A Europa está ameaçada por pragas originárias da China. Uma nova espécie de inseto, Lycorma delicatula, é uma ameaça para a vida das plantas.
A praga vem da China, Vietnã e Taiwan e foi trazida acidentalmente para a Coréia do Sul e o Japão, onde em meados da década de 2000. Mais recentemente, em 2014, foi flagrado na Pensilvânia (EUA), e sua prevalência aumentou com o aumento da densidade populacional e desde então tem sido uma ameaça para a América e a Europa.
Na Pensilvânia, a indústria do vinho sofreu danos devastadores, onde alguns produtores relataram uma redução de 90% no rendimento devido a esta praga.
Além das uvas, a praga também é ameaçada por espécies frutíferas dos gêneros Malus, Prunus e Pyrus (maçã, ameixa, pera), além de árvores ornamentais e florestais. No entanto, o maior dano até agora foi visto na videira.
Cerca de 700 mil insetos pertencem a pragas.
As asas dianteiras da praga Lycorma delicatula são acinzentadas com pontos pretos, parte da asa traseira é vermelha com pontos pretos, o restante é branco e preto e o abdômen é amarelado com listras pretas.
Ele tem uma geração por ano e hiberna no estágio do ovo. Coloca 30 a 50 ovos, cobertos com uma camada de cera marrom-amarelada, semelhante à sujeira. Além de árvores, ele põe ovos em outros lugares, como tijolos, pedras, veículos ou plantas mortas.
Na Europa, essa praga ainda não foi observada ou registrada, mas não se pode descartar que já exista uma pequena população imperceptível, principalmente perto de aeroportos, portos ou estações ferroviárias onde a invasão pode começar.
O biocontrole ativo é importante para inimigos naturais. Os inimigos naturais conhecidos de L.delicatula são vespas parasitas (Anastatus orientalis e Drynus sp.).
Os inimigos naturais podem se tornar agentes potenciais de controle biológico, reduzindo a densidade de pragas e diminuindo a propagação, o que reduzirá os danos econômicos ou ambientais associados a esta praga.
- Relatamos anteriormente que uma praga voraz chegou à região de Vinnitsa.
- Uma praga agrícola perigosa foi interceptada na fronteira EUA-México.
- Também escrevemos que uma praga de quarentena foi notada em duas regiões da Ucrânia.
- Na Ucrânia, o número de insetos polinizadores selvagens diminuiu bastante.
- No novo centro da Bélgica, serão examinados insetos e plantas.