Não importa o quão bem os agricultores estejam envolvidos na criação de patos, às vezes você ainda precisa lidar com várias doenças. Os patinhos ainda não totalmente crescidos são mais suscetíveis a várias doenças, por isso é muito importante reconhecê-los a tempo e iniciar o tratamento.
Doenças frequentes
A maioria das doenças é perigosa para os patinhos e, como isso afeta diretamente o crescimento e o desenvolvimento da ave, é necessário entender as possíveis doenças e estudar seus sintomas.
Hepatite viral
A hepatite viral é uma doença infecciosa perigosa que afeta o fígado de animais jovens de pato.
- letargia e inatividade;
- abandono da caminhada;
- recusa de comida;
- espasmos de cãibras.
Salmonelose
A salmonelose é uma das doenças virais mais perigosas. A probabilidade de morte em caso de lesão é superior a 80% Principais sintomas:
- náusea
- vômito
- recusa de comida;
- espasmos de cãibras.
Sinusite
A sinusite (também influenza) é uma doença respiratória aguda de patos jovens de 1 a 1,5 meses.Os principais sintomas são muito pronunciados:
- tosse
- espirros
- os olhos estão lacrimejantes;
- chiado
- cãibras.
Aspergilose
A aspergilose é uma doença fúngica perigosa que afeta os pulmões de animais jovens. Uma ave pode ser infectada através dos alimentos ou simplesmente pelo contato com o solo em que esta espécie de fungo caiu.
- tosse
- diarréia grave;
- recusa de comida;
- imobilidade;
- chiado
- cólicas convulsivas durante a respiração.
Para evitar esse fungo, é necessário verificar cuidadosamente o alimento quanto a mofo e também evitar o ar entupido na casa.
Diarréia
A diarréia não é uma doença, mas apenas um sintoma de um distúrbio intestinal (do envenenamento a uma doença infecciosa no reto). Portanto, para tratar a diarréia, outros sintomas precisam ser abordados. Se a diarréia é a única consequência de uma perturbação intestinal, pode ser envenenamento banal.É necessário verificar a frescura e a qualidade dos alimentos, além de adicionar uma solução não concentrada de camomila ao bebedor para todas as aves (em vez de água).
Doença de Newcastle
A doença de Newcastle (ou pseudo-peste) é a doença mais comum em aves. Um ou mais indivíduos que entram em contato com roedores ou seus excrementos tornam-se o mascate da infecção na casa.
- recusa de comida;
- comportamento passivo;
- um aumento acentuado da temperatura corporal;
- indigestão
- cólicas e paralisia;
- chiado
- turvação da córnea do olho.
Importante! A doença de Newcastle é uma das poucas doenças de patos com as quais uma pessoa pode ser facilmente infectada.
Traqueíte
A traqueíte é uma inflamação da traquéia que pode ser causada tanto pela entrada de sujeira quanto por uma doença infecciosa.
- espirros
- tosse
- recusa de comida;
- dificuldade em respirar.
O que tratar: use várias drogas antibacterianas e anti-inflamatórias (dependendo da causa).
Coriza
O corrimento nasal, como a diarréia, é um sintoma exclusivo e também pode ser uma consequência de muitas doenças. No caso do muco do bico do pato, é necessário prestar atenção a outros sintomas e, dependendo deles, determinar a doença e prescrever o tratamento.O muco do nariz pode ser o resultado de uma simples poeira do trato respiratório.
Doença do músculo branco
Esta doença é considerada muito grave e perigosa, pois afeta diretamente o sistema músculo-esquelético, o coração e outros músculos, o que causa cãibras e até a morte.
Você sabe A doença do músculo branco recebeu esse nome porque, durante o desenvolvimento dessa doença, os músculos ficam descoloridos.
De fato, a doença do músculo branco é uma grave deficiência no corpo de selênio e vitamina E. Os principais sintomas:
- arritmia palpável;
- recusa de passeios;
- febre;
- diarréia
- recusa de comida;
- apatia
- exaustão.
Raquitismo
O raquitismo é uma doença não infecciosa, que leva a uma falta aguda de vitamina D. Sintomas principais:
- falta de coordenação;
- exaustão;
- crescimento lento;
- recusa de comida;
- curvatura da pata;
- letargia das asas.
