Criar raças de carne de peru exige muito trabalho e atenção - como as aves de capoeira de peru são propensas a resfriados e infecções, sua dieta deve ser adequadamente selecionada e preparada, e sua condição deve ser monitorada. As raças híbridas que não são adequadas para caminhadas exigem casas especiais com iluminação artificial e temperatura constante. Os perus de bronze são ótimos para a criação para abate e relativamente despretensiosos, mas seu conteúdo também tem suas próprias características.
Raças de perus de bronze
Os perus de bronze são uma raça estrangeira que nossas fazendas conhecem e amam há muitos anos. Além de sua aparência luxuosa, eles também têm alto valor econômico. Além disso, essa variedade inclui várias raças diferentes, e cada criador poderá escolher uma raça a seu gosto.
Peito largo
Os maiores perus de bronze são de peito largo ou americano. Eles apareceram nos EUA como resultado de experimentos sobre o cruzamento de perus selvagens americanos e a raça Norfolk de perus domésticos. Eles são usados principalmente para criar cruzamentos de alta produtividade e são muito bem-sucedidos nessa tarefa. Em muitas fazendas, essa raça já substituiu os perus simples. A única ressalva - este pássaro não está adaptado ao estilo de vida das pastagens e deve ser mantido em currais.
Você sabe Existe uma teoria sobre a nomeação de ranhuras na cabeça de um peru, expressa por um famoso biólogo, o professor Manteuffel. Consiste no fato de que esses sulcos capturam raios UV e aves de capoeira recebe assim a dose certa de luz solar.
Aparência:
- penas de bronze com brilho metálico estão localizadas no pescoço;
- o peito tem um tom de bronze escuro;
- a cabeça é careca e tem crescimentos, também um crescimento verrugoso está localizado acima do bico;
- as penas da caixa são pretas, fundindo bronze;
- os ombros ao sol são lançados em verde;
- as asas são de cor marrom escuro, cada pena possui uma faixa transversal branca suja;
- a cauda é preta, possui listras marrons e uma borda larga no final (branca ou preta);
- corpo maciço, pernas fortes;
- os jovens têm pernas pretas; com a idade, ficam rosados ou adquirem um tom de carne.
- As principais vantagens da raça:
- alta produção de ovos;
- excelente hereditariedade, isto é, geneticamente as características da raça são transmitidas qualitativamente;
- imunidade forte, alta adaptabilidade a fatores externos.
- Esta raça tem suas desvantagens:
- não feito para caminhar;
- ganhando peso mais fortemente do que as raças modernas de carne.
Produtividade dos perus de peito largo:
Idade do pássaro | Peso |
3 meses | até 4,5 kg |
4 meses | até 6,6 kg |
peru adulto | até 11 kg |
peru adulto | até 20 kg |
Francês (Bronze 708)
O peru mais antigo pertence a esta raça: em tempo recorde, ganha peso até 30 kg. A raça foi criada por seleção baseada na variedade britânica de perus em bronze. Trata-se de um cruzamento, isto é, um híbrido obtido através do cruzamento de diferentes raças. O primeiro ponto negativo é o seguinte: os perus não podem se reproduzir com o mesmo conjunto de características que os seus.
Importante! Lembre-se de que um peru de bronze ganha peso máximo com os devidos cuidados apenas em um ambiente industrial. Ele fornece um microclima artificial e alimentos compostos balanceados, o que é impossível de obter em agricultura simples.
Aparência:
- costas e tórax marrons com tonalidade de bronze;
- a cabeça é desprovida de plumagem, sulcos característicos estão presentes;
- patas afastadas;
- nas fêmeas, as penas têm inserções brancas ao longo de toda a cauda;
- os machos têm listras transversais pretas na cauda e nas costas, a cauda em si tem a forma de um leque.
Produtividade em bronze 708:
Idade do pássaro | Peso |
6 meses (feminino) | 10 kg |
6 meses (masculino) | 15 kg |
1 ano (feminino) | 15-20 kg |
1 ano (masculino) | 20-30 kg |
Norte do Cáucaso
Como o nome sugere, esta raça foi criada na Rússia, na tentativa de adaptar o peru americano às condições locais. Foram realizadas travessias entre o peito largo de bronze e os perus locais, que também têm uma tonalidade de bronze na plumagem. Os principais objetivos perseguidos pelos criadores são a maturidade precoce e a maciez das aves. Nos anos 60 do século passado, os experimentos foram bem-sucedidos e a raça recebeu registro oficial e depois se espalhou pelo sul da Rússia e Ásia Central.
