Para obter uma colheita sólida de uvas em regiões geladas, você precisa escolher a espécie certa que é criada especialmente para condições climáticas difíceis. Devido ao curto período de aquecimento, devem ser observadas espécies resistentes ao frio, com maturação precoce e com maturação rápida. Haverá mais uma história sobre quais variedades correspondem a essas características, bem como sobre as nuances do cultivo e cuidados.
As melhores variedades de uva para a Sibéria
Atualmente, as uvas na Sibéria não são de todo raras. A história de seu cultivo nas regiões do norte começou mais de meio século atrás. Eles não aprenderam a cultivar a videira em Altai imediatamente, porque as condições climáticas não atendiam completamente aos requisitos de uma planta que adora calor: os invernos são longos, gelados, flutuações significativas na temperatura diária e uma estação de crescimento curta. Mas ainda assim os criadores conseguiram trazer essas variedades.
Você sabe A uva mais cara do mundo, da qual o vinho não é feito, é o rubi romano. Esta variedade japonesa é consumida exclusivamente fresca. As uvas são vendidas anualmente em leilão. E em 2016, uma quantia recorde foi concedida por um grupo com 30 bagas - US $ 10.900.
Cedo
Essa classe de uvas é cantada nas regiões do norte por 115 a 125 dias, especialmente as primeiras precisarão de 105 a 115 dias e muito cedo - até 105 dias.
Para a Sibéria, as seguintes variedades são adequadas:
- Tukai. Uvas de alto rendimento que amadurecem em 95-105 dias. Tem a capacidade de crescer amplamente, em uma videira ao mesmo tempo, amadurecem muitos cachos, que podem ser armazenados na videira por um longo tempo e não apodrecer. As escovas são grandes e amplas, cada uma pesando entre 800 e 1000 g, e as frutas são de tamanho médio, verde-âmbar, pesando até 4 g e têm um aroma de noz-moscada. A casca da fruta é densa, boa para transporte e não altera o sabor. Para que o mato não se sobrecarregue, as inflorescências são normalizadas, removendo as em excesso. As uvas Tokai são resistentes ao frio, toleram até -35 ° C. A cultura não é resistente a insetos nocivos, mas com os devidos cuidados, nenhuma doença é terrível para a cultura.
- Solovyova-58. O híbrido foi criado na Ucrânia pelo criador Solovyov e hoje é cultivado do Báltico para a região da Sibéria. A uva madura mais antiga, para a qual uma temperatura média de + 22 ° C é suficiente para amadurecer. Floresce com inflorescências bissexuais. Os cachos são pequenos, pequenos, de 100 a 300 g, os frutos são claros, com manchas de laranja, o peso médio é de 2 a 4 g, o sabor é agradável, com um leve tom de noz-moscada e morangos. É resistente a doenças, tolera até -32 ° C, precisa de abrigo para o inverno.
- A beleza do norte. A mesa é uma variedade muito crescente, suporta até -25 ° C. O período de maturação a uma temperatura média diária de + 22 ° C é de 105 a 115 dias. Escovas - tamanho médio, 250-500 g, ramificadas, soltas. Os frutos adquirem uma tonalidade rosada apenas com uma abundância de dias ensolarados, a massa de frutos maduros - 5-6 g.A carne é picante, agradável. As frutas são transportáveis e armazenadas por um longo tempo. Resistente à podridão cinzenta, mas afetada por doenças características da uva.
- Muromets. Amadurece em 110 dias. A resistência ao frio é baixa - até -26 ° C. Os arbustos são poderosos, imunes ao oídio, mas são afetados pela podridão cinzenta e oídio. As inflorescências são bissexuais; na ausência de racionamento, ocorre a formação de ervilhas. Os cachos são cilíndricos, de compactação média, grandes, até 400 G. Os frutos são grandes, ovóides, violeta-escuros, sujeitos a trincas durante chuvas prolongadas. A polpa é forte, crocante.
