Spathiphyllum não é uma flor particularmente exigente, portanto o proprietário não causa problemas desnecessários. No entanto, existem vários problemas associados aos cuidados e doenças das plantas, cuja solução é um grande problema. O mais comum é o amarelecimento da folhagem. O que se torna a razão para mudar a cor das folhas e como evitar isso, contaremos mais.
Descrição botânica da planta
Spathiphyllum é popularmente chamado de "felicidade feminina". A flor veio para nós dos países da América do Sul e Central. Sua folhagem oval com veias pronunciadas cresce a partir de uma roseta basal. Os pecíolos das folhas se expandem para a base. Durante a floração, floresce uma flor na forma de uma espiga, coberta de um lado com um véu branco como a neve.
Por que as folhas de spathiphyllum murcham e o que devo fazer?
Na maioria das vezes, as razões para a mudança de cor da folhagem de spathiphyllum estão no não cumprimento das regras para cuidar dela.
Você sabe Acredita-se que o spathiphyllum afugenta os hóspedes não convidados, por isso também é chamado de "espírito doméstico".
Terra seca
A rega rara ou não abundante leva ao fato de que a terra fica seca. É difícil para uma flor receber os elementos necessários para ela, e também há uma aguda falta de umidade. Por esse motivo, as folhas primeiro perdem a elasticidade e depois ficam amarelas. A terra está coberta de crosta seca. É perigoso regar uma flor tão acentuadamente.
Primeiro você precisa derramar metade da quantidade usual de umidade. Após o procedimento, você precisa cobrir a flor com uma bolsa transparente. O próximo procedimento de irrigação é realizado após um ou dois dias, usando a mesma quantidade de água.
Solo heterogêneo
A heterogeneidade ou má qualidade da terra leva a uma escassez de nutrientes. Isso leva à secagem das folhas. É necessário transplantar a planta, enchendo o vaso com uma mistura leve de nutrientes com uma camada de drenagem.
Decadência da raiz
O escurecimento da ponta da placa foliar de spathiphyllum indica obstrução das raízes e o início de processos putrefativos. Nesse caso, a flor precisa ser salva com urgência, caso contrário, ela morrerá. A salvação será um transplante para uma nova panela com solo fresco. Antes do plantio, o sistema radicular deve ser inspecionado, as raízes afetadas removidas e o restante tratado com carvão ativado.
Você sabe É útil manter o spathiphyllum em casas onde os reparos estão em andamento, pois a flor absorve vapores de benzeno, acetona, amônia e outros produtos químicos.
Rega errada
Mesmo que spathiphyllum seja regado, a folhagem ainda pode ficar amarela. O motivo pode ser que a irrigação não seja sistemática (rara ou muito frequente), seja usada água fria e dura. Também é prejudicial para a planta se o excesso de água após a irrigação permanecer na panela. Se as folhas ficarem amarelas, mas não enegrecidas, e o solo estiver úmido, é provável que a rega tenha sido frequente; portanto, você precisa se livrar do excesso de umidade.Para fazer isso, coloque guardanapos de papel na superfície do solo, nas folhas, embaixo da panela. Quando estão saturados de umidade, eles limpam e espalham novos. Repita o procedimento até que os toalhetes fiquem secos.
Hipotermia
Com uma longa estadia de spathiphyllum em um calado, em uma sala fria, ou se a água permanecer na panela e o parapeito da janela estiver frio, as folhas das pontas começam a escurecer. Além disso, a escuridão costuma aparecer em folhas muito jovens que não tiveram tempo de abrir. Folhas velhas podem murchar. Essa flor deve ser removida do solo e examinada as raízes. Se eles estiverem vivos, trate com "Elin" e plante em um novo solo.
Importante! Se, devido ao frio, o sistema radicular da flor morreu, é jogado fora, pois não pode ser restaurado.
Transplante de planta incorreto
Terra pobre ou inadequada, um vaso do tamanho errado, pode fazer com que a “felicidade feminina” fique amarela após o transplante. O solo deve ser usado permeável ao ar e à água e, sob ele, derramar uma camada de drenagem. O vaso é escolhido de acordo com o tamanho da flor. Se após o transplante você não tiver certeza se o solo é adequado, regue-o e veja como ele absorve a umidade.Se estiver ruim, mude o solo para mais solto, mais leve, com minerais. Depois de trocar a panela, não regue a flor com força. Melhor processá-lo com zircão. Isso ajudará você a se adaptar rapidamente a um novo local. Se não houver medicamento em mãos, você pode cobrir a panela com “felicidade feminina” com uma bolsa transparente e deixá-la desta forma por alguns dias.
Doenças e pragas das quais spathiphyllum murcha
Muitas vezes, as causas da descoloração da folhagem e deformação da chapa são doenças e pragas. Se você observasse atentamente o spathiphyllum e descobrisse que pequenos insetos vivem na parte de trás da folha e nas hastes, e a própria flor começou a murchar, provavelmente foi atacada por pulgões. Nesse caso, a planta deve ser tratada com febre alguns. O procedimento é repetido a cada 14 dias até a praga desaparecer.
Pode ser tal que, ao examinar a flor, notem-se pequenos insetos vermelhos e uma fina teia de aranha cobrindo tudo ao redor. Este é um ácaro. Pode ser expelido por inseticidas, cujo processamento é realizado uma vez a cada 14 dias até o desaparecimento completo do inseto.
Também é possível que a folhagem caia, o solo e a parte basal das hastes estejam cobertos de mofo. É assim que a podridão cinzenta se manifesta devido ao alagamento. É necessário secar o solo com guardanapos, limpar os orifícios de drenagem na panela. Se a planta não ganha vida, você deve examinar suas raízes, talvez a doença também as tenha atingido. Na presença de raízes doentes, é realizado um transplante de spathiphyllum.
Como salvar uma planta por transplante?
Pelo exposto, pode-se concluir que o transplante é a salvação da planta de muitos problemas. Mas esse procedimento deve ser realizado corretamente, caso contrário, não haverá alterações positivas.
Para fazer isso:
- Remova cuidadosamente a flor do vaso, agite o chão.
- Lave todo o solo restante em um recipiente com água.
- Inspecione o sistema raiz. Deixe raízes saudáveis e leves e corte o resto.
- Polvilhe fatias com carvão ativado em pó.
- Coloque a flor no papel para que suas raízes possam secar (2-3 horas).
- Encha uma nova panela com terra fresca. Mexa em uma pastilha de carvão ativado para evitar o apodrecimento das fatias. O solo deve consistir em terra de folhagem, turfa, areia grossa, carvão vegetal e húmus.
- Despeje a drenagem. A panela deve ter orifícios de drenagem.
- Umedeça o solo e plante uma flor nele, umedecendo o solo um pouco mais após o plantio.
Importante! A primeira rega após o transplante é realizada após dois a três dias. Use água fervida em temperatura ambiente misturada com «Kornevina».
Características de cuidados adicionais
Após o transplante, não é difícil cuidar do spathiphyllum, mas você precisa ter cuidado e seguir as regras:
- Mantenha a terra úmida, não molhada.
- A cada dois a três dias no inverno e diariamente no verão com procedimentos de irrigação, pulverize a folhagem.
- Não permita que a luz solar direta caia sobre o spathiphyllum. Verifique se a temperatura na primavera e no verão não é superior a + 26 ° C. No inverno, não deve cair abaixo de + 16 ° C.