Nas regiões sul da Rússia, bem como no Cáucaso e nos países vizinhos mais próximos, por exemplo, no Uzbequistão, Armênia, Tajiquistão, uma amoreira, uma amoreira ou amoreira cresce. Este belo nome denota uma árvore com frutos saborosos e saudáveis, pertence à família das amoreiras e às vezes é considerado um arbusto por engano. Uma descrição mais detalhada da amoreira e opções para fazer geléia a partir de seus frutos podem ser encontradas abaixo.
Seleção e preparação de ingredientes
A amoreira não é de todo uma planta arbustiva ou de nogueira, como alguns a têm. Tem muitas variedades e é distribuído não apenas na Federação Russa, mas também em todo o leste e sudeste da Ásia. Os frutos da amoreira são frutos de células frutíferas menores (aquênios), razão pela qual a baga tem uma forma específica. À medida que amadurecem, eles conseguem crescer juntos no caule (pericarpo) e formar bagas suculentas, comestíveis e às vezes muito doces, cujo tamanho atinge 5 cm de comprimento.As amoreiras são pequenas, anãs e altas, com uma coroa que se espalha e folhas largas. As plantas jovens têm folhagem mais clara e as perenes, mais escuras. Frutas frescas de amoreira preta têm uma forte propriedade de coloração, por isso são adicionadas a compotas, tortas e creme para obter uma rica tonalidade de bordô ou cereja. Amoreira ou amoreira é uma das bagas sazonais mais úteis.
Além do consumo fresco, a geléia de inverno saborosa e incomum é preparada a partir de frutas de amoreira, de acordo com a receita armênia (com a adição de ingredientes como limão, morango, cereja, laranja, casca de laranja ou limão, maçãs descascadas e outros). Frutas frescas e inteiras de amoreira branca ou preta de variedades doces são selecionadas para geléia, lavadas e preparadas imediatamente, pois as bagas tendem a drenar e deteriorar-se muito rapidamente.
Importante! Para não perder parte da colheita durante a colheita, eles praticam o seguinte método: sob uma amoreira, duas pessoas seguram um pano de óleo denso e a terceira é muito covarde. Bagas que caíram no lixo não são esmagadas e não ficam sujas.
Mesmo na fase de colheita, os frutos precisam ser separados; é imprescindível descartar os podres, pois conferem à massa um odor desagradável e putrefativo. Bagas estragam muito rapidamente, então você precisa cozinhar rapidamente. A primeira coisa que você precisa fazer em casa para preparar rápida e facilmente a geléia de amoreira é encontrar um recipiente adequado e preparar o local de trabalho do cozinheiro.A amoreira tem um forte efeito de coloração, sem exceção de todas as superfícies; ela pinta as mãos do cozinheiro; portanto, recomenda-se que todas as manipulações na cozinha sejam feitas em estampas. Algumas donas de casa conseguem cozinhar geléia mesmo em uma panela lenta, no entanto, a descrição de receitas clássicas ainda envolve cozinhar em fogo, com a adição de açúcar granulado e outros componentes (água, ácido cítrico, gelatina e, às vezes, especiarias).
- Algumas nuances culinárias da preparação de uma amoreira para o inverno:
- um recipiente com massa a ferver deve ser mantido à vista o tempo todo, devido a uma grande quantidade de umidade, a geléia pode escorrer e encher o fogão (e é muito mal lavado);
- a massa deve ser constantemente misturada para não grudar nas paredes da panela ou tigela;
- A amoreira se presta a adoçar, portanto, mesmo com a observância da tecnologia de cozimento e a dosagem de todos os componentes, a geléia na jarra é mais espessa.
Prescrições de geléia de amoreira para o inverno
Algumas das receitas mais populares e fáceis de preparar para geléia de amoreira serão úteis para qualquer dona de casa. Em qualquer festa com uma festa do chá, o herói da ocasião certamente apreciará o sabor e a aparência incomum de uma doçura!