- Super Red Muscat. Amadurece em 95–100 dias, a resistência ao gelo é de apenas -23 ° C. Os aglomerados são grandes, de 300 a 600 g, de densidade média ou levemente soltos. As bagas são avermelhadas (quando maduras adquirem uma tonalidade roxa), redondas, de até 5 gramas, toleram bem o transporte. Quanto mais velho o arbusto, maiores serão as bagas e os pincéis. A polpa é caracterizada por um sabor de noz-moscada. O arbusto é imune à podridão cinzenta, mas possui imunidade média ao oídio e oídio.
Mais tarde
O cultivo de uvas com uma longa estação de amadurecimento no clima do norte é extremamente difícil. Mesmo na estação mais favorável, a colheita geralmente não amadurece e o mato não tem tempo para se preparar para o inverno; portanto, variedades de amadurecimento tardio não são comuns entre os viticultores do norte.
Mas alguns jardineiros ainda cultivam esses tipos de cultura do sul:
- Katyr. Arbusto vigoroso. Escovas médias, 140–280 g, cilíndricas. As bagas são pequenas, 2,5 a 4 g, ovadas, com um revestimento ceroso. O sabor da carne é agridoce. Imune a doenças fúngicas.
- Cudgel. É considerado uma variedade média tardia. Criado exclusivamente para o sul da Sibéria. É famoso pela boa produtividade. As bagas são grandes, aromáticas.
- Kishmish Zaporizhia. Espécies de frutos grandes, cujas bagas crescem até 3 cm, as escovas são grandes, até 500 g.
Universal
Essas variedades podem ser usadas como salas de jantar e como técnicas.
Importante! Variedades posteriores em condições geladas são melhor cultivadas em abrigos.
As seguintes espécies são adequadas para cultivo na região da Sibéria:
- Rusven. Demora 115 dias para amadurecer. Dá uma boa colheita, mas é caracterizada por pouca portabilidade. Os cachos são grandes, de 500 a 1000 g e os frutos possuem um aroma específico de moscatel. Em tempos de chuva, propenso a rachaduras. A resistência do inverno é média - até -27 ° C, resistente às principais doenças das uvas.
- Amur. Série no meio da temporada. Tem um arbusto forte e de rápido crescimento. Ele tolera geadas de até -40 ° C. Escovas - soltas, cilíndricas, pequenas, 200 a 300 g. Bagas - pretas, com um revestimento ceroso azulado. A polpa é esverdeada, tem um sabor padrão de uva.
- Zilga. Variedade criada por criadores letões. Tem inflorescências bissexuais. Frutos maduros são de cor azul, têm um sabor de raposa. Os clusters são pequenos, de 150 a 400 g, cilíndricos. Resistência ao gelo até -26 ° C. Imune a doenças fúngicas.
Outras variedades
Esses tipos de uvas resistentes ao gelo são cultivados com sucesso nos Urais e nas regiões do norte:
- Em memória de Dombkowska. Arbusto vigoroso com borlas grandes. Ele tolera geadas e é imune a doenças fúngicas.
- Pátria. Variedade vigorosa e altamente produtiva. Os aglomerados estão soltos, pequenos. As frutas são azul escuro, arredondadas. A polpa é perfumada, adocicada.
- Victoria. Os cachos são soltos, maciços, até 700 G. As bagas são alongadas, grandes e vermelhas. A carne é adocicada. Suporta frio até -27 ° C, resistente a muitas doenças importantes.
- Ametista. A videira é capaz de se regenerar em caso de danos causados pelo gelo. Os clusters são cilíndricos. As bagas são roxas, com um sabor agridoce e um leve tom de moscatel. Não é afetado por doenças fúngicas.
Como escolher a variedade certa
Para cultivar um arbusto saudável que proporcione uma boa colheita, você precisa aprender a escolher a variedade certa.
Importante! O clima da Sibéria tem suas vantagens: em tais condições, o risco de infecção por filoxera ou míldio é reduzido.
Nesse caso, leve em consideração essas características:
- Direção. Deve-se decidir com que finalidade as uvas serão cultivadas: mesa, técnica ou universal.
- Resistência do inverno. Para a Sibéria, apenas as variedades resistentes ao gelo que toleram temperaturas de -25 ° C e abaixo são adequadas.
- Produtividade. Este é o indicador que caracteriza a produtividade de uma variedade.
