O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) concordou em conceder um empréstimo no valor de US $ 4 milhões para a avicultura georgiana Chirina para a construção de 14 granjas, o que aumentará a capacidade de produção da empresa em 50%.
Katharina Bjorlin Hansen, diretora regional do BERD para o Cáucaso, disse: “O BERD tem o prazer de apoiar a expansão de Chirina. Este projeto terá um forte efeito de demonstração em termos de desenvolvimento da cadeia de valor no setor de agronegócios na Geórgia, ao mesmo tempo em que fortalecerá a substituição de importações, aumentará os padrões de segurança alimentar e o comércio transfronteiriço.
Esse é exatamente o tipo de projeto no setor privado que o BERD se orgulha de apoiar e que gostaria de trabalhar com muitos produtores locais por meio de vários instrumentos de financiamento. ”
Além disso, o projeto de expansão receberá uma doação de incentivo de € 99.000 (US $ 112.755) por meio do Centro de Transferência de Tecnologia e Mudança Climática do BERD (FINTECC), que será usado para instalar sistemas avançados de gerenciamento de energia em novas fazendas.
O programa FINTECC foi projetado para transferir tecnologias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Localizada no leste da Geórgia, a fazenda de aves de Chirina inclui um incubatório, uma fazenda de criação, uma planta de processamento e purificação de água e terras agrícolas que produzem milho e trigo, secadores e silos de grãos para garantir a qualidade e a segurança do produto.