Um dos momentos mais desagradáveis que acompanham as viagens a países exóticos é a perspectiva de encontrar representantes venenosos do mundo local dos insetos. Uma dessas criaturas é a maior vespa do mundo, com o belo nome Vespa Mandarinia, que vive na Ásia. Qual é esse enorme parente de vespas e abelhas que nos são familiares e o que ameaça sua mordida é o tema de nossa análise.
Como é o maior zangão?
Quem já viu o vespão europeu habitual (nome latino - Vespa Crabro) pode imaginar a Vespa Mandarinia, aumentando mentalmente o inseto familiar em cerca de duas vezes. Caso contrário, os representantes dessas duas espécies parecem aproximadamente os mesmos, embora ainda haja algumas pequenas diferenças entre elas.
Você sabe O menor inseto do planeta tem 139 mícrons de comprimento e o maior — cresce para 60 cm ou mais. O nome do primeiro é Dicopomorpha echmepterygis, o segundo é Phasmatodea.
Para maior clareza, as características distintivas da gigante chinesa e sua contraparte européia são mostradas em forma de tabela:
Sinal externo | Vespa crabro | Vespa mandarinia |
Cor do corpo | Amarelo com listras pretas finas | Amarelo com listras pretas, mas mais grosso |
Cor da cabeça | Vermelho escuro | Amarelo |
Comprimento médio do corpo, cm | 2–3 | 5–5,1 |
Envergadura, cm | 4 | 7,5 |
Cabeça | Grande | Muito grande (largura dos olhos várias vezes menor que a distância entre a borda externa do olho e a têmpora) |
Cintura | Estreito, embora mais largo que uma vespa | Mais largo e proporcional ao corpo |
Comprimento da picada, cm | 0,3–0,6 | 0,8 |
Para dar uma imagem mais clara do tamanho real das vespas asiáticas, basta dizer que o comprimento do corpo, do topo da cabeça até a ponta da picada, é aproximadamente igual ao comprimento do dedo mindinho de um homem adulto, e a envergadura da asas é apenas um pouco menor que a largura de uma palma humana.
Ciclo de vida dos insetos
Note-se que os tamanhos gigantescos que distinguem a Vespa Mandarinia de mais de duas dúzias de seus parentes mais próximos do gênero Vespa são um exemplo vívido da luta evolutiva e da capacidade das espécies de se adaptarem às condições ambientais adversas.
Além disso, na rica diversidade do mundo animal que é característica dos países tropicais, os insetos grandes e venenosos são muito mais propensos a encontrar comida e a não se tornarem vítimas dos inimigos naturais do que seus membros da tribo menores e inofensivos.
Caso contrário, o ciclo de vida desses gigantes é praticamente diferente da característica de outras espécies de vespas. Os insetos vivem em ninhos que se alinham diretamente no chão. O material para fazer o ninho é casca de madeira fina e macia (jovem ou, ao contrário, podre), que a fêmea moe primeiro com suas mandíbulas poderosas e depois cola-a com saliva viscosa. Na aparência, essa estrutura é muito semelhante ao papel.
Com a retirada do frio, mesmo antes de você começar a construir um ninho, o útero põe vários ovos no local escolhido para a futura habitação e começa a erguer uma casa de células acima deles. Nos primeiros dias após a alvenaria, o útero carrega sozinho todas as preocupações com a nutrição dos futuros filhos. Cerca de uma semana depois, uma larva aparece do ovo, transformando-se em duas semanas, primeiro em crisálida e depois em jovem vespa.Importante! Para todos os habitantes de territórios com clima quente, a possibilidade de sobrevivência depende da transferência de calor. Um dos métodos para aumentar esse indicador é uma grande área corporal, proporcionando melhor resfriamento.
Outras funções da prole no ninho são distribuídas da seguinte maneira:
- o útero - Continua a pôr ovos e bonecas quentes com seu corpo;
- machos - fertilize os ovos e depois morra;
- vespas de trabalho (emergem de ovos não fertilizados) - eles obtêm comida e protegem o ninho.