- Tempo de amadurecimento. Altos rendimentos em condições geladas só podem ocorrer em variedades precoces.
Características do plantio e cultivo
Para o plantio nas regiões norte, é melhor escolher maio ou junho, embora as variedades resistentes ao gelo se enraízem no outono. O principal é que no dia do plantio, a temperatura do solo não deve ser inferior a + 15 ° C.
A cama para a colocação de arbustos deve estar localizada de norte a sul. Uma vala de 60 a 70 cm de profundidade é rasgada ao longo da linha e as bordas da vala podem ser deixadas inclinadas e verticais.
Importante! Perto dos arbustos, não é recomendável ter caminhos ou desembarques.
Todas as ervas daninhas são removidas. Cavar a terra no fundo da vala (25-30 cm de profundidade) e fazer fertilizantes. Para uma videira é necessário:
- estrume - 1 balde;
- superfosfato - 200 g;
- madeira (vegetal) cinza - um copo.
Em seguida, os buracos para cada trepadeira são cavados em uma vala de 50 a 60 cm de profundidade.A distância entre os futuros arbustos deve ser de 2 a 2,5 m.
Mudas escolher um ou dois anos de idade. Antes do plantio, as estacas são tratadas: as raízes do calcanhar são encurtadas, deixando 10 a 12 cm cada, e embebidas em heteroauxina por 24 horas.
As mudas preparadas são abaixadas para dentro do poço, de modo que a ponta se sobressaia ligeiramente dele. As raízes de cima são cobertas com terra e regadas com água morna (perto de um balde). Então o buraco é completamente cavado. Acima do solo deve permanecer 10-15 cm tiro. O círculo do tronco é coberto com cobertura morta (palha ou lascas de madeira).
Barras de madeira de 2 a 2,5 m de comprimento são cavadas como suporte para as vinhas e um fio é esticado entre elas em diferentes alturas.
Em seguida, a videira é coberta com um filme esticado em arcos de arame. Em dias quentes, as uvas são ao ar. Os Urais e outras regiões do norte são caracterizados por diferenças de temperatura, para que você possa remover o filme somente quando o perigo de geada noturna terminar.
Você sabe As variedades de vinho mais caras pertencem à classe Premier Grand Cru. Eles são cultivados nas províncias de Medoc e Saint-Emilion. O custo dessas uvas é de aproximadamente US $ 1,5 milhão por hectare. Para comparação, o custo das uvas comuns é de 25–50 mil dólares por hectare.
Se o solo próximo às uvas estiver coberto com papelão ondulado, não será necessário remover as folhas caídas, remover ervas daninhas e afrouxar. Regar as mudas raramente é necessário, mas generosamente, para que o solo seja umedecido em 70-80 cm.Os fertilizantes são aplicados na primavera e após a colheita. Ao mesmo tempo, orgânicos (composto, fezes de pássaros, estrume) e inorgânicos (fertilizantes fosfatados, nitrato de amônio, sulfato de potássio) são alterados.
Dicas úteis jardineiros
Produtores experientes dão várias recomendações que ajudarão a cultivar uvas em condições geladas:
- As estacas no inverno devem ser armazenadas em locais não sujeitos a congelamento ou em valas profundas.
- É aconselhável escolher variedades européias, elas são mais adaptadas aos invernos frios.
- O plantio deve ser enterrado para que as raízes não congelem.
- Você não pode amarrar uma videira seca, você deve esperar até o final da geada.
- A poda deve ser mínima e limitada à limpeza parcial de processos inférteis e enteados.
- Os arbustos devem ser severamente "criados": no verão, eles não são pulverizados, o solo não é desenterrado e danificado.
Você sabe Muitas variedades de uvas em meados do século XIX foram completamente destruídas pela filoxera. Por exemplo, as variedades das quais Madera foi feita desapareceram. Hoje, este vinho é feito de outras variedades.
Muitas uvas são amadas por muitos, por isso não abandone o cultivo desta cultura em regiões geladas. É preciso pegar a variedade corretamente, e cuidar da videira trará muito prazer e certamente terá sucesso na forma de cachos saborosos e perfumados.