A incubação de ovos de aves domésticas na fazenda é uma maneira eficaz de aumentar rapidamente o número de aves, no entanto, somente se todas as ações forem executadas corretamente, em conformidade com todas as normas e requisitos. Quando você puder acessar o marcador e o que deve saber sobre esse processo, aprenderá com este artigo.
Como selecionar ovos para um marcador
A seleção de ovos para postura na incubadora é a primeira e uma das etapas mais importantes de todo o processo. Se houver muitas aves, a coleta do produto poderá ser realizada a cada 3-4 horas, desde o início da manhã até a noite. Ao mesmo tempo, é impossível evitar o superaquecimento de amostras previamente depositadas; é melhor deixá-las em temperatura ambiente até que seja adicionada quantidade suficiente para a postura. É bom que sejam ovos uniformes e lisos de tamanho médio (por exemplo, ao criar galinhas, as amostras com peso de 65 g são consideradas mais adequadas).
Importante! A escolha dos ovos e o processo posterior de incubação dos ovos de galinha, ganso, pato, peru ou codorna sempre apresentam diferenças, portanto, ao escolher, vale a pena focar nos indicadores médios de produção de cada espécie de ave, escolhendo as bandejas apropriadas para a incubadora.
Os seguintes espécimes não são adequados para a criação de filhotes:
- ovos com rachaduras, crescimentos, padrões não característicos ou outros defeitos na superfície da casca;
- amostras com uma câmara de ar deslocada ou seu tamanho aumentado (para galinhas - mais de 2 mm);
- amostras com uma gema que se move livremente e que nada de uma parte do espaço para outra (isso indica a presença de um cabo de alimentação rasgado).
Um dispositivo especial, um ovoscópio, pode ser usado para examinar ovos selecionados quanto à presença de defeitos, com os quais você pode esclarecer cada um deles e rastrear a formação correta do embrião durante uma incubação adicional.
Quando é melhor deitar
O tempo de postura dos ovos de aves em muitos aspectos depende de sua variedade, mas quase todos os criadores aconselham fazer isso na primavera, para que durante o verão os filhotes eclodam e cresçam mais fortes. Antes de colocar as amostras selecionadas na incubadora por 24 horas, elas são mantidas em condições ambientes (+ 23 ... + 25 ° C), de modo que a temperatura do interior e do exterior da casca se torne aproximadamente a mesma. Depois disso, verifique o desempenho da incubadora preparada, defina-a na temperatura desejada e ative os sistemas de ventilação.
Recomenda-se que espécimes menores sejam colocados em bandejas perto do pôr do sol e produtos de pássaros grandes - pela manhã. 4 horas após a primeira postura, os ovos médios podem ser colocados na incubadora, o que ajudará a obter uma produção uniforme de animais jovens.
Você sabe A incubação artificial é originária dos dias da antiga civilização egípcia, cerca de 1,5 mil anos aC. e Naqueles dias, apenas padres selecionados eram dedicados aos “segredos do universo”, portanto, incubadoras de fornos eram construídas em complexos religiosos especializados e forneciam a colocação simultânea de dezenas de milhares de ovos.
Características da preparação de ovos
Após selecionar os ovoprodutos e preparar a incubadora, chega a hora de uma inspeção final e desinfecção dos ovos selecionados. Para isso, a concha de cada instância é limpa com uma esponja umedecida em permanganato de potássio ou é utilizada uma solução de alvejante (30%). Ambas as opções contribuem para a eliminação eficaz de patógenos sem causar danos ao conteúdo interno.
Após o tratamento líquido, todas as amostras preparadas são deixadas na sala até que toda a superfície esteja completamente seca. Somente depois disso será possível colocá-los nas bandejas da incubadora.
Como botar ovos em uma incubadora em casa
As características do marcador de incubação dependem amplamente das espécies de aves das quais os produtos foram retirados, porque mesmo a direção da alvenaria é importante para a prole saudável. Vamos descobrir o que você deve saber sobre esse processo ao trabalhar com ovos de galinha, ganso, pato, peru e ovos de codorna mais raros.
Frango
Os ovos de galinha não diferem em tamanhos grandes; portanto, se houver espaço suficiente nas bandejas, eles podem ser colocados na vertical e na horizontal. Para economizar espaço ou incubar amostras maiores, é mais razoável colocá-las com a ponta afiada voltada para baixo ou incliná-las levemente para o lado. Os melhores resultados são obtidos pela postura horizontal, mantendo espaço suficiente entre os ovos adjacentes; no entanto, se estivermos falando de dispositivos com um sistema de inversão automática, vale a pena colocar produtos com um final embotado.
Ao criar galinhas, é recomendável marcar à noite, para que o crescimento jovem e bem desenvolvido comece a eclodir pela manhã. Nesse caso, os últimos filhotes aparecerão na noite do mesmo dia e você poderá transferi-los para uma sala separada. Acompanhar o processo durante o dia é muito mais fácil do que durante a noite. Todas as operações de postura devem ser realizadas o mais rápido possível, para que a água do palete seja aquecida com antecedência (a temperatura deve estar na faixa de + 40 ... + 45 ° C).Você sabe Os primeiros protótipos de incubadoras modernas apareceram no século 19 na Europa e na América, e na Rússia essas unidades começaram a ser produzidas apenas em 1928. Até a década de 40 do século passado, as empresas usavam apenas enormes incubadoras, que abrigavam simultaneamente de 16 a 24 mil ovos.
