As cebolas são usadas em muitos pratos e preparações. Variedades de cebolas, que mantêm boa qualidade e podem ser usadas para produzir verduras, são de interesse dos jardineiros. É essa variedade que é a cebola Manas.
Descrição e características das cebolas Manas
A variedade de cebola Manas é uma espécie com várias gemas, o que significa que é ótima para cultivar verduras. Ao mesmo tempo, forma bulbos com peso de 80 a 150 g com excelente prazo de validade (até 8 meses). Eles têm um sistema raiz bem desenvolvido. As penas têm uma cor verde escura, na qual é observado um leve revestimento de cera.
Bolbos de tamanho unidimensional, de forma arredondada com uma casca de cor amarelo alaranjado. A carne branca suculenta com um sabor semi-agudo tem uma boa densidade. Contém 9,1% de sólidos.
Você sabe Os gregos antigos consideravam a lâmpada um símbolo do universo. Os flocos de cebola foram equiparados às esferas celestes. Eles foram trazidos de presente e usados para tratamento.
A variedade tolera secas e algumas doenças. Ele sabe como se adaptar a diferentes climas, mas as maiores culturas são colhidas em um clima continental seco. Com a irrigação por gotejamento, o rendimento pode exceder 95 t / ha.
Tempo de amadurecimento
Os bulbos da variedade Manas são colhidos em 110 a 115 dias a partir do aparecimento de mudas. Estes são os períodos médios de maturação. Do local onde foi cultivada para produzir hortaliças, a pena é coletada a partir do final de julho. A cebola da qual as penas foram cortadas não é mais adequada para receber lâmpadas.
Resistência a doenças
Cebola Manas tem boa imunidade. É resistente à sobreporporose, podridão radicular e fusarium.
As condições de cultivo mais adequadas
A área do arco não deve ser sombreada ou inundada. As lâmpadas se desenvolvem bem em longas horas de luz do dia, portanto a cultura deve ser semeada nos estágios iniciais.
Esta cultura prefere solos soltos e férteis com acidez neutra. O nível ideal é de 6,0 a 7,0 pH. A cultura responde a fertilizantes minerais contendo nitrogênio, fósforo, potássio e oligoelementos boro.
A temperatura ideal para a germinação das sementes é o intervalo +18 ... + 20 ° C, embora possam germinar em temperaturas muito mais baixas (+ 1 ... + 2 ° C), mas os brotos aparecerão muito mais tarde em clima frio. Brotos de cebola podem tolerar pequenas geadas a -1 ... -2 ° C. O sistema radicular cresce ativamente a + 10 ... + 15 ° C. A parte verde se desenvolve de forma ideal a +18 ... + 20 ° C e, se ficar muito quente (acima de + 25 ° C), as penas começam a crescer lentamente.
Ao germinar sementes, é necessária alta umidade. Durante a formação e crescimento das lâmpadas, ele precisa de boa hidratação. Quando as lâmpadas já estão formadas (agosto-setembro), é necessário tempo seco para amadurecê-las.
Importante! Não plante cebolas repetidamente no mesmo local ou depois de cenouras e alho, a fim de evitar o esgotamento do solo.
Cultivo de sementes para mudas
As cebolas Manas podem ser obtidas a partir de sementes dentro de uma estação usando o método de mudas. Nas regiões sul, na Ucrânia e na Moldávia, as sementes podem ser semeadas no solo, mas é mais confiável cultivá-las com mudas, pois é difícil manter ótimas condições em condições de terreno aberto.
Preparação de sementes
Para o plantio, pegue sementes frescas ou com mais de 2 anos. Os seguintes tratamentos de sementes são usados:
- Desinfecção. O material de plantio é mantido em uma solução de manganês a 1% por 40 a 45 minutos.
- Aquecendo. Nesse caso, o material da semente é colocado em água quente a cerca de 50 ° C por 25 a 30 minutos e depois colocado em local fresco por 2-3 minutos.
- Sparging. Para isso, as sementes são jogadas em uma jarra de água, na qual o ar é fornecido pelo compressor para o aquário.
- Estimulação. As sementes são embebidas em uma solução de "Epina" ou "Zircon" por 18 horas.
Após a realização desses tratamentos, as sementes são despejadas em um saco de tecido ou embrulhadas em tecido e colocadas em um pires com água à temperatura ambiente por um dia. A água é trocada a cada 6 a 8 horas. Em seguida, as sementes inchadas são colocadas entre panos molhados e colocadas em um local quente por 2-3 dias. O tecido não deve secar, por isso é umedecido enquanto seca. As sementes que brotaram podem ser plantadas.
Seleção de recipientes para cultivo
O material de plantio é semeado em caixas de madeira ou recipientes de plástico. Este é um recipiente reutilizável conveniente que é bem transportado e transportado. Preocupe-se com a drenagem. Você pode usar cassetes.
