Ao colher batatas para plantar em seu próprio terreno, os jardineiros são forçados a levar em consideração vários parâmetros de uma só vez - datas de amadurecimento, sabor, produtividade, resistência a condições climáticas adversas, doenças, pragas e outros. Batata Gala possui excelentes características para quase todos esses indicadores. O que é essa variedade, quais são suas vantagens e as principais características do cultivo serão discutidas nesta revisão.
Você sabe Hoje, a NASA é muito ativa em experimentos com o cultivo de vegetais no espaço, mas poucas pessoas sabem que o primeiro experimento foi realizado há quase um quarto de século, e foram as batatas que se tornaram objeto de esforços agronômicos dos astronautas.
Descrição e características da variedade
Gala deve sua aparência ao trabalho de criadores alemães que conseguiram produzir muitas variedades valiosas de batata. Na Alemanha, Gala é conhecida desde os anos “zero” deste século, mas na Rússia e em outros países da antiga CEI essa variedade apareceu apenas em 2008. Ao mesmo tempo, agricultores e proprietários de terrenos particulares apreciam muito rapidamente a novidade.Devido à sua boa resistência ao gelo, a variedade é excelente para o cultivo nas regiões central e norte da faixa do meio, bem como nos Urais, no Extremo Oriente e na Sibéria. No entanto, se falarmos sobre a Rússia, a Gala mais popular desfruta entre os moradores das regiões de Leningrado, Kaliningrado, Volgogrado, Pskov e Yaroslavl.
Prós e contras
- Entre as características de Gala, que a distingue de outras variedades de batatas, são geralmente chamadas:
- amadurecimento curto;
- resistência ao resfriamento por mola;
- ampla região de regionalização (pode ser cultivada em diferentes condições climáticas);
- baixos requisitos para a composição do solo;
- a forma correta de tubérculos e seus tamanhos idênticos;
- alta qualidade comercial da batata (a porcentagem de tubérculos comercializáveis chega a 97%);
- resistência a danos mecânicos;
- bons indicadores de portabilidade e durabilidade;
- produtividade muito alta e amigável;
- excelente sabor;
- baixo teor de amido (11–13%);
- uma combinação de friabilidade com falta de tendência para digerir;
- resistência a pragas (principalmente nemátodos), bem como algumas doenças fúngicas e virais.
- Gala tem algumas falhas. Estes incluem, em particular:
- falta de tolerância à seca;
- baixa resistência à rizoctonia;
- falta de resistência à torção das folhas e praga tardia.
Produtividade e datas de maturação
Gala refere-se a variedades do meio do início com alto rendimento. As colheitas de raízes amadurecem em 70 a 80 dias a partir do momento do plantio de tubérculos no solo. Os indicadores de rendimento dependem de muitos fatores, incluindo a qualidade do material das sementes, condições do solo, condições climáticas, técnicas de cultivo agrícola, mas, em média, um jardineiro comum pode esperar escavar duas a duas dúzias e meia de batatas de cada buraco no outono.
Importante! Em 2013, a Gala entrou com confiança nas dez variedades mais vendidas em toda a Federação Russa.
Considerando que o tamanho médio dos tubérculos dessa variedade é de 70 a 140 g, obtemos um resultado impressionante: 1,5 a 3,5 kg por arbusto. Ao cultivar a variedade Gala em grandes áreas usando técnicas agrícolas modernas, o agricultor pode esperar receber essas culturas, dependendo se estamos falando de batatas jovens ou de raízes que atingiram plena maturidade técnica:
Período de colheita | Rendimento máximo de 100 metros quadrados. m área semeada, kg |
40 dias após o plantio (batatas novas) | 170 |
70–80 dias após o plantio | 700 |
Notas médias | 400 |
Qualidades de sabor
Gala refere-se a variedades de batata de mesa. O baixo teor de amido dos tubérculos significa que eles são mais adequados para ferver do que para fritar. Ao ferver, a batata mantém sua integridade, ficando macia e quebradiça, tornando-a igualmente boa para fazer purê de batatas e para sopas ou saladas. Além disso, Galu pode ser assado com sucesso. Os especialistas definem as qualidades gustativas dos tubérculos com polpa delicada de um tom amarelo claro como muito alta: a avaliação de degustação de culturas de raízes em uma escala de dez pontos, de acordo com várias fontes, varia de 8 a 9.