Aparência:
- o corpo é grande, peito maciço (mas menor que o peito largo);
- costas largas;
- asas e cauda são muito longas;
- as pernas são fortes, têm uma cor rosada ou vermelha;
- crescimentos da cabeça de cor vermelha; se o pássaro estiver agitado, pode ficar roxo;
- a plumagem é quase idêntica à aparência de peito largo, apenas o corpo tem uma tonalidade verde-dourada mais brilhante, enquanto a cauda permanece opaca.
Você sabe Os perus aderem ao princípio "ninguém está mentindo"; portanto, se em uma briga um dos perus se deitar e esticar o pescoço, ele não será mais tocado.
- As vantagens claras da raça incluem:
- alta produtividade e rápido ganho de massa;
- a possibilidade de pastar;
- a imunidade mais forte entre todas as raças;
- boa adaptabilidade ao clima russo;
- despretensão em comida.
Criadores menos experientes distinguem apenas um: ao contrário dos cruzamentos pesados, os perus do norte do Cáucaso estão ganhando menos peso.
Produtividade da raça norte caucasiana:
Idade do pássaro | Peso |
4 meses | 4-5 kg |
8,5 meses (puberdade) | 7 kg (perus) 12,5 kg (perus) |
peru adulto | 8 kg |
peru adulto | 18 kg |
Vantagens e desvantagens
- As principais vantagens dos perus de bronze:
- rápido ganho de massa (em condições industriais, pode atingir níveis recordes);
- imunidade estavelmente forte;
- a capacidade de escolher uma dieta (entre comida simples e ração animal);
- boa sobrevivência dos pintinhos;
- aparência bonita.
- Desvantagens também estão disponíveis:
- os perus de bronze a granel não são aves de pasto e são mantidos apenas em ambientes fechados;
- características inferiores às cruzes mais modernas.
Criação de perus de bronze
A puberdade em todas as raças de bronze ocorre aproximadamente ao mesmo tempo - em 8 a 8,5 meses, sujeita a cuidados cuidadosos e boa nutrição. Nas condições de pequenas fazendas e com nutrição moderada, esses períodos podem se mover um mês depois - de 9 a 10. Os ovos são fertilizados bem, em 90% dos casos o processo é bem sucedido; enquanto galinhas aparecem em cerca de 70% dos casos.No caso de engorda sistemática de perus, existe o risco de lesões femininas no processo de inseminação; portanto, os perus por tribo são selecionados previamente e mantidos com peso médio. 5 perus são suficientes para um rebanho de 40 perus, também é possível a inseminação artificial. Demora 28 dias para os perus aparecerem.
Pintos recém-nascidos são mantidos quentes, a uma temperatura de 31 a 33 ° C, com luz constantemente ligada até os três dias de idade. Então o crescimento jovem é gradualmente acostumado à luz natural e a temperatura é reduzida para 17–19 ° C. A partir de uma idade semanal, as aves de peru devem receber ração e somente após atingirem um mês de idade podem ser transferidas para grãos, se houver tal necessidade.
Requisitos da Turquia
É necessário abordar cuidadosamente o arranjo da casa, já que algumas raças de perus de bronze, como mencionado acima, não se destinam a caminhar. Requisitos básicos para as instalações:
- temperatura não inferior a 17 ° С; você pode usar aquecimento artificial;
- falta de umidade - é melhor preencher um novo piso de concreto para que não haja rachaduras e cobri-lo com feno, palha ou turfa;
- boa ventilação;
- iluminação adequada; A norma diária de luz para perus é de 14 horas; portanto, na estação fria, você terá que cuidar da iluminação artificial.
Importante! É necessário monitorar o comportamento das aves e responder a tempo de situações estressantes.
Recipientes para água e comida, bem como roupas de cama, são mantidos limpos e secos. Tudo isso é limpo e desinfetado pelo menos uma vez por semana.
