A cera de abelha é usada em uma ampla gama de produtos para cuidados faciais e pessoais, incluindo produtos para bebês, produtos para banho, perfumes e produtos para unhas e pele. Sobre como aplicar cera e qual é o seu benefício, leia mais no artigo.
A composição química da cera de abelha
A cera de abelha na composição do produto cosmético ajuda a impedir sua separação em componentes de óleo e líquido. Simplificando, ele mantém sua consistência cremosa. Também aumenta a espessura da porção lipídica (óleo) de alimentos sólidos e pegajosos, como batom ou creme antienvelhecimento. Dá estrutura, proporcionando aplicação suave e mantendo sua dureza. Nos produtos para maquiagem dos olhos, a cera dá estrutura. Não endurece, proporcionando elasticidade e facilidade de aplicação. Graças a essa qualidade, o rímel à prova d'água apareceu.
A cera de abelha é produzida por abelhas trabalhadoras do gênero Apis. Eles o sintetizam nas glândulas localizadas nos segmentos abdominais e o usam para criar favos de mel. O produto consiste principalmente em ésteres, ácidos graxos e vários álcoois de cadeia longa.
Em geral, trata-se de:
- 67% poliéster;
- 14% de hidrocarbonetos;
- 12% de ácidos livres;
- 1% de álcoois;
- 6% de outros ingredientes.
Você sabe A cera foi usada na odontologia pré-histórica da era neolítica. Na mandíbula inferior humana de 6500 anos da Eslovênia, há vestígios de preenchimento da cavidade dentária com cera de abelha.
Propriedades úteis
A cera não é tóxica, portanto, é amplamente utilizada em cosmetologia, na fabricação de medicamentos, na indústria de alimentos e em outros tipos de produtos industriais.
- As principais propriedades úteis do produto utilizado em cosmetologia:
- bactericida;
- regenerativo;
- anti-inflamatório;
- analgésicos.
Seu uso é baseado na capacidade de reter calor, melhorar a circulação sanguínea, desinfetar superfícies, aliviar o inchaço e reduzir a inflamação. É facilmente absorvido pela pele, mas ao mesmo tempo permite que ela funcione normalmente, sem obstruir os poros. Isso garante seu amplo uso como agente terapêutico.
Maneiras de usar:
- Pode ser usado para tratar doenças de pele. Uma mistura de mel, cera de abelha e azeite é usada no tratamento de dermatite, psoríase e eczema.
- Este é um excelente hidratante para a pele. Os cosméticos à base dele podem proteger e restaurar a pele áspera, seca ou rachada devido à sua capacidade de reter a umidade.
- Eficaz para a regeneração da pele, pois não obstrui os poros e permite que a epiderme funcione normalmente.
- É capaz de aliviar a dor, a inflamação e também tem um efeito descongestionante leve. Pode ser usado para tratar doenças articulares.
- É um dos remédios caseiros mais famosos para acne. Possui fortes propriedades anti-sépticas, curativas e anti-inflamatórias devido ao seu alto teor de vitamina A.
- Ajuda a eliminar estrias, outras cicatrizes atróficas com afinamento da epiderme, devido à presença na composição da vitamina A, necessária para a produção de colágeno.
O uso de cera na cosmetologia caseira
Existem muitos usos para este produto em casa. Seu uso pode dar um bom resultado. Para fazer isso, siga atentamente as instruções de uso.
O método mais antigo de sua aplicação é o embalsamamento. A capacidade de interromper o crescimento de bactérias posteriormente encontrou sua aplicação no tratamento de processos inflamatórios.Você sabe A cera é comestível. É adicionado ao chocolate para obter uma superfície brilhante e ajudar a manter a dureza à temperatura ambiente.
Seus métodos modernos de aplicação:
- máscaras faciais;
- pedidos de doenças das articulações;
- bandagens anticelulite;
- massagens terapêuticas.
Receitas populares
A loção caseira é adequada para hidratar, nutrir e restaurar a pele. É feito de óleos e cera de abelha.
