As galinhas Phoenix são populares entre muitos conhecedores de aves decorativas. No entanto, para que os pássaros realmente se tornem uma decoração do quintal, você terá que fazer muitos esforços para cuidar deles. Quais recursos são caracterizados por essas galinhas e o que você deve saber sobre os requisitos de seu conteúdo - leia o artigo.
Origem da raça
Phoenix é uma raça que nos veio de países asiáticos. O país criador é a China, embora os japoneses fossem mais populares com essas galinhas. Os progenitores das aves modernas padrão são considerados as raças de yokohama-tosa e onadori, cuja criação começou na Idade Média. Devido à cauda particularmente longa e magnífica, as raças tinham um valor decorativo e eram muito valorizadas. A Phoenix herdou totalmente essa qualidade.
Você sabe Os galos japoneses de Phoenix ainda são um tesouro nacional, muitas vezes atuando como um presente caro para os cidadãos representativos.
Recursos externos
As peculiaridades dos fenênixes têm características sexuais distintas, portanto, ao comprar galos e galinhas, vale a pena prestar atenção a vários aspectos de sua aparência.
Petukhov
A característica de pedigree mais perceptível e ao mesmo tempo valiosa dos machos é uma cauda longa e macia e baixa, que geralmente atinge um comprimento de 2-3 metros. O peso médio das aves é de 1,5 a 2 kg, mas é graças a essa adição que o corpo da ave parece ser mais volumoso.
Outras características do físico Phoenix são manifestadas a seguir:
- Cabeça - pequeno, complementado por uma vieira baixa e simples, olhos laranja escuros e bico azul acinzentado. Às vezes, sua cor pode ser amarelo-castanho, mas essa combinação não parece tão atraente. O tamanho do bico é médio, destacando-se ligeiramente na cabeça. Os lóbulos das orelhas são brancos, pequenos e brincos vermelhos.
- Neck - comprimento médio, ligeiramente coberto por luxuosas penas longas e estreitas, que costumam aparecer nas costas. Na zona lombar, as penas continuam a crescer ao longo da vida do pássaro, para que indivíduos maduros possam se orgulhar de plumagem que atinge o próprio solo.
- Asas - sempre firmemente pressionado ao corpo.
- Baquetas - tamanho médio, com um revestimento de penas denso. Metatarso - fino e escuro, com um tom azulado ou verde-oliva. Os membros das fenóides fixam apenas a imagem graciosa do pássaro, porque o lugar de esporas poderosas é ocupado por crescimentos graciosos e longos.
- Barriga - escondido sob as longas penas penduradas na parte inferior das costas, de modo que praticamente não é visível de lado. Todas as penas dos representantes da raça são duras e estreitas, independentemente da parte do corpo em que se encontram.
Hen
O peso do frango é um pouco menor que o galo e, em média, é de 1,3 a 1,5 kg. Na cabeça pequena das fêmeas há uma vieira ereta e pequenos amentilhos. As asas são pressionadas firmemente contra o corpo e possuem uma plumagem suave e densa. As pernas estão nuas, e a presença da borda delas é um defeito de raça (ao mesmo tempo, a presença de esporas não é considerada como tal).A cauda das galinhas da fênix é muito mais curta que a dos machos, mas ainda parece extraordinariamente longa. As penas da cauda nesta zona são em forma de sabre, mas em geral a cauda é exuberante, com penas de cobertura ligeiramente arredondadas nas extremidades (geralmente cobrem as penas da cauda).
A cor das galinhas e galos desta raça pode ser a mais diversificada: do branco puro ao prateado, incluindo a cor marrom-alaranjada e dourada. Na maioria das vezes, são encontradas fêmeas de cor branca ou esbranquiçada.
Importante! Uma das cores mais raras e atraentes da plumagem do pássaro descrito é a selvagem, que proporciona uma transição suave das cores do preto para o marrom avermelhado, com a presença de um tom verde-preto nas asas.
