O bombeamento de mel dos favos de mel é realizado usando um extrator de mel. Os modelos oferecidos nas lojas nem sempre se encaixam em todos os aspectos e são de alto custo; portanto, os apicultores costumam usar designs caseiros. Como o separador de mel funciona e como construí-lo com suas próprias mãos, leia abaixo.
Por que extrato de mel
Se você tiver apenas uma colméia no local, não será necessário um extrator de mel. O mel pode ser consumido diretamente da moldura, rompendo o favo de mel. Mas na presença de um grande número de famílias de abelhas, esse equipamento é simplesmente necessário para bombeamento de alta qualidade. O design é uma centrífuga. No interior da centrífuga é constituído por um tanque estável (sem movimento) equipado com um tambor rotativo.No próprio tambor, existem vários cartuchos que giram em torno de seu eixo e correspondem em tamanho aos quadros. Depois de remover os favos da colméia, eles são abertos e fixados em cassetes. Quando ocorre a rotação, o mel flui para fora dos favos de mel e, em seguida, através de um orifício especial, funde-se em recipientes preparados.
A principal vantagem do uso de um separador de mel é a capacidade de manter a integridade das células, o que permite que elas sejam usadas novamente. Entre os modelos de loja, o manual da Falco é especialmente popular. Na linha da empresa italiana, você pode encontrar um design de dois quadros e um de 8 quadros. Para colmeias fora do padrão, é melhor fazer um extrato de mel.
Você sabe As abelhas se comunicam usando feromônios. Pelo cheiro, eles encontram o caminho para a colméia.
Materiais para criar um extrato de mel
Inicialmente, apenas extrator de mel de madeira era usado na apicultura. Hoje, no design de equipamentos utilizados:
- alumínio
- madeira compensada;
- aço inoxidável - a opção mais cara, mas ao mesmo tempo a mais alta qualidade.
Opções de fabricação
O tipo de extrator de mel é determinado por especificações técnicas. Assim, em relação aos mecanismos de arranjo das cassetes distinguir:
- Extrator radial do mel - os cassetes estão localizados no perímetro radial do tambor. O design permite maximizar a integridade das células e uma abordagem para bombear uma grande quantidade de mel.
- Separador de mel hordial - os cassetes estão localizados nos acordes da circunferência do tambor. O número máximo de cassetes nessas instalações é quatro. Ao usar esse tipo de construção, o risco de danos às células é alto.
As construções cordiais são divididas em:
- inegociável - o mel é bombeado para fora de um lado dos favos de mel, depois são virados e esvaziados para o segundo lado;
- manual negociável - dobradiças são montadas nos eixos do dispositivo, nos quais os cassetes são colocados, o que permite girar o tambor manualmente em um e depois na outra direção;
- reversível - O princípio de rotação é o mesmo do manual, realizado somente automaticamente.
O segundo critério que determina o tipo de separador de mel é a unidade. Pode ser manual ou elétrico.
Importante! Ao criar uma estrutura, o critério mais importante na escolha de um material é sua capacidade de oxidar. Quanto menor, mais tempo o equipamento durará e os produtos de mel serão melhores.
Alimentação elétrica
Em tais projetos, a centrífuga gira devido à operação da rede elétrica ou da bateria, o que será benéfico ao bombear mel no campo. O extrator de mel elétrico é mais adequado para grandes apiários que produzem toneladas de produtos de mel.A vantagem deste projeto é a capacidade de controlar a velocidade e a direção da rotação. A desvantagem é a dependência do dispositivo na fonte de energia, bem como a dificuldade na manutenção.
Sem acionamento elétrico
A rotação do tambor é realizada manualmente. Este é um extrato de mel tradicional. Sua vantagem é o custo relativamente baixo e a capacidade de usar em qualquer condição. Ao contrário do modelo anterior, este é independente da fonte de energia. A desvantagem do projeto é a baixa velocidade de bombeamento e a dificuldade em monitorar a velocidade de rotação, o que pode causar danos às células.
Como fazer um mel se extrair
Primeiro, você precisa preparar os desenhos e fazer um layout de teste em papel ou papelão. O mais simples é o design, projetado para 3-4 quadros. O diâmetro do tambor depende do tamanho e número de quadros. O maior diâmetro é de 65 cm.
Você sabe 70% do néctar coletado pela abelha é consumido por ela durante o vôo. A matéria-prima se dissolve no bócio e compensa a energia gasta no voo.
