Narciso é chamado de flor de primavera. Adorna canteiros de jardim logo após a neve derreter completamente. Na natureza, pode crescer entre ervas em prados, perto de lagoas, nas encostas suaves das montanhas.
Descrição botânica
À primeira vista, você pode pensar que todas as flores dessa espécie são iguais - elas têm muitas características em comum. Mas isso está longe de ser o caso.
Narciso (lat.Narcissus):
- gênero de monocotiledôneas;
- planta bulbosa;
- planta perene;
- Família Amaryllis.
Você sabe No território da Transcarpácia existe uma reserva «Vale dos Narcisos»onde quase 500 espécies de plantas foram coletadas, muitas das quais são raras.
Estas flores são realmente ervas com flores. Externamente facilmente reconhecível por seis pétalas e um crescimento volumoso no meio, embora haja formas "duplas". As cores características são branco e amarelo, mais precisamente, todos os tipos de tons e tons dessas duas cores (podem ser diluídas com rosa, creme, laranja e até vermelho).
Cientistas envolvidos na criação e sistematização de espécies, não há consenso sobre o número de variedades de narcisos amarelos. Eles dão números diferentes - de 50 a 150.
Características da estrutura:
Perianth | Pode ser de tamanhos diferentes (grande, médio ou pequeno), mas sempre tem a forma de um tubo com seis lóbulos. |
Subornar | Localizado no respiradouro perianto. Externamente se assemelha a um tubo ou uma coroa, um sino ou um pires embutido - depende da variedade. As diferenças são possíveis não apenas na forma, mas também na cor, no local. |
Estames | Eles estão ligados ao tubo perianto, mantendo-se separados da progênie. |
Pilão | Rosqueado em forma, estigma truncado ou trilobado. |
Caule | Fino, completamente desprovido de folhas. |
Ovário (feto) | Na maioria das vezes oblongo ou oval. Este é um ovário triédrico e com três raízes, que se abre, formando três elementos. |
Sementes | Preto, fundido, redondo, com proteína. Diâmetro - até 3 mm. Colocado em duas linhas. |
Botão de flor | Rasgar a parte superior do invólucro, que seca, mas permanece ao redor do ovário. |
Haste de flor | Consiste em 2 partes. O pedúnculo de comprimento pode ter até 50 cm, e as flores em um pedúnculo, cujo comprimento é de 0,5 a 15 cm, podem estar localizadas em ângulos diferentes. |
Folhas | Basal. A cor varia em verde. A forma pode ser muito diversa, atingindo vários centímetros de diâmetro. Visualmente se assemelham a fitas densas. |
Cebola | Em forma de pêra. Espessa o suficiente. |
Raízes | Partir da parte inferior da lâmpada lisa de cor branca. Atingir um comprimento de 70 cm ou mais. |
Classificação do jardim
Criadores em todo o mundo criaram muitas variedades.
Essas diferenças são baseadas em:
- na aparência da flor;
- no número de flores;
- na característica do pedúnculo;
- no campo de aplicação;
- no período e período de floração;
- no momento do plantio dos bulbos;
- na resistência a doenças e parasitas.
Importante! Lâmpadas venenosas de narciso contêm alcaloide de narcissina (licorina), portanto, podem ser perigosas para animais de estimação.
Graças à criação de uma classificação unificada de narcisos para jardins, é possível sistematizar essa variedade de variedades.
Nesse esquema, são distinguidos 13 subgrupos, 12 dos quais incluem flores de origem de jardim e um inclui espécies naturais:
- Tubular. Um dos grupos mais comuns. Em cada caule há um broto grande o suficiente de flores tradicionais. Folha verde com neblina cinza. A coroa é alongada, seu comprimento pode ser igual ao tamanho da pétala de perianto e pode ser maior.
- Grande-coroado. O caule é decorado com uma flor grande. A coroa contrasta de cor com as pétalas. É mais curto que o primeiro grupo, mas mais longo que os representantes de coroas pequenas.
