O governo australiano está criando um departamento que monitorará o estado de saúde e pecuária dos javalis. As autoridades tomaram essas medidas para evitar a propagação da peste suína africana. O novo órgão será chamado Coordenador Nacional de Javalis.
A ministra da Agricultura, Bridget Mackenzie, disse que agora é a hora de criar uma agência, porque a ASF está cada vez mais perto da Austrália. Então, este mês a doença foi encontrada na Indonésia.
Segundo analistas australianos, se o vírus penetrar no território do país, as perdas da indústria suinícola totalizarão US $ 2 bilhões.Em um rebanho tão grande de javalis, que agora existe na Austrália, a doença se espalharia rapidamente. 25 milhões de javalis vivem em 45% das terras da Austrália.
Os agricultores já sofrem perdas com esses animais, pois os javalis consomem muitos recursos (água e vegetação), reduzindo a área de territórios adequados para pastagem.
Para apoiar a nova unidade, o governo pretende alocar 1,4 milhão nos próximos 3,5 anos. O Coordenador Nacional de Javalis trabalhará com pesquisadores e instituições especializadas em gestão de recursos naturais.
Leitura recomendada:
- Os cadáveres de javalis foram descobertos na costa da Dinamarca
- Porcos selvagens buscam fazendeiros no Líbano
- Javalis selvagens da região de Zhytomyr tornaram-se novas vítimas de ASF