Da máquina de lavar
É possível bombear o mel iniciando o tambor manualmente, mas é melhor adaptar um motor elétrico. Para fazer isso, você precisa de um motor elétrico de 90 W. Ao usar um acionamento elétrico, é importante ter uma malha que proteja os insetos de entrarem. Como opção, um relé de máquina de lavar pode servir. Como regulador da intensidade de rotação, você pode usar um reostato, que deve estar equipado com uma espiral de nicromo.Em seguida, é construído um suporte que realiza o movimento verticalmente. O próprio motor pode ser colocado na vertical ou na horizontal. Tudo depende das atualizações do seu projeto para o extrator de mel. Quando o motor elétrico estiver pronto, você precisa pensar no que pode fazer sozinho e em quais peças você precisa comprar. Na máquina de lavar, você só precisa de um tanque.
Além disso, você precisará de:
- viga de aço com espessura de 4 mm e largura de 80 mm, o comprimento deve corresponder ao diâmetro de um tanque específico da arruela;
- tiras de aço com 2 mm de espessura - esta será a base para os sub-quadros;
- 2 sub-quadros feitos de tiras finas de metal e arame;
- engrenagens laterais e centrais de forma cônica - a central deve ser maior;
- eixo para a engrenagem central - é uma haste de metal duro de diâmetro adequado;
- uma chapa de aço que desempenhará o papel de um obturador para descarregar produtos.
Você sabe As abelhas são os melhores logísticos do mundo. Tendo voado sobre a área requerida, os insetos escolhem o caminho para a colméia, que é a mais curta.
As dimensões do subquadro devem ser calculadas para incluir um quadro com dimensões de 435 × 300 mm. Se um quadro pronto padrão for usado, ele entrará nesse subquadro, pois possui dimensões menores. A partir de uma tira de metal e fio, você precisa torcer um chassi auxiliar de 520 × 550 mm de tamanho.
A sequência de ações é a seguinte:
- Pegue 2 tiras de aço inoxidável de 1 mm de espessura, 520 mm de comprimento e 2 550 mm de comprimento. Dobre-os em um retângulo, torça-os com parafusos e solde.
- Usando a broca mais fina, faça muitos furos em todo o perímetro do retângulo resultante.
- Faça uma malha de arame, furos para trançar.
- Faça o segundo da mesma malha de arame.
- De 2 tiras de aço inoxidável com 1 mm de espessura e 40 mm de comprimento, faça 2 canais.
- Prenda as placas de malha entre os canais.
- Surdo uma extremidade da estrutura resultante soldando uma tira de aço.
- Para garantir a integridade da estrutura, solde 1 tira de metal no chassi auxiliar.
- Fixe os suportes na parte superior e inferior do subquadro - eles serão usados como fixadores no rotor.
- Prepare o segundo subquadro da mesma maneira.
Vídeo: como fazer um extrato de mel de uma máquina de lavar com suas próprias mãos, parte 1
Agora você pode prosseguir diretamente para a preparação do tanque. Primeiro, você precisa preparar bem todos os orifícios do tanque. Os remendos são feitos de chapas de aço inoxidável. Para verificar o desempenho do tanque, ao final da soldagem, puxe água para o topo. Se não houver vazamento em nenhum lugar, o trabalho será feito corretamente.
Em seguida, você precisa preparar um orifício de drenagem com um diâmetro de 25 mm. Eles perfuram na parte inferior da estrutura com uma furadeira. Quando o orifício estiver pronto, coloque o O-ring de borracha. Em seguida, aperte a placa de metal oposta ao orifício para poder ser empurrada para o lado conforme necessário.
Importante! As abelhas não gostam de odores pungentes, e o aroma do sabão em pó as acalma. Antes de trabalhar com a colméia, use luvas e lave as mãos com sabão em pó.
Construa a barra no tanque. Para fazer isso, dobre uma tira de metal com 4 mm de espessura nas bordas com um martelo e uma bigorna, formando a letra "P". Em seguida, faça furos de 10 mm nas peças dobradas. Na parte central da barra transversal, faça um furo de montagem no eixo da engrenagem central. O diâmetro do furo deve exceder ligeiramente o diâmetro do eixo em cerca de 2-3 mm. Coloque a barra transversal no tanque exatamente no centro e marque os locais para os orifícios nas paredes. Anexe a barra transversal ao tanque.
Etapas adicionais para a montagem do extrato de mel:
- Pegue no pino de aço, que será o eixo, e faça uma rosca nas extremidades.
- Insira o pino no orifício central da barra transversal, coloque a engrenagem central e prenda-a com uma porca.
- Coloque a barra do rotor na parte inferior do pino e prenda-a.
- Nas bordas da barra do rotor, faça furos para os pinos da estrutura, para os quais use barras de aço com 570 mm de comprimento. Rosqueie as extremidades das hastes.
- Em seguida, faça uma tira com uma largura de 15 mm e um comprimento de 600 mm. Faça furos nas extremidades.
- Insira os pernos nos suportes das subquadros enquanto os enfia nas barras superior e inferior do rotor. Bloquear.
