Para efetivamente fornecer alimentos para aves, os agricultores usam alimentadores especiais. Vamos considerar o que os alimentadores de galinhas devem ser, suas variedades e também como fazer diferentes dispositivos para alimentar os animais jovens e os próprios adultos.
Requisitos básicos para alimentadores de frango
É necessário o seguinte nos alimentadores de frango:
- Forneça galinhas com comida. Eles devem conter uma porção diária de comida e fornecer a cada ave acesso rápido à comida.
- Conveniência e facilidade de manutenção. O alimentador deve ser facilmente preenchido com alimentos, mover, limpar e lavar.
- Garantir limpeza e secura. É necessário levar dispositivos de um tipo fechado para que chuva e detritos não possam entrar. Idealmente, se o desenho não permitir que os pássaros subam com os pés, espalhe e suje a ração.
- Segurança O alimentador é feito de materiais seguros para os pássaros. Ele não deve ter saliências afiadas e unhas salientes, que podem ser feridas, e locais onde o pássaro pode ficar preso.
- Sustentabilidade. O design deve ficar firme ou firmemente fixo, para que as camadas não possam cair.
Você sabe A maioria dos alimentadores de frango disponíveis no mercado são vermelhos ou amarelos. Essas cores atraem bem os bebês e ajudam a aumentar a ingestão de alimentos. Deve-se notar que deve haver um nítido contraste de cor entre o piso e a cor do alimentador e do bebedor.
Tipos de alimentadores de frango
Calhas de alimentação de vários modelos e usando várias matérias-primas são produzidas.
Dependendo do tipo de feed
Em diferentes dispositivos, os alimentos podem ser alimentados de maneira diferente dos outros.
Bunker
Alimentador de tremonha fechado que mantém a alimentação limpa. Apenas ração seca é derramada nela. Suas características de design permitem que você coloque imediatamente uma dose diária de comida - a comida vai para as bandejas à medida que é consumida por um pássaro.
Sulco
Na bandeja deste modelo, há um girador ou um limitador de grelha removível. Esse alimentador está equipado com vários compartimentos para alimentação.
Bandeja
É um recipiente de pequena profundidade com lados que impedem a propagação de alimentos. Comumente usado para alimentar galinhas.
Importante! Essas bandejas são instaladas a uma taxa de 10-15 cm por galinha e 5 cm por galinha. A bandeja circular fornece apenas 2,5 cm por cabeça.
Dependendo do material utilizado
Os alimentadores são divididos de acordo com as matérias-primas utilizadas para sua produção:
- De madeira. Eles são ideais para alimentos secos e aditivos.
- Metal. Bom para alimentos saturados de umidade.
- De plástico Eles são usados da mesma maneira que os dispositivos de ferro.
- De uma grade ou hastes finas. Massa de ervas é geralmente coberta por eles.
Dependendo da veiculação
O alimentador pode estar localizado em diferentes locais do galinheiro e acontece:
- Pavimento. Ele está localizado diretamente no piso do galinheiro e deve ter boa estabilidade para que não fique sobrecarregado. Ao mesmo tempo, o pássaro tem a oportunidade de subir na ração com os pés e colocar no lixo.
- Fixado na parede. Fixado com segurança a uma parede ou outra estrutura estável (divisórias, cercas). O pássaro não poderá subir nos acessórios com os pés. Esses alimentadores devem ser montados em um nível confortável para a ingestão de alimentos.
- Pendurado. Eles são montados na altura da parte de trás das galinhas e não são acessíveis para escalada.
Como fazer um alimentador de frango com suas próprias mãos
Você pode comprar um produto industrial ou pode fazer você mesmo. Existem métodos para fabricar esses dispositivos, mesmo a partir de resíduos, como garrafas de plástico.
Bunker
Este tipo de alimentador caseiro é feito de tubo de PVC.
Para ele, você deve ter disponível:
- Tubo de esgoto em PVC do diâmetro desejado e da altura do galinheiro - 1 unid .;
- tee para tubos de PVC - 1 unid .;
- fio grosso;
- medidor de medição;
- marcador
- quebra-cabeças.
Para este dispositivo caseiro, eles levam um tubo de PVC de 7-6 cm para galinhas comuns e para frangos de corte - 11 cm.
Você sabe As camadas precisam constantemente de ingestão de cálcio, uma vez que muito desse elemento vai para a formação de uma casca de ovo. Eles carregam ovos apenas na luz.
Na sua fabricação, faça o seguinte:
- Corte um tubo de PVC com um quebra-cabeças ou "triturador" - é necessário um pedaço do chão ao teto do galinheiro menos 30 cm e corte esse pedaço de tubo onde não houver linha.
- Na parte superior do tubo, a uma distância de cerca de 20 cm do corte, faça furos nas laterais do fio para prendê-lo.
- Conecte o fundo do tubo por meio de uma rosca com um tee.
