No Departamento Agroindustrial da região de Kherson, sob a presidência do diretor Alexander Palivoda, foi realizada uma reunião do grupo de trabalho envolvido no desenvolvimento de uma estratégia para o renascimento da criação de ovinos na região. Isso foi relatado pelo serviço de imprensa do DAPR da Administração Estadual Regional de Kherson.
Nos tempos soviéticos, a criação de ovelhas era desenvolvida na região, mas desde então o número de animais diminuiu dez vezes.
Os principais motivos que dificultam o desenvolvimento da criação de ovinos agora:
- falta de pastagem livre suficiente e áreas para o cultivo de ração;
- baixo preço de venda de cordeiro e baixa demanda de ovinos no mercado interno;
- baixo preço de compra de lã;
- alto custo de fabricação de documentos veterinários para animais em movimento.
Os fatores positivos de desenvolvimento incluem uma poderosa base científica, apresentada pelo Instituto de Criação de Animais das Áreas Estepes "Askania Nova" e Universidade Agrária do Estado de Kherson, desenvolvimentos de criação próprios dos cientistas Kherson e a presença de empresas que tradicionalmente estão envolvidas na criação de ovinos na região.
Hoje, na região, tais orientações para a criação de ovinos podem se desenvolver:
- carne;
- De lã
- criação de ovinos.
Alexander Palivoda instruiu os membros do grupo de trabalho a analisar as perspectivas de cada uma das áreas e estudar o potencial de exportação, a lucratividade do desenvolvimento da produção de lã e a possibilidade de criar cooperativas para a consolidação de lotes de commodities.