O ácaro da orelha é uma doença perigosa e comum em animais. Se a doença não for determinada a tempo e o tratamento não for iniciado, o animal pode começar a ter complicações graves e problemas de saúde, algumas vezes levando à morte. Na maioria das vezes, essa doença ocorre em coelhos, portanto seus proprietários devem entender cuidadosamente os métodos de tratamento, sintomas e prevenção dessa doença, a fim de proteger a saúde de seus animais de estimação.
Como é um carrapato no ouvido de coelhos?
Um ácaro da orelha, freqüentemente chamado sarna da orelha, ou psoroptose, é um ácaro oval com um tom amarelado, com 0,5-0,8 mm de comprimento, afetando o interior da orelha, as paredes da aurícula e a orelha média do animal de estimação.
Tendo se estabelecido na orelha do animal, o carrapato começa a reprodução e postura ativa dos ovos, infectando e cobrindo o interior da orelha com feridas. Cada indivíduo passa por 5 estágios de desenvolvimento (óvulo, larva, protonymph, teleonymph, carrapato adulto): todo o ciclo leva de duas a três semanas.
A vida útil de fêmeas adultas é de aproximadamente 2 meses. Fora do organismo hospedeiro, esses parasitas são capazes de viver por 10 a 14 dias, mantendo sua viabilidade a temperaturas de +11 a +22 ° C, menos e temperaturas muito altas são prejudiciais a eles.A doença é frequentemente acompanhada por inflamação grave, coceira e supuração. No estado negligenciado, na ausência de tratamento, infecta o cérebro do coelho com um tumor e pode causar a morte.
Você sabe Coelhos na Europa são os animais de estimação mais populares depois de cães e gatos.
Formas e causas de infecção
Com base no exposto e no entendimento da gravidade dessa doença, surge a pergunta: de onde vem o tiquetaque do ouvido e qual a razão de sua aparência.
Respondendo à primeira pergunta, note-se que em coelhos, a infecção por psoroptose pode ocorrer de várias maneiras:
- mediante contato e contato de um indivíduo saudável com um infectado;
- através de itens de cuidados com animais;
- através das roupas de trabalho do proprietário;
- através da gaiola em que o coelho doente estava anteriormente.
As razões para o desenvolvimento da sarna podem ser vários fatores:
- condições inadequadas de detenção, em particular, limpeza esparsa em uma gaiola;
- alta umidade no berçário;
- alimentação inadequada e falta de vitaminas;
- imunidade enfraquecida do animal;
- gaiola apertada.
Sintomas
Para diagnosticar a presença de um carrapato no ouvido, é importante monitorar de perto o coelho: sua ansiedade é o primeiro sinal de que algo está errado com ele. Em caso de dano, o animal freqüentemente balança a cabeça, se preocupa e penteia as orelhas.
Os seguintes sintomas são diferenciados dos principais sintomas da infecção:
- comportamento inquieto;
- vestígios nas orelhas de pentear;
- orelhas inchadas de um animal;
- orelhas caídas para baixo;
- perda de peso
- falta de apetite;
- nas fêmeas, há uma recusa em alimentar coelhos;
- os machos recusam o acasalamento.
Se você notar esses sintomas, deve recorrer a um exame externo do coelho. É muito importante examinar cuidadosamente as aurículas do animal.
A presença de um ácaro da orelha é expressa por tais características:
- o interior da orelha nas mordidas;
- o aparecimento de bolhas vermelhas;
- orelhas de coelho ficam quentes;
- o aparecimento de manchas marrons;
- cobrindo a superfície da aurícula com uma crosta cinza.
Para confirmar com precisão o diagnóstico, os veterinários realizam exames laboratoriais, depois de fazer uma raspagem. Este procedimento pode ser realizado em casa. Consiste em detectar a presença de carrapatos ou seus ovos no material de teste.Para fazer isso, aqueça o óleo de vaselina a +40 ° C, coloque nele uma raspagem previamente retirada da orelha do animal de estimação e, usando uma lupa, examine cuidadosamente o material. Carrapatos, larvas e seus ovos são muito visíveis, mesmo sob uma lupa. Ao confirmar esse diagnóstico, é necessário tratamento imediato.
Como e como tratar um carrapato no ouvido de coelhos
Tendo aprendido sobre os perigos desta doença e sobre sua gravidade, surge involuntariamente a pergunta: como se livrar desse odiado carrapato.
