A humanidade conhece o mel há vários milhares de anos, não apenas como um alimento altamente calórico e energeticamente valioso, constituído por vários monocarboidratos, mas também como um agente terapêutico e profilático indispensável. Todo mundo conhece as variedades comuns do produto, como tília, trigo sarraceno ou flor, mas às vezes você pode ouvir sobre variedades bastante exóticas, que incluem o mel de hera.
Descrição de Ivy Honey
O mel de hera é um produto bastante raro, que afeta seu preço. Essa circunstância é usada pelos golpistas, fornecendo, na melhor das hipóteses, outras variedades do produto (ou mesmo apenas uma farsa) para essa variedade exclusiva. Para não cair nos golpistas, você deve conhecer os sinais característicos do mel de hera.
Você sabe A importância do mel já no início da humanidade é evidenciada pelo seguinte fato: as Escrituras Sagradas dizem que este produto se refere aos produtos essenciais para a existência humana (Livro de Sirach 39–32) Em outro episódio, da vida de João Batista (Marcos 1–6), diz-se que no deserto esse santo se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.
Aparência
Essa variedade é bastante diferente das demais em sua consistência; o produto é mais parecido com manteiga com pequeno néctar cristalizado intercalado. É de cor semelhante à parafina branca, com um tom amarelado quase imperceptível.
Gosto e Aroma
O cheiro é forte o suficiente e agudo, mas não é fácil caracterizá-lo, comparando-o com alguma outra variedade mais famosa. É difícil fazer isso por causa dos muitos componentes, entre os quais não há um, o principal odor característico. Em vez disso, pode-se dizer que o aroma consiste em um buquê de cheiros de várias plantas de mel, assemelha-se a variedades de florestas selvagens a gosto. Tem um sabor de mentol, mas o sabor final é visivelmente mais nítido, tem uma adstringência pronunciada.
Conteúdo calórico e composição do mel de hera
A composição de uma variedade particular de mel determina a composição da planta principal de mel.
Importante! O mel de hera é uma excelente ferramenta para remover toxinas do corpo, incluindo acetaldeído e acetato, produtos de decomposição do álcool. Além disso, o néctar tem um efeito benéfico sobre o fígado; essas propriedades devem receber atenção para restaurar a saúde após celebrações pesadas.
Graças à hera, este produto da apicultura contém:
- vitaminas dos grupos A, B, C, PP;
- aminoácidos, incluindo os essenciais;
- taninos;
- derivados de glicósido;
- ácidos orgânicos (fórmico, málico), etc.
O valor energético do produto e a composição dos seus nutrientes (em 100 g):
- carboidratos (glicose, frutose, sacarose) - 81,6 g;
- gorduras - 0,2 g;
- proteínas - 0,8 g;
- teor calórico - 328 kcal.
Propriedades do mel para o corpo de homens e mulheres
Além de suas propriedades benéficas gerais, o mel de hera possui várias qualidades, algumas das quais são de particular importância para os homens, outras para as mulheres.
Primeiro, algumas palavras sobre as características do néctar, que devem prestar atenção ao sexo forte:
- aumenta a atividade espermática, tem um efeito benéfico no estado do sistema urinário;
- afrodisíaco natural, especialmente eficaz quando usado em conjunto com nozes;
- uma mistura de uva-ursina ou banana verde é um remédio bastante eficaz para a prostatite;
- melhora a condição do coração e dos vasos sanguíneos; para os homens, isso é especialmente verdadeiro, pois está provado que eles são mais suscetíveis a doenças semelhantes.
Importante! Não misture mel velho e jovem em um recipiente, pois isso pode provocar fermentação.
Agora, sobre as qualidades que são especialmente importantes para as mulheres:
- o mel de hera é usado em velas, turundas para todos os tipos de patologias ginecológicas, isso também se deve às qualidades antimicrobianas e anti-inflamatórias do produto;
- usado em cosmetologia (esfoliantes, elevadores, máscaras);
- aumenta a circulação sanguínea uterina, relaxa os músculos uterinos lisos, elimina cólicas de vômitos com toxicose;
- eficaz na dieta e nutrição esportiva.
Propriedades úteis
Como mencionado acima, as propriedades benéficas do néctar são determinadas pelas mesmas qualidades da planta do mel. Quanto à hera, deve-se dizer antes de tudo sobre as saponinas e flavonóides triterpenóides contidos na planta.
O cheiro característico dos triterpenóides (derivados dos terpenos) é bem conhecido por muitos pelo cheiro de resina de coníferas. Esta resina é um repelente de origem natural e desempenha a função de proteger a árvore de pragas.
Devido à presença dessas substâncias, além de um grande número de vitaminas e minerais, o mel de hera possui qualidades benéficas para o corpo humano.
- Ou seja:
- anti-inflamatório;
- antioxidante;
- antivírus;
- alivia espasmos;
- antimicrobiano;
- evita a formação de tumores;
- expectorante.
A medicina moderna em muitos países do mundo utiliza as propriedades das plantas para tratar o trato respiratório superior. A ação de tais drogas baseia-se no alívio do espasmo e no relaxamento dos músculos lisos, o que ajuda a remover o escarro, os ataques de tosse se tornam menos intensos e menos frequentes. Esta propriedade da planta é bastante eficaz na asma.
Também preste atenção a essas variedades de mel, como:
Contra-indicações
Como muitas outras variedades, o mel de hera não é exceção, o produto é um alérgeno bastante forte.
- Você também deve limitar o uso do produto (de qualquer forma, tanto interna quanto na forma de compressas de aplicativos), nos seguintes casos:
- crianças menores de 7 anos;
- mulheres grávidas e lactantes;
- pessoas com diabetes antes de comer devem consultar um médico para discutir a frequência e a quantidade de alimentos que podem ser ingeridos.
Você sabe Nos tempos antigos, no território do Egito, na maioria das províncias romanas e entre nossos ancestrais eslavos, o mel era um meio de pagamento geralmente aceito: eles podiam pagar com as autoridades fiscais de acordo com uma taxa fixa.
O uso de mel da hera
O mel de hera, como a própria planta, é eficaz na presença das seguintes doenças e problemas com esses órgãos:
- trato gastrointestinal;
- doenças pulmonares;
- gota
- colelitíase;
- artrite;
- reumatismo, queimaduras;
- várias dermatites;
- ajuda a recuperar após concussões, incluindo aliviar o estresse mental;
- neuralgia de várias origens.
Como armazenar mel
Armazene o produto da mesma maneira que outras variedades. Tudo é bem simples aqui: um recipiente de madeira ou vidro localizado em um armário seco e fechado é a maneira mais simples e eficaz. Deve-se lembrar que a hera é uma planta de mel tardia, que começa a dar néctar apenas em setembro, quando os apicultores já estão preparando suas abelhas para o inverno.
O produto possui esse recurso: quase não altera seu estado de agregação de líquido para grosso. Mais precisamente, em um estado cristalizado, não é como outras variedades na mesma fase. Sua consistência normal é como manteiga. Para que essa textura do produto (e com ela os benefícios) permaneçam o maior tempo possível, as condições de armazenamento recomendadas devem ser observadas.
Agora você sabe o que é o mel de hera, como é útil e com quais doenças ajuda. No entanto, deve-se entender que esse é um produto bastante raro e, em princípio, não pode ser barato; portanto, tenha cuidado ao comprá-lo e comprá-lo apenas de fornecedores confiáveis e com reputação.