Apesar de muitas variedades de melancia resistentes ao frio terem sido criadas pelos criadores, ainda não foi possível resolver completamente o problema de obter uma colheita de melão com as mesmas qualidades das regiões sul. No entanto, existe uma saída - plantar uma melancia em uma abóbora. Como fazê-lo corretamente e o que esse método fornecerá, leia abaixo.
Para que serve a vacinação?
Melancia, pepino e melão pertencem à família das abóboras. Em contraste com as culturas de calor descritas, que nem sempre têm tempo para amadurecer completamente em latitudes frias, a abóbora tem mais resistência. A vacinação é necessária para preservar as características varietais da cultura termofílica e aumentar sua resistência ao frio.
Você sabe De acordo com a classificação botânica, os frutos da melancia e da abóbora são frutos de paracarpo multi-aninhados.
Além disso, o sistema radicular das plantas enxertadas se desenvolve muito melhor, o que garante maior digestibilidade da nutrição do solo, aumentando a resistência a doenças e pragas. O fato é que as melancias sofrem frequentemente da raiz do Fusarium e as abóboras são resistentes a esta doença no nível genético.
A vacinação tem seus prós e contras, que precisam ser estudados com mais detalhes antes da própria manipulação.
- As vantagens desta técnica são:
- aumentar a resistência das melancias a fatores ambientais negativos;
- obtenção de imunidade ao fusarium de raiz;
- melhorar a qualidade do enraizamento e absorção de nutrientes do solo;
- colheita com excelentes qualidades varietais;
- demandas reduzidas na composição do solo, calor e umidade.
A desvantagem dessa manipulação é que nem toda variedade de abóbora será adequada como estoque. Além disso, o procedimento requer muito cuidado, porque as plantas jovens são um material muito frágil e fácil de danificar.
É possível plantar uma melancia em uma abóbora
Melancias podem ser plantadas com sucesso em uma abóbora. A principal coisa: escolher o estoque certo. A Lagenaria, uma abóbora decorativa da família das abóboras, é mais adequada para esse fim.
Como descendente, é melhor usar as seguintes variedades de melancias:
- Frio;
- Astracã;
- Chernouska;
- Kherson;
- Coreano
Termos do procedimento em diferentes regiões
O porta-enxerto e o descendente são cultivados por mudas em casa. A vacinação também é realizada antes do plantio no solo. Dado que a germinação de sementes e mudas que atingem a idade ideal para manipulação levará cerca de 1 a 1,5 meses, na faixa intermediária a semeadura das sementes é realizada no final de março-início de abril, nas regiões mais ao norte em meados de abril. O plantio de plantas enxertadas no solo é realizado em meados do final de maio, dependendo das condições climáticas.
Métodos de vacinação
Existem três métodos pelos quais a manipulação em questão é realizada:
- reaproximação;
- em uma incisão lateral;
- no decote.
Cada um deles tem suas próprias características, que vale a pena considerar com mais detalhes.
O substrato para as plantas é preparado misturando em partes iguais:
- turfa;
- solo do local;
- areia;
- húmus de folhas.
A mesma manipulação para todos os métodos de vacinação é o cultivo de mudas. As melancias podem ser semeadas em recipientes comuns para mudas e lagenaria - apenas em vasos individuais de turfa.
20% do peso total de cinzas de madeira são adicionados à composição, molhados com água quente. Depois de resfriar o solo a + 30 ° C, eles pousam. As sementes de melancia em um recipiente comum são colocadas a uma distância de 5 cm uma da outra e em fileiras. As sementes de ambas as culturas devem ser enterradas não mais que 0,5 cm.
Após o desembarque, os contêineres são cobertos com um filme e mantidos a uma temperatura de +24 ... + 27 ° C em local escuro até que os brotos apareçam, abrindo-os periodicamente para ventilação e hidratação. Com o advento dos brotos, as plantas são reorganizadas em um peitoril bem iluminado e esperam até atingir a idade ideal para a vacinação. Os brotos de melancia no momento da manipulação devem ter 2 folhas verdadeiras, lagenaria - 1.
Importante! As sementes de Lagenaria produzem mudas mais rapidamente que a melancia, e precisam ser semeadas 5 dias depois.
Aproximação
Mudas de estoque e descendentes no dia anterior à manipulação são bem regadas. Na manhã seguinte, eles são plantados em um copo de turfa separado, muito próximos um do outro. Anteriormente, antes do plantio, nas laterais das hastes com as quais as plantas se tocam, faça cortes com uma lâmina de no máximo 0,7 cm.Você não pode aprofundar muito, mas simplesmente remova a camada superior da pele das hastes. Os pontos de entalhe são interconectados, fixados com papel alumínio.
