Hoje, o gengibre é o produto mais popular, usado com sucesso nas áreas médica e culinária. A cosmetologia não passou sua atenção, onde a raiz se tornou um componente frequente na fabricação de produtos para cabelos e cuidados com a pele. É fácil fazer uma máscara com base em casa, e o resultado, a julgar pelas avaliações daqueles que já experimentaram seus efeitos benéficos, será notado muito rapidamente.
Composição química e vitamínica
Primeiro de tudo, você precisa descobrir por que o gengibre é tão rico que foi capaz de ganhar tanta confiança e popularidade entre aqueles que se preocupam com seus cabelos. Acontece que ele contém muitos nutrientes que trazem certos benefícios para a linha do cabelo. Eles são capazes de melhorar a estrutura do cabelo, dar brilho e força aos cachos.
Você sabe A raiz do gengibre contém cerca de 500 compostos químicos, e apenas o ginseng pode competir com ele no número de minerais e aminoácidos.
A raiz com tesão (como o gengibre às vezes é chamado) contém:
- Vitaminas representadas por uma variedade de componentes do grupo B (B1, B2, B3, B9, etc.), bem como ácido ascórbico (C).
- Minerais, como fósforo, cálcio, sódio, zinco, ferro, potássio, que melhoram significativamente a atividade vital das células e tecidos. Sem a ajuda deles, o cabelo e o couro cabeludo não ficarão bonitos e saudáveis.
- Aminoácidos - seu efeito afeta a aparência, o brilho e a seda dos cachos.
- Proteínas - melhoram a estrutura do cabelo, impedindo que ele se quebre.
- Gorduras - crie uma camada protetora envolvente, para que o cabelo seja menos suscetível aos efeitos negativos de fatores externos.
- Carboidratos - efetivamente revitalizam e tonificam os cabelos.
- A fibra é um bom auxiliar para acelerar o crescimento do cabelo.
- Óleo essencial - alivia a irritação, um assistente excepcional na luta contra a caspa.
- Gingerol - uma substância útil que melhora a circulação sanguínea. Suas propriedades são fortalecer os vasos sanguíneos e, consequentemente, melhorar o crescimento do cabelo.
A raiz do gengibre possui vários compostos antibacterianos que têm efeitos anti-sépticos e anti-inflamatórios.
É possível usar gengibre em máscaras capilares
Tendo familiarizado-se com a composição química e vitamínica da raiz de gengibre, podemos dizer com confiança que seu uso no cuidado do cabelo não é apenas possível, mas também muito útil. Não é de admirar que este produto tenha sido usado por especialistas indianos e coreanos em cosmetologia como uma salvação para pessoas carecas.
O gengibre pode ser muito benéfico, mas se você não seguir as regras para o uso de máscaras que contenham esse ingrediente, poderá obter o resultado oposto. Recomenda-se que os compostos não sejam aplicados mais do que 1-2 vezes por semana, para não secar o cabelo.
Com procedimentos regulares, você pode melhorar significativamente o couro cabeludo. Em particular, as máscaras aliviam a caspa, hidratam a cobertura seca, normalizam o funcionamento das glândulas sebáceas e também fortalecem e aceleram o crescimento de cachos. O remédio ajuda perfeitamente na luta contra a alopecia (a patologia da perda de cabelo) - ajuda a interromper o progresso do processo de calvície em homens e mulheres, saturando os tecidos com potássio.Importante! Uma máscara preparada à base de gengibre não pode ser armazenada. Mesmo por várias horas, enquanto a massa está em contato com o ar, processos químicos irreversíveis podem começar, o que levará à perda de propriedades benéficas.
Outro ponto importante - sob a influência de uma máscara de gengibre, o cabelo é iluminado por vários tons. O culpado de tudo é a substância descolorante gingerol, que está contida na raiz. Representantes do sexo feminino (embora não seja segredo que hoje em dia os caras gostam de pintar e descolorir os cabelos), que querem dar aos cachos um bom tom de brilho, você definitivamente deve tomar nota disso.
No final, o gengibre é um excelente condicionador natural, que também limpa perfeitamente os poros da pele dos silicones, sendo recomendado seu uso após o uso de produtos industriais (xampus, sprays, vernizes etc.).
Como fazer máscaras capilares que contenham gengibre
Existem muitas receitas para preparar compostos medicinais de gengibre em casa, e tudo porque a raiz vai bem com muitos outros produtos. Você precisa escolher uma composição com base no efeito que deseja obter - hidratar, melhorar o cabelo ou estimular o rápido crescimento. O gengibre pode ser usado na forma de raiz fresca ralada, pó moído ou suco.
É melhor usar a mistura de tratamento em cabelos úmidos e não lavados. Após a aplicação (sem esfregar intensamente), envolva a cabeça com filme plástico ou polietileno. A máscara deve ser mantida não mais que meia hora e, em seguida, lave o cabelo com shampoo comum e aplique um enxágue (é melhor usar uma decocção à base de plantas). Depois de passar 10 procedimentos, é recomendável descansar o cabelo por 30 a 40 dias.
Você sabe O gengibre responde bem a temperaturas elevadas, por isso não perde suas propriedades se misturado com mel aquecido, kefir ou óleos cosméticos.
