O olho é um órgão que reflete o estado de todo o organismo em humanos e animais. Olhos limpos, brilhantes e comoventes nos coelhos indicam que seu corpo é saudável e não precisa de nada. O que fazer se um corrimento purulento aparecer na frente de seus animais de estimação, quais são as doenças oculares dos coelhos e como tratá-las, vamos dar uma olhada.
Por que os coelhos têm olhos purulentos?
A supuração na frente dos olhos é uma situação comum que quase todo mundo que está envolvido na criação de coelhos encontrou. Tal doença pode afetar um animal absolutamente saudável, à primeira vista, e geralmente é apenas um prenúncio de uma doença iminente.
Você sabe O mecanismo do sistema visual dos coelhos é projetado de forma a permitir uma visão geral de quase 360° - Essa habilidade se deve à necessidade natural de os coelhos escaparem dos predadores para sobreviver.
Em tal situação, a principal tarefa do criador é entender as causas do aparecimento de tal condição e, entender como e como tratar, diagnosticar corretamente.
Doenças infecciosas
Existem muitas razões pelas quais os coelhos podem ter supuração dos olhos, mas a causa principal e mais comum são as doenças infecciosas.
Coccidiose
Em primeiro lugar, a coccidia afeta o fígado (forma hepática da coccidiose) ou a mucosa intestinal (forma intestinal da doença), o que leva à incapacidade do organismo de digerir e absorver completamente os alimentos.
Como resultado dessa doença, a exaustão de todo o organismo se instala, os coelhos perdem peso drasticamente - tudo isso sem o tratamento necessário pode levar à morte do animal.
Importante! Infelizmente, mesmo coelhos recuperados da coccidiose devem ser enviados para o abate, uma vez que esse animal não é mais adequado para a reprodução de filhotes.
Sintomas
- diarréia aguda é substituída por constipação, sangue e estrias mucosas são visíveis na ninhada;
- lento desenvolvimento e crescimento de coelhos, falta de apetite;
- febre
- supuração nos olhos;
- aparência dolorosa geral: cabelos opacos e despenteados, barriga flácida e inchada.
Existem muitos medicamentos que podem neutralizar a coccidiose (como, por exemplo, Baycox, ftalazol, Solicox, sulfapiridazina) e, se você os usar imediatamente após o início dos primeiros sintomas, a porcentagem de coelhos sobreviventes será de até 80%.
Conjuntivite
Uma doença comum entre coelhos é a inflamação do tecido fino que cobre a superfície do olho (conjuntiva).
Existem muitas razões para o aparecimento de conjuntivite - pode ser dano mecânico ou químico (trauma ou entupimento, irritação de desinfetantes ou drogas usadas em procedimentos cosméticos), infecções virais, deficiência de vitamina (devido à alimentação inadequada) ou um processo inflamatório secundário (ou seja, cuja conseqüência é qualquer doença negligenciada).
A forma aguda de conjuntivite é mais frequentemente observada em coelhos jovens, sendo especialmente perigosa durante o desenvolvimento em coelhos.
Esta doença tem os seguintes sintomas:
- estado deprimido, perda de apetite diminuída ou completa, desejo de estar em um quarto escuro e silencioso;
- desejo constante de coçar os olhos;
- lacrimação alta, pálpebras inchadas e vermelhas, cílios colados.
- forma catarral (aguda) - inchaço das pálpebras e da pele ao redor, lacrimação se intensifica, surgimento de secreção ocular;
- forma purulenta - um cheiro desagradável aparece, o pus se acumula nos olhos;
- estágio fleumoso - é considerada uma das formas mais agudas de acordo com o grau do curso da doença, aparece edema grave, a conjuntiva incha e sobressai;
- forma de ceratoconjuntivite - o aparecimento de pequenas úlceras e a turvação dos tecidos superficiais da córnea são adicionados aos sintomas gerais.
Quando aparecerem sintomas de conjuntivite, o olho afetado deve ser lavado com qualquer solução antibacteriana - é adequada uma solução de permanganato de potássio de concentração fraca ou uma solução de ácido bórico a 2%.
Antibióticos podem ajudar a aliviar a inflamação, por exemplo, pomada de tetraciclina, que é colocada atrás da pálpebra e se espalha por todo o olho com movimentos de massagem, ou gotas de gentamicina.
Ao usá-los, os olhos do coelho são pré-lavados com solução de furatsilinovym (1 comprimido dissolvido em 100 ml de água fervida quente e fria).
Após o primeiro tratamento, o animal deve, em qualquer caso, ser apresentado ao veterinário.