- Prenda a estrutura usando arame em um gancho. Deve haver 20 cm entre a parte inferior do dispositivo e o chão.
- A parte superior do tubo está cheia de ração. Ele permanece nas curvas do tee, e quando os pássaros comem parte dele, sob seu próprio peso, a comida entra no tee novamente.
Vídeo: como fazer um alimentador de galinhas com suas próprias mãos
Uma opção simples de uma garrafa de plástico
Muito pouco tempo e orçamento serão gastos em um alimentador para animais jovens a partir de uma garrafa de plástico de 5 litros.
Para fazer isso, estoque o seguinte:
- Garrafa de plástico de 5 litros - 1 unid .;
- um pedaço de arame;
- Frasco de vidro de 1 litro com tampa - 1 unid .;
- tesoura ou faca;
- marcador.
Você sabe Na Rússia antiga, galinhas apareciam ao redor Século IV aC. Eles foram trazidos por comerciantes da Grécia.
No processo de fabricação, você deve executar as seguintes ações:
- Corte a parte superior da garrafa no início do estreitamento, mas não completamente - deixe 5 cm de plástico.
- Marque com um marcador e faça orifícios de 3 cm de diâmetro no fundo da garrafa, a uma distância de 2 cm um do outro. A cabeça de galinha passará facilmente por esses buracos e seu corpo não poderá se espremer. Os furos devem ser lisos, sem bordas afiadas.
- Para evitar que as galinhas vire o alimentador, é necessário colocar um pote de litro de água ou areia dentro dele. Se o fundo estiver irregular, primeiro você precisa derramar 1 cm de alimento em uma garrafa de plástico para obter uma posição mais estável do pote de pesagem.
- Faça furos na tampa na borda e embaixo dela, na parede do recipiente. Eles devem estar opostos à parte sem cortes. Passe o fio no qual a tampa será fechada.
- Despeje a alimentação nos orifícios, feche a garrafa com uma tampa e fixe-a com arame.
Vídeo: alimentador de frango faça você mesmo de uma garrafa de plástico
Vista da bandeja de madeira
Você pode fazer um dispositivo de madeira na forma de uma bandeja.
Para fazer isso, você deve ter o seguinte:
- uma placa de madeira com uma superfície lisa na largura de 12 a 15 cm e um comprimento de 1 m para o fundo da bandeja;
- 2 tábuas compridas e estreitas de madeira com superfície lisa, largura não superior a 5 cm e comprimento de 1 m - para os lados ao longo do alimentador;
- 2 pranchas de madeira pequenas para lados transversais de 15 a 20 cm de altura (a largura deve corresponder exatamente à largura do produto);
- uma placa lisa estreita de 3-4 cm de largura e o tamanho do comprimento da bandeja. Será usado como alça para movimentação e servirá como barreira para as galinhas ao tentar entrar no alimentador com as patas;
- pregos e parafusos de metal - 20 a 30 peças;
- papel de lixa - não inferior a 20 cm;
- marcador
- Régua de 1 m para medições;
- um martelo;
- uma plaina;
- serra.
Importante! Qualquer equipamento de alimentação precisa ser cuidadosamente cuidado. A limpeza de rotina deve ser realizada regularmente. Os restos de comida úmida (mosto) devem ser removidos em tempo hábil para que os alimentos não peróxam. Os alimentadores são lavados conforme necessário, pois isso depende do tipo de alimentação.
Instrução de produção:
- Trate as tábuas com uma plaina até obter uma superfície lisa.
- Faça as medidas necessárias com uma régua e especifique as dimensões apropriadas nas placas. Corte as peças necessárias com uma serra.
- Marque os detalhes emparelhados com um lápis - os números 1, 2 são aplicados.
- Prenda as bordas das extremidades ao fundo com pregos e parafusos, colocando-os de forma a ficarem 2 cm abaixo do nível inferior. Essas pequenas saliências serão as pernas do produto.
- Em seguida, rejunte com lixa. Em seguida, ela remove as rebarbas no quadro, destinadas à transferência.
- Coloque a alça ao longo do produto ao longo das bordas transversais e fixe-a com pregos (parafusos).
- Se o alimentador também estiver planejado para ser usado com purê úmido, ele será enchido com água e deixado inchar por 6 a 7 dias. Uma superfície de madeira inchada suaviza todas as lacunas nas juntas e o produto não vaza.
Vídeo: alimentador de bricolage de madeira para galinhas
Automático
Envolve adormecer espontaneamente em um recipiente de alimento a partir de um recipiente de armazenamento. Você pode encontrar muitos modelos diferentes desses dispositivos, mas um alimentador automático de madeira equipado com um pedal é especialmente popular.