Hora ideal para o pouso
Vincular as datas de plantio a uma data específica do calendário, como, infelizmente, muitos jardineiros praticam, está completamente errado. O tempo é um fenômeno instável, pode variar bastante de ano para ano; portanto, o período tradicionalmente aceito “início de maio” em alguns casos pode ser muito cedo, em outros, pelo contrário, tardio. Além disso, diferentes zonas climáticas têm características próprias. Enquanto isso, a hora errada para plantar batatas é menos 20% da colheita futura.
Importante! O calendário nacional diz que as batatas podem ser plantadas assim que as primeiras folhas aparecerem na bétula, e você precisa finalizar o processo quando as cerejeiras desabrocharem.
Existem quatro critérios nos quais você precisa se concentrar:
- O solo deve estar quente e não na superfície, mas na profundidade em que o tubérculo é colocado (cerca de 10 cm). Uma colheita de raiz plantada deve estar a uma temperatura de pelo menos + 8 ° C; caso contrário, não será capaz de se desenvolver normalmente.
- A previsão do tempo não deve pressagiar geadas, que após o aquecimento ativo da primavera acontece com muita frequência, você não deve se apressar.
- A água após o derretimento da neve já deve ser absorvida no solo e evaporar: o excesso de umidade da terra fará com que a batata plantada simplesmente apodreça.
- O solo seco também é prejudicial à planta, além de excessivamente úmido. No início da estação de crescimento, a seca é especialmente perigosa para Gala, por isso é importante encontrar o estado ideal entre a lama e o pedaço de terra seca.
Para aqueles que preferem se concentrar no calendário habitual, é aconselhável proceder a partir de datas aproximadas para o plantio de batatas, dependendo da zona climática:
Região | Datas de plantio recomendadas para as primeiras variedades de batata |
Regiões do sul da Ucrânia, território de Krasnodar | 20-30 de março |
Regiões central e norte da Ucrânia, o cinturão médio da parte européia da Rússia, Bielorrússia | 20-30 de abril |
Ural, Sibéria, Extremo Oriente | 10-20 de maio |
Plantio e cultivo de variedades de batata
Plantar batatas é uma ciência complexa na qual determinar o momento ideal é apenas uma das seções. Além disso, para receber a colheita da gala prometida pelos criadores alemães, toda uma série de condições deve ser observada.
Regras de rotação de culturas
A rotação de culturas é uma alternância de diferentes culturas cultivadas de ano para ano no mesmo canteiro, o que garante a obtenção de rendimentos máximos.
Esse resultado é possível devido ao fato de que a mudança de plantas semelhante em características de desenvolvimento não permite aumentar a população de pragas que persistem no solo e parasitam certas culturas, bem como reduzir criticamente certas substâncias minerais nele, às quais essas culturas são especialmente exigentes.
Além disso, existem plantas que secretam substâncias durante a vida que são tóxicas para o seu "hospedeiro", mas muito úteis para outras culturas. O conhecimento dessas regras permite determinar os bons e os maus antecessores de cada planta.
Você sabe Batatas fritas, como muitos outros pratos mundialmente famosos, foram inventadas por acaso, e não graças ao talento do chef, mas apesar dele. Em 1853, o chef de um dos restaurantes americanos, George Krum, ficou zangado com o visitante exigente que reclamou de batatas fritas muito cortadas, cortou o vegetal com fatias sutis e, fritando, serviu o brawler, o que inesperadamente o levou a um deleite completo.
Para batatas (independentemente da variedade), são as seguintes:
- Bons antecessores:
- Siderata;
- Aveia;
- Pepinos
- Abobrinha;
- Abóbora
- Repolho
- Cebola;
- Beterraba;
- Cenouras;
- Alho
- Feijões
- Ervilhas;
- Lentilhas
- Antecessores ruins:
- Batatas
- Tomates
- Pimenta doce;
- Pimenta;
- Berinjela
- Tabaco
- Physalis;
- Sorgo;
- Girassol
Requisitos de terra
A pior batata cresce em solos pesados, em particular chernozem e alumina. Esse solo, entre outras coisas, complica muito a manutenção das plantações e aumenta significativamente as perdas durante a colheita, por isso é aconselhável plantar Gala em solos leves e soltos, para os quais, se necessário, areia, turfa, cinza de madeira e serragem podem ser adicionados.
Mas em solos arenosos e argilosos, Gala se sentirá perfeita. As batatas também reagem mal ao solo fortemente acidificado ou alcalino. Esta cultura precisa de solo com uma reação neutra ou levemente ácida (nível de pH na faixa de 5,1 a 6,0).