O que fazer: aumentar as horas de caminhada e adicionar vitaminas D2 e D3 e cápsulas de óleo de peixe à ração.Nas fases posteriores, já é impossível obter uma recuperação completa.
Bócio do Qatar
O bócio do Qatar é uma doença perigosa que pode causar a morte rápida de um animal de estimação. A doença se manifesta no inchaço do bócio, que exerce pressão sobre o sistema respiratório, impedindo-o de respirar sem impedimentos.
- chiado
- inchaço palpável do bócio;
- perda de apetite
- apatia
- descarga do nariz;
- letargia.
Doenças oculares
As doenças oculares são muito traiçoeiras, porque são quase assintomáticas, mas podem causar perda parcial ou total da visão.Os sintomas são secreção mucosa dos olhos e vermelhidão da córnea.Estes problemas podem ser causados por poeira e doenças infecciosas.
O primeiro passo é enxaguar os olhos suavemente (usando água limpa ou chá preto fraco) e consultar um especialista para descobrir o diagnóstico exato.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma doença viral aguda dos olhos.
- inchaço dos olhos;
- secreção de lágrimas;
- vermelhidão dos olhos;
- pálpebra inchada completamente fechada.
Cegueira por amônia
A cegueira por amônia é uma inflamação das membranas mucosas dos olhos e dos órgãos respiratórios, que leva à completa perda de visão. Surge devido ao alto teor de amônia nos patinhos. Sintomas
- secreção de muco do nariz;
- atraso no desenvolvimento.
Paralisia
A paralisia é uma conseqüência da deficiência aguda de B1.
- cólicas
- desaceleração do desenvolvimento;
- a cabeça involuntariamente se inclina para trás.
Cãibras
Cãibras são um sintoma de muitas doenças. Você precisa olhar para o patinho e identificar outros sintomas, após os quais você pode facilmente fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento.
Pestilência de pato
A pestilência não é uma doença dos patos. Pestilência é a morte em massa de aves, que é uma conseqüência de qualquer doença perigosa.
Sibilos de patinhos
O chiado dos patinhos pode ser um sintoma de muitas doenças. Para fazer um diagnóstico, é necessário observar o pato para identificar uma série de sintomas.
Parasitas
Os parasitas são organismos muito perigosos, pois violam o sistema imunológico, comem importantes oligoelementos e também tornam a carne inadequada ao consumo.
Carrapatos
O carrapato do pato (knemidocoptose) é um parasita que vive no corpo do pássaro e se alimenta de seu sangue.
- membros queratinizados;
- coceira intensa;
- recusa de comida;
- apatia.
Tratamento: tratamento local com vaselina boro (cerca de 7 dias), bem como diluído com óleo vegetal ASD-3 (5 a 1). Também é aplicado externamente em locais queratinizados.
Peroed
Peroed (ou cocô) - um inseto que se alimenta de pele queratinizada, bem como de aves. A presença deste parasita afeta adversamente o exterior e a saúde do pato.
- perda de apetite
- diminuição da produtividade;
- parasitas podem ser vistos a olho nu na área de cloaca.
Worms
Worms são o parasita mais comum em patos. Eles podem entrar nas aves de capoeira através de alimentos, água ou fezes. Sintomas de infecção:
- diminuição da produtividade;
- recusa de comida;
- perda repentina de peso.
Prevenção de doenças
A prevenção da doença é muito mais simples que o tratamento subsequente. No entanto, nem todos os avicultores conhecem medidas preventivas:
- Os patinhos são mais bem mantidos separados do rebanho adulto, pois são eles que são propensos a várias doenças.
- O contato de pássaros com outros animais é altamente indesejável.
- É necessário limpar e desinfetar os patinhos regularmente. Também é necessária uma substituição permanente da cama.
- A nutrição deve ser equilibrada e o tempo de caminhada de cada indivíduo não deve ser inferior a 2-3 horas por dia.
Importante! Como o pato é um pássaro aquático, ele precisa de um lago para a vida normal.
Com prevenção constante e cuidados adequados, os patos são extremamente raros. No entanto, esses casos não podem ser completamente evitados. Conhecendo os sintomas, você pode facilmente fazer um diagnóstico e realizar o tratamento necessário. O principal é fazê-lo em tempo hábil.