Você sabe Desde os tempos antigos, os índios cultivavam cebolas. No início, era usado principalmente para fins medicinais e era chamado de "Charvaka-Samshita". Agora a Índia é o maior exportador deste vegetal.
O processo de plantio de sementes e seus cuidados adicionais
As sementes de cebola são plantadas de 1 a 20 de fevereiro em um recipiente com solo nutritivo, formando espaçamentos entre 5-6 cm e consumo aproximado de sementes de 15 a 20 g por 1 m². Inicialmente, a temperatura é mantida em +18 ... + 25 ° C e, após o aparecimento de brotos, é reduzida para + 15 ... + 16 ° C. A redução do regime de temperatura ajuda a evitar o alongamento das mudas.
Para um melhor crescimento e desenvolvimento, recomenda-se que as plantas sejam alimentadas com uma solução de excremento de aves, preparada na proporção de 1 a 10. Você pode usar fertilizantes complexos prontos para uso, como Vermisol ou Gumisol. Se solo comum, em vez de nutritivo, foi utilizado, a cobertura é realizada após o aparecimento da primeira folha a cada 10 dias.
Transplante aberto
Após 50-60 dias, as mudas podem ser plantadas em campo aberto. Neste ponto, a planta deve formar 3-4 folhas verdadeiras e um sistema radicular bem desenvolvido. Antes de plantar mudas abundantemente regadas. As mudas são classificadas rejeitando plantas fracas ou danificadas.
Importante! Ao plantar, as raízes não devem ser embrulhadas até o topo. Eles devem ser cuidadosamente endireitados.
Para que as mudas sejam melhor adaptadas em campo aberto é aconselhável cortar as folhas em um terço, bem como as raízes. Assim, as mudas podem ser plantadas com mais rapidez e facilidade, e as folhas cortadas reduzirão a evaporação da umidade, o que permitirá que a cebola crie raízes no local. A profundidade de plantio das mudas de cebola deve ser 1 cm mais profunda do que a cultivada anteriormente. A distância entre as plantas deve ser de 15 a 20 cm e recomenda-se que 46 a 60 cm sejam mantidos entre as linhas.
Cultivo e cuidado
Para obter uma boa colheita, é necessário organizar os cuidados adequados para a colheita de vegetais.
Seleção do local e preparação do solo
Para que a cebola Manas dê verduras suculentas, você precisa escolher um local adequado para o plantio. As cebolas preferem solos nutritivos leves com um nível moderado de umidade; portanto, não deve haver estagnação da água no local de desembarque. O site deve estar bem iluminado. Bons precursores dessa cultura vegetal são leguminosas, couve, batata, tomate, pepino e abobrinha.
Se o solo for argiloso, durante o outono, faça 1 balde de areia do rio e 2 l de serragem, que foram previamente tratados com uréia. Quando o solo tem um alto nível de acidez, é necessário produzi-lo no outono.
Na primavera, quando a terra seca, é necessário fertilizar o local com nitrato de amônio com base na proporção de 1 colher de chá por 1 m². A área de pouso é nivelada e ligeiramente compactada. Então, para que a terra aqueça bem, despeje água quente a cerca de + 50 ° C e cubra-a com um filme por 2-3 dias.
Rega e fertilizantes
Após o plantio dos bulbos, as primeiras 4 semanas da cama são regadas regularmente - 1 vez a cada 3 dias. Após a hidratação, passe 1 vez em 7 a 10 dias. Na primeira metade da estação de crescimento antes do início da formação de cebola, o solo deve ser umedecido com 0,3 m de profundidade. A rega é completamente interrompida 21 a 28 dias antes da colheita.
Para obter uma colheita de alta e alta qualidade, é recomendável alimentar. 20 dias após o plantio do material de plantio, os canteiros podem ser fertilizados com uma solução de esterco ou excremento de frango, com base na proporção de 1 a 10. Para 10 l de um balde dessa solução, também devem ser adicionados 25 g de uréia. Um balde sai em 10 m².
A próxima aplicação de fertilizante é realizada em meados de julho. Para este fim, são utilizados curativos com fósforo e potássio. Essa cobertura contribui para o acúmulo de carboidratos nas lâmpadas, o que acelera a maturação e aumenta a resistência.
Ao cultivar cebolas com uma pena, a fim de evitar o amarelecimento das hortaliças, o plantio de plantas é fertilizado com nitrato de amônio com base na proporção de 2 g por 1 m². A primeira vez que esse curativo é realizado após o corte das penas e depois repetido após 14 dias.