Preparando o material de plantio
Para o plantio, é melhor selecionar batatas, guiadas por quatro regras básicas:
- O tamanho médio é de 5 a 6 cm de diâmetro (o tamanho de um ovo de galinha). Batatas pequenas demais produzirão a mesma colheita modesta, grandes colheitas de raízes podem ser plantadas, mas precisarão ser compradas em peso mais e os custos não se justificarão.
- A ausência de qualquer dano, incluindo rachaduras, cortes ou traços da doença (considerar que batatas doentes não podem ser comidas, mas podem ser plantadas é um grande erro).
- A forma e estrutura corretas: a pele deve ser lisa e forte, não amassada, mas absolutamente seca.
- Falta de brotos. A germinação das batatas antes do plantio é um procedimento desejável, mas você precisa fazer isso sozinho. Ao comprar tubérculos com brotos, o jardineiro corre o risco de danificá-los durante o transporte, e os rendimentos das colheitas são severamente afetados.
Você sabe Estamos acostumados a perceber a batata como uma planta herbácea anual baixa, mas nas florestas tropicais você pode encontrar essa cultura na forma de uma árvore real com 15 metros de altura e frutos do tamanho de um tomate comum.
Existem duas maneiras de plantar batatas:
- seco - coloque em sacos plásticos com furos feitos com antecedência e coloque em local quente (temperatura ideal + 20 ° C) por 3-4 semanas;
- molhado - mergulhe pelo mesmo período em caixas com areia úmida, turfa ou lascas de madeira; no entanto, neste caso, a temperatura do ar deve ser menor - aproximadamente + 14 ... + 16 ° C.
Instruções de pouso passo a passo
Se as batatas forem plantadas manualmente, faça o seguinte:
- Antes de embarcar, é necessário cavar cuidadosamente uma trama a uma profundidade de cerca de 20 cm ("na baioneta de uma pá").
- O próximo ponto muito importante é a marcação de futuras camas. Entre as fileiras, é necessário deixar pelo menos 60 cm, isso é necessário não apenas para o desenvolvimento normal de cada arbusto, mas também para facilitar a colheita futura (as batatas cavadas antes de embalar e carregar precisam ser armazenadas em algum lugar, e corredores largos são necessários para esses fins).
- De acordo com a marcação feita, as valas devem ser cavadas com uma profundidade de cerca de 10 cm. A distância mínima entre os furos na linha é de 20 cm.
- Se o solo for muito pobre, os caroços devem ser aprofundados, até 15 cm, e então devem ser depositados fertilizantes orgânicos e minerais, de acordo com o seguinte esquema: matéria orgânica (esterco, composto, húmus) é colocada no centro da cava e fertilizantes minerais (por exemplo, nitrofosk na dosagem de 8). –10 g por arbusto) - em torno da circunferência a uma distância de 3-4 cm do centro). Uma camada de terra solta deve ser adicionada sobre os fertilizantes, elevando assim a profundidade do furo aos 10 cm necessários.
- Coloque a batata preparada no centro do buraco.
- Cubra o buraco com terra.
Vídeo: plantando batatas
Em solos muito úmidos e pantanosos, é usado um método especial de plantar batatas - “no pente”. Para que os tubérculos não apodreçam e não sofram infecções por fungos que se desenvolvam ativamente no ambiente úmido, o plantio de batatas deve ser colocado o mais alto possível. Para fazer isso, os tubérculos são dispostos no topo de uma colina de terra, removidos da cama ao cavar um buraco e, para que as batatas caiam, é usada a terra retirada de um local próximo.
De fato, essa aterrissagem envolve cavar não buracos individuais, mas uma vala contínua, como resultado da qual a mesma crista é formada em um lado dela. O procedimento de plantio dessa maneira consome mais tempo, mas esse trabalho se deve à necessidade objetiva em uma área desfavorável à batata.
Cuidados com a batata após o plantio
A gala é uma variedade despretensiosa e resistente, mas para obter uma boa colheita para uma plantação de batata, é necessário fornecer bons cuidados. Nesse caso, aplicam-se as regras padrão, que devem ser observadas ao cultivar qualquer batata, a saber, amontoar, molhar e temperar.
Hilling e afrouxando o solo
Hilling é uma técnica agrotécnica especial que envolve amontoar na parte inferior da planta uma camada adicional de solo solto e fértil. Esse truque estimula o desenvolvimento do sistema radicular do mato, devido ao qual a quantidade de nutrientes que a planta pode obter do solo aumenta. Além disso, um arbusto com raízes poderosas forma um caule mais estável e forte.Isso significa que o processo de fotossíntese necessário para a formação do número máximo de culturas de raízes também prossegue de forma mais intensa. Uma vantagem adicional do abate é a proteção do material de plantio contra o possível resfriamento da primavera, bem como o enriquecimento do solo com oxigênio. Finalmente, essa manipulação permite que você se livre das principais pragas do jardim - as ervas daninhas.