- Coroado raso. As flores são grandes, solitárias, geralmente com um tom cremoso de branco. Possui uma pequena coroa alongada.
- Terry. Este é um grupo bem conhecido. As flores são grandes, caracterizadas por uma variedade de cores e formas. O perianto de Terry é a base da flor e a coroa pode estar completamente ausente ou consistir em pétalas pequenas.
- Triandrus. Um grupo de plantas atrofiadas. No caule, pode haver até quatro pequenas flores.
- Ciclamenóide. O grupo é pequeno. Flores simples relativamente pequenas têm uma coroa longa e fina que é superior ao perianto. Ela se estica para frente e o perianto é recuado.
- Zhonkilievidnye. Pequenas flores com uma coroa em forma de uma tigela. A folha é mais como grama. No caule pode haver até 6 flores.
- Tatsetovidnye / buquê.Multi-florido - até 20 flores no caule. As coroas são pequenas pétalas arredondadas.
- Poético. Narciso branco (comum). Um pequeno grupo de variedades que têm um aroma forte. Esta é uma flor grande e plana, com uma pequena coroa laranja ou amarela brilhante.
- Híbridos. Únicas flores pequenas, mas uma coroa de uma forma específica - em forma de sino ou em forma de funil.
- Split-coroado / split-coroado.Pertence ao número de espécies populares, inclusive por causa da coroa de uma forma incomum. Pode ser completamente dissecado ou ter segmentos.
- Outros. Consiste em espécies que, por suas características, não pertencem a grupos anteriores.
- Espécies. Inclui espécies, formas selvagens e híbridos de formas de crescimento selvagem.
Você sabe Narcisos secretam veneno que pode destruir outras plantas. Para neutralizá-lo, os floristas deixam a flor na água por 24 horas.
Distribuição
A terra natal da maioria das espécies de narcisos é a parte oriental do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Várias espécies vêm da Ásia e da China. Cresce em toda a Europa e Ásia. Esta flor despretensiosa em crescimento e cuidado começa a florescer um dos primeiros. Será um ótimo complemento para qualquer jardim de flores da primavera.
Adapta-se facilmente a condições externas. Pode ser plantada à sombra ou ao sol, mas a flor ficará muito melhor, recebendo luz solar suficiente. O solo pode ser neutro. A principal condição é uma boa drenagem para evitar a estagnação da água.
Muitos mitos e lendas são dedicados a esta planta incrível. No Oriente, muitas vezes uma flor é comparada com os olhos sem fundo de um amante. Na Grécia antiga, o narciso era um sinal de tristeza e, na Roma antiga, essas flores encontravam os vencedores do campo de batalha.
A Europa é considerada um talismã que atrai amor. E para os chineses, o narciso é um atributo invariável dos feriados de Ano Novo. Simboliza riqueza e prosperidade.
Se nos voltarmos para a linguagem das flores, o narciso simboliza o egoísmo e o narcisismo, como a juventude de mesmo nome da lenda.
Histórico de seleção
Na cultura, as referências a esta flor apareceram no século XVI. Ele se tornou popular na Inglaterra, onde começou um trabalho ativo em seu cultivo. O trabalho de criação é tradicionalmente dominado pelo Reino Unido, EUA, Nova Zelândia e Holanda. É nesses países que quase toda a gama dessas plantas foi criada.
No trabalho dos criadores (na criação de novas variedades), a primeira tarefa é a seleção de pares de pais. É necessário excluir plantas que apresentem defeitos, pois elas apenas se intensificarão. Um par pai selecionado corretamente pode definir a direção do trabalho por muitos anos e variedades.
Os criadores trabalham com diferentes grupos de narcisos, alcançando:
- cores originais;
- imunidade (imunidade a doença);
- alta taxa de reprodução;
- resistência do inverno e despretensiosidade;
- Formulários "regulares" na estrutura.
O registro das variedades cultivadas e a descrição das disponíveis são realizadas pela Royal Horticultural Society (Grã-Bretanha).
