Mingau com milho e abóbora é um prato que deve estar presente na dieta de todas as pessoas que acompanham de perto sua saúde. Estes produtos vegetais são cultivados no território do nosso país, portanto, contêm vitaminas e substâncias úteis que são mais adequadas para o corpo de uma pessoa russa. Mingau de milho e abóbora cozido de acordo com a receita correta será apropriado para o jantar e como café da manhã completo.
Composição e teor calórico de mingau de milho com abóbora
Ao cozinhar mingau com cereal de milho e abóbora, você pode usar vários ingredientes e, graças a isso, obter pratos com calorias diferentes. Mas existem duas opções principais para cozinhar este prato - no leite com manteiga ou na água com vegetais.
O valor nutricional em 100 gramas de cereal no leite será o seguinte:
- calorias - 172,82 kcal;
- proteínas - 3,95 g;
- gorduras - 9,3 g;
- carboidratos - 18,9 g.
Você sabe O milho é uma das primeiras culturas de cereais cultivadas na Rússia antiga. Tradicionalmente, o mingau era preparado com milho e o pão era cozido com trigo.
No mingau, preparado na água, haverá menos calorias e o valor nutricional por 100 g é:
- calorias - 111,75 kcal;
- proteínas - 3,07 g;
- gorduras - 4,7 g;
- carboidratos - 14,75 g.
O que é benéfico para o corpo humano
Por si só, o mingau de milho tem um efeito benéfico no intestino, na visão e "ajuda" a epiderme a se recuperar mais rapidamente. Mas quanto de bom pode trazer para o corpo, cozido com a adição de abóboras! Esta fruta contém uma grande quantidade de substâncias e minerais úteis na polpa.
As vitaminas mais básicas que compõem a polpa desta planta:
- A (retinol);
- C (ácido ascórbico);
- E (alfa-tocoferol);
- B (tiamina);
- K2 (menaquinona 7).
- Existem várias doenças nas quais os médicos recomendam comer mingau com abóbora:
- acidez aumentada do suco gástrico;
- aterosclerose;
- anemia;
- imunodeficiência;
- problemas no trabalho do sistema cardiovascular;
- gota.
Além disso, os psicoterapeutas acreditam que as pessoas que usam mingau de milho com abóbora fortalecem o sistema nervoso, e as que têm uma condição superexcitada ou vice-versa, depressão, se livram de condições dolorosas, incluindo esse prato em sua dieta.
Importante! O mingau de milho dos grãos integrais é mais útil para um organismo. Sua variação esmagada é preparada mais rapidamente, mas várias propriedades úteis são perdidas devido ao revestimento de sementes destruído.
Ao perder peso
- Para as pessoas que lutam com o excesso de peso, a abóbora ajudará a queimar o excesso de gordura corporal e remover as toxinas do corpo. Além disso, mingau à base de milho e abóbora:
- Melhorará a absorção do trato intestinal e ajudará o corpo a se encher mais rapidamente.
- Trará o metabolismo a um estado ideal.
- Fornecerá ao corpo uma grande quantidade de nutrientes e fibras vegetais valiosos.
- Fácil de digerir, mesmo se você usá-lo para o jantar.
Para o pâncreas
Este prato é recomendado para inclusão na dieta por pacientes com pancreatite. Componentes do mingau não prejudicam o corpo com inflamação do pâncreas. No entanto, os médicos não recomendam o uso deste produto durante o curso agudo da doença.
Você sabe PQuando Peter I foi trazido para o país, cereal, que todos chamavam «Milho sarraceno». De fato, era arroz comum.
E com o início da remissão persistente, você não deve negligenciar este prato, consumindo-o em pequenas porções. Mas deve-se notar que, no estado cru ou mal cozido, a abóbora e o milheto podem ser inúteis para pessoas com problemas semelhantes; portanto, você deve considerar cuidadosamente a preparação deste prato.
Com diabetes
- Para pacientes com alto nível de açúcar no sangue, um produto de milho e abóbora ajudará:
- níveis mais baixos de glicose;
- estabilizar a pressão sanguínea;
- fortalecer o músculo cardíaco;
- normalize o balanço água-sal.
