As preparações farmacêuticas geralmente se tornam ajudantes indispensáveis no jardim e no jardim, sendo usadas como agentes anti-sépticos para o tratamento de culturas e solo plantados. Um bom exemplo de tais composições é Farmayod, que nem todos os jardineiros e jardineiros sabem sobre as especificidades de seu efeito benéfico. Por que essa droga é notável e como é melhor usá-la em território pessoal - continue a ler.
Composição e princípio de ação
O principal componente do Farmayoda é o iodo, conhecido por sua alta capacidade de desinfecção. A fração de massa desse componente pode atingir até 10% do volume total do produto, e o restante é reservado para substâncias ativas de superfície não iônicas (surfactantes). Juntos, eles tornam o medicamento um excelente desinfetante e anti-séptico: quando penetra nas células dos microorganismos vivos, o iodo, como halogênio ativo, é incluído em seus grupos amino e libera oxigênio ativo, fazendo com que as células funcionem "espaçadas".
Como resultado, isso leva à morte de quaisquer microorganismos patogênicos, em particular bactérias, fungos e vírus patogênicos. Além disso, o efeito positivo da droga também é expresso na restrição do número de representantes individuais de pequenas pragas de insetos: carrapatos, tripes, nemátodos. Às vezes, a alta eficácia da droga é claramente visível na luta contra helmintos e microorganismos simples, pois destrói as larvas e ajuda a se livrar dos cistos.
Importante! O iodo destrói toda a vida em seu caminho, portanto não deve ser usado após a saturação do solo com bactérias benéficas e também imediatamente após o plantio. O momento ideal para a desinfecção do solo, ferramentas, estufas ou estufas - algumas semanas antes do plantio na primavera ou imediatamente após a colheita no outono.
Na horticultura e jardinagem, Farmayod é geralmente usado para eliminar os seguintes problemas:
- doenças virais e bacterianas de árvores frutíferas e arbustos, além de infecções por fungos, líquenes e algas, que prejudicam essas culturas;
- vírus, necrose, murchas bacterianas de rosas e bolbos no jardim;
- vírus de mosaico, dupla sequência, necrose bacteriana central, praga tardia e câncer bacteriano de tomate e outras culturas de sombreamento;
- praga tardia, vírus Y, vírus X, vírus M da batata;
- vírus do mosaico, murchamento bacteriano de pepinos e outras plantas de abóbora.
Preparação desinfetante: dosagem e método de aplicação
Qualquer problema que você possa encontrar ao cultivar plantas, o uso de Farmayoda deve ser realizado em estrita conformidade com as instruções, e para diferentes tratamentos, ele terá suas próprias diferenças. Por esse motivo, usando a composição para desinfetar estufas, desinfetar o solo, pré-plantar sementes ou mudas, as seguintes recomendações devem ser consideradas.
Para estufas
A superfície das estruturas de estufa geralmente é repleta de larvas de pragas ou bactérias patogênicas; portanto, ao cultivar as mesmas variedades de culturas em um só lugar, você terá que abordar com responsabilidade a questão da limpeza da sala. O medicamento Pharmayod usado para esses fins deve ser previamente diluído em água, na proporção de 100 ml de substância concentrada para 10 litros de líquido puro.
Para aplicação adicional do produto na superfície, use uma pistola de pulverização ou simplesmente limpe os componentes da estrutura com um pano umedecido em solução. Todo o equipamento usado no processo, assim como o próprio solo, no qual se planeja semear ou plantar mudas, está sujeito a um processamento semelhante.
Vídeo: Tratamento Farmayod da estufa
Para o solo
Uma solução de trabalho para o solo é preparada nas mesmas proporções do caso anterior, embora se os tratamentos do ano passado fossem ineficazes e as plantas ainda fossem afetadas por doenças, vale a pena aumentar a concentração de Farmayoda na mistura final para 300 ml por 10 l de água.
Para realizar a desinfecção do solo, você pode usar o mesmo pulverizador ou regador com pequenos orifícios, e uma porção de 10 litros da solução será suficiente para limpar 5 m² de território. As plantas podem ser plantadas apenas dois dias após o tratamento e, se você fizer tudo certo, o número de patógenos diminuirá em 98%.
Importante! Para restaurar a microflora benéfica no solo tratado, uma semana após a conclusão das medidas de desinfecção, vale a pena adicionar bactérias benéficas à espessura do solo, escolhendo uma das preparações populares: por exemplo, Baikal EM1 ou Vostok EM1. Uma alternativa aceitável seria o uso de fertilizantes orgânicos na forma de infusão de composto, embora, neste caso, você precise ter certeza de que não há patógenos nele.
Processamento de sementes e plantas
O tratamento pré-plantar de material vegetal é usado para prevenir doenças virais, bacterianas e fúngicas em uma ampla variedade de grupos de plantas: de culturas vegetais padrão a mudas de frutas ou variedades de flores.
As instruções para a preparação e o uso adicional da composição resultante em cada um desses casos são assim:
- Para absorver as sementes de abóbora ou tomate, é necessário preparar uma solução de 5 a 10 ml da substância e 10 litros de água, depois abaixar as sementes por meia hora e enxaguar com água corrente (elas devem ser secas até a fluidez antes do plantio).
- Para pulverizar pepinos ou outro jardim, você pode usar uma solução pronta de 3 ml da droga, dissolvida em 10 l de água, embora para batatas essa taxa possa ser aumentada para 5-10 ml para uma quantidade semelhante de líquido.