Firmando
Ingredientes
- raiz de gengibre (fresca): 5-6 cm;
- kefir gordo: 75 ml;
- mel líquido: 5 g;
- suco de limão: 15 gotas.
Método de cozimento:
- Rale para fazer mingau. Para fazer uma máscara, você precisa de 1 colher de sopa. eu
- Adicione todos os outros ingredientes, misture até ficar homogêneo.
Como o fortalecimento é uma medida preventiva, basta aplicar uma máscara a cada 7 dias e depois enxaguar com extrato de ervas.
Para estimular o crescimento
Ingredientes
- azeite: 1 colher de sopa. l.;
- suco de aloe: 1 colher de sopa. l.;
- mel: 1 colher de sopa. l.;
- ovo: 1 pc .;
- conhaque: 1 colher de chá;
- raiz de gengibre fresco ralado: 1 colher de chá.
Método de cozimento:
- Aqueça levemente o óleo a uma temperatura não superior a + 20 ° C.
- Introduzir rapidamente os componentes restantes, misturar.
Execute o procedimento a cada 6-7 dias. Para pessoas com perda de cabelo, você pode aumentar a frequência da infusão em até 3 vezes por semana (não mais que um dia).
Vídeo: máscara de gengibre para o crescimento do cabelo
Para um crescimento rápido de canela e gengibre fresco
Ingredientes
- raiz de gengibre ralado: 1 colher de sopa. l.;
- canela em pó: 1 colher de sopa. l.;
- óleo de amêndoa doce: 2 colheres de sopa. l.;
- suco de toranja: 40 ml.
Método de cozimento:
- Raiz de gengibre fresca, moída em um ralador fino, misturada com óleo de amêndoa.
- Adicione a canela, misture.
- Introduzir suco de toranja.
A máscara deve ser mantida em sua cabeça por não mais que 15 a 20 minutos, depois enxágüe com água corrente quente e seque.
Gengibre e mostarda para cabelos oleosos
Ingredientes
- gengibre em pó chão seco: 1 colher de sopa. l.;
- mostarda (mostarda em pó): 1 colher de sopa. l.;
- urtiga: 1 colher de sopa. l.;
- raiz de bardana: 1 colher de sopa. l.;
- brotos de bétula: 1 colher de sopa. l.;
- farinha (centeio): 10 colheres de sopa. eu
Método de cozimento:
- Todas as ervas precisam ser secas, moídas em um moedor de café junto com o gengibre moído.
- Adicione a mostarda em pó e a farinha.
- Misture bem a composição.
- Despeje a quantidade necessária para uma máscara e dilua-a com água morna até a consistência da pasta.
A vantagem de fabricar essa composição é que, na forma de uma massa de pó, ela pode ser armazenada em um recipiente de vidro por vários meses, colocada em um local escuro e usada, se necessário.
Máscara de cura
Ingredientes
- suco de gengibre: 25 ml;
- conhaque: 1 colher de sopa. l.;
- óleo de alecrim: 4 gotas;
- óleo de bardana: 50 ml.
Método de cozimento:
- Misture os óleos essenciais de alecrim e de bardana, despeje em um pequeno recipiente e, após o banho de água, aqueça à temperatura ambiente.
- Introduzir suco de gengibre, uma colher de conhaque, misture bem.
O procedimento para curar o cabelo com base nesta receita deve ser realizado 1 vez por semana. É aconselhável passar por 10 sessões.
Vídeo: máscara de cabelo ruivo
Contra-indicações
Não há contra-indicações especiais ao uso de máscaras à base de gengibre. No entanto, dado que a raiz é rica em substâncias que ativam processos metabólicos, vale a pena entender que às vezes isso pode acontecer de forma bastante agressiva - penetrando profundamente na pele, a tintura pode causar irritação e até trauma no couro cabeludo.
A única contra-indicação é a intolerância individual aos temperos. Antes de começar a fazer a máscara, verifique como seu corpo reagirá à substância. Para fazer isso, esfregue o braço na área do pulso com uma raiz cortada (aqui a pele é mais sensível e os vasos sanguíneos estão próximos à superfície e absorvem a substância mais rapidamente).
Em seguida, observe algumas horas para ver se a vermelhidão aparece na pele e, possivelmente, até coceira ou sensação de queimação desagradável. Se não houver nada parecido, fique à vontade para prosseguir com a fabricação dessa cura milagrosa. A máscara pode ser proibida mesmo se o couro cabeludo apresentar feridas profundas ou úlceras. Você também não deve usar a máscara durante a gravidez.Importante! Não esfregue a máscara intensamente no couro cabeludo — isso provocará uma sensação de queimação devido ao efeito irritante do tempero. A massa deve ser levemente aplicada às raízes e cachos, enquanto as pontas não precisam estar muito molhadas.
As máscaras capilares baseadas na raiz de gengibre eliminam a necessidade de comprar produtos caros para os cabelos, especialmente se você gosta de tingi-los com frequência e usar produtos químicos para modelar os cabelos. Ao mesmo tempo, o cabelo será significativamente fortalecido, hidratado, preenchido com substâncias úteis que adicionam densidade e uma aparência sedosa e saudável, como nos modelos de moda.