Importante! Estima-se que o hilling realizado corretamente permita aumentar o rendimento da batata em 20 a 30%.
Recomenda-se a batata batatas pelo menos duas vezes durante a estação de crescimento. A primeira vez que o procedimento é realizado quando as mudas jovens crescem de 15 a 20 cm, enquanto a altura do monte ao redor do arbusto deve ser pequena - apenas 2 a 3 cm.O segundo corte é realizado 2-3 semanas após o primeiro, quando a planta já atingiu seu tamanho habitual. Desta vez, a altura da colina de terra precisa ser aumentada para que 15 a 17 cm do caule se elevem acima do solo.
Se o leito de batata estiver batendo, não há necessidade de afrouxar a terra adicionalmente, todas as ações necessárias serão realizadas no momento da construção das colinas ao redor do arbusto. No entanto, nem todos os jardineiros recorrem ao abate. Para aqueles que preferem deixar a cama debaixo das batatas, é necessário cuidadosamente após cada chuva ou rega, tentando não danificar as raízes da planta, afrouxar a terra ao redor de cada arbusto, isso a protegerá de rachaduras e preservará a umidade vital.
Rega e fertilização
A tolerância à seca de Gala não é muito alta, portanto, o cumprimento do regime de irrigação é uma condição importante para a obtenção de uma boa colheita. As necessidades de umidade da batata mudam durante a estação e a fase de vegetação. As colheitas de raízes são colocadas entre o início da floração e a conclusão do crescimento do mato.Foi nessa época que a seca era especialmente perigosa para a planta: quanto mais ela sofre com a falta de umidade, menos tubérculos serão desenterrados no outono.
Você sabe Cada quilo de matéria seca nos tubérculos requer uma média de meia tonelada de água, com cada arbusto de batata evaporando até 70 litros de água durante a estação!
No entanto, apesar do mencionado, em alguns casos, o Galu pode ser cultivado com sucesso com pouca ou nenhuma rega, tudo depende da umidade inicial do solo, que é amplamente mantida pelo afrouxamento; não é sem razão que esse procedimento é frequentemente chamado de "rega seca". Mas como as camas secam a uma profundidade de 5 cm ou mais, devem ser regadas, guiados por tais regras "douradas":
- o umedecimento da terra deve ser uniforme (se a seca no jardim alternar com o alagamento, os tubérculos ficam feios e deformados);
- o consumo médio de água por arbusto é de 2 l (é necessária menos água em solos argilosos e turfosos, mais é mais em solos arenosos);
- durante o dia, você pode regar o jardim somente ao usar o sistema de irrigação por gotejamento; em todos os outros casos, é melhor executar o procedimento à noite (deixar cair a água nas folhas iluminadas pelo sol é uma maneira direta não apenas de queimar, mas também de danificar a sarça com a praga tardia);
- regar batatas em uma folha raramente é permitido, mas é melhor derramar água nos sulcos entre as camas.
Para fazer isso, use:
- orgânicos, por exemplo, excrementos de frango ou mullens, diluídos em água nas concentrações de 1:10 e 1: 5, respectivamente;
- fertilizantes minerais, por exemplo, 3 colheres de sopa. eu cinzas de madeira + 1 colher de sopa. sulfato de potássio por 10 litros de água.
Importante! Antes de aplicar fertilizante, a cama deve ser regada.
Doenças e pragas da batata
Dentre as doenças mais perigosas que afetam as batatas, Gala costuma sofrer de rizoctonia, também conhecida como crosta negra. A doença é caracterizada pelo aparecimento de um revestimento escuro nos caules e folhas, que se tornam finos, murcham e secam. Para combater o problema, é realizado o tratamento pré-plantio de tubérculos e, se essa medida não der resultado, o leito deve ser tratado com uma preparação fungicida ("Quadris", "Bactofit" etc.).