Comida e bebida
O cultivo intensivo envolve uma dieta bem pensada e uma dieta equilibrada; portanto, ao criar perus de bronze, alimenta-se industrialmente com suplementos vitamínicos, proteínas, minerais, aminoácidos e antibióticos (como uma profilaxia de doenças infecciosas). Esses alimentos podem acelerar o crescimento e o ganho de peso.Se o pássaro é criado em uma parcela pessoal para suas próprias necessidades, é bem possível conviver com misturas de diferentes grãos e alimentos úmidos. Por exemplo, legumes frescos ou cozidos, grama suculenta. Os perus fazem três refeições por dia, enquanto a comida úmida é dada pela manhã e grossa (grãos) - mais perto da noite. A composição aproximada das misturas de grãos:
- 15% de cevada, 20% de trigo e 30% de milho;
- cerca de 5% de ervilhas ou refeições; farinha de alfafa à base de plantas pode ser usada;
- 5,5% de farelo de trigo;
- Levedura a 4%;
- 3% de aditivos minerais (giz, casca, farinha de ossos);
- 2% de farinha de peixe;
- cerca de 0,5% de sal.
Importante! Os perus precisam de vacinação contra doenças comuns na região de criação. Consulta obrigatória de um veterinário.
A água precisa ser trocada regularmente - se possível, as taças de fluxo estão equipadas.
O que e como alimentar aves de capoeira de peru
Pintos recém-nascidos são muito frágeis, com bicos macios e quase cegos. Nas primeiras horas, recebem água açucarada ou água com vitamina C dissolvida (concentrado de ampolas). Após 12 horas, as aves de peru recebem seu primeiro alimento: um ovo cozido com purê de fubá. Essa dieta pode ser mantida por uma semana. A alimentação é colocada em papel grosso e levemente batida, atraindo as crianças.Você também pode, e preferencialmente, dar purê de queijo cottage desnatado. As penas de cebola dão no segundo dia de vida, são úteis para pequenos ventrículos. Os filhotes semanais já são completamente independentes, correm, se alimentam e até sabem quando serão alimentados. Desde então, aditivos minerais (não mais de 2% da massa total) são introduzidos nos alimentos úmidos, ou seja, giz ou concha.
A grama esmagada é misturada na ração e administrada separadamente, acostumando as aves de peru a ela. A partir desse momento, você pode mudar para a alimentação composta, que é necessariamente pequena, para que não obstrua os bicos. Para garantir que a alimentação esteja correta, o bócio é verificado seletivamente em animais jovens. Se estiver vazio de manhã e cheio à noite, tudo estará em ordem. No dia 11, a refeição óssea é introduzida na dieta. Com uma nutrição adequada, até o mês de um mês, os perus pesam 2 kg.
Importante! Qualquer novo produto é introduzido gradualmente, em pequenas quantidades.
Também é recomendado uma vez por semana criar permanganato de potássio para uma cor rosa pálido e beber com bebês. Os filhotes devem ter acesso a água potável. É aconselhável defendê-lo antes de dar perus. As tigelas devem ser selecionadas fechadas, com acesso doseado ou automático, para que os filhotes não caiam nelas e se molhem. As aves de capoeira, mais do que os outros filhotes, têm medo de resfriados e, ao se molharem, podem não sobreviver.
1 mês
A partir dos um mês de idade, a alimentação já é três vezes ao dia. Como as raças de frango são inativas e não vão para pastagens, a alimentação mais frequente pode levar à obesidade. A partir desta idade na dieta aparece alimentação de cereais, que é dada à noite. O purê da manhã já está meio cheio de verduras e o sal de mesa é adicionado à ração (porção de 0,5%).
2 meses
A partir de 2 meses, o milho e o farelo granulados são gradualmente introduzidos em uma dieta existente. Este alimento gradualmente se torna predominante até o momento do abate, porque ajuda os perus a ganhar peso com rapidez e precisão. Para esses propósitos, eles também dão não apenas grãos, mas brotaram. As cascas de batata podem ser fervidas e adicionadas aos misturadores.
Importante! Em nenhum caso a água deve sair da batata, pois é venenosa para os pássaros.
Se o pássaro comeu ração mista de alta proteína, em apenas 2 meses a quantidade desse suplemento pode ser gradualmente reduzida.
3 meses
O alimento principal é milho (até o final do terceiro mês) e farelo (20 g por cabeça), capim fresco (alfafa, trevo, urtiga, banana). A quantidade de grumos de trigo e cevada por peru em 3 meses já é de 35 g cada, além de aveia ser adicionada à dieta (10 a 25 g por cabeça).Para criar cruzes de bronze, é necessário formular tarefas claramente e planejar o resultado final. É importante lembrar que essas raças não são tanto para produção produtiva de ovos quanto para abate de carne. Ao fornecer às aves alimentação de qualidade e criar as condições certas, você obtém excelentes frangos de corte.