Após 5-7 dias, o caule das mudas de melancia deve ser comprimido abaixo do nível de vacinação. Para fazer isso, você precisará de um prendedor de roupa especial, que pode ser comprado em uma loja de flores ou ferragens. Assim, a cultura da melancia começará a receber alimentos devido ao estoque, e sua própria raiz logo secará. Após 7 dias, será possível pousar em campo aberto. Anteriormente, o broto de abóbora pode ser cortado.
1 - uma muda de abóbora ou lagenária, 2 - uma muda de melancia, 3 - a localização das plantas durante a vacinação, 3a - a localização da planta no momento do plantio em uma panela, 4 - melancia enxertada
Corte lateral
Essa é outra maneira de se aproximar, envolvendo cortes mais profundos nas hastes. Um pouco abaixo dos cotilédones das plantas, são feitos cortes profundos em 3/4 da largura - nas mudas da lagenária são realizadas de baixo para cima e na melancia, pelo contrário, de cima para baixo. Assim, nas hastes são obtidas "línguas". Essa língua de melancia é inserida na incisão correspondente nos lagenarii, e as mudas são presas com papel alumínio e plantadas em um recipiente.
Importante! As incisões devem ser feitas com uma lâmina previamente tratada com ácido bórico. Também é aconselhável desinfetar as mãos com álcool antes de realizar a manipulação, para não introduzir infecção na superfície da ferida das plantas.
Após 4 dias, a haste da melancia é espremida com dedos ou pinças e, mesmo após 4 dias, a haste da melancia é completamente cortada. Aperte o ponto de crescimento da lagenária 3-4 vezes para que não se desenvolva. Assim, o broto de melancia começará a receber nutrição de sua raiz.
Enxerto dividido
Essa técnica envolve as seguintes etapas:
- Na lagenária, remova o ponto de crescimento na anlage da segunda folha verdadeira. Faça uma incisão profunda (1,5–2 cm) em um ângulo agudo.
- Em uma muda de melancia, corte a parte superior fazendo um corte sob o rim cotiledonar. Desde o início do corte até o cotilédone, remova a pele.
- Insira o caule de melancia na emenda da lagenária, colocando os cotilédones da primeira planta sobre os cotilédones da segunda.
- Fixar o local da vacinação com papel alumínio.
Após apenas algumas semanas, o enxerto começará a crescer - novas folhas aparecerão nele
Cuidados adicionais para melancias enxertadas
Imediatamente após a vacinação, a planta é colocada em um peitoril bem iluminado e fornece umidade do ar dentro de 80% e um regime de temperatura de +25 ... + 28 ° С. Quando todas as manipulações para remover o ponto de crescimento da lagenária e a haste da melancia são realizadas de acordo com um dos métodos de vacinação descritos acima, pode-se começar a diminuir gradualmente a temperatura do ar para + 15 ° C. Se o tempo estiver quente na rua ou for possível cobrir as mudas com um vão, depois de uma a duas semanas elas poderão ser mergulhadas em um local permanente.
As mudas enxertadas precisam ser cultivadas em uma área aberta e protegida contra correntes de ar.. As plantas em consideração produzem frutos bem em solos férteis leves, portanto, um mês antes do plantio, deve-se realizar um afrouxamento a uma profundidade de 30 cm e aplicar 20 kg de composto, 10 kg de turfa e 600 g de cinza de madeira a cada 1 m².
Você sabe Mais de 800 variedades de abóbora são conhecidas, mas apenas 25% delas podem ser consumidas.
Os poços são colocados a uma distância de 50 cm um do outro. Entre as linhas, mantenha a mesma distância. Os caroços de plantio são tão profundos que entram em um pote de turfa no qual as plantas foram colocadas no momento da vacinação. Após o plantio, o solo é regado com 1 litro de água, aguardando sua subsidência, acrescentar a camada que falta. Em seguida, triture o solo com grama fresca.
Durante a temporada, eles observam o regime de irrigação: fazem isso uma vez por semana, à noite, com água morna e sedimentada. No período seco, a rega deve ser aumentada para 2-3 vezes por semana.
Como fertilizantes, a cada 10-14 dias use uma infusão de vegetais. Para fazer isso, adicione 5 kg de urtiga, 3 cascas de banana, 2 colheres de sopa e 20 l de água. eu cinzas de madeira e 1 colher de sopa. açúcar Deixe a mistura fermentar por 1-2 semanas. Depois disso, decantado, diluído na proporção de 1: 1 com água. Contribua 1-2 l debaixo do arbusto. Os restos de vegetação são usados como cobertura morta.
Pare de se alimentar no momento em que os frutos deixarem de ganhar volume, cerca de 3-4 semanas antes da colheita. No mesmo período, a rega é completamente excluída.
Para obter uma boa colheita de melancias todos os anos, em qualquer condição climática, você pode usar a tecnologia de vacinação para abóbora, ou melhor, para uma de suas variedades - a lagenária. Essa abordagem permite aumentar a resistência da cultura principal à seca, alta umidade, temperaturas extremas e doenças.