Vídeo: Preparação e postura de ovos na incubadora Blitz 48
Ganso
Ao colocar grandes ovos de ganso (com pelo menos 10 cm de comprimento e 5 cm de largura), eles são colocados verticalmente, facilitando a rotação durante o processo de incubação. Para não se confundir durante os movimentos, você pode fazer pequenas marcas de letras em diferentes lugares do invólucro com um marcador e depois anotar na folha qual letra foi colocada em cima pela última vez. Para o desenvolvimento ideal do embrião em dispositivos sem um sistema de inversão automática, você deverá executar esta tarefa pelo menos 10 vezes por dia, mantendo a temperatura ambiente ideal (não inferior a + 37 ° C).
Normalmente, o período de incubação dos ovos de ganso dura cerca de um mês e, durante esse período, você terá que inspecionar a embreagem várias vezes e até esfriar diariamente (a partir do quinto dia após a colocação na incubadora). É verdade que apenas pequenas quedas de temperatura são permitidas, não mais do que 2-3 graus dos valores recomendados em cada estágio de desenvolvimento.Vídeo: Preparando e colocando ovos de ganso em uma incubadora
Pato
Como nas variedades anteriores de ovos, as amostras grandes são enviadas primeiro para a incubadora, seguidas pelas amostras médias e pequenas em intervalos de 4 horas. A direção da alvenaria deve ser horizontal, pois nessa posição a eclodibilidade do filhote de pato é muito melhor. Se a incubadora não tiver uma função de rotação automática, você deverá colocar marcas de letras na concha (de lados diferentes) e girar os futuros patinhos manualmente, pelo menos 6 vezes por dia.
Importante! Para melhorar os processos metabólicos dentro dos ovos, eles podem ser pulverizados com água de uma pistola, o principal é que a temperatura do líquido não seja inferior a + 27 ° C.
Codorniz
O tamanho pequeno dos ovos de codorna é a principal diferença de todas as variedades acima, portanto, nenhum dos métodos descritos acima para a colocação em grandes bandejas de incubadoras padrão é adequado aqui. Para esses produtos, são usadas redes especiais, permitindo que você a coloque em um padrão quadriculado e sempre com uma ponta afiada para baixo. Em casos extremos, podem surgir bandejas para os ovos, apenas você deve colocá-los em duas linhas.
Caso contrário, as medidas preparatórias (seleção e processamento com uma solução de permanganato de potássio), bem como cuidados adicionais com os ovos de codorna colocados na incubadora, são baseados nos mesmos princípios de outros casos.
Vídeo: Incubação de ovos de codorna
Turquia
Os ovoprodutos dos perus são um pouco maiores que o pato comum, mas, ao mesmo tempo, as nuances de preparar e marcar ambas as opções têm muitos pontos em comum. Portanto, todos eles devem ser desinfetados e empilhados na bandeja na posição horizontal, com manutenção de indicadores de temperatura ideais, umidade do ar e rotação regular (desta vez pelo menos três vezes ao dia). A partir do décimo sexto dia, você pode começar a irrigar os ovos (apenas com água morna), com mais meia hora de resfriamento.
Fases de incubação
Independentemente do tipo de ave cultivada, durante a incubação de ovos selecionados, quase todos os embriões (exceto codornas) passam por quatro estágios principais de desenvolvimento, e a diferença é apenas na duração. Obviamente, cada estágio tem seus próprios requisitos para o nível de umidade e temperatura dentro da incubadora, por isso sugerimos que você considere cada opção possível mais de perto.
Etapas da incubação dos ovos de galinha:
- A primeira semana após o marcador (1-7 dias)- o início da formação do embrião. Durante esse período, os modos estabelecidos anteriormente não devem ser alterados, mas é aconselhável virar os ovos o mais rápido possível, mas após um período de tempo igual (por exemplo, após 2-3 horas). No final da primeira semana de incubação sob o ovoscópio, o sistema circulatório desenvolvido do futuro pintinho e o germoplasma ao seu redor já são claramente visíveis. O frango em si ainda não é visível.
- 8-14 dias - caracterizado pela formação adicional do embrião: por exemplo, o órgão respiratório embrionário, localizado mais próximo da borda afiada, deve fechar, o que também é perceptível durante a ovoscopia.
- 15-18 dias incubações - além do giro regular dos ovos, você pode começar a arejá-los 1-2 vezes por dia, diminuindo temporariamente e aumentando novamente a temperatura dentro do dispositivo. Nesta fase, ao visualizar a concha com um ovoscópio, você provavelmente verá que todo o espaço interno já está ocupado pelo frango, e o único lugar oco é a câmara de ar (deve ocupar pelo menos 30% do volume total). Às vezes, é na terceira etapa que o chiado do futuro frango é ouvido pela primeira vez.