As mesmas medidas podem derrotar outra doença fúngica - praga tardia. No entanto, a gala é mais resistente a ela, principalmente devido ao período de maturação precoce (a ativação da fitofotora geralmente ocorre no meio do verão, quando a colheita de gala já é realizada).Às vezes, nos arbustos de Gala, você pode observar torcer as folhas. Depois de um tempo, o prato da folha murcha e seca, e nos tubérculos você pode observar uma malha necrótica escura. Esses sintomas caracterizam mosaico farfalhante - uma doença de natureza viral e sem métodos eficazes de tratamento. Você pode lidar com o problema apenas com medidas preventivas - observe as regras de rotação de culturas, livre-se das ervas daninhas, remova as amostras afetadas dos canteiros e destrua-as imediatamente.
Entre as pragas que podem atacar o canteiro de batatas, a primeira coisa a fazer é:
Para combatê-los, são utilizados inseticidas, por exemplo, Actellik, Vertimek, Decis e outros.Como alternativa aos venenos químicos que afetam adversamente a ecologia e o valor nutricional da própria batata, a ciência moderna oferece produtos biológicos que são mais conhecidos entre que são Fitosporin, Baciturin, Fitoverm, Lepidocide e Melobass. Muitos jardineiros iniciantes ficam muito preocupados se as batatas em seus canteiros não florescerem, acreditando erroneamente que isso indica uma doença das plantas e, posteriormente, levará à falta de colheita.
Você sabe Além disso, a floração da batata não afeta diretamente a formação dos frutos; existem variedades dessa cultura, por exemplo, Arina, Early Rose, Priekulsky etc., nas quais praticamente não há flores.
De fato, não é assim. A resposta para a pergunta por que um arbusto de batata aparentemente saudável não tem brotação na maioria das vezes está no plano da proporção correta de minerais no solo, em particular, isso acontece quando há excesso de nitrogênio e deficiência de fósforo ou potássio. Mas colher brotos do mato, como fazem alguns residentes do verão, também não deve ser feito: o desenvolvimento da planta deve ocorrer naturalmente, se a flor começar, não precisa ser perturbada, isso pode afetar adversamente a formação de tubérculos.
Características da colheita e armazenamento de culturas
A gala pertence às primeiras variedades maduras de batata, seus tubérculos amadurecem completamente em cerca de 2,5 meses após o plantio. Esse recurso permite que você faça várias colheitas em uma mesma parcela durante a estação; no entanto, apenas os moradores das regiões sul podem alcançar esse resultado, onde o clima constantemente quente dura pelo menos do início de maio ao final de setembro. Você pode começar a desenterrar batatas jovens assim que a planta desaparecer, ou seja, já no início do verão. Quanto às culturas de raízes totalmente maduras, é necessário se concentrar nas condições do mato.Escolher o momento certo para colher batatas não é uma tarefa fácil, mas preservar a colheita diretamente depende de sua solução bem-sucedida. Devemos tentar escolher um clima seco para essas obras, caso contrário, as raízes extraídas da terra começarão a apodrecer rapidamente. Além disso, a colheita deve ser concluída antes da primeira geada. A temperatura média diária mínima permitida na qual os tubérculos podem permanecer no solo é de + 5 ° C. 7-10 dias antes de cavar batatas, é necessário remover completamente do campo os restos dos topos - verdes ou secos.
Importante! A maturidade biológica dos tubérculos ocorre no momento em que a parte aérea da planta seca naturalmente. No entanto, os especialistas recomendam cortar a parte superior da batata um pouco mais cedo, enquanto ela ainda é verde, e depois permitir que a colheita permaneça no solo por um tempo, para que a casca das raízes se torne mais forte e sua durabilidade seja significativamente melhorada.
A gala é geralmente bem tolerada e adequada para armazenamento a longo prazo. Além disso, a casca forte e razoavelmente grossa, a forma correta e também aproximadamente o mesmo tamanho de tubérculos dessa variedade permitem manipulações com batatas, como embalagens e lavagens repetidas antes da venda (a gala é mais frequentemente usada em supermercados para venda na forma lavada a uma temperatura mais alta). preço).
A fim de prolongar a vida útil da colheita e preservar suas qualidades comerciais até a própria primavera, é praticado o tratamento preventivo (imersão) de tubérculos com medicamentos antifúngicos antes de colocar as batatas em armazenamento. Para esses fins, geralmente são usados medicamentos como o Bactofit ou o Maxim.A Gala de Batata é uma escolha maravilhosa para agricultores profissionais e para quem cultiva vegetais para consumo próprio. Devido à sua maturidade precoce, alta produtividade, excelente sabor e forte imunidade, este produto do trabalho de criadores alemães ao longo de sua curta história conseguiu ganhar imensa popularidade não apenas em sua terra natal, mas também muito além de suas fronteiras.