Onde mora
Como o nome indica, o alcance da vespa gigante é a Ásia, mais precisamente, as partes leste e também parcialmente do sul e norte.
Na lista de estados cujo território a Vespa Mandarinia escolheu para si, deve-se mencionar:
- Japão
- República Popular da China
- Taiwan
- Índia
- Sri Lanka;
- Nepal
- Coreia do Norte
- Coreia do Sul
- Tailândia
- Federação Russa (Oblast Autônomo Judeu, Primorsky e Território parcialmente Khabarovsk).
Uma boa capacidade de adaptação às mudanças de condições permite que as vespas asiáticas explorem diferentes áreas do espaço geoespacial, e ainda assim seu habitat favorito são florestas esparsas, bosques bem iluminados e outras áreas protegidas por vegetação alta. Esses insetos quase nunca selecionam estepes, desertos e montanhas para a construção de ninhos.Você sabe Por seu tamanho enorme, os chineses chamavam o zangão asiático de "tigre de abelha" e os habitantes da Terra do Sol Nascente - "um pardal-de-abelha".
O que come
A vespa asiática é quase onívora. O alimento mais comum para ele são os insetos (incluindo vespas menores), mas com o mesmo desejo esse gigante pode comer frutas, bagas, néctar das flores e até carne ou peixe. Os alimentos vegetais são adequados apenas para vespas adultas, enquanto as larvas precisam de produtos de origem animal.
A vespa produz comida, usando principalmente suas mandíbulas poderosas, a picada é uma ferramenta de proteção e não de caça. Com a ajuda dos maxilares, o gigante asiático captura a presa, mata e depois a corta.
Maneiras de destruir ninhos
O maior dano que a Vespa Mandarinia causa a uma pessoa não está em seu veneno tóxico, mas em invasões de apiários. A agricultura do Japão, Índia e Tailândia é particularmente afetada pela invasão de assassinos de insetos.
Portanto, tendo descoberto o ninho da vespa asiática, as pessoas geralmente tentam se livrar desse bairro. O problema, no entanto, é que a destruição mecânica da casa de um inseto venenoso é uma tarefa perigosa e quase impossível na prática. Os vespas conseguem se defender ferozmente e, diante da ameaça de perder o lar, juntam forças, ignorando possíveis perdas (a proteção da família, aliás, é a causa mais comum de morte dos vespas).Você sabe Uma dúzia de vespas asiáticas pode destruir até 10.000 abelhas por temporada.
Para destruir os ninhos de insetos perigosos, as pessoas usam métodos especiais.
Por exemplo, para esse fim, você pode:
- Atear fogo a uma casa de papel, primeiro derramando-a com líquido inflamável.
- Despeje água fervente com água fervente, mas será necessária muita água, pelo menos 20 litros.
- Afogue a casa em água (esse método é usado se o ninho estiver anexado a uma superfície horizontal por baixo e não precisar ser removido, mas você pode simplesmente mergulhá-lo em um balde de água trazido e apoiar a estrutura com qualquer suporte).
- Enrole a estrutura com um grande saco plástico, pulverize um poderoso inseticida liberalmente dentro e amarre imediatamente as bordas do saco firmemente para que o veneno não desapareça.
Importante! Todo o trabalho de destruição do ninho de vespas deve ser realizado no escuro, quando a atividade dos insetos é mínima. No entanto, você deve saber que mesmo à noite os vespas não dormem, mas continuam a trabalhar, apenas periodicamente, por cerca de 30 segundos, congelando em imobilidade.
Antes de iniciar um trabalho perigoso, devem ser tomadas medidas de proteção individual: use óculos, máscara, luvas e, melhor ainda - um traje especial para a apicultura.
Perigo de vespas gigantes
As vespas asiáticas são perigosas não apenas para as abelhas. Seu veneno é muito tóxico e, dado o tamanho impressionante do indivíduo e de sua picada, no caso de um ataque, uma proporção maior da substância venenosa é injetada em comparação com outras vespas.