- 19-21 dias- tempo de emergência dos pintos formados. Eles já estão completamente prontos para deixar a casca, ainda usando os restos da proteína e tentando bicar a casca.
Importante! Imediatamente antes da eclosão, o estado dos filhotes pode ser determinado pela natureza do seu chiado: normalmente deve ser um som calmo e monótono, sem o menor sinal de pânico (ruídos altos indicam que o frango está frio).
Os estágios de incubação dos ovos de pato e ganso são um pouco diferentes, mas apenas pela duração do período total de desenvolvimento do embrião.
Para ovos de pato, as etapas são as seguintes:
- 1-7 dias - os órgãos do patinho são colocados, o coração começa a bater e a respiração acelera;
- 8-17 dias - a formação do sistema esquelético, o desenvolvimento posterior de todos os órgãos;
- 18-25 dias - encher o embrião de quase todo o espaço interno, com exceção da câmara de ar;
- 26-28 dias - preparação para o nascimento, casca da casca.
Os ovos de ganso passam pelos mesmos estágios, apenas a aparência da prole ocorre no dia 28-30, devido à qual a duração dos três estágios anteriores é ligeiramente alterada: o segundo dura de 8 a 14 dias e o terceiro de 15 a 27.
De qualquer forma, vale todo esse tempo de apoio às condições aceitáveis para futuros pintinhos, que são apresentadas na tabela a seguir:
Codornas pequenas aparecem mais rapidamente do que outros parentes emplumados, portanto, existem apenas três estágios de desenvolvimento embrionário:
- 1-7 dias - ocorre a postura dos principais órgãos e sistemas do pintinho (para sua completa formação do ovo, é necessário girá-lo pelo menos 4 vezes por dia);
- 8-14 dias - a rede capilar é claramente visível, que normalmente ocupará até ¼ do espaço livre total (se o sistema vascular estiver invisível durante esse período, o embrião não será viável);
- 15-17 dias - o embrião ocupa todo o espaço interno e se move bem, preparando-se para deixar a concha.
A incubação de produtos de peru pode durar mais de um mês, mas, em geral, segue o mesmo cenário que no caso da postura de ovos de pato comuns. A única diferença é a duração desses estágios.
Como verificar ovos em uma incubadora de um embrião
Ao escolher as melhores amostras para a postura na incubadora, cada criador de aves leva em consideração os sinais característicos externos de sua viabilidade: forma, tamanho, estrutura da superfície. Um ovoscópio, que também é usado para monitorar ainda mais a condição dos ovos e o desenvolvimento do pintinho, ajuda a verificar a presença de um embrião sob a casca.
No total, durante o período de incubação, não são realizadas mais de duas verificações, com um intervalo de 1-2 semanas. Pela primeira vez (após o sexto dia em que os óvulos estão na incubadora), a principal tarefa é determinar a presença de vasos sanguíneos que penetram na proteína e na mancha escura do embrião. A ovoscopia repetida pode ser realizada uma semana antes da data estimada de nascimento dos filhotes, o que ajudará a verificar sua atividade normal e rastrear os movimentos.
Importante! Ao iluminar a concha com um ovoscópio, tente executar todas as ações o mais rápido possível, para não resfriar demais a amostra colhida na incubadora.
Não importa quantos ovos sejam depositados na incubadora, você não precisará brilhar por todos eles. Basta selecionar várias peças de diferentes locais da incubadora, especialmente se o marcador tiver mais de 100 cópias (por exemplo, as incubadoras Blitz para 120 ovos são populares na avicultura, embora existam unidades projetadas para um número menor: 48 ou 72 peças). .
Como verificar a saúde dos filhotes nascidos
Se todos os ovos para incubação forem retirados adequadamente no horário especificado, filhotes molhados devem aparecer deles.
Você pode avaliar sua condição nos primeiros 10 minutos de vida, concentrando-se nos seguintes indicadores de um indivíduo saudável:
- o estômago deve estar apertado;
- cordão umbilical - macio;
- pernas são fortes e poderosas;
- cotão - brilhante (depois que seca).
Os animais jovens que apareceram devem ser deixados na incubadora por um tempo, pelo menos até que os pintos estejam completamente secos e se adaptem às novas condições. Depois disso, você pode avaliar indicadores adicionais de sua boa saúde: comportamento ativo, reação ao som, uma ligeira protuberância dos olhos e clareza de visão.Depois de mais algumas horas, indivíduos saudáveis são transferidos para uma creche (pode ser substituída por uma caixa comum) e o atendimento padrão é iniciado, com base na manutenção de uma temperatura suficiente (nos primeiros dias você pode aquecer os filhotes com uma lâmpada, ligando a partir das 6h e desligando às 21h), alimentação regular (até 5 vezes ao dia usando sêmola, milheto e gema de ovo) e evaporada com água fervida ou infusões de ervas.
Usar uma incubadora é uma solução muito boa para obter aves jovens em tempo recorde. E usando modelos automáticos, o avicultor não precisa gastar muito tempo e esforço nisso.