- Aparafuse o suporte da unidade na barra transversal. Passe a alça do eixo curva através do suporte, depois de cortar a linha no final.
- Deslize a segunda engrenagem na alça para que seus dentes fiquem entre os dentes da engrenagem central. Prenda o mecanismo com porcas.
Vídeo: como fazer um extrato de mel de uma máquina de lavar com suas próprias mãos, parte 2
De madeira
Nesse design, é importante de qual árvore será feita. Madeira resinosa e úmida não é adequada. Para a fabricação, você precisará de:
- Placas de 20 mm de espessura;
- ripas de madeira com uma largura de 40 mm, uma espessura de 10 mm;
- vigas de madeira com uma seção de 3 × 5 cm;
- vigas de madeira 2.6 × 2.6 cm;
- placas de alumínio 2 × 4 × 3 cm.
Importante! A altura das pernas deve ser suficiente para instalar um balde de 10 litros sob o orifício de drenagem.
Todas as placas precisam ser processadas com uma plaina para que sua espessura não exceda 20 mm. As paredes laterais são feitas de uma placa sólida, que também é tratada com uma plaina. Todas as partes do corpo são revestidas com pranchas com 20 mm de espessura e 190 mm de largura. Eles terão um pouco mais do que o necessário, levando em consideração o fato de que precisarão ser fundidos após a correção. A fixação das placas é realizada de modo que suas fibras se encontrem.
Usando trilhos (40 × 10 mm), cubra as seções inferiores das partes A e B. Ao revestir, considere os chanfros das extremidades das paredes da carcaça. Na parte inferior da parte B, é necessário fazer um furo para bombear o mel com um diâmetro de 20 mm. Então você precisa inserir um selante de borracha no orifício e pegar uma rolha de madeira de tamanho adequado.
Para garantir a estabilidade da estrutura, você precisa construir pernas. Isso exigirá uma viga de 30 × 50 mm, uma altura arbitrária. As pernas são fixadas na parte inferior do corpo. Para tornar o design mais estável, as pernas precisam ser fixadas em um ângulo leve e, entre elas, barras transversais de madeira com uma largura de 5 cm.
Alumínio
O processo de fabricação da estrutura de alumínio é idêntico ao descrito para os equipamentos fabricados a partir do tanque da máquina de lavar. Como tambor, você pode usar recipientes de tamanhos adequados:
- uma panela;
- um barril.
O estojo pode até ser feito de um barril de plástico. O principal é que o plástico seja de alta qualidade. Um suporte para esses projetos não é necessário. Eles podem ser instalados sobre a mesa e, embaixo, colocar um balde de matérias-primas.
Contraplacado
É construído da mesma maneira que um de madeira. A única diferença é que, em vez de placas, são utilizadas várias camadas de madeira compensada, coladas com cola na madeira. Para o fundo, é melhor usar madeira compensada com 10 mm de espessura. Os painéis laterais são colados e depois apertados com um aro de metal. A cavidade interna da estrutura é tratada com cera em várias camadas. O eixo é construído, como na primeira modalidade, e fixo à estrutura. No topo, não esqueça de parafusar a alça que iniciará o processo.
Aço inoxidável
Um tambor de aço inoxidável ou um balde de aço inoxidável de tamanho adequado pode ser usado como tanque de aço inoxidável. Um rotor com engrenagens é instalado dentro desse tanque, o que iniciará a operação dos cassetes com a alça. É feito um orifício no fundo do tanque para drenar o produto. Se desejado, o orifício de drenagem pode ser equipado com uma torneira. Além dos tanques acabados, você pode usar novas chapas de aço inoxidável.
Recursos operacionais
Antes de usar, todas as partes do extrato de mel devem ser lavadas e secas. Em seguida, as molduras com favos de mel impressos são inseridas nas cassetes e o seu movimento é iniciado, depois de substituir um recipiente por coletar produtos sob o orifício de drenagem. O principal requisito para a operação do extrato de mel é a fixação de alta qualidade do tanque. Isso permite não apenas facilitar o processo de bombeamento de mel, mas também preservar a integridade das peças do equipamento.
Ao instalar o dispositivo, você pode usar as pernas da travessa de tamanho adequado. A instalação correta pode ser verificada usando o nível. Para cartuchos localizados de maneira oposta, é necessário selecionar quadros com o mesmo peso. No final de todas as manipulações, o equipamento deve ser lavado sob uma corrente de água morna (+ 40 ° C) e depois seco.
Lubrifique as peças de metal com óleo da máquina após a secagem para evitar ferrugem. O separador de mel é um item extremamente importante no apiário. O dispositivo é usado para bombear mel. Pode ser comprado em uma loja ou construído a partir de meios improvisados, gastando um mínimo de investimento financeiro.