Produtividade da raça
As galinhas Phoenix não são adequadas para criação industrial, pois não são caracterizadas por altas qualidades produtivas. O peso de um indivíduo não excede 2,5 kg e as galinhas não transportam mais de 160 ovos por ano, com um peso médio de cerca de 45 g.As variedades de anões são ainda piores, dando anualmente anualmente não mais de 60 ovos (peso médio - 25 g).
Vantagens e desvantagens da raça
Antes de comprar galinhas Phoenix, vale a pena estudar cuidadosamente todas as vantagens e desvantagens desta raça.
- As vantagens indiscutíveis das aves serão as seguintes características:
- exterior brilhante;
- despretensiosidade comparativa para alimentar;
- a possibilidade de caminhar no inverno (apesar de sua natureza exótica, essas galinhas toleram bem as baixas temperaturas).
- As desvantagens do conteúdo das aves incluem:
- a necessidade de cuidados diários com a plumagem (especialmente a cauda, que os pássaros emplumados costumam coletar sujeira);
- baixas qualidades produtivas;
- puberdade tardia;
- a quase completa ausência de instinto materno em galinhas;
- a necessidade de um espaço para caminhar (em um galinheiro trancado, os fenóides não terão uma aparência tão atraente, além disso, em tais condições, muitas vezes ficam doentes);
- quando os galos andam, terão que carregá-los em seus braços, ou pelo menos equipar veados especiais em um local para caminhadas, a uma altura de dois metros da superfície da terra.
Características de manter as galinhas fênix
Considerando todas as características exteriores da raça descrita, não é de surpreender que as condições de manutenção e cuidados com as aves sejam diferentes de ações semelhantes na criação de galinhas de outras raças. Antes de tudo, preste atenção ao arranjo da casa e do pátio de caminhadas, mas não se esqueça de uma dieta adequada e de outros aspectos do cuidado.
Você sabe Interessante! Os japoneses atribuem às galinhas fênix muitas habilidades sobrenaturais, em particular a atração de boa sorte e grande riqueza. Acredita-se que com uma atitude responsável e maior atenção aos pássaros, eles certamente agradecerão ao seu dono.
Condições e instalações da casa
Phoenix precisa de uma sala espaçosa, limpa e aconchegante, na qual mesmo nos invernos mais frios a temperatura do ar permaneça em + 8 ... + 12 ° C e a umidade não exceda 70%. Além disso, não se esqueça da necessidade de um fluxo constante de oxigênio, o que garantirá o funcionamento adequado dos sistemas de ventilação.
É desejável que o piso no galinheiro seja de madeira, pois a base de concreto não é capaz de reter o calor. Os poleiros são equipados a uma altura de pelo menos 120 cm, sempre considerando o comprimento da cauda do galo. A ninhada pode ser palha ou feita de aparas de madeira; no entanto, em qualquer caso, você deverá monitorar constantemente sua limpeza.
No galinheiro, é útil equipar a área para cuidar da plumagem das galinhas, com a presença obrigatória de uma caixa de madeira cheia de cinzas e areia fina e seca.
Ao escolher um local para a construção de um galinheiro, dê preferência apenas a uma área elevada, bem protegida de rajadas de vento frio e, ao escolher o material para a fabricação da estrutura, cuide de seu isolamento suficiente (uma árvore será uma boa opção).
Para manter a limpeza no galinheiro, ele deve ser limpo todos os dias, removendo oportunamente partes de alimentos e excrementos que ficam presos na cama.
Importante! Manter fênix de lazer é possível por não mais de cinco dias (por exemplo, devido ao mau tempo), mas no futuro eles terão que ser levados para uma caminhada para que os pássaros se sintam bem.
Pátio ambulante
As características de design da cerca também dependem amplamente do comprimento da cauda emplumada. Para indivíduos jovens que ainda não conseguiram cultivar penas de três metros, você pode equipar poleiros especiais na área de passeio e cobrir o solo da cerca com grama cortada, feno ou outro material semelhante (se a grama não crescer lá).
