +40 ... + 50 ° C. Depois disso, os grãos esfriam e são dispostos em recipientes de armazenamento.
As condições de armazenamento para as ervilhas secas são as seguintes:Importante! O armazenamento de ervilhas secas de alta qualidade está associado à exclusão de umidade; portanto, é necessário colocar uma bolsa de lona com sal no recipiente. O sal absorverá o excesso de umidade que pode se formar em um espaço confinado.
- temperatura - até +25 ° C;
- a umidade é baixa;
- o quarto está escuro, seco;
- recipiente - hermético, excluindo a penetração de parasitas.
Fervido
Pratos de ervilha cozida têm uma vida útil curta. Imediatamente após a preparação e o resfriamento, os produtos são limpos na geladeira. O purê de ervilha tem um prazo de validade de até dois dias, e a sopa pode ser mantida na geladeira por mais um dia. Após esses períodos, é melhor jogar fora a louça, pois quando são consumidas, são possíveis sérios problemas com o funcionamento do trato gastrointestinal.
Uma maneira de preservar ervilhas é salgar.
Problemas de armazenamento
O cumprimento das condições de preparação e armazenamento de ervilhas garante sua vida útil. No entanto, às vezes surgem situações em que os grãos correm risco de danificar:
- umidade - o aparecimento de condensação no tanque sinaliza a necessidade de secagem urgente do conteúdo;
- iluminação - alterar o modo de iluminação da sala onde os grãos são armazenados pode arruinar toda a colheita;
- estanqueidade - são utilizados recipientes estanques para evitar a penetração de insetos, largar larvas e comer o produto;
- tecnologia - a violação da tecnologia de cozimento pode levar a danos e envenenamento do produto.
As ervilhas são um excelente produto nutritivo; portanto, deve-se prestar atenção ao armazenamento adequado. Não é suficiente obter uma boa colheita desta planta da família das leguminosas; é importante processá-la e preservá-la qualitativamente.Você sabe A ervilha foi usada na Grécia antiga durante o tempo do filósofo e cientista Teofrasto (séculos IV-III aC). Era usado como alimento principal para pessoas comuns e para a alimentação animal.