Ingredientes
- 125 ml de óleo de amêndoa ou jojoba;
- 60 ml de cera de abelha;
- 60 ml de óleo de coco;
- 1 colher de chá de óleo de vitamina E (opcional);
- 2 colheres de sopa. colheres de sopa de manteiga de karité ou manteiga de cacau (opcional);
- algumas gotas de óleo essencial ou outros extratos naturais de acordo com sua preferência (opcional).
- Combine óleos líquidos e cera de abelha em banho-maria ou coloque os ingredientes em um banho de vapor.
- Quando a mistura começar a derreter, mexa com uma espátula de madeira para criar uma massa uniforme. Não pare de mexer para evitar aglomerações.
- Retire do banho de vapor e adicione vitamina E, bem como óleos essenciais.
- Escorra a composição para um recipiente de armazenamento.
- Use como uma loção regular.
É ultra-hidratante e mais oleoso do que as loções à base de água. Ele também tem uma vida útil mais longa, pois todos os ingredientes são estáveis e livres de água. Adequado para uso dentro de 6 meses. Pode ser usado para hidratar e restaurar a pele, combater estrias no período pós-parto ou assaduras no bebê.
A composição descrita é básica. Ao alterar os óleos essenciais, você obtém diferentes tons de aroma e os efeitos dos éteres no corpo.
Outros ingredientes que você pode usar:Importante! Se você estiver em tratamento com um dermatologista, consulte-o antes de usar os preparados de cera.
- óleo com calêndula e camomila - alivia a inflamação, desinfeta e é mais adequado para loção para bebês;
- com hortelã e óleo de gengibre - alivia a inflamação;
- com lavanda, patchouli, baunilha - torna-se anti-envelhecimento.
A composição também é adequada para envoltórios quentes. Os óleos essenciais nele criarão um efeito adicional da sauna e terão um efeito terapêutico. Loção também é adequado para massagem cosmética.
Termos de uso
Os ingredientes naturais exigem conformidade com as condições de armazenamento: em um recipiente hermeticamente fechado, sem exposição à luz solar. Os óleos essenciais e os produtos utilizados devem ser armazenados em uma garrafa escura.
Além disso, ao preparar, leve em consideração que:
- use um produto melhor refinado;
- na composição do produto não deve ser superior a 10%, uma vez que o principal efeito a ser alcançado é o óleo, e a cera mantém a consistência e a fixa;
- os fundos são preparados apenas em banho-maria e somente em pratos que não reagem com substâncias biologicamente ativas.
Contra-indicações
Se você tem uma pele muito sensível, não use aplicações de cera para não causar erupção cutânea, coceira e desconforto.
Importante! As mulheres podem ser hipersensíveis aos produtos com cera uma semana antes do início da menstruação. Considere as características individuais do seu corpo.
- Não use esses fundos se você tiver:
- circulação sanguínea obstruída;
- dormência nos braços ou pernas;
- diabetes mellitus;
- varizes;
- feridas abertas;
- erupção cutânea de etiologia desconhecida
Uma contra-indicação típica para seu uso é uma alergia a produtos apícolas. Se um produto purificado for usado, não deve haver alergia, mas trate a aplicação com cuidado.
Dicas de Esteticista
Não use produtos de cera ou pele se:
- bronzeado fresco;
- seções com uma superfície de ferida;
- toupeira.
Não aplique esses produtos após bronzeamento ou exposição prolongada ao sol durante as férias de verão por 2 dias. Se você fez um procedimento de peeling químico no salão, então com cera também não use por 7 dias. Após os procedimentos, você não pode tomar um banho quente por 24 horas. Também não é recomendável tomar sol ao sol por 1-2 dias.
Se você usar o produto durante a depilação, lembre-se de que ele não pode ser reutilizado. Os cabelos removidos do corpo contêm microorganismos e poluem a cera. A reutilização pode levar à transmissão de doenças infecciosas. O mesmo cuidado se aplica às bolas de cera. Usado, não pode ser armazenado em um recipiente limpo.O uso de cera é útil. E esse benefício foi comprovado ao longo dos séculos por seu uso para fins terapêuticos. Você pode comprá-lo no mercado ou em lojas de apicultura. Cozinhar remédios caseiros é mais barato e pode ser uma ordem de magnitude melhor do que uma ferramenta comprada em uma loja. Portanto, prepare remédios caseiros, mas não se esqueça das regras de uso.