Propriedades aromáticas
Traduzido do idioma grego, a palavra "narciso" significa "estupefaciente". Talvez seja por isso que a mesma raiz com a palavra "anestesia". Isso foi facilitado pelo forte aroma doce e intoxicante da flor, devido à presença de óleos essenciais, que são usados ativamente na cosmetologia.
Mas isso é passado - aos poucos ele perdeu sua popularidade anterior, porque sabores sintéticos mais baratos apareceram. Esta flor incrível encontrou sua aplicação na medicina.
- Suas propriedades medicinais podem ser úteis em:
- leucemia;
- radiculite;
- pneumonia;
- prostatite e adenoma;
- cicatrização de feridas.
Importante! O narciso pode causar uma reação alérgica grave ou causar enxaquecas.
Doenças e Pragas
Para retardar o processo de desgaste das lâmpadas, é importante remover os caules das flores que já desapareceram antes da formação das sementes. Existem mais de 40 patógenos e mais de 10 tipos de parasitas que podem prejudicar a planta.
A maioria das doenças e pragas se espalha pelos bulbos, ou seja, o material de plantio já está infectado. Por esse motivo, as características externas da flor pioram ou florescem completamente.
Nem sempre o tratamento ajuda a salvar a planta da morte. Às vezes, simplesmente não existem medicamentos contra uma doença específica. Portanto, não apenas o tratamento oportuno e correto é importante, mas também a prevenção de possíveis doenças.
Você sabe Na Prússia, a noiva, mudando-se para a casa do marido, levou uma flor de narciso com ela - o bem-estar da família criada dependia de sua segurança.
Doenças fúngicas:
- Fusarium
- botitiose (podridão cinza);
- podridão esclerótica;
- podridão da penicelose;
- ferrugem
- manchar;
- curvularia;
- mosaico de narcisos.
Você pode evitar a infecção por doenças fúngicas, observando as regras para invernar as lâmpadas, antes de tudo, evitando o aumento da umidade, secando-as cuidadosamente antes de plantar. Também é recomendado tratar o solo e os bulbos com medicamentos antifúngicos especiais.
As doenças bacterianas (sarna, podridão) podem ser determinadas por alterações na aparência:
- amarelecimento da folhagem;
- retardo de crescimento;
- decadência.
Vale a pena lutar com a sarna usando drogas antibacterianas, fungicidas (por exemplo, Prestígio, "Maxim Dachnik") ou aplique desinfecção térmica. Mas podridão é uma sentença para uma planta. Para evitar a ocorrência de tais problemas, a fertilização com potássio ajuda a aumentar a resistência da planta a efeitos adversos. Não se atrase com a escavação de lâmpadas.
Pragas:
- vários nematóides;
- carrapatos;
- mosca narciso grande e mosca bulbosa pequena;
- um urso;
- lesmas.
Medidas recomendadas de controle de insetos:
- periodicamente solte o solo;
- fertilizar;
- remover ervas daninhas;
- selecione cuidadosamente as lâmpadas antes de plantar, livrando-se das pessoas afetadas;
- queimar todas as lâmpadas macias e podres.
Na área onde os tubérculos das raízes infectados foram descobertos, será útil esterilizar o solo.
Isso pode ser feito aquecendo com vapor sob pressão ou com produtos químicos tóxicos:
- dissulfeto de carbono;
- cloro
- alvejante.
Todas as medidas para o processamento de bulbos devem ser realizadas em período inativo, isto é, antes do início do crescimento dos bulbos, para não danificar as raízes jovens.
Importante! Para evitar a propagação da infecção entre todas as plantas, recomenda-se remover as flores doentes com o bulbo e destruir, e tratar as plantas vizinhas com medicamentos destinados a combater uma praga específica.
Os narcisos são flores surpreendentemente expressivas que parecerão igualmente impressionantes em um canteiro de flores, projetado em qualquer estilo, em uma panela no peitoril da janela ou na varanda, em um vaso na mesa festiva. Seu aroma requintado será o primeiro a anunciar a chegada da primavera.