Os agricultores da vila de Stary Poritsk, em Volyn, estão envolvidos na fabricação de laticínios orgânicos: iogurtes, queijos, creme de leite, kefir, manteiga. Estes produtos podem ser comprados em supermercados, em especial na "Silpo", com a marca "Old Poritsk".
Atualmente, o número de bovinos na fazenda totaliza 720 indivíduos, dos quais 300-320 estão envolvidos na produção de leite. Para aderir aos padrões para a fabricação de produtos orgânicos, as vacas não são amarradas e mantidas em caixas ou em uma cama profunda. Ordenha ocorre sem contato na sala de ordenha. Isso permite que você obtenha leite de classe extra.
Como os animais não recebem aditivos químicos nos alimentos, a produção de leite não é grande. Uma vaca produz cerca de 17 litros de leite por dia, de acordo com o chefe da empresa familiar, Alexander Obshtyr.Além dos laticínios, os agricultores planejam produzir carne, para a qual já estão sendo criados 100 porcos.
Alexander Obshtyr considera seu negócio um pouco incomum, porque os ucranianos agora consomem muito poucos laticínios orgânicos. E o número de gado no país está diminuindo.
A fazenda aluga cerca de 1.000 partes de terras, nas quais cultiva para venda nos países da UE. Eles representam 2/3 da área total semeada da campanha. O resto da terra é ocupada por plantas forrageiras.
Atualmente, a empresa não pode processar todo o leite recebido e o vende parcialmente a outras empresas, diz Alexander Obshtyr.