O tratamento de um coelho pode ser realizado de forma independente e com a ajuda de especialistas qualificados, medicamentos ou pessoas. Vamos considerar os dois lados. Mas antes de iniciar o tratamento, você precisa limpar a orelha do coelho de crostas e crostas.
Para isso, o comedor de orelhas é firmemente fixado, após o que as áreas afetadas são tratadas com um cotonete embebido em vaselina ou peróxido de hidrogênio. Depois de amolecer completamente a crosta no ouvido, ela é coletada e descartada com cloro ou queimada no fogo.
Esse procedimento deve ser feito com luvas, com cuidado e cuidado. Após a limpeza, você pode começar a tratar e tratar as orelhas do animal.
Você sabe O comprimento máximo registrado das orelhas do coelho é de 80 cm.
Produtos veterinários
Os medicamentos que ajudam no tratamento da psoroptose podem ser de vários tipos: gotas, pomadas, sprays, géis, soluções, injeções. É importante que o medicamento de sua escolha traga o máximo benefício e ajude seu animal de estimação.Entre a grande variedade de fundos, fazendeiros e veterinários experientes recomendam o uso destes:
- Dekta, Amitrazin, Bars são gotas que não só aliviam os sintomas, mas também combatem os parasitas. Eles tratam toda a superfície da orelha, após uma semana o procedimento é repetido.
- “Clorofos”, “Neocidol”, “Tsiodrin” - aerossóis usados a uma distância de 10 a 15 cm do ouvido da pessoa infectada e pulverizados por 1-2 segundos nas áreas afetadas pela doença.
- "Ivermectin", "Ivomek", "Ivermek", "Baymek" - medicamentos produzidos em ampolas. Eles são administrados como uma injeção sob a pele na parte occipital, a dosagem deve ser previamente acordada com o veterinário.
- "Butox-50" - 1 ampola é dissolvida em 1 litro de água, após o que cada orelha é pulverizada várias vezes com a solução resultante.
Importante! Todos os medicamentos devem ser utilizados estritamente conforme indicado pelo veterinário.
Remédios populares
Um tipo de tratamento popular é usado nos estágios iniciais da doença e, se os medicamentos funcionarem quase na primeira vez, esse tipo de tratamento levará um pouco mais de tempo. Deve-se notar que a maioria dos criadores de coelhos prefere o método alternativo de tratamento como o mais seguro.
Um dos meios mais comuns e eficazes é considerado uma mistura de aguarrás e óleo de mamona, misturada em partes iguais. Essa massa é usada para tratar a parte interna da orelha do coelho doente, garantindo que o medicamento atinja apenas as áreas afetadas pela doença e não flua profundamente para a orelha.Outras misturas são usadas no tratamento, aqui estão as receitas para algumas delas:
- o querosene e o óleo vegetal são misturados na proporção de 1: 1;
- o iodo é misturado com óleo vegetal e, em seguida, é adicionado álcool (a quantidade de ingredientes deve estar em partes iguais);
- decocção de eucalipto e camomila;
- aplique óleo de cânfora puro, que atua nos primeiros estágios da infecção e é aplicado com um cotonete de 3-4 vezes ao dia na área afetada.
Importante! É necessário executar o tratamento e aplicar drogas apenas em luvas de borracha estéreis.
Ao tratar, não se esqueça de desinfetar o habitat do coelho, pois, se não o fizer, o risco de reinfecção aumenta.
Prevenção
Ações preventivas oportunas ajudam a prevenir o aparecimento de um carrapato no ouvido, a detectar a doença em um estágio inicial e a curar o animal, mantendo sua saúde.
Aqui estão as regras básicas que você deve seguir para proteger coelhos de sarna:
- Inspecione regularmente as orelhas de coelho.
- Após a detecção de um animal infectado, ele deve ficar em quarentena até que seja totalmente recuperado.
- Duas vezes por ano, complete uma desinfecção completa das células. Para fazer isso, use uma solução fraca de óleo de tea tree, sal calcinado ou cal rápida.
- Mantenha as células limpas. Eles devem estar limpos e secos. Preste atenção especial à ventilação.
- Forneça qualidade e nutrição equilibrada aos animais de estimação para manter sua imunidade.
- Mantenha coelhos em gaiolas espaçosas, evite aglomerações.
- Depois de adquirir um novo animal de estimação, não o plante imediatamente em uma gaiola comum, mas mantenha-o em quarentena por algumas semanas e observe-o.
- Inspecione os dois representantes antes de acasalar.
Felizmente, existem muitas maneiras de tratar esta doença, a principal coisa: detectá-la a tempo e agir imediatamente.