Afrouxando o solo e a remoção de ervas daninhas de ervas daninhas
Após umedecer, é necessário soltar o solo. Este processo irá melhorar o fluxo de oxigênio e umidade para a planta. Juntamente com o afrouxamento, recomenda-se remover as ervas daninhas que obscurecem o plantio, bem como retirar nutrientes e umidade do solo. Além disso, a erva daninha é um terreno fértil para pragas e várias doenças. Recomenda-se o afrouxamento a uma profundidade de cerca de 6 cm. Durante todo o período, devem ser realizados pelo menos 4 afrouxamentos.
Importante! Você não pode realizar o aterramento das cebolas, pois esse processo diminui o processo de amadurecimento das cebolas.
A última vez que você precisa afrouxar a terra 30 dias antes da colheita. Ao mesmo tempo, eles arrancam levemente a terra dos bulbos para formar grandes raízes. Se o tempo de colheita for adequado, mas as penas da cebola permanecerem verdes e o pescoço for espesso, recomenda-se que, 7 dias antes da colheita, as raízes sejam cortadas com uma pá, 5-6 cm abaixo do bulbo.
Pragas e doenças de plantas
Sob condições adversas ou o não cumprimento das práticas agrícolas de cultivo de cebolas, pode ser afetado por algumas doenças e pragas.
Considere as principais doenças desta cultura vegetal:
- Oídio. Esta doença fúngica ocorre frequentemente com alta umidade. Isso leva à deformação da lâmpada e a uma diminuição na quantidade e qualidade da colheita. Identifique esse incômodo amarelando a planta. As amostras afetadas devem ser arrancadas e secas, bem como o tratamento com agentes fungicidas como a Fitosporina M.
- Podridão cinzenta. Frequentemente afeta a lâmpada através do solo. Para evitar sua ocorrência, é necessário realizar o tratamento do solo com líquido de Bordeaux, bem como fazer fertilizantes contendo nitrogênio. As amostras afetadas devem ser arrancadas e descartadas.
- Nanismo amarelo. As plantas diminuem o crescimento, sofrem deformação e as penas ficam amarelas. Atualmente, não existe uma metodologia eficaz para o tratamento desta doença.
- Mosaico. As penas mudam de cor e superfície. Um padrão de mosaico se forma na haste. Muitas vezes, a infecção ocorre devido a insetos. Esta doença não é tratada. Nesse caso, deve-se prestar atenção às medidas preventivas gerais.
A principal praga desta cultura é uma mosca de cebola. A cebola para de crescer na pena e fica amarela. A partir desta praga, a pulverização com solução salina (150 g por 5 litros de água) ajuda. Eles são recomendados para realizar tratamentos 1 vez por mês, mas não mais que 3 vezes. Ajuda a regar com uma solução de amônia (3 colheres de sopa por 10 litros), mas vale a pena considerar que a solução não deve cair nas folhas. O cheiro pungente de amônia assustará os insetos.
Este inseto faz uma embreagem e as larvas caem dentro do bulbo.
A melhor proteção contra pragas e doenças é a prevenção. Os jardineiros recomendam aderir às seguintes medidas preventivas:
- observar rotação de culturas;
- desinfetar material de plantio;
- cavar um local para aterrissar durante o inverno;
- remova restos de plantas no outono;
- realizar afrouxamento e remoção de ervas daninhas, que são viveiros de pragas e doenças;
- não engrosse o plantio de cebola;
- impedir a estagnação da água no local de desembarque;
- Realize uma inspeção regular para identificar pragas e doenças, a fim de tomar medidas oportunas para eliminar o problema.
Você sabe O consumo de cebola ajuda a queimar gordura e remover o colesterol, ajuda a destruir coágulos sanguíneos, reduz o risco de câncer e doenças cardíacas.
Colheita e armazenamento
Durante toda a estação de crescimento, você pode obter até 4 fatias de cebola Manas. Os jardineiros recomendam o cultivo desta turnê com comprimento não superior a 0,4 m, pois nesse caso você pode obter verduras suculentas sem um sabor amargo. Colhida do final de julho ao início de agosto. As verduras frescas não são armazenadas por muito tempo; portanto, por um longo período, é melhor congelá-las. Para esse fim, as penas da cebola verde precisam ser cortadas e colocadas em pequenos recipientes. Eles são então colocados no freezer.
Os bulbos da variedade Manas podem ser armazenados por até 8 meses em local fresco e escuro (porão, subsolo). Após a escavação, elas são bem secas por 2 semanas, classificadas, removendo amostras danificadas e estragadas. As penas são cortadas, deixando apenas 5 cm. Você pode armazenar cebolas em caixas, bolsas, foices a 0 ... -1 ° C e umidade de 75 a 90% (no porão) e a +18 ... + 22 ° С e umidade de 50 a 70 % (no apartamento).
Onion Manas é ótimo para obter cebolas bem armazenadas e para verduras. É cultivado de maneira ideal em mudas.