- O tratamento do bulbo é realizado com uma solução de 10 ml de Farmayoda e 10 l de água, na qual o material de plantio é embebido por pelo menos 30 minutos.
- Para tratar árvores frutíferas e arbustos no início da primavera (ou no final do outono), suas coroas são pulverizadas com uma solução de 50-100 ml da preparação descrita e 10 l de água (será possível usar a colheita das plantas tratadas no máximo 3 dias após o procedimento).
Independentemente do tipo de tratamento, você precisa usar uma solução preparada na hora no primeiro dia e, para manter a imunidade das plantas após a pulverização com uma composição contendo iodo, várias semanas depois, você pode adicionar compostos imunoestimulantes como HB-101 ou Ecoberin.
Compatibilidade com outros meios
A droga "Farmayod" vai bem com a maioria das outras formulações inseticidas e fungicidasVerdade, apenas se eles não tiverem uma reação alcalina forte. Podem ser inseticidas, acaricidas, imunomoduladores, reguladores de crescimento, fertilizantes minerais com micro e macro elementos, mas não a popular mistura de Bordeaux, “Kuprosil”, cloreto de cobre.
Você sabe O iodo é usado em vários campos da atividade humana, em particular no forense. São seus casais que ajudam a detectar impressões digitais humanas deixadas nas superfícies de papel.
Farmayod pode ser adicionado à tinta comum para troncos caiados de árvores de jardim e bases de arbustos, o que aumentará as propriedades anti-sépticas da matéria corante. Além disso, para proteger o jardim, uma mistura complexa é preparada dissolvendo uma garrafa da preparação especificada em 40 litros de água e adicionando 10 g de ácido bórico, uma garrafa de alcatrão de bétula, uma bolha de amônia e um pacote de óleo de abeto.
Cada um dos ingredientes constituintes deve ser adicionado em etapas, misturando bem a mistura. Antes do uso, o produto final é adicionalmente diluído com água (1 copo por balde), depois derramado em um frasco de spray e pulverizado com líquido tudo o que cresce no jardim (incluindo canteiros de flores e jardins de rosas).
Como as propriedades anti-sépticas e desinfetantes do iodo são significativamente aprimoradas em um ambiente ácido, vale a pena misturar Farmayod com soro de leite, às vezes substituindo-o por água pura. Além do principal efeito anti-séptico, essa ferramenta reduzirá o número de flores vazias em tomates e pepinos.
Produtos químicos à base de iodo
O substituto mais simples para Farmayod será o iodo comum de farmácia, que também é dissolvido em água da mesma maneira, reduzindo ligeiramente sua quantidade em comparação com os padrões acima. Outros produtos químicos com um efeito semelhante são o iodinol e o iodopirião, que para a pulverização são criados em água na proporção de 1 colher de chá. substâncias em 2 litros de água. Para a imersão das sementes no pré-plantio, você pode dissolver ½ parte de qualquer preparação na quantidade indicada de líquido e depois abaixar as sementes por cerca de meia hora.
Precauções de segurança
Farmayod e outras drogas similares à base de iodo são compostos químicos tóxicos, portanto, pessoas com menos de 18 anos não podem trabalhar com eles. No entanto, mesmo usuários adultos devem atenda aos requisitos básicos de segurança, use luvas de borracha protetoras e roupas substituíveis ao pulverizar as plantas com uma solução pronta. Prepare a composição de trabalho longe dos alimentos, guardando-a em um recipiente bem fechado até o momento do processamento da vegetação.
Durante o procedimento, você não deve fumar, comer ou beber e, ao final de todas as ações, lave bem as mãos e o rosto. Em caso de envenenamento por vapor de iodo (pode se manifestar como náusea, vômito ou tontura), você deve consultar imediatamente um médico: o principal "antídoto" nesse caso é o sulfato de sódio, que é dado à vítima se o ar fresco e a lavagem da boca com água limpa não melhorarem.
Se a solução preparada entrar acidentalmente nos olhos ou nas mucosas do corpo, esses locais devem ser cuidadosamente enxaguados com água, com o uso adicional de uma solução de sulfacil de sódio a 30% (usada para instilar os olhos). Depois de usar acidentalmente a solução interna, é aconselhável induzir imediatamente o vômito e, após limpar o estômago, tomar uma das opções possíveis para um agente absorvente.
Você sabe A descoberta do iodo remonta a 1811, quando o francês Bernard Courtois acidentalmente descobriu uma substância nova na época no processo de obtenção de salitre a partir de algas marinhas. Foi chamado de "iodo" apenas dois anos depois, e a entrada oficial na tabela periódica ocorreu apenas em 1871.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Sujeito às normas de uso da substância e ao cumprimento de todos os requisitos para a preparação de uma solução funcional para o tratamento de plantas, nenhuma reação adversa do contato com ela deve ocorrer. Também não tem efeito prejudicial sobre os animais., especialmente se eles não terão acesso à área tratada nos próximos dias.
Prazo de validade e condições de armazenamento
A garrafa com Farmayod arrolhada pelo fabricante pode ser armazenada por um período de cinco anos, o principal é manter a temperatura no local de armazenamento em + 10 ... + 30ºС. Obviamente, crianças ou animais não devem ter acesso a ele, e é melhor proteger a garrafa da luz solar direta.
Observando todas as recomendações relativas ao armazenamento e uso da preparação Pharmayod, você pode facilitar significativamente a tarefa de cuidar das plantas do jardim ou jardim, aliviando-os dos problemas existentes ou impedindo o surgimento de novos.