Todos os problemas acima ocorrem com diabetes. Portanto, um prato de dieta é incluído no cardápio rigoroso da dieta de pacientes com uma doença "açucarada".
Para constipação
Abóbora ajudará a lidar com um problema delicado. Ele contém uma grande quantidade de fibra vegetal e fibra alimentar, que estimulam o trato digestivo e removem substâncias tóxicas dele. Mingau bem cozido com abóbora e leite ajudará facilmente a resolver o problema do intestino lento.
Como usar
Antes de tudo, lembre-se de que este prato é melhor consumido pela manhã. Esse café da manhã energizará o corpo durante todo o dia. Adicione leite durante o cozimento ou use água pura - isso depende das preferências de gosto e também de uma pessoa seguir uma dieta rigorosa ou apenas decidir comer corretamente. Mas vale a pena notar que o leite desnatado também pode ser usado e o sabor do prato melhorará várias vezes.
Os vegetais são preparados com antecedência - lavados, descascados e assados. Vale a pena prestar atenção na tecnologia de cozimento - a polpa deve ser bem tratada termicamente e o prato deve ser consumido em um estado quente. Mingau muito quente afetará muito o esôfago, e o mingau frio perde seu sabor.
Receitas de cozinha
Mingau de milho com abóbora pode ser cozido em leite ou água. Esta é a única diferença na preparação de pratos de cereais. Todos os componentes adicionais - passas, damascos secos ou baunilha dependem das preferências de gosto do cozinheiro.
No leite
A preparação de mingau de milho com abóbora no leite também deve começar com a preparação de uma cultura vegetal. Uma pequena fruta deve ser descascada, removendo as sementes e descasque, cortadas em porções. Se o vegetal for grande, pode ser dividido em 2-3 porções. Em seguida, a polpa deve ser assada no forno a uma temperatura de + 100 ° C por cerca de 20 minutos.
Em seguida, você pode preparar seu prato principal. Despeje 1 litro de leite no recipiente e ferva-o. Em seguida, adicione a abóbora, 150 g de milho lavado e 50 g de manteiga na panela. Depois de ferver novamente, você pode adicionar sal e adoçar o prato a gosto. Após 15 minutos, o recipiente deve ser retirado do fogão e colocado em local quente por meia hora. O mingau deve ser infundido, após o qual deve ser misturado e pode ser consumido.
Na água
O algoritmo para preparar pratos de cereais na água é praticamente diferente do de um produto lácteo. A única diferença é o menor teor calórico.
Etapas da preparação:
- Lave e descasque a abóbora.
- Ferva 1 litro de água, adicione o vegetal picado à água fervente e cozinhe por 10 minutos.
- Despeje 150 g de milho lavado e 30 ml de óleo vegetal.
- Cozinhe por mais 10 minutos, adicione 30 g de açúcar (opcional), uma pitada de sal. Após 3 minutos, retire a panela do fogão e leve ao forno quente por 15 a 20 minutos.
- Mexa antes de usar.
Com que idade as crianças podem receber mingau de milho com abóbora
Este prato é recomendado para crianças a partir dos um ano e meio de idade. A introdução da dieta do mingau de milho com abóbora ajudará a criança a adquirir forte imunidade devido à vitamina A contida nela.
- Além disso, o produto de milho-abóbora:
- fornece o desenvolvimento correto do corpo;
- melhora o apetite e digestão;
- acelera o metabolismo;
- fornece uma grande quantidade de energia.
Além de uma reação alérgica, uma criança pode ter uma intolerância individual a grumos de milho ou abóbora, portanto, este prato de bebê deve ser tratado com muito cuidado pelas primeiras vezes.
Contra-indicações
Os principais componentes deste prato raramente causam uma reação prejudicial ao organismo, mas em casos isolados, esses problemas podem muito bem ser. Portanto, coma mingau com vegetais de laranja para pessoas com predisposição a alergias à vitamina A, e tenha cuidado. Há várias doenças nas quais este produto é proibido.
- Não é recomendado comer mingau de milho com abóbora:
- pessoas com patologias hepáticas e renais;
- mulheres que amamentam;
- crianças menores de 1,5 anos;
- com colecistite.