Histórias de animais conhecidas nem sempre são verdadeiras. Ao ouvir que um avestruz com medo esconde a cabeça na areia, as pessoas geralmente não pensam se é verdade ou não. Acontece que os cientistas há muito estudam esse mito popular.
Um avestruz esconde a cabeça na areia
Essas aves são as maiores entre as que não voam e ainda são preservadas na natureza. O comportamento deles interessa as pessoas desde os tempos antigos, e a visão do pássaro com a cabeça baixa impressionou muitos.
Você sabe Os restos de produtos de casca de avestruz foram encontrados na caverna de Altai, onde as pessoas viviam 50 mil anos atrás.
A expressão comum “avestruz enterra a cabeça na areia” implica que, com um forte susto, o pássaro considera suficiente esconder apenas a cabeça. Esta versão ainda é popular em muitos países.De fato, um pássaro pode ser encontrado com o pescoço curvado, mas o faz por outras razões.
Dados históricos
A história do mito pode ser atribuída à opinião do escritor romano antigo Plínio, o Velho, autor de História Natural. Ele viveu no século I dC e registrou que os avestruzes se consideram "ocultos" se "colocarem a cabeça e o pescoço no chão". Os romanos, como conquistadores de muitas terras, espalharam essa opinião entre outras culturas.
Por que esconder
Se o avestruz abaixou a cabeça, isso não significa que ele tenha enterrado ou escondido. Existem várias explicações e possíveis razões pelas quais ele faz isso.
Procure comida
Avestruzes se alimentam de alimentos vegetais e também comem pequenos insetos, lagartos e roedores com prazer. A princípio, os pais dão aos filhotes apenas alimentos de origem animal. É necessário moer esses alimentos, mas os pássaros não têm dentes.Eles procuram e engolem objetos diferentes:
- seixos e pequenos seixos;
- pedaços de madeira;
- em cativeiro podem comer unhas, pedaços de plástico.
Sono de pássaro
As avestruzes são animais públicos e não vivem sozinhos na natureza. Sempre em guarda, eles dormem alternadamente e protegem o sono um do outro. Um pássaro sonolento dobra as pernas e senta-se no chão, inclinando a cabeça ou escondendo-o sob a asa. Às vezes, em um sonho, ela continua a manter o pescoço ereto e apenas fecha os olhos, pronta para fugir imediatamente ao menor sinal de perigo.
Do medo e da proteção
Um avestruz, sentado em um ninho de ovos, em uma situação perigosa, tenta fundir-se com a paisagem circundante e abre suas asas, pescoço e cabeça no chão. Em uma situação normal, um pássaro assustado foge rapidamente do perseguidor, mas o instinto maternal pede que ele permaneça no lugar, protegendo a embreagem.
Além disso, o abaixamento do pescoço e da cabeça, juntamente com o melhoramento das asas, é uma parte característica das danças de acasalamento e é demonstrado pela fêmea em resposta ao namoro do macho.
Como os avestruzes realmente se comportam
Esses gigantes emplumados vivem em savanas quentes, ao lado de antílopes, girafas e outros herbívoros. Viajando pelas planícies, são os primeiros a responder ao aparecimento de predadores devido à excelente visão, audição e alto crescimento. Ao fugir do perigo, sua velocidade pode crescer até 70 km / h. Somente depois de uma exaustiva corrida a longo prazo, um avestruz pode abaixar o pescoço, o que é evidência de uma avaria completa.Durante a estação de reprodução, as aves se tornam agressivas e encontram outro uso para seus membros fortes. Protegendo os filhotes, eles atacam com pernas musculosas com garras afiadas. Eles são capazes de ferir ou matar até um grande predador.
Importante! Ao contrário da crença popular sobre a extrema timidez dessas aves e sua incapacidade de resistir ativamente, um avestruz pode atacar uma pessoa, protegendo seu ninho ou território.
Portanto, a questão de saber se os avestruzes enfiam a cabeça de medo na areia há muito tempo tem uma resposta definitiva. O comportamento das aves, estudado em condições naturais e em cativeiro, mostra claramente que isso é apenas uma ilusão antiga.