Você sabe Na Ásia Central, uma amoreira é considerada sagrada: toda a família se reúne debaixo dela nos fins de semana para o almoço, acredita-se que afasta os maus espíritos e elimina os infortúnios.
Além de seu sabor incrível, esta colheita de inverno também traz grandes benefícios à saúde, efeito terapêutico com diminuição da imunidade, doenças do coração e vasos sanguíneos.
Geléia de amoreira clássica com receita de limão
2 latas de 0,5 l a cada 60 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje lavado com água fria e amoreira classificada em uma panela ou tigela esmaltada.
- Despeje todo o açúcar nas bagas (um total de dois copos). Deixe descansar por uma hora.
- Retire as raspas do limão, período em que a amoreira com açúcar iniciará o suco.
- Pique o limão ou o liquidificador, depois de retirar as sementes.
- Cozinhe a geléia antes de ferver e desligue-a. A massa deve esfriar, então é necessário repetir a fervura e cozinhe por mais 15 minutos.
- Cool, despeje em uma jarra, aperte a tampa.
Importante! Esse congestionamento é perfeitamente armazenado em frascos comuns com tampas removíveis, sem esterilização. O ácido cítrico é um excelente conservante.
Cinco minutos
2 latas de 1 litro a cada 60 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Bata as amoras no liquidificador, depois bata as framboesas ou os morangos separadamente, misture as duas massas em uma tigela esmaltada.
- Adicione o açúcar à mistura, deixe descansar por cerca de 15 minutos, mexa e deixe ferver.
- Legal, despeje em frascos.
- Depois de misturar com açúcar, a mesma mistura pode simplesmente ser armazenada no freezer. Nesse caso, dispensando a ebulição, as bagas e o açúcar são simplesmente bem misturados, distribuídos em panelas de plástico com tampas e descongeladas conforme necessário.
Você sabe O efeito colorido da amoreira era conhecido no Oriente Antigo. Usando o suco da amoreira, os tecidos foram tingidos em belos tons de roxo ou azul.
Sem açúcar
1 lata 1 litro 20 minutos
raspas de laranja
2 colheres de sopa. eu
Valor nutricional por 100 g:
- Moer amoras no liquidificador, misture com raspas de laranja.
- Adicione o ágar-ágar e deixe ferver em fogo pequeno, segure no fogão até ferver.
- Após a fervura, a massa fica mais espessa, portanto, você precisa transferir imediatamente o líquido quente para uma jarra de vidro e cortiça com uma tampa.
Importante! Essa geléia é armazenada, apesar de não conter muito bem o açúcar. O conservante natural e o agar-agar espessante não permitem que a mistura se molde ou comece a fermentar.
Características de armazenamento de espaços em branco
Além dessas receitas, no Cáucaso eles praticam esse tipo de colheita, como adoçar ou secar frutas. As amoras podem simplesmente ser trituradas e congeladas ou preparadas em uma mistura com outras frutas da estação: cerejas sem sementes, framboesas, groselhas, groselhas, purês de morango. Essas bagas dão um sabor interessante a geléias, sorvetes e sorvetes caseiros. Além disso, você pode usar os frutos da amoreira (mas de preferência frescos) para decorar bolos, bolos, soufflés, compotas de tinturas.
A conveniência da geléia de amoreira é que ela pode permanecer por vários anos na despensa, mas permanecerá tão saborosa quanto nos primeiros meses após o cozimento. A vantagem e utilidade deste tarugo é que ele é cozido rapidamente e não é inferior a preparações médicas em seu efeito curativo. Guarde geléia de amoreira na geladeira, adega, despensa - em qualquer lugar frio.Até uma lata aberta pode ficar na geladeira sem mofar e sem perder o sabor da qualidade do produto por mais de seis meses. Os chefs armênios aconselham o uso na temporada de verão e a possibilidade de preparar guloseimas como geléia de amoreira para agradar aos entes queridos. Friccionada com açúcar, cristalizada com uma crosta leve densa e recheio macio, na forma de geléia ou geléia - esta sobremesa conquistará mais de um gourmet.