Para ela, você precisa do seguinte:
- pranchas de madeira;
- folhas de madeira compensada compactada;
- pequenas barras de madeira;
- pregos, cavilhas, parafusos;
- dobradiças - 2 peças .;
- papel para padrões;
- furadeira elétrica;
- brocas;
- papel de areia;
- serra (manual);
- marcador
- roleta.
As dimensões do produto dependem do número de aves, do tamanho e da estrutura do galinheiro.
Importante! Cada peça em branco deve ser lixada com lixa para que não haja solavancos que possam causar ferimentos às aves. Não cubra com vernizes e tintas para não prejudicar a saúde das galinhas.
Produção de um modelo padrão:
- Desenhe e corte 10 espaços em branco da alimentação. Tampa para a bandeja (26x29 cm), 2 painéis laterais (altura 40 cm, borda superior 26 cm, parte inferior 29 cm), nos quais os triângulos são cortados para que a parte inferior seja mais larga e se projete levemente, a parte inferior é retangular 29x17 cm, detalhe paredes da parte traseira (41x29 cm), 2 partes retangulares para a parede frontal (28x29 cm e 7x29 cm), uma tampa para fechar por cima e um pedal de acordo com os parâmetros.
- Corte as barras de madeira em seis partes. 2 barras nas quais o pedal será fixado terão maior largura da caixa e do pedal. Corte as outras 2 barras do meio no tamanho da tampa na parte superior da bandeja. Um terceiro par é necessário para conectar o dispositivo mecânico de elevação.
- Vi espaços em branco de madeira compensada nos padrões.
- Conecte todos os lados com parafusos. Note-se que o dorso deve ser colocado em um ângulo de 15 °, para que a alimentação não fique estagnada no canto, mas passe livremente. Um grampo é usado para garantir um melhor ajuste.
- Aperte a tampa superior. Para isso, você precisa de 2 loops.
- O pedal e as barras devem ser montados. De tamanho médio, são fixados nas laterais da tampa. Na outra extremidade das barras, dois furos são perfurados. O tamanho de um deles deve ser um pouco maior que o diâmetro do parafuso e também colocado mais próximo ao final da barra. Um buraco na parede lateral da estrutura deve corresponder a ele. É necessário inserir um parafuso para que o bloco possa se mover no plano da parede.
- Da mesma forma, fixe o bloco mais longo ao pedal da estrutura. O orifício que liga a barra à parede deve ser colocado 1/5 do comprimento total da barra. O segundo furo deve ser perfurado mais próximo do final da barra.
- Anexe barras curtas aos dois orifícios livres localizados em cada lado. Esse fixador deve ser rígido para que o pedal possa funcionar, ou seja, você precisa pressionar o pedal e verificar se a tampa se abre de cima. Se isso não acontecer, ajuste a tensão dos parafusos.
- Realize o tratamento do desenho resultante com anti-sépticos.
Vídeo: como fazer um alimentador automático de frango com suas próprias mãos
Instalação de alimentadores no galinheiro
Instale esses dispositivos a partir do cálculo - 1 peça por 20 objetivos. É desejável que o acesso esteja disponível apenas para a cabeça. O design é instalado de forma confiável, para que as galinhas não possam virá-lo e não remarem nas patas, pois isso contribuirá para a contaminação dos alimentos e o aparecimento de infecções. Eles devem ser organizados de forma que o impacto do ambiente externo seja mínimo, ou seja, dentro de casa ou sob uma cobertura.
Geralmente, em um galinheiro, os recipientes para ração são colocados mais perto da porta, para que as galinhas tenham um motivo importante para retornar de uma casa ao ar livre. As bordas dos alimentadores durante a instalação devem estar no nível da parte de trás do pássaro. A frente de alimentação das galinhas é de cerca de 15 cm.
Durante a desinfecção do galinheiro, realizada duas vezes ao ano, trate os alimentadores e as taças com desinfetantes. Os especialistas recomendam organizar uma limpeza geral do equipamento para alimentar e beber aves com detergentes pelo menos uma vez por mês.
Regras básicas de alimentação
Ao manter e criar galinhas, você deve seguir as seguintes regras de alimentação:
- A alimentação de frango deve conter cálcio suficiente. Para isso, suplementos minerais (conchas, giz, farinhas de carne e ossos) e laticínios (soro de leite, queijo cottage, kefir) estão incluídos nos alimentos.
- As galinhas devem consumir três tipos de alimentos - secos, úmidos e combinados.
- No período frio e durante a muda, a nutrição deve ser reforçada com suplementos vitamínicos e minerais, gerando grãos germinados.
- As camadas são alimentadas 3-4 vezes ao dia.
- A principal dieta das aves é o cereal (pelo menos 60%). Estes são trigo, milho, milho, trigo sarraceno e outros. O restante dos alimentos consiste em vegetais, ervas verdes, suplementos vitamínicos e minerais.
- Siga as regras de higiene alimentar.
- O mais conveniente em termos de cuidar de galinhas é a produção de ração, mas também é a mais cara.