Ceratite
Uma doença que causa inflamação da córnea em coelhos. Geralmente, ocorre em paralelo com a conjuntivite, principalmente se a causa disso foi dano mecânico. Em geral, essa doença tem vários motivos que podem ser divididos em:
- mecânica (isto é, há ferimentos);
- físico (por exemplo, queimaduras térmicas do sol);
- produto químico (exposição a ácidos, desinfetantes, etc.);
- infeccioso (a doença atua como conseqüência de qualquer doença infecciosa);
- invasivo (a doença se desenvolve como resultado da presença de parasitas no organismo).
Os principais sintomas da ceratite são uma alteração na cor da córnea para vermelho, um aumento na sensibilidade à luz, um alto grau de lacrimação, surgimento de descarga purulenta.
Esta doença é caracterizada por um curso rápido, o que leva a úlceras na córnea.
Se tais sintomas forem encontrados, é necessário remover imediatamente a inflamação com gotas ou pomadas antibacterianas e também usar drogas com antibióticos. Para manter a saúde ocular, são recomendados medicamentos que melhorem a regeneração da córnea.
HBVC e mixomatose
A mixomatose é uma doença infecciosa viral, caracterizada por curso agudo na forma de conjuntivite purulenta, inchaço e acúmulo de tecido na cabeça e órgãos genitais externos, além da formação de pequenos tumores nodulares na pele.
Esse vírus se distingue por sua resistência - todos os coelhos que conseguiram adoecer com mixomatose e sobreviveram são portadores dessa doença por um longo tempo.
Os primeiros sintomas da doença se manifestam como manchas vermelhas na pele, bem como nódulos por todo o corpo.Com o desenvolvimento da doença, ocorre conjuntivite purulenta, aparecem edema e formações na forma de nódulos, a respiração fica difícil, a pneumonia se desenvolve rapidamente.
O HBVC (doença hemorrágica viral do coelho) também é uma doença viral, mais perigosa para coelhos com mais de 1,5 meses de idade.
Com um curso transitório da doença (período de 2-3 dias), nenhum sintoma pode ser detectado - em algum momento dos coelhos, os movimentos convulsivos das patas começam e eles morrem. Noutros casos, os sintomas manifestam-se sob a forma de perda de apetite, excitação nervosa e irritabilidade, convulsões.
Como o HBV e a mixomatose são doenças virais, a infecção ocorre por gotículas no ar. No caso de surtos da epidemia dessas doenças no território onde as células estão localizadas, a quarentena é introduzida e todos os coelhos são enviados para o abate.
Hoje, a única maneira de evitar uma epidemia é a vacinação universal de coelhos que atingiram a idade de 1,5 meses.
Uveíte e dacriocistite
Uveíte é uma doença que causa inflamação da coróide em coelhos. As causas da doença podem ser diferentes: as consequências de doenças infecciosas, infecção do corpo por parasitas ou várias lesões.
Geralmente, se a causa da uveíte foi um dano mecânico, apenas um olho lesionado está envolvido no processo de inflamação. Em outros casos, a doença se manifesta nos dois olhos. Os primeiros sintomas podem incluir: alta lacrimação, pupila estreita, inchaço e vermelhidão.Se a doença é diagnosticada por um veterinário, é notável uma diminuição da pressão intra-ocular, uma lente nublada.
O tratamento da uveíte é realizado com antibióticos e medicamentos que podem aliviar a inflamação. Gotas de atropina são frequentemente usadas para reduzir a dor.
A dacriocistite é uma doença congênita que ocorre com o crescimento defeituoso dos molares, o que leva a uma mudança na forma e no entupimento do canal nasolacrimal. Como resultado, aumenta a lacrimação e ocorre a inflamação do canal, o que leva à infecção secundária e à formação de secreção purulenta.
Esta doença pode ser tratada, mas apenas com a ajuda da intervenção cirúrgica, portanto, na maioria das vezes, os coelhos criados para carne e peles são enviados para o abate.
Úlcera da córnea
Geralmente, esta doença se desenvolve devido a danos mecânicos no olho, mas há casos em que uma úlcera da córnea é uma consequência de glaucoma, obstrução do canal nasolacrimal ou qualquer doença infecciosa crônica.
É fácil reconhecer essa doença a olho nu, e o tratamento requer intervenção cirúrgica, na maioria das vezes com a remoção do globo ocular.
Doenças oculares congênitas
Juntamente com doenças infecciosas e virais, existem doenças oculares com as quais os coelhos nascem.
Catarata
Esta doença leva à turvação do cristalino do olho e é uma doença que não pode ser completamente curada. Terapias de suporte contínuas podem ser realizadas - elas podem ajudar a retardar o desenvolvimento de cataratas, o que, em última análise, leva à cegueira.
