O governo Trump está se preparando na quinta-feira, 23 de maio, para anunciar outra rodada de assistência aos agricultores afetados pela guerra comercial com a China; Segundo pessoas familiarizadas com o plano, o pacote de ajuda pode exceder US $ 15 bilhões.
O plano de assistência é amplamente baseado em um programa que o governo implementou no ano passado após a China ter introduzido tarifas de retorno sobre os produtos agrícolas dos EUA, embora os pagamentos sejam mais generosos.
O governo está pensando em pagar cerca de US $ 2 por alqueire aos produtores de soja, 63 centavos por alqueire aos produtores de trigo e 4 centavos por alqueire aos produtores de milho para compensar as perdas da guerra comercial, disseram dois funcionários do governo, desejando permanecer anônimos, porque o plano de ajuda ainda não foi tornado público.No ano passado, o governo pagou US $ 1,65 por um alqueire de soja, 14 centavos por um alqueire de trigo e 1 centavo por um alqueire de milho.Para outros produtos, também haverá pagamentos nesse pacote de assistência, como foi feito no ano passado, disseram fontes, sem mencionar o valor da assistência. O esboço do plano ainda pode mudar, já que o presidente Donald Trump pode fazer ajustes a qualquer momento antes de ser anunciado oficialmente.
A Casa Branca enviou perguntas ao Departamento de Agricultura. Mishon Rich, porta-voz do Departamento de Agricultura dos EUA, se recusou a comentar, dizendo que um pacote de suporte seria lançado mais tarde. Os planos envolvem algumas compras diretas de alimentos pelos agricultores a preços pré-anunciados.O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Purdue, disse na semana passada que o pacote de ajuda pode chegar a US $ 20 bilhões, US $ 15 bilhões a mais do que Trump anunciou no início deste mês.