Além disso, não se esqueça das qualidades de voo dos fenênixes, permitindo que eles superem facilmente obstáculos com cerca de dois metros de altura. Por esse motivo, equipando poleiros ou instalando postes, não se esqueça do "teto" neste local - por exemplo, na forma de uma grade.
Se houver poucos pássaros e todos tiverem valor tribal, você poderá passear com eles como qualquer outro animal pequeno, ou seja, em suas mãos. Para fixar penas de cauda excessivamente longas, elas são enroladas em suportes especiais.
No inverno, os pássaros podem ser lançados diretamente na neve sem medo de sua saúde. Com caminhadas moderadas e até mesmo comendo neve, os pássaros não devem ficar doentes - é claro, se depois de andar forem novamente enviados para um galinheiro quente.
Bebedouros e taças
Devido ao comprimento da cauda das fenóides, é inconveniente comer diretamente do chão, para que bebedores e alimentadores sejam instalados em uma elevação ao lado de poleiros. Assim, galinhas decorativas podem comer sem forçar o corpo e sem dobrar uma cauda longa.
Importante! As galinhas Phoenix depositam seu primeiro óvulo aos 6-7 meses de idade e, às vezes, até mais tarde, devido ao início tardio da idade reprodutiva.
Mudança de postura e muda de ovo
Como mencionado acima, a plumagem das fenóides muda de fase ao longo da vida, de modo que os proprietários não encontrarão muda sazonal e término da postura de ovos em galinhas. Uma diminuição na produção de ovos pode ser devido a outros fatores e, em primeiro lugar, condições inadequadas de manutenção ou uma dieta desequilibrada, que, além da falta de postura, também será indicada pela aparência das aves: as penas ficarão menos brilhantes e o crescimento e o ganho de peso poderão parar completamente.
Dieta de frango adulto
As galinhas Phoenix não são muito exigentes em termos de dieta, no entanto, em qualquer caso, deve ser o mais equilibrada possível, com uma quantidade suficiente de componentes vitamínicos e minerais durante o período de entressafra.
No verão, a presença de forragem verde fresca não deve excluir o uso de alimentos compostos ou misturas concentradas de grãos, que geralmente são administradas duas vezes ao dia (o café da manhã pode ser um alimento macio e à noite grãos inteiros são despejados nos alimentadores).
Como os fenêncios pertencem ao grupo decorativo, não surpreende que o conteúdo calórico da dieta possa ser significativamente reduzido, com um aumento simultâneo no componente mineral (por exemplo, farinha de ossos), o que ajuda a melhorar o estado da plumagem e seu crescimento ativo.
A dieta diária aproximada de uma ave adulta deve incluir os seguintes componentes:
- cereais - 40 g;
- alimentação suculenta - 30-40 g;
- componentes proteicos de origem animal - 5-10 g;
- farinha de osso - 1 g;
- sal - 0,5 g.
No verão, a quantidade de grãos e alimentos suculentos pode ser reduzida em cerca de metade, mas eles não devem ser completamente excluídos da dieta.
Criação de jovens
Cuidar de fenóides jovens é um pouco diferente das ações realizadas na criação de galinhas de outras raças, e a principal dificuldade é a falta de instinto materno nas galinhas. Eles não chocam os ovos e estão pouco relacionados com os filhotes já chocados, portanto, nos estágios iniciais do crescimento das aves, muitas vezes é necessário o uso de galinhas de criação de outras raças ou incubadoras especiais.
Incubação de ovos
O tempo de incubação dos ovos desta raça de galinhas é de aproximadamente 3 semanas, mas geralmente os filhotes já aparecem nos dias 17 a 18, devido ao pequeno tamanho dos ovos. Após o surgimento de animais jovens, no primeiro dia os filhotes são mantidos sob uma lâmpada infravermelha e depois o "derramam" sob a galinha de criação escolhida, para que ela os ensine o básico da vida das galinhas.