O veneno de vespas contém várias toxinas, a mais perigosa das quais é a mandorotoxina - uma substância com um efeito paralítico-nervoso pronunciado. Outros componentes tóxicos têm um efeito destrutivo sobre os tecidos dos órgãos internos, o que é acompanhado por fortes dores. Como o veneno de vespas é semelhante em suas características às abelhas e vespas e também é capaz de causar uma reação "cumulativa" específica (cada mordida subsequente é mais grave que a anterior), o ataque da vespa asiática é especialmente perigoso para aqueles que já têm histórico de alergia a picadas de abelha e vespas
Outro incômodo é que pelo menos 5% da composição do veneno da Vespa Mandarinia é uma substância especial - a acetilcolina, projetada especialmente para que, no momento do perigo, o indivíduo possa pedir ajuda a seus companheiros de tribo. Consequentemente, tendo sido mordido por uma vespa gigante (ele, como uma vespa, pode usar sua picada repetidamente), sua vítima corre o risco de em alguns minutos estar em um círculo de insetos raivosos.
No entanto, deve-se notar que o zangão asiático, como seus outros colegas, não é nada agressivo e nunca ataca sem motivo. Mas se você perturbar o ninho de um inseto ou esmagá-lo acidentalmente em seu corpo, uma reação elétrica não poderá ser evitada. Além disso, os machos de uma vespa são privados de uma picada - os ataques devem ser temidos apenas pelo útero ou por uma mulher que trabalha.Você sabe Os cientistas descobriram que é com a ajuda de odores, ou melhor, dos feromônios presentes neles, que a comunicação ocorre entre os membros da família de insetos Vespa. Ao enviar certos sinais aromáticos, o útero pode dar aos seus companheiros de tribo vários comandos - para trabalhar, caçar, atacar e defender.
Sintomas da mordida
Primeiro de tudo, a mordida do zangão asiático é muito dolorosa. Segundo uma das vítimas, a sensação se assemelha a uma injeção com uma unha quente, se você pisar nela com todo o seu peso. A dor não passa por um longo tempo e é pulsante por natureza.
Os sinais externos de uma mordida são:
- vermelhidão da pele na área afetada;
- a rápida disseminação da inflamação para uma área mais ampla da pele;
- a aparência de inchaço;
- densificação de tecido ao redor do local da picada;
- gânglios linfáticos inchados;
- hipertermia, febre.
À medida que a toxina entra na corrente sanguínea, uma pessoa pode sentir:
- falta de ar, falta de ar;
- tontura, até perda de consciência;
- dor de cabeça
- náusea, às vezes terminando com vômito;
- palpitações cardíacas (taquicardia).
Importante! Na presença de alergias ou no caso de múltiplas mordidas, o veneno da Vespa Mandarinia pode causar choque anafilático e se tornar fatal para os seres humanos. Assim, de acordo com estatísticas do Japão, até quatro dezenas de pessoas morrem da picada desses insetos todos os anos.
O que fazer com uma mordida?
As medidas de primeiros socorros para a picada da vespa asiática são semelhantes às que devem ser tomadas pela vítima da vespa, com a única diferença de que você precisa agir ainda mais rápido.
A lista de ações urgentes:
- deitar o paciente de costas para que sua cabeça permaneça elevada;
- fazer uma injeção de um anti-histamínico, melhor que o hormônio (prednisolona, dexametasona, betametasona etc.); em casos extremos, tomar a pílula por via oral;
- desinfetar o local da picada com solução de peróxido de hidrogênio, álcool ou iodo;
- aplique frio no local da picada;
- se possível, faça uma compressa de açúcar para retardar o processo de absorção do veneno no sangue;
- o mais rápido possível para entregar a vítima a um centro médico (no entanto, se a condição não piorar claramente e a pessoa não sofrer de uma alergia pronunciada a picadas de inseto, você pode arriscar sem um médico).
O vespão asiático é um inseto cuja picada é repleta de sérias conseqüências, até a morte, mas esses casos ainda são raros. Além disso, sujeito às precauções habituais, a probabilidade de se tornar uma vítima da Vespa Mandarinia não é tão grande, porque, ao atacar, o inseto está realmente apenas se protegendo do perigo, real ou imaginário.