Apesar de as vespas serem consideradas insetos prejudiciais, elas ainda são capazes de beneficiar os seres humanos e são um elo importante da natureza, necessário para o crescimento das plantas. Eles são capazes de polinizar a baixas temperaturas. Especialistas também afirmam que podem produzir mel de vespa. Vamos tentar entender esse problema mais detalhadamente.
Uma vespa pode fazer mel
Muitas pessoas estão interessadas na questão de saber se esse produto produz vespas e, em geral, se existem insetos na natureza que são capazes de converter o néctar das flores em um produto alimentar útil.
Os indivíduos adultos podem polinizar plantas e comer néctar, como as abelhas, graças a isso também podem criar mel sem recorrer a esforços especiais. Eles carregam néctar nas patas e, portanto, nas paredes das colméias, uma deposição insignificante de néctar é coletada. Este é o chamado spray, que consiste em uma mistura de néctar de flores e pólen.Você sabe Um grande lote de mel equatoriano foi detido na fronteira com o Peru em 1985. O motivo foi que o produto continha cocaína obtida pela liberação de abelhas nas plantações de cocaína.
Apesar de o nível de desenvolvimento evolutivo das vespas ser muito menor do que o das abelhas, seu mel foi durante séculos um deleite para os nativos do continente americano. Nos estados da América Central e da África, atualmente existem pessoas que estão criando vespas de mel para obter este produto.
Eles costumam coletá-lo manualmente, o que é uma ocupação bastante perigosa, pois as famílias de vespas protegem suas colméias de convidados não convidados. Os principais consumidores deste produto são os países da Ásia, pois o consideram um excelente remédio para normalizar a saúde masculina e feminina.
Que tipos podem fazer mel
Do ponto de vista evolutivo, as vespas do mel são insetos antigos. Vamos considerar com mais detalhes que tipos este produto pode produzir. Existem duas subfamílias pouco conhecidas desses indivíduos no mundo que são capazes de adiar esse produto em seus ninhos.
Você sabe A vespa adulta come néctar de flores e frutos, enquanto a larva come comida de origem animal.
Políbia do Sul
Estes incluem South Polybius (nome científico - Polybia occidentalis) e Brachygastra lecheguana. Essa expressão significa que é chamada de abelha mexicana. Esses insetos incríveis vivem na América do Sul, no México e nos trópicos no sul dos Estados Unidos da América.
Esta família de artrópodes possui um habitat extenso. No sul dos Estados Unidos e no México, você encontra as espécies Polybia Occidentalis (Polybia Occidentalis). Eles são capazes de acumular uma quantidade significativa de néctar na colméia. Esses insetos têm hábitos semelhantes às abelhas e, portanto, é necessário descobrir se eles coletam o néctar da flor para produzir mel.
Importante! Não faz sentido criar esses artrópodes, já que o principal objetivo do mel é alimentar indivíduos adultos e larvas durante o período de crescimento.
As polibias não apenas polinizam as flores com seus corpinhos desgrenhados, mas também processam e acumulam néctar das flores, que é semelhante ao resultado do trabalho das abelhas. No nível genético, as vespas não têm instinto de armazenar mel para o futuro, pois não conseguem trabalhar duro como seus parentes próximos.
Brachygastra lecheguana
Esses insetos pertencem à família dos insetos alados. Melliferous mexicano - uma pequena vespa de até 1 cm de comprimento, pertencente à política predatória. As vespas constroem ninhos com copas de até 0,5 metros de diâmetro nas copas das árvores, que diferem dos favos de mel das abelhas, não apenas em tamanho, mas também em sua composição. Os artrópodes levam um estilo de vida de grupo semelhante a uma abelha.
Seu corpo não contém as enzimas necessárias que contribuem para a produção de cera necessária para a construção dos favos de mel. Material semelhante a papel, formado por madeira para mascar, caules de plantas e a camada superior da casca de algumas árvores, é desperdiçado nesse processo. As vespas do material resultante são umedecidas com sua saliva, colando-a.
As famílias das vespas são numerosas, com funções claramente definidas, consistindo no útero de indivíduos que trabalham, guerreiros e drones. Esses insetos são únicos, pois podem produzir mel junto com as abelhas. Vespas não fazem isso para o futuro, mas apenas a quantidade necessária para a família.
É possível comer mel de vespas
Este produto deve ser consumido se você tiver 100% de certeza de que é produzido por insetos de mel. Na Rússia e na Ucrânia modernas, devido a condições climáticas inadequadas, esses insetos são muito raros e criam guloseimas exclusivamente para alimentação pessoal. É arriscado comer néctar, pois pode ser coletado do pólen de plantas venenosas e pode causar danos à saúde humana.
Descrição e características do sabor do mel
O mel de vespa tem gosto de néctar de flores com um sabor agradável, que geralmente depende da região de residência. Para a polinização, as vespas que trabalham escolhem flores perto de seus ninhos, de modo que cada alvenaria tem um gosto e cheiro individuais. Além disso, devido às características estruturais das glândulas faríngeas, o inseto não pode produzir as enzimas necessárias com a ajuda da qual ocorre a conversão do néctar em um produto valioso.
A substância obtida difere do mel das abelhas, não apenas na composição química, mas também em várias características:
- a consistência é muito mais espessa do que a de um produto apícola;
- contém uma pequena quantidade de enzimas;
- Tem um alto teor de sacarose e proteínas, além de cálcio e minerais.
Importante! Vespas podem polinizar e plantas venenosas, o néctar coletado de seu pólen pode causar intoxicação severa em seres humanos.
Ao contrário do mel de abelha, o mel de vespas rapidamente cristaliza e seca, sem perder sua adequação ao consumo. Parece marrom escuro, muitas pessoas gostam de comer mel como alimento e talvez nem pensem em quem dá esse produto. Deve-se entender que é o resultado da atividade não apenas de abelhas, mas também de vespas.