As causas exatas das cataratas congênitas ainda não foram totalmente determinadas, mas há sugestões de que as lesões intra-uterinas possam se tornar uma das causas desse defeito. Você mesmo pode reconhecer a doença - um pequeno ponto brilhante aparece no olho (o tamanho do ponto pode ser diferente, até o ponto em que cobre completamente toda a pupila).
A facoemulsificação é usada no tratamento da catarata - remoção da catarata através de cirurgia, que também pode se desenvolver em animais mais velhos, devido a diabetes ou parasitas.
Glaucoma
Outra doença congênita mais frequente, adquirida menos frequentemente com a idade, que pode levar à perda da visão. Você pode diagnosticar glaucoma a partir do terceiro mês de vida em um coelho.
Os sintomas do estágio inicial são considerados:
- dor nos olhos;
- protrusão do olho.
Importante! Uma grande tendência ao glaucoma foi revelada em um coelho branco da Nova Zelândia decorativo.
Somente um veterinário pode diagnosticar tal doença, e geralmente o único método eficaz de tratamento é a cirurgia para remover o globo ocular.
Oclusão da córnea
Tal doença se manifesta na forma de crescimento excessivo da córnea com tecido conjuntivo e é freqüentemente encontrada em homens que atingiram a idade de cinco meses.
As causas exatas da oclusão não foram estabelecidas, presumivelmente, o problema surge devido a uma diminuição nos processos de suprimento de tecidos aos nervos, que garantem sua conexão com o sistema nervoso.O tratamento é realizado por intervenção cirúrgica - em casos simples, a remoção de tecidos crescidos da córnea do olho segue, em situações mais complexas, em situações mais complexas o olho.
Após a cirurgia, antibióticos de amplo espectro são prescritos.
Lesões mecânicas
Além de doenças infecciosas e virais, as supurações são frequentemente o resultado de lesões oculares.
O motivo para isso pode ser:
- se machucar em brigas entre animais;
- lesão ocular durante a alimentação (picada de grama ou feno);
- dano ao olho quando atinge um canto da célula ou qualquer outro objeto.
Com trauma mecânico, os olhos incham, aparece inchaço, a pálpebra pode ser completamente coberta. Freqüentemente, essas inflamações não requerem tratamento adicional, mas antibióticos de amplo espectro são frequentemente usados para impedir o desenvolvimento de complicações.
Outras razões
Há também uma série de razões adicionais que podem levar à irritação da córnea:
- Inflamação química - ocorre frequentemente quando as medidas sanitárias não são seguidas (os vapores de amônia causados pela evaporação de uma grande quantidade de urina na célula irritam o revestimento do olho).
- Entupimento de terra ou cal - nesses casos, os olhos são lavados com solução salina até que os olhos estejam completamente limpos de detritos.
- Reação alérgica - pode instilar os olhos com gotas anti-alérgicas para aliviar o edema, mas é necessário estabelecer um alérgeno; caso contrário, o tratamento não dará resultado.
Primeiros socorros em casa
Às vezes, o curso e o desenvolvimento da doença dependerão da rapidez e eficiência dos primeiros socorros. O que fazer se os primeiros sintomas forem detectados?Nesse caso, cada criador de coelhos deve ter um kit de primeiros socorros com os medicamentos necessários:
- peróxido de hidrogênio, permanganato de potássio ou solução a 2% de ácido bórico - agentes anti-sépticos para lavagem;
- "Furacilin" - agente anti-inflamatório com o qual os olhos são lavados como solução;
- Dexafort - agente antialérgico que permite remover edema e inflamação das pálpebras;
- colhendo ervas de bananeira, camomila ou dente de leão - essas decocções têm um efeito anti-inflamatório, aliviam espasmos;
- "Aspirina" - um meio para anestesia e alívio da febre.
Após assistência imediata para o diagnóstico correto e tratamento adicional, é necessário consultar um veterinário.
Medidas preventivas
Para evitar e prevenir doenças oculares em coelhos, atenção especial deve ser dada ao trabalho preventivo sistemático, como:
- manter as condições deve atender às necessidades dos animais - a ausência de correntes de ar na gaiola é um dos requisitos básicos;
- a dieta deve ser completa e equilibrada, rica em vitaminas e minerais (atenção especial é dada aos alimentos que contêm vitamina A);
- vacinação oportuna e universal de coelhos;
- a presença de um kit de primeiros socorros para a prestação de assistência imediata a lesões ou suspeitas de outras doenças.
Você sabe A gordura na superfície das orelhas de coelho contém uma substância que, à luz, é convertida em vitamina D. Assim, os coelhos, lambendo as patas após a limpeza das orelhas, recebem um suplemento vitamínico.
Também é importante notar que, em coelhos produtivos, o tratamento de doenças e a recuperação deles (com exceção de pequenos danos mecânicos ou conjuntivite leve) costumam ser muito caros, de modo que esses animais são enviados para o abate.