O mercado chinês de batatas fritas está crescendo rapidamente, mas existem algumas barreiras para fornecedores estrangeiros. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, ficou conhecido que a produção de batatas chinesas em 2019-2020 é estimada em 98 milhões de toneladas.
As batatas são o produto básico de muitas nações europeias, mas desempenham um papel de apoio na culinária chinesa. No chinês falado, é conhecido como tudou (literalmente: “feijão de terra”) ou malingshu (“tubérculo de sino de cavalo”) em textos oficiais. Esses nomes indicam que as batatas eram anteriormente consideradas vegetais na culinária chinesa. No noroeste da China (Shanxi, Mongólia Interior), onde as batatas são indígenas, as batatas são adicionadas aos ensopados.
Em 2015, o governo chinês lançou um plano para tornar as batatas o quinto alimento básico no país, depois de arroz, trigo, soja e milho. No entanto, isso não teve um efeito significativo na produção de batata. No início da China, as batatas eram usadas como na Europa, cebolas ou cenouras. Foi adicionado para deixar o prato saudável.
Você sabe As batatas doces são frequentemente cozidas na China. Este prato torna a sobremesa mais satisfatória. A batata-doce pode ser encontrada em diferentes formas - na forma de bolas ou na forma de figuras marinhas. Além disso, nas batatas doces, os cozinheiros chineses acrescentam milho.
O interesse pelas batatas na China aumentou significativamente. É possível que isso se deva a um aumento no número de turistas no país. Mas algumas cidades, longe do centro, ainda comem arroz. Nas aldeias pouco visitadas, é quase impossível encontrar batatas no mercado.
Apenas 10% dos produtos são processados em produtos semi-acabados. Nos últimos anos, os hábitos alimentares da China, que mudam rapidamente, levaram ao rápido desenvolvimento da indústria de fast food. Os consumidores chineses, especialmente nas áreas urbanas, adotaram restaurantes de fast food ocidentais que servem batatas fritas e outros acompanhamentos populares. Esses restaurantes já entraram na vida cotidiana da China.
A produção de batatas fritas congeladas na China em 2019/2020 é projetada em 310.000 toneladas, 10% a mais do que em 2018/2019, como resultado de um aumento na produção de batatas frescas.
O país importa a maioria das batatas fritas congeladas dos Estados Unidos. No entanto, devido a tarifas adicionais impostas por Pequim a muitos produtos agrícolas dos EUA em meio a tensões comerciais contínuas entre os dois países, a participação de empresas americanas no mercado chinês caiu de 64% em 2016-2017 para 53% em 2018/2019.
Como resultado, de acordo com as previsões para 2019-2020, a importação de batatas fritas congeladas da China diminuirá em 10%, para 129.000 toneladas. Os seguintes principais fornecedores, Bélgica, Turquia e Holanda, responderam juntos por 40% das importações chinesas de batatas fritas congeladas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.
- Este ano, os produtores de batata nos Estados Unidos foram atingidos por surpresas climáticas, já que o frio e o congelamento danificaram a safra de batata em grandes estados como Idaho e Dakota do Norte, que atualmente comprometem a produção de batatas fritas em um país que é um prato favorito dos americanos.
- Este ano, espera-se que Bengala Ocidental produza 10% mais batatas do que no ano passado, como afirma Tarun Kanti Ghosh, Presidente da Associação de Armazenamento Frio de Bengala Ocidental, em sua 55ª reunião geral anual, realizada hoje em Calcutá.
- A Irish Farmers Association (IFA) estima que 5% da safra de batata em todo o país permaneça nos campos.