Em 1 de maio de 2019, 46 mil 143 fazendas foram registradas na Ucrânia, 489 a mais do que no início deste ano, quando 45 mil 654 dessas fazendas foram registradas.
A tendência para um aumento no número de agricultores indica a formação da agricultura ucraniana e sua competitividade nas condições do mercado agrícola, disse Viktor Sheremeta, vice-ministro de política agrária e alimentos.
O governo da Ucrânia há 2 anos introduz novas ferramentas e mecanismos de financiamento para apoiar pequenos e médios empresários, incluindo agricultores. Mas dizer que a agricultura está sendo popularizada apenas graças ao apoio do Estado não é possível, pois há outras razões que afetam o desenvolvimento do empreendedorismo na aldeia, diz Viktor Sheremeta.Segundo o funcionário, na Ucrânia, muitos tipos interessantes de atividades estão sendo lançados para produzir nichos de produtos que são muito procurados pelos restaurantes. Este é o cultivo de caracóis, cogumelos, etc.
Muitos agricultores querem trabalhar na terra e, ao mesmo tempo, desenvolver sua comunidade rural. Um grande número de empreendedores cria negócios em pequenas áreas de 1 a 2 hectares, herdadas de seus pais.Além disso, Sheremeta enfatiza que alguns agricultores ainda estão trabalhando na sombra. A saída disso lhes dará a oportunidade de se expressar em mercados agrícolas organizados e receber apoio do Estado.