No Brasil, o café já foi colhido em 22% da área, a taxa de coleta é superior à do ano passado no mesmo período e também é superior à média dos últimos cinco anos, informou a consultoria Safras & Mercado na quinta-feira, 30 de maio.
No final de maio do ano passado, os agricultores brasileiros colheram café de 18% da área, e o valor médio de cinco anos para este período é de 19%, informou a Safras & Mercado em comunicado.
Apesar da taxa de colheita rápida este ano, o analista de café Safras & Mercado Gil Barabach disse que nos últimos anos, a colheita em algumas áreas, especialmente nas áreas de produção de arábica, foi dificultada pelas chuvas. Nos últimos dois meses, o clima no Brasil central foi mais úmido que o normal.
Os preços do café subiram nas recentes bolsas de valores em Nova York, com alguns traders chamando o clima frio e chuvoso no Brasil um dos motivos. Os preços estão deprimidos há muito tempo, tendo atingido recentemente uma baixa de 13 anos.
A consultoria estima que o maior exportador mundial produzirá 58,9 milhões de sacas de café este ano, a taxa mais alta do ano inteiro em um ciclo de produção de dois anos.
Com base nas estimativas das taxas de produção e colheita, Safras disse que os agricultores já coletaram 13 milhões de sacas de café.