A pastinaga é uma planta que é conhecida desde os tempos antigos. Tribos nativas americanas antigas criaram um vegetal, conhecendo suas propriedades úteis.É impossível descobrir exatamente de onde esse vegetal veio e estabelecer sua origem, no entanto, os cientistas descobriram que as propriedades úteis da planta eram conhecidas mesmo nos tempos antigos. Foi possível descobrir apenas que a planta se origina em algum lugar da Europa. Lá, a maioria dos pratos principais foi preparada antes das batatas se espalharem por toda parte.
As principais características da pastinaga
A pastinaga é um vegetal, uma planta de dois anos da família Umbrella, um parente distante de cenouras. Nas pessoas, é mais frequentemente chamada raiz branca, balconista, borsch de campo.
Aparência
Esta é uma cultura vegetal que atinge 2 metros de altura. Um caule reto com folhas grandes e longas se ramifica mais por cima. Sua raiz é muito semelhante à cenoura, apenas a cor é branca. As flores da Pastinaga são guarda-chuvas amarelos complexos (parecidos com flores de endro).
Componentes químicos
As culturas de raiz de pastinaga contêm uma grande quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras alimentares, vitaminas (E, B2, B1, K, C e ácido fólico) e minerais. Contém substâncias ainda mais úteis do que a salsa. Ele também contém óleos essenciais, potássio, magnésio e ferro. Além disso, seus vegetais de raiz contêm açúcares naturais (frutose e sacarose), que são inofensivos para diabéticos e pessoas com sobrepeso.
Você sabe As sementes de pastinaga foram encontradas durante escavações de aldeias que existiam na era neolítica.
Uma peculiaridade da pastinaga é que as substâncias contidas nela têm a capacidade de eliminar espasmos de várias origens. As furanocumarinas (substâncias especiais produzidas por plantas da família Umbrella) aumentam a capacidade da pele de absorver a luz ultravioleta, o que torna a pastinaga um excelente produto para a fabricação de medicamentos para vitiligo (uma doença na qual aparecem manchas brancas na pele que não contêm pigmentos).
Qualidades de sabor
As qualidades de sabor da pastinaga são as seguintes:
- com um aroma fraco, que lembra salsa;
- picante, adocicado;
- o sabor é um pouco como cenouras;
- tem notas de noz.
Benefício e dano
Devido à sua composição diversificada, a pastinaga é um vegetal muito útil, apesar de sua pequena popularidade.
- Suas qualidades benéficas para o corpo humano:
- melhora a função cardíaca. Graças ao potássio, que está na composição, diminui a pressão sanguínea e dilata os vasos sanguíneos;
- rico em fibras. A fibra usada ajuda a prevenir a constipação, normaliza a passagem do trato gastrointestinal com os alimentos;
- normaliza processos metabólicos do sistema nervoso;
- promove a perda de peso. Impede a produção do hormônio da fome, o que reduz significativamente o desejo de uma pessoa de comer demais;
- vitaminas e antioxidantes incluídos em sua composição tornam a pastinaga muito útil para a imunidade.
- Mas, apesar dos benefícios, antes de usá-lo, você deve estudar cuidadosamente os possíveis danos ao corpo humano:
- pessoas com pele leve, delicada e sensível precisam ter um cuidado especial, pois o contato da pele molhada com a planta pode causar queimaduras graves;
- pessoas propensas a alergias devem usar pastinaga com cautela. Substâncias fortes em sua composição tendem a causar reações alérgicas;
- pacientes com peso corporal insuficiente também não devem comer esse vegetal, pois ajuda a reduzir o peso corporal.
Indicações e contra-indicações
A pastinaga é uma excelente ajuda no tratamento de muitas doenças.
- É usado para:
- problemas hormonais;
- doenças do trato respiratório superior e inferior (também é útil em asma e condições asmáticas);
- imunidade reduzida;
- resfriados;
- problemas no sistema digestivo;
- doenças dos rins e bexiga.
Você sabe A pastinaga é um excelente remédio para a insônia, qualquer parte do vegetal é adequada para esses fins.
No entanto, o curso de algumas doenças só pode ser agravado se você usar esta planta.