Se uma ninhada da mesma raça for escolhida para esses propósitos, é melhor não deixá-la fora do galinheiro por cinco dias; caso contrário, ela poderá esquecer rapidamente suas “responsabilidades maternas” e abandonar a ninhada.
Cuidados e alimentação de pintinhos
O cuidado com galinhas recentemente exibidas da raça descrita é baseado na manutenção de uma temperatura suficiente em seu habitat (no primeiro dia não inferior a + 25 ° C), limpeza e alimentação oportunas de acordo com uma dieta pré-compilada.
A melhor opção pela primeira vez seria o seguinte menu (em gramas por cabeça):
- 1 a 5 dias de vida: 2 g de ovos cozidos, 1-2 g de queijo cottage sem gordura, 1 g de verduras e 2 g de ração para grãos;
- 6-10 dias: 3 g de ovos, queijo cottage e cereais, 5 g de verduras e 0,5 g de ração mineral;
- 11-20 dias: 5 g de queijo cottage, 10 g de verduras e cereais, 1 g de ração mineral (os ovos podem ser substituídos por batatas cozidas trituradas, mas não mais do que 4-5 g por frango por dia);
- 21-40 dias: 6 g de queijo cottage sem gordura, 12 g de ervas, 15 g de batatas ou cereais, 1,5 g de aditivos minerais.
Se você não tiver a oportunidade de preparar misturadores compostos, vale a pena considerar a opção de comprar misturas alimentares prontas que podem ser usadas a partir de galinhas com dez dias de idade. As taxas de consumo e as regras de entrega são geralmente indicadas na embalagem.Você sabe Desde os primeiros dias de vida, as galinhas lembram mais de 100 rostos, reconhecem o proprietário a uma distância de 10 me são perfeitamente orientadas no tempo. Se um dos pássaros for removido do galinheiro e depois devolvido, os parentes o levarão de volta com facilidade, uma vez que ainda permanece "deles" para eles.
Vacinação de animais jovens
A vacinação de indivíduos jovens, independentemente de sua raça, é uma ótima maneira de proteger o gado de doenças em massa. No entanto, nesta questão, é importante não perder o momento adequado para a vacinação: por exemplo, apenas a vacinação de galinhas diárias salvará a doença de Marek e, no futuro, o uso dessa vacina não trará o resultado desejado.
Outras injeções importantes que são realizadas apenas uma vez na vida são as vacinas contra coccidiose, laringotraqueíte e uma doença infecciosa da bolsa Fabricius. Todos os anos, as galinhas são vacinadas com vacinas contra salmonela, peste atípica, adenovírus, bronquite infecciosa.
O método de administração do medicamento depende do seu tipo e pode ser realizado tanto por via oral quanto por injeção subcutânea.
Características do Phoenix Chickens Care
Em geral, cuidando de galinhas, a fênix oferece as mesmas ações de criação de aves de outras raças, e a principal diferença está apenas na necessidade de cuidar da plumagem. Se a cauda do galo não exceder um metro, ele poderá cuidar dele, e você só precisará de limpeza oportuna no galinheiro e controle da plumagem: em caso de poluição grave, será necessário executar as medidas de limpeza manualmente.
Além disso, duas vezes por semana é útil realizar a desinfecção nos locais de criação de galinhas, com a limpeza obrigatória de todos os equipamentos, alimentadores e taças.
Doença das Galinhas
Ao cultivar galinhas fênix, o proprietário pode encontrar todas as doenças das quais outras variedades de pássaros sofrem. A idade mais difícil é sempre os primeiros 20 dias; portanto, a vacinação oportuna durante esse período pode salvá-lo de muitos problemas sérios, cujos principais sintomas são respiração rápida, falta de apetite e aparência de claudicação ao caminhar e revirar os olhos.
Entre as doenças mais comuns das galinhas fênix estão as seguintes doenças infecciosas:
- Febre tifóide - uma doença infecciosa, que é acompanhada pelo aparecimento de fezes espumosas amarelas líquidas, respiração rápida, perda de apetite e aparecimento de sede intensa. Os amentilhos e a crista empalidecem; algumas galinhas podem jogar a cabeça para trás. Para o tratamento de aves, são prescritas neomicina e biomicina, e indivíduos doentes são imediatamente isolados de um gado saudável.
- Pasteurelose (na forma aguda e crônica) é outra doença de origem infecciosa, cujas principais manifestações são ofegantes com sibilos claramente audíveis, com aparência de fezes verdes, às vezes com mistura de sangue. Com o desenvolvimento da doença, as articulações incham, a descarga do nariz aparece e as vieiras e amentilhos mudam de cor para azul. O apetite é completamente ausente, devido ao qual o peso do pássaro é significativamente reduzido. Para eliminar o problema, a sulfametazina é usada e parte da alimentação verde é aumentada na dieta. Para fins preventivos, indivíduos saudáveis são vacinados.
- Salmonelose - Uma doença infecciosa que afeta frequentemente galinhas jovens. Os principais sintomas da doença são lacrimejamento grave dos olhos, inchaço das pálpebras, retardo no desenvolvimento e falta de ar. O pássaro se torna letárgico, recusa a comida, mas bebe muito. O tratamento envolve beber furazidol por 20 dias, em dois cursos consecutivos, mas com uma semana de intervalo entre eles.
- Doença de Marek - Uma doença viral que se espalha rapidamente entre as aves e causa atividade motora prejudicada. Outros sintomas incluem constrição da pupila (às vezes até perda total da visão), perda de apetite e perda significativa de peso. Infelizmente, ainda não foram desenvolvidos métodos eficazes de tratamento dessa doença, o que significa que toda a população está sujeita à eutanásia. Uma medida preventiva confiável é a vacinação diária de galinhas.
- Gripe aviária - afeta o sistema respiratório e digestivo das aves, que é acompanhado por febre, aparecimento de diarréia e respiração rouca. Brincos e vieiras adquirem um tom azulado. É impossível curar a doença; portanto, quando os sintomas acima aparecem, todas as aves são submetidas à eutanásia e a quarentena é declarada na fazenda.
Além das doenças descritas acima, as galinhas phoenix também podem sofrer de doenças invasivas, ou seja, causadas pela atividade de vários parasitas: peróides, carrapatos, pulgas, vermes. Os sintomas comuns para qualquer um deles serão o comportamento inquieto do pássaro e a perda de uma aparência atraente (uma pena pode cair ou aparecer um buraco). Em alguns casos, os pássaros se recusam a alimentar e perder peso. Na luta contra os parasitas, são utilizados diversos aerossóis e preparações orais, que são evaporadas pelos pássaros junto com a água.
Um problema separado ao criar galinhas Phoenix é deficiência de vitaminas e minerais benéficos. Por exemplo, com a falta de vitamina A nas aves, seus olhos ficam turvos, o apetite desaparece e uma diminuição crítica no peso corporal é observada. A deficiência de vitamina B leva à inclinação da cabeça, movimento circular e paralisia das pernas e, devido à quantidade limitada de vitamina D, o raquitismo geralmente se desenvolve, no qual o corpo parece desproporcional.
A prevenção de qualquer um desses problemas ajudará na prevenção oportuna, com base na vacinação, no cumprimento dos requisitos de cuidados e nutrição dos animais jovens e adultos de galinhas.Assim, a raça fênix definitivamente não é para quem cria aves de capoeira, a fim de obter facilmente ovos ou carne. No entanto, se você quer surpreender seus convidados ou apenas ser fã de pássaros exóticos, essa raça é exatamente o que você estava procurando.