- A pastinaga é contra-indicada em pessoas que sofrem:
- insuficiência renal, uma vez que produz um forte efeito diurético, além de carregar os rins;
- dermatite ou intolerância à luz solar, você pode obter queimaduras graves apenas pelo contato com a planta;
- hipotensão (pressão arterial baixa), uma vez que o vegetal é capaz de reduzir significativamente a pressão.
O uso de pastinaga
Pastinaga tem um escopo bastante grande. É usado na medicina tradicional e tradicional, na cosmetologia, durante a preparação de alimentos e são feitos medicamentos a partir dele.
Na cozinha
A pastinaga agora é mais usada como tempero do que como vegetal. Para dar um sabor especial, sua raiz é adicionada aos primeiros pratos, saladas, legumes cozidos. Os vegetais de raiz picados secos são usados como tempero para os pratos. Você pode até encontrar receitas para bebidas com cerveja (cerveja, kvass) com a adição desta planta.
Também, muitas vezes, existem receitas para a preparação de caldos, onde, além dos vegetais usuais, esse vegetal é indicado. Tal caldo se torna mais denso, mais rico. No entanto, o próprio vegetal não é comido, mas jogado fora. Como exemplo do uso de vegetais na culinária, você pode trazer uma salada de pastinaga com maçãs.
Você precisará de:
- pastinaga - 130 g;
- maçãs doces - 150 g;
- maionese - 1 colher de sopa. l.;
- suco de limão - 1 colher de chá;
- um raminho de salsa;
- sal a gosto.
Cozinhar:
- Lave e descasque a pastinaga.
- Lave a maçã, rale com uma salsinha em um ralador grosso.
- Mexa, sal, pimenta.
- Adicione o suco de limão.
- Adicione a maionese, misture bem.
- Polvilhe com salsa picada antes de servir.
A salada é original, com sabor e aroma incomuns.
Receitas de medicina tradicional
A pastinaga é muito popular na medicina popular. Para fins medicinais, use todas as partes da planta - folhas, raízes, sementes e até caules.A seguir estão algumas receitas para preparar medicamentos deste vegetal.
Importante! A pastinaga é contra-indicada categoricamente para pessoas que sofrem de doenças agudas do trato gastrointestinal, hepatite, cirrose, nefrite e na presença de qualquer tipo de tumor.
Com doenças renais e como um diurético é usado de acordo com esta receita:
- Duas colheres de sopa de folhas picadas despeje 2 colheres de sopa. água fervente.
- Insista 1 hora (é aconselhável usar uma garrafa térmica), tensão.
- Use 1/3 colher de sopa. 3 vezes ao dia antes das refeições por 2 semanas.
Se você sofre de cálculos renais ou na bexiga, recomenda-se o uso de raízes para o tratamento de: 1 colher de sopa. eu raiz picada despeje 2 colheres de sopa. água fervente, insista por 2 horas em uma garrafa térmica.Coe e beba 1 colher de sopa. antes de comer. A pastinaga é especialmente útil para a saúde dos homens. A decocção da colheita de raízes ajuda na prostatite e também aumenta a função reprodutiva e a produção de sementes.
Para preparar uma decocção para potência, você precisará de:
- 6 colheres de sopa. açucar
- 4 colheres de sopa. raiz de pastinaga picada;
- 400 ml de água fervente.
Misture o açúcar e as raízes, despeje água fervente e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Insista 8 horas.Você precisa consumir essa decocção por um mês, 1 colher de sopa. 4 vezes ao dia antes das refeições.
Em cosmetologia
Por causa de sua composição, a pastinaga é amplamente usada em cosmetologia. Nutre e embranquece a pele, evita a formação de rugas e, na maioria das vezes, os produtos à base de vegetais são usados para tratar a calvície difusa (muito grave), da qual as mulheres costumam sofrer.
Para fortalecer os folículos, o suco desta planta é esfregado nas raízes do cabelo. Com processos inflamatórios na pele e a formação de celulite, também ajuda bastante.
Na vida cotidiana
No dia-a-dia, a pastinaga é usada principalmente na cozinha, porque poucas pessoas sabem que é uma excelente planta de mel, que fornece mel delicioso com um tom claro agradável aos olhos.Além disso, pode ser usado como alimento para animais de estimação, sendo especialmente útil para vacas - o leite fica muito mais saboroso e sua quantidade aumenta.
Regras básicas para o cultivo
A planta é bastante despretensiosa no cultivo, é encontrada mesmo em estado selvagem, para que você possa cultivá-la facilmente em seu jardim.
Seleção do site
Ao escolher um local para o plantio, deve-se levar em consideração que é melhor plantá-lo depois de batatas, cebola, repolho e não deve ser plantado se cenouras, endro e aipo foram cultivados no local antes disso. O solo favorável para a cultura é o barro ou o barro arenoso. O solo antes do plantio no outono é fertilizado com composto.
Importante! As mudas de pastinaga são muito sensíveis aos transplantes e a vários tipos de danos nas raízes; portanto, é melhor plantá-las em vasos de turfa, que podem ser escavados no jardim.
Aterragem
As sementes de pastinaga têm pouca germinação e a planta em si tem um longo período de vegetação (o vegetal simplesmente não tem tempo para amadurecer quando começa a ser colhida); portanto, jardineiros experientes aconselham o plantio do vegetal no outono com sementes ou mudas na primavera. A melhor época para plantar sementes para mudas é o início de março. Antes do plantio, as sementes são preparadas: embebidas por um dia em água morna.Deve ser trocado periodicamente para que as sementes não esfriem e aqueçam o tempo todo. Se desejar, após a imersão, você pode tratá-los com estimulantes do crescimento. Eles são plantados a uma profundidade de 3-4 cm. Após 18 a 20 dias, você pode esperar pelas mudas. A planta é resistente ao frio, mas quando os primeiros brotos aparecem, é melhor que as mudas estejam expostas ao sol. Você precisa regar as mudas regularmente e abundantemente, verifique se a camada superior da terra não seca.
Em campo aberto, as mudas podem ser plantadas no final de abril - início de maio. A distância entre as linhas deve ser de pelo menos 40 cm e entre as plantas em sequência - 15 cm. Se você quiser plantar um vegetal com sementes, isso pode ser feito no outono (final de setembro - início de outubro) ou na primavera de abril. O solo antes de plantar as sementes também deve ser fertilizado primeiro e as sementes devem ser embebidas, como descrito acima. Ele tolera bem o inverno na terra, na primavera ele só pode emagrecer nas camas.
Rega e controle de pragas
A planta não gosta de excesso de umidade, porque na estação chuvosa é melhor não regá-la. Se o tempo estiver seco, a terra será umedecida 2-3 vezes por estação. As pragas de vegetais mais perigosas são cerdas listradas, mariposas de cominho e insetos de campo.Para protegê-lo de pragas, é necessário, em primeiro lugar, tomar medidas preventivas: alternar corretamente as culturas, afinar as plantas em tempo hábil, limpar e destruir os restos de plantas em tempo hábil, monitorar a fertilização adequada do solo. Além disso, você precisa preparar adequadamente o armazenamento para as raízes: limpe-as completamente, seque-as, ventile-as e certifique-se de branquear.
Colheita e armazenamento
Os vegetais são colhidos no final do outono, pouco antes do início da geada. Se as raízes são deixadas no solo durante o inverno, no outono as folhas são cortadas e as partes superiores do solo são cobertas para evitar que os frutos congelem. Na primavera, eles os desenterram antes de começar a soltar as folhas, caso contrário, a qualidade da raiz se deteriorará bastante. As colheitas de raízes devem ser desenterradas e não retiradas do solo.
Na colheita do outono, as folhas são cortadas na raiz, mas para não danificá-las. As raízes são deixadas para secar, após o que são armazenadas em freezers ou no porão (porão), depois de colocá-las em areia limpa e seca. A temperatura de armazenamento não deve ser maior que + 3 ° C, mas não menor que zero.Apesar de esse vegetal não ser muito popular, é útil em muitas áreas de nossas vidas, necessárias tanto para a fabricação de medicamentos quanto para a preparação de pratos com sabor e aroma únicos, porque se você ainda não experimentou a pastinaga, deve